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Sol: vitamina D, osteoporose e câncer de pele.

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Vigilância em Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Estética
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Registros de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Citopatologia
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Farmácia
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Nutrição e Dietética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências biológicas.

  • Avaliar os riscos para a saúde de se tomar Sol sem proteção.

  • Apontar os cuidados que se deve ter ao se expor ao Sol.

  • Orientar-se para a exposição ao Sol na medida certa.

  • Distinguir os aspectos favoráveis de se tomar Sol dos malefícios que a exposição ao mesmo pode acarretar.

  • Identificar os protetores solares como fatores determinantes na prevenção do câncer de pele.

  • Relacionar o Sol com a produção de vitamina D e desta com a osteoporose.

  • Enumerar os possíveis benefícios da vitamina D para o organismo humano.

  • Apontar os possíveis problemas causados pela deficiência de vitamina D no organismo humano.

  • Indicar medidas preventivas contra a osteoporose.

  • Realizar campanhas de esclarecimentos sobre os benefícios do Sol e cuidados ao se expor a ele.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Tecido ósseo.

  • Pele.

  • Noções básicas de anatomia e fisiologia humana.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; pesquisas na internet; estudo de textos; seminários; júri simulado; campanha educativa na escola.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet e textos digitais; revista on line; material para produção de cartazes, faixas e folders (cartolinas, tintas, pincéis, lápis de cor, giz de cera etc.).

 

sol osso

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=

tbn:ANd9GcRoM9c4jyOqDsr9j0d-9S0XKpgAAskK9TD1B8fTzGRs_sUXteRd5A. Acesso em 28/04/2014.

Módulo 1- Sol: quando, como e por quê?

Atividade 1- Leitura de gibi

Para iniciar o estudo do tema sugerimos a leitura do gibi da turma da Mônica intitulado "O Sol e a sua pele", disponível em: http://projetosolamigodanossapele.blogspot.com.br/2013/11/revista-da-turma-da-monica-pele-e-o-sol.html. Acesso em 28/04/2014.

 

gibi sol

Imagem retirada pela autora do gibi "O Sol e a sua pele". Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-bGubIYIB47I/Un5v8gWgzsI/AAAAAAAAAD4/yPG_mlD53Vo/s1600/SCAN0024.JPG. Acesso em 28/04/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar a revista on line diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor poderá salvar previamente o gibi em seu computador e  disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seus computadores individuais. O professor poderá ainda projetar o gibi utilizando o aparelho data show ou disponibilizar uma cópia impressa para cada aluno.

 

O professor deverá entregar uma cópia digitada das questões para discussão enumeradas abaixo, para que os alunos possam fazer seus registros após lerem a história em quadrinhos.

Questões para registro e discussão

1.     Enumere os benefícios do Sol para a vida e para a saúde humana.

2.     Enumere os danos que o Sol pode provocar no organismo humano.

3.     Qual é o melhor horário para se expor ao Sol?

4.     Qual é o pior horário para se expor ao Sol?

5.     O que devemos fazer quando temos que nos expor ao Sol?

6.     Tomar ou não tomar Sol? O que você acha?

Atividade 2- Discussão e levantamento de novas questões

A discussão da história em quadrinhos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos compostos por 3 alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos. Ao longo da discussão, professor e os alunos deverão se posicionar colocando para o grupo novas questões sobre o que mais gostariam de saber sobre o tema.

 

camarões ao sol

Imagem disponível em: http://saude.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/como-tomar-sol-com-protecao-1/como-tomar-sol-com-protecao-4.jpg. Acesso em 28/04/2014.

Módulo 2- Ampliando conhecimentos

Atividade 1 - Pesquisas na internet

Tendo como referência as informações já apresentadas na atividade anterior e na perspectiva de complementação e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, o professor deverá orientar os alunos para que façam pesquisas na internet.

 

Abaixo, sugerimos alguns textos e endereços para acesso, mas se manifestarem curiosidades ou dúvidas, os alunos deverão ser orientados a buscar referências para acesso em sítios de busca, como o Google. Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica. 

 

O professor deverá distribuir os alunos em seis grupos e sortear os temas abaixo especificados. O grupo deverá ter liberdade para escolher a leitura de quaisquer textos selecionando aqueles que abordem o seu tema; porém, cada grupo deverá consultar, no mínimo, cinco fontes. Cada aluno deverá ler os textos e fazer registros:

  1. Das informações que considerar mais importantes.
  2. Aspectos comuns nos textos.
  3. Aspectos divergentes nos textos.
  4. Informações polêmicas ou conflitantes.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor poderá salvar previamente os textos em seu computador e  disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda disponibilizar para cada grupo, uma cópia impressa dos textos inerentes ao seu tema.

Temas

1.     Sol e produção de produção de vitamina D.

2.     Vitamina D e prevenção de doenças.

3.     Sol e câncer de pele.

4.     Sol, vitamina D e osteoporose.

5.     Protetores solares.

6.     Como e quando tomar Sol?

 

protetor solar família

Imagem disponível em: http://imgms.alexandria.abril.com.br/6/protecao-solar.jpg. Acesso em 28/04/2014.

 

Textos e endereços para acesso

 

sol e saude

Imagem disponível em: http://ela.oglobo.globo.com/incoming/11828829-e0c-d1c/FT500A/unnamedjpg.jpg. Acesso em 28/04/2014.

Atividade 2- Discussão dos temas em grupo

Terminada a pesquisa e os registros, os alunos que estudaram o mesmo tema deverão se reunir para discussão do assunto. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos deverão fazer um consolidado do que foi registrado pelo grupo.

 

pele protetor

Imagem disponível em: http://www.nucleovital.com.br/wp-content/uploads/2013/12/pele1-1110x400.jpg. Acesso em 28/04/2014.

Módulo 3- Socializando conhecimentos

Atividade 1- Organização das apresentações do trabalho

Terminada a discussão e reformulação de registros, cada grupo de alunos deverá preparar uma apresentação que sintetize o conteúdo sobre o tema pesquisado para socializar para a turma os aspectos destacados.

Os alunos deverão montar estas apresentações, por meio do  programa PowerPoint, que permite a digitação de textos e utilização de imagens que poderão ser buscadas na internet e salvas em arquivos.

As apresentações deverão ser salvas em pen drives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 2 - Seminários para socialização do conteúdo dos textos

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para que cada grupo as socialize. Propomos uma organização no formato de um seminário, em que cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

Atividade 3- Júri simulado

Para o fechamento desta proposta, sugerimos que seja utilizada a dinâmica “Júri Simulado” abordando a seguinte questão: tomar Sol é uma atitude saudável ou um risco à saúde humana?

As instruções para a prática desta dinâmica pode ser encontrada em sítios como o indicado a seguir.

MACEDO, Giélia Silva. Dinâmicas: como fazer um júri simulado. Disponível em: http://www.mundojovem.com.br/dinamicas/como-fazer-um-juri-simulado. Acesso em 28/04/2014.

Atividade 4- Campanha de esclarecimentos sobre os benefícios do Sol e cuidados ao se expor a ele

Após a construção de todo esse referencial teórico sobre o tema, os alunos estarão aptos a promover uma intervenção na escola no sentido de sensibilizar a comunidade a respeito da importância do Sol para a saúde, esclarecendo seus benefícios e os cuidados que se deve ter ao se expor a ele.

Deverão confeccionar faixas, folders, cartazes e/ou apresentar esquetes (cenas teatrais rápidas) que chamem a atenção de todos para o tema. As esquetes deverão acontecer no recreio cultural, se a escola oferecer este espaço. Se não houver recreio cultural, o professor de Biologia deverá apresentar essa proposta na reunião de professores e solicitar espaço para apresentações em salas de aula. Se houver rádio na escola, este espaço deverá ser usado para apresentação do trabalho feito, dos resultados obtidos e da campanha.

 

bronzeamento praia

Imagem disponível em: http://static.hsw.com.br/gif/bronzeamento-praia-1.jpg. Acesso em 28/04/2014.

Recursos Complementares

TEIXEIRA, Thaisa de Mattos; COSTA, Célia Lopes daPapel da vitamina D no lúpus eritematoso sistêmico. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732012000400010. Acesso em 28/04/2014.

 

VITAMINA D- BRASIL. 10 sintomas de deficiência de vitamina D que você precisa reconhecer. Disponível em: http://vitaminadbrasil.org/2013/02/23/10-sintomas-de-deficiencia-de-vitamina-d-que-voce-precisa-reconhecer/. Acesso em 28/04/2014.

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

  • Os principais instrumentos de avaliação quantitativa deverão ser: i) as apresentações, em forma de seminário, do conteúdo pesquisado na internet; ii) o material produzido pelos alunos, individualmente e/ou em grupo, para a campanha na escola, assim como a desenvoltura dos mesmos durante este processo de sensibilização das pessoas.

  • Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.

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