20/05/2014
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Identificar um poema.
Reconhecer a estrutura de um poema.
Interessar-se pela literatura poética.
Estratégias:
Recursos:
Imagem disponível em: http://santana1540.com.br/wp-content/uploads/2013/01/futebol1.jpg, acesso em 29/04/2014.
Professor, trabalhar com a estrutura poética é um recurso importante para trabalhar com questões de vocabulário, semântica, rima, melodia e ritmo.
Para iniciar o trabalho, sugiro ler o material da professora Emanuela Monteiro intitulado Poesia, Poema e Prosa, disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CC0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fcolegiointeractivo.com.br%2Fadmin%2Fmaterial%2F556%2FPOESIA%2C_POEMA_E_PROSA.ppt&ei=JcVZU-HiKefg8gGt4oC4BQ&usg=AFQjCNF0MqrL5rq-fPquC3HfdS6L45X6eA&sig2=d8dHk5D-RxTEbbk1_kOMaQ&bvm=bv.65397613,d.aWc, acesso em 29/04/2014. Esse material vai ajudá-lo a sistematizar a diferença entre os gêneros textuais e relembrá-lo sobre a diferença existente entre as questões de estrutura e semântica em um poema.
Aula 1 – O futebol
Atividade 1
Professor, leve seus alunos para o Laboratório de Informática e peça para acessarem o vídeo Melhores momentos Brasil 3 x 0 Espanha pela final da Copa das Confederações HD. Duração: 9min34seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T32RH6omu1o. Acesso em 08/05/2014.
Depois peça para eles recuperarem palavras-chave da cena assistida. Espera-se que digam estádio, bola de futebol, futebol, jogadores, árbitro, torcida, campeonato, chutar, jogar etc.
Após esse levantamento de palavras-chave, pergunte aos alunos qual o motivo, na concepção deles, de futebol ser considerada a paixão nacional. Acreditamos que alguns alunos irão dizer que isso não é verdade, mas a maioria irá confirmar o jargão e os argumentos serão pessoais e não prevemos nenhum direcionamento para essa enquete, no entanto é necessário que o tema futebol seja discutido em sala.
Para ajudar os alunos a refletirem sobre o tema FUTEBOL, questione, ainda, sobre a relevância do Futebol, dos valores e da ideologia que trás consigo enquanto fenômeno social, bem como as questões econômicas e culturais que envolvem tanto o esporte brasileiro e para a sociedade nacional quanto internacional.
Atividade 2
Peça aos alunos que escolham um momento do vídeo exibido na atividade anterior e que o descrevam em seu caderno. Professor, informe ao seu aluno sobre a importância de descrever o movimento corpóreo do jogador, a posição em que ele se encontrava, a emoção envolvida etc.
Após a atividade feita, solicite aos alunos para trocarem entre si as descrições e reconhecerem em que parte do vídeo se encontra o momento trabalhado pelo colega.
Aula 2 – O futebol cabe no poema?
Imagem disponível em: http://oredentor.com/pfartigos/wp-content/uploads/2013/05/Futebol.jpg, acesso em 29/04/2014.
Atividade 1
Sugerimos ao professor que inicie a atividade relembrando a importância do esporte para questões sociais, culturais e econômicas de uma nação, de quanto o esporte futebol mobiliza o país para assistir aos campeonatos, como essa modalidade esportiva consegue mobilizar tantos praticantes pelo mundo, difundir a ideia de uma possível ascensão social, que na realidade, ocorre para pouquíssimos profissionais, pois a maioria dos jogadores atuam movidos pela paixão e pela esperança de um dia chegue a jogar em um grande clube para ser reconhecido, famoso e ficar melhorar as condições de vida de seus familiares.
Em seguida, pergunte aos alunos se esse assunto caberia em poema. Alguns podem ter ainda o pré-conceito de que poemas são só para a temática romântica, melosa, de amor, traição, desejos e morte, mas esperamos que alguns levantem questões afirmativas quanto a essa temática poética.
Após a esse provocamento, professor, entregue aos seus alunos uma cópia do poema de Carlos Drummond de Andrade intitulado Poema da Noite Futebol, disponível em: http://www.literaturanaarquibancada.com/2013/10/dia-d-dia-de-drummond.html, acesso em 25/04/2014 e solicite a eles que façam uma leitura silenciosa do texto.
Solicite a eles que selecione, e registrem em seu caderno, as palavras que não haviam considerado como chave para o tema futebol na aula anterior.
Depois de selecionadas, peça para alguns alunos apresentarem as palavras registradas e justificarem se faz sentido o uso delas nesse poema.
Atividade 2
Professor, solicite a seus alunos que analisem semanticamente o Poema da Noite Futebol identificado qual o tema do poema, qual o momento que ele trás para a cena, como o poeta inicia o texto, quais os recursos que utilizados etc.
É importante que os alunos percebam que este poema trata de forma retórica do prazer, da beleza, da arte do futebol. Sendo assim, seu poeta começa questionando seu leitor sobre o lugar desse esporte, da homogeneidade de condições (e ideologicamente de status social) que este esporte propõe a todos que o jogam ou com ele interajam de certa forma. A evolução do texto parte do espaço para o indivíduo responsável pela arte, o jogador, que desafia as leis da natureza para traçar no ar e no campo figuras em busca de um gol.
Atividade 3
Solicite aos alunos que reflitam e compartilhem em forma de debate orientado quais são as características do poema que o diferenciem de textos narrativos, normalmente escritos em prosa.
Professor, é importante que seu aluno perceba que as linhas não são escritas até o final, que a cada grupo de linhas se tem um espaço intervalar, que há rima, ritmo e musicalidade no texto.
Após a essa constatação dos alunos, projete o poema com as marcas e conceitos das observações feitas por ele com a sua ajuda.
Imagem da própria autora.
Depois desse desbravamento do poema de Carlos Drummond de Andrade, solicite aos seus alunos para experimentarem a produção de um poema sobre a temática futebol. Peça a eles que utilizem as palavras-chave da primeira aula e, que se necessário, usem o poema supracitado como modelo.
Aula 3 - Socializando nossas produções
Atividade 1
Professor, leve seus alunos para o Laboratório de Informática e solicite a eles que digitem seus poemas em um editor de texto (ex. Microsoft Office Word). Em seguida, ajude-os a fazer as adequações ortográficas necessárias.
Após a atividade feita, convide os alunos a acessarem jornal (is) virtual (ais) local(ais) e enviarem seus poemas para a redação, afim de que eles sejam publicados na próxima edição.
Professor, se necessário achar, envie uma correspondência oficial da escola para o editor do(s) jornal(ais) local(ais) informando sobre a atividade e a possibilidade da publicação do material produzido nessas aulas.
RAMOS, Heloísa Cerri. O que cabe na lata do poeta?. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/o-que-cabe-na-lata-do-poeta-426207.shtml, acesso em 29/04/2014.
Estação da Palavra. Poesia em sala de aula. Disponível em: http://estacaodapalavra.blogspot.com.br/p/poesia-em-sala-de-aula.html, acesso em 29/04/2014.
MACIEL, Maria do Rosário G. G.Trabalhando com poema. Disponível em: http://www.leituracritica.com.br/apoioprof/dicas/006ensinopoemas.asp, acesso em 29/04/2014.
A avaliação deve ser realizada durante as atividades. Cabe ao professor observar, a partir das atividades, a importância, o interesse e a compreensão do aluno sobre o gênero poema, a estrutura e a importância do gênero e a sua relação com a realidade
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!