20/05/2014
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Estratégias:
Recursos:
Professor, a crônica é um gênero textual que exige do aluno habilidades de interpretação, contextualização, conhecimento de mundo e criticidade. Para ajudá-lo a relembrar os conceitos, antes do início das aulas, sugerimos o material produzido pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco –Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Português – Ensino Médio – 1ª série. A prosa literária: semelhanças e diferenças entre conto e crônica, disponível em: http://www7.educacao.pe.gov.br/oje/concurso-professor/download-materiais;jsessionid=3F33D6AC67D5FE762E3A2CDBB24D4629.server02?submissaoId=983, acesso em 29/04/2014.
Imagem disponível em: http://gartic.uol.com.br/imgs/mural/is/isah_nepo/1251251324.gif, acesso em 29/04/2014.
Aula 1 – Aconteceu, virou notícia
A aula acontecerá no Laboratório de Informática.
Para introduzir o assunto da aula, questione aos seus alunos se alguém na sala tem o desejo profissional de se tornar um repórter. Àqueles que disserem que sim, pergunte o motivo que os incentiva a essa escolha.
Acreditamos que dirão a respeito da investigação, da função social da informação, da possibilidade de estar à frente de todos no que diz respeito ao acesso de informações.
Após a essa conversa, pergunte se eles já perguntaram a um profissional do jornalismo sobre a rotina dele, sobre como eles produzem uma reportagem, como funciona um editorial, se só existe a possibilidade de eles mostrarem o fato de uma única forma etc.
Professor, essas perguntas são, primeiramente, retóricas e servem somente para introduzir o vídeo que será exibido.
Solicite aos seus alunos que acessem o vídeo Vida de Jornalista, duração 12min53seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OcQ53kQgKyw, acesso em 29/04/2014, e que assistam ao documentário sobre a profissão repórter.
Professor, promova um debate orientado com os alunos questionando se o que eles viram declarado no vídeo representa a ideia que eles tinham da profissão repórter. Se sim, peça a eles para falarem o que mais sabem sobre esse ofício; se não, peça para comentarem as diferenças entre o que eles sabiam e o que foi dito no vídeo.
Aula 2 – Quem escreve em um jornal?
Imagem disponível em: http://www.forestcom.com.br/views/public/images/portfolio/jornalismo.png, acesso em 29/04/2014.
Atividade 1
No Laboratório de Informática, solicite aos alunos que façam uma busca no GOOGLE (disponível em: https://www.google.com.br/, acesso em: 11/05/2014) por jornais e revistas brasileiros.
Após a pesquisa feita, eles devem escolher um dos itens do tema e abrir o link informado no buscador.
Professor, nossa intenção com essa atividade é que seu aluno desvende um jornal ou revista, mostre a eles que existe uma parte direcionada a crônicas, colunas, manchetes, reportagens, anúncios e as especificidades de cada suporte escolhido. Peça a eles, também, que observem quem são os autores dos textos publicados em cada uma dessas seções e dialogue sobre a não obrigatoriedade da formação jornalística para que o autor tenha seu texto publicado; que a exigência feita ao produtor textual é a sincronia temática com a contemporaneidade, já que o jornal e a revista são mecanismos temporais de comunicação – estão comprometidos com a exclusividade e com a rapidez da informação.
Ramificando a conversa com seus alunos, leve-os à seção das crônicas e charges, questione sobre esses gêneros textuais: se eles são textos cuja figura de linguagem predominante é a referencial (característica primordial do texto jornalístico).
Eles deverão compreender, por meio desse bate-papo, a diversidade textual presente nessas ferramentas comunicativas.
Atividade 2
Solicite aos alunos que acessem a crônica de Sírio Possenti, Assim não dá, Deputado! Disponível em: http://cronicasbrasil.blogspot.com.br/2012/07/assim-nao-da-deputado-sirio-possenti.html, acesso em 29/04/2014.
Solicite a leitura dela silenciosamente e que depois investiguem se há algum registro de uma reportagem sobre o assunto do texto. Informe a eles que pesquisando no GOOGLE (disponível em: https://www.google.com.br/, acesso em 11/05/2014) pelo nome do deputado, o nome do jornal e a data mencionados na crônica eles encontrarão a reportagem que faz intertexto.
Após a leitura da reportagem, solicite aos alunos que identifiquem as semelhanças e as diferenças entre os dois textos e façam o registro em seu caderno.
Aula 3 – Sistematizando a crônica
Atividade 1
Professor, projete o material elaborado pela Adiellen Morel, Gênero discursivo: Crônicas, que explica o gênero crônica para seus alunos. Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&cad=rja&uact=8&ved=0CD0QFjAC&url=http%3A%2F%2Fwww.cdb.br%2Fprof%2Farquivos%2F80276_20100304035541.ppt&ei=vGlgU-yEJ-7gsAT-g4L4Cw&usg=AFQjCNGqJrg772meZHRz3O1DrYhEqpi7Xw&sig2=awTwliUzB8WEoaPW1HVC6g&bvm=bv.65636070,d.cWc, acesso em 29/04/2014.
Atividade 2
Discuta com eles, sobre qual dos tipos de crônica pertence o texto de Sírio Possenti, Assim não dá, Deputado!, identificando quais são os elementos que comprovam isso.
Atividade 3
Professor, divida a sala em pequenos grupos e solicite a eles que produzam uma crônica tal qual Sírio Possenti, sobre o mesmo episódio relatado na crônica e lido na reportagem (quando em pesquisa).
É importante que os critérios dispostos no material de Adiellen Morel, Gênero discursivo: Crônicas, sejam respeitados ao se produzir a crônica pelos grupos de alunos.
Após a atividade feita, peça aos grupos para trocarem as crônicas entre si, para conhecimento da turma sobre o trabalho.
Atividade 4
Professor, peça para cada grupo, em casa, digitar a sua crônica em um editor de texto (ex.: Microsoft Office Word) e que envie para seu e-mail profissional, para que você possa criar um blog para a sala e compartilhar o material na web.
PORTILHO, Gabriela. Leve a crônica para as aulas de Língua Portuguesa. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/leve-cronica-aulas-lingua-portuguesa-730805.shtml?page=1, acesso em 29/04/2014.
A avaliação é processual. O professor deve acompanhar a produção do aluno durante a confecção das atividades e perceber se ele conseguiu atingir os objetivos da aula em relação ao conceito do gênero e criação poética.
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