Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cabe o futebol no poema?

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar um poema.

  • Reconhecer a estrutura de um poema.

  • Interessar-se pela literatura poética.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Dominar as ferramentas de navegação web.
  • Estar no 4º ano.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Reflexão e discussão sobre o gênero poético.
  • Interpretação textual.
  • Pesquisa em ambiente virtual.
  • Exibição de vídeos.

Recursos:

  • Data show.
  • Computador.
  • Caixa de som.
  • Laboratório de Informática.

 

Futebol

Imagem disponível em: http://santana1540.com.br/wp-content/uploads/2013/01/futebol1.jpg, acesso em 29/04/2014.

 

Professor, trabalhar com a estrutura poética é um recurso importante para trabalhar com questões de vocabulário, semântica, rima, melodia e ritmo.

Para iniciar o trabalho, sugiro ler o material da professora Emanuela Monteiro intitulado Poesia, Poema e Prosa, disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CC0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fcolegiointeractivo.com.br%2Fadmin%2Fmaterial%2F556%2FPOESIA%2C_POEMA_E_PROSA.ppt&ei=JcVZU-HiKefg8gGt4oC4BQ&usg=AFQjCNF0MqrL5rq-fPquC3HfdS6L45X6eA&sig2=d8dHk5D-RxTEbbk1_kOMaQ&bvm=bv.65397613,d.aWc, acesso em 29/04/2014. Esse material vai ajudá-lo a sistematizar a diferença entre os gêneros textuais e relembrá-lo sobre a diferença existente entre as questões de estrutura e semântica em um poema.

 

Aula 1 – O futebol

Atividade 1

Professor, leve seus alunos para o Laboratório de Informática e peça para acessarem o vídeo Melhores momentos Brasil 3 x 0 Espanha pela final da Copa das Confederações HD. Duração: 9min34seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T32RH6omu1o. Acesso em 08/05/2014.

Depois peça para eles recuperarem palavras-chave da cena assistida. Espera-se que digam estádio, bola de futebol, futebol, jogadores, árbitro, torcida, campeonato, chutar, jogar etc.

Após esse levantamento de palavras-chave, pergunte aos alunos qual o motivo, na concepção deles, de futebol ser considerada a paixão nacional. Acreditamos que alguns alunos irão dizer que isso não é verdade, mas a maioria irá confirmar o jargão e os argumentos serão pessoais e não prevemos nenhum direcionamento para essa enquete, no entanto é necessário que o tema futebol seja discutido em sala.

Para ajudar os alunos a refletirem sobre o tema FUTEBOL, questione, ainda, sobre a relevância do Futebol, dos valores e da ideologia que trás consigo enquanto fenômeno social, bem como as questões econômicas e culturais que envolvem tanto o esporte brasileiro e para a sociedade nacional quanto internacional.

 

Atividade 2

Peça aos alunos que escolham um momento do vídeo exibido na atividade anterior e que o descrevam em seu caderno. Professor, informe ao seu aluno sobre a importância de descrever o movimento corpóreo do jogador, a posição em que ele se encontrava, a emoção envolvida etc.

Após a atividade feita, solicite aos alunos para trocarem entre si as descrições e reconhecerem em que parte do vídeo se encontra o momento trabalhado pelo colega.

Aula 2 – O futebol cabe no poema?

 

Movimento Futebol

Imagem disponível em: http://oredentor.com/pfartigos/wp-content/uploads/2013/05/Futebol.jpg, acesso em 29/04/2014.

 

Atividade 1

Sugerimos ao professor que inicie a atividade relembrando a importância do esporte para questões sociais, culturais e econômicas de uma nação, de quanto o esporte futebol mobiliza o país para assistir aos campeonatos, como essa modalidade esportiva consegue mobilizar tantos praticantes pelo mundo, difundir a ideia de uma possível ascensão social, que na realidade, ocorre para pouquíssimos profissionais, pois a maioria dos jogadores atuam movidos pela paixão e pela  esperança de um dia chegue a jogar em um grande clube para ser reconhecido, famoso e ficar melhorar as condições de vida de seus familiares.

Em seguida, pergunte aos alunos se esse assunto caberia em poema. Alguns podem ter ainda o pré-conceito de que poemas são só para a temática romântica, melosa, de amor, traição, desejos e morte, mas esperamos que alguns levantem questões afirmativas quanto a essa temática poética.

Após a esse provocamento, professor, entregue aos seus alunos uma cópia do poema de Carlos Drummond de Andrade intitulado Poema da Noite Futebol, disponível em: http://www.literaturanaarquibancada.com/2013/10/dia-d-dia-de-drummond.html, acesso em 25/04/2014 e solicite a eles que façam uma leitura silenciosa do texto.

Solicite a eles que selecione, e registrem em seu caderno, as palavras que não haviam considerado como chave para o tema futebol na aula anterior.

Depois de selecionadas, peça para alguns alunos apresentarem as palavras registradas e justificarem se faz sentido o uso delas nesse poema.

 

 

Atividade 2

Professor, solicite a seus alunos que analisem semanticamente o Poema da Noite Futebol identificado qual o tema do poema, qual o momento que ele trás para a cena, como o poeta inicia o texto, quais os recursos que utilizados etc.

É importante que os alunos percebam que este poema trata de forma retórica do prazer, da beleza, da arte do futebol. Sendo assim, seu poeta começa questionando seu leitor sobre o lugar desse esporte, da homogeneidade de condições (e ideologicamente de status social) que este esporte propõe a todos que o jogam ou com ele interajam de certa forma. A evolução do texto parte do espaço para o indivíduo responsável pela arte, o jogador, que desafia as leis da natureza para traçar no ar e no campo figuras em busca de um gol.

 

Atividade 3

Solicite aos alunos que reflitam e compartilhem em forma de debate orientado quais são as características do poema que o diferenciem de textos narrativos, normalmente escritos em prosa.

Professor, é importante que seu aluno perceba que as linhas não são escritas até o final, que a cada grupo de linhas se tem um espaço intervalar, que há rima, ritmo e musicalidade no texto.

Após a essa constatação dos alunos, projete o poema com as marcas e conceitos das observações feitas por ele com a sua ajuda.

 

Poema - Futebol

Imagem da própria autora.

Depois desse desbravamento do poema de Carlos Drummond de Andrade, solicite aos seus alunos para experimentarem a produção de um poema sobre a temática futebol. Peça a eles que utilizem as palavras-chave da primeira aula e, que se necessário, usem o poema supracitado como modelo.

Aula 3 - Socializando nossas produções

Atividade 1

Professor, leve seus alunos para o Laboratório de Informática e solicite a eles que digitem seus poemas em um editor de texto (ex. Microsoft Office Word). Em seguida, ajude-os a fazer as adequações ortográficas necessárias.

Após a atividade feita, convide os alunos a acessarem jornal (is) virtual (ais) local(ais) e enviarem seus poemas para a redação, afim de que eles sejam publicados na próxima edição.

Professor, se necessário achar, envie uma correspondência oficial da escola para o editor do(s) jornal(ais) local(ais) informando sobre a atividade e a possibilidade da publicação do material produzido nessas aulas.

Recursos Complementares

RAMOS, Heloísa Cerri. O que cabe na lata do poeta?. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/o-que-cabe-na-lata-do-poeta-426207.shtml, acesso em 29/04/2014.

Estação da Palavra. Poesia em sala de aula. Disponível em: http://estacaodapalavra.blogspot.com.br/p/poesia-em-sala-de-aula.html, acesso em 29/04/2014.

MACIEL, Maria do Rosário G. G.Trabalhando com poema. Disponível em: http://www.leituracritica.com.br/apoioprof/dicas/006ensinopoemas.asp, acesso em 29/04/2014.

Avaliação

A avaliação deve ser realizada durante as atividades. Cabe ao professor observar, a partir das atividades, a importância, o interesse e a compreensão do aluno sobre o gênero poema, a estrutura e a importância do gênero e a sua relação com a realidade

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.