20/05/2014
ELIZABET REZENDE DE FARIA e LEANDRO REZENDE
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Os nutrientes são substâncias presentes nos alimentos, que fornecem energia para a realização de atividades essenciais, fazem parte da construção e reparação dos tecidos e regulam o funcionamento do organismo. No entanto, essas substâncias são formadas por moléculas complexas que não conseguem atravessar a membrana plasmática das células. Para isso, precisam passar por um processo de quebra, a digestão, para serem absorvidas, e posteriormente, utilizadas pelas células. Neste sentido, é necessário compreendermos os processos de digestão dos alimentos.
Professor:
- O objetivo da atividade é verificar o conhecimento prévio dos alunos acerca do tema para depois confrontar as interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum.
1) Inicie a aula com seguintes questionamentos:
Imagem disponível em: http://www.interne.com.br/informativo/images/stories/11111aaaaaafomecomer.jpg. Acesso em 15 de maio de 2014.
2) Proponha que os alunos apresentem oralmente as hipóteses.
3) Estimule a participação de todos, para que todos possam apresentar as ideias e, ao mesmo tempo, ouvir as considerações dos colegas. Neste momento, oriente e estimule a participação de todos.
4) Discuta com os alunos que os alimentos precisam ser quebrados em partículas menores para serem absorvidos pelas células do corpo. Para isso, eles devem seguir um trajeto no qual sofrem ações mecânica e química.
Professor:
1) A atividade poderá ser realizada no Laboratório de Informática ou na sala de aula com o uso de aparelho data show, notebook com som.
Apresente os vídeos abaixo, produzidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro:
- Se a atividade for realizada no Laboratório de Informática, peça aos alunos que acessem e assistam ao vídeo, em duplas.
3) Entregue para cada dupla um roteiro de registro sobre o vídeo.
- Sugestão de roteiro:
Com base nos seus conhecimentos e nos vídeos apresentados, registre:
4) Oriente as discussões nas duplas e estimule a participação de todos.
5) Após um tempo pré-estabelecido para os registros e discussões, proponha que cada dupla apresente suas ideias e, ao mesmo tempo, ouça as informações dos colegas. Neste momento, retome as questões da AULA 1 para avaliar o aprendizado e os distanciamentos dos alunos em relação ao tema. Se necessário, retome partes do vídeo para maiores esclarecimentos.
- Ao final da atividade, os alunos deverão ser capazes de elaborarem o conceito de digestão e a importância da digestão para o ser humano, bem como identificas as estruturas e atuação do sistema digestório para o aproveitamento dos nutrientes. Neste sentido, os objetivos da atividade são: verificar a argumentação dos alunos, confrontar os argumentos baseados no senso comum com os argumentos científicos e identificar padrões nos processos de digestão do ser humano.
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-3v6nsjdyMK8/UXV03aJfVKI/AAAAAAAAGLA/mPSqF9kPDjg/s1600/01.jpg. Acesso em 30 de abril de 2014.
AULA 4: Investigando - experimento prático
Imagem disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/img/ciencias/185-quimica-06.jpg. Acesso em 30 de abril de 2014.
Professor:
- A atividade poderá se realizada no Laboratório de Biologia e/ou de Ciências da escola.
- A atividade proporcionará aos alunos o desenvolvimento das habilidades de interpretação de experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos relacionados ao sistema digestório humano e a construção de argumentos.
1) Providencie, com antecedência, os materiais, caso a aula seja no Laboratório de Biologia e/ou de Ciências. A lista de material é para apenas um grupo.
2) Prepara um roteiro com os procedimentos e questionamentos acerca do experimento.
- Sugestão de roteiro:
TÍTULO: Investigando a relação entre a função dos dentes e a ação das enzimas.
OBJETIVO: Investigar a relação entre a função dos dentes e a ação das enzimas por meio de experimento prático.
MATERIAL:
PROCEDIMENTOS:
1- Despeje suco de abacaxi em dois tubos de ensaio, até a metade.
2- O terceiro e o quarto serão os controles, para isso, coloque água, também até a metade a metade.
3- Com a tesoura sem ponta, corte na placa de petri, quatro pedaços iguais de clara de ovo cozida.
4- Pegue dois pedaços e pique, com a tesoura sem ponta, dois pedaços em partes bem pequenas e distribua-os, igualmente, entre um dos tubos de ensaio com suco de abacaxi e outro com água.
5- Nos outros dois, um com suco e outro com água, coloque, em cada um, um pedaço inteiro da clara de ovo cozida.
6- Tampe os tubos de ensaio e etiquete conforme os procedimentos.
7- Deixe os tubos de ensaio em repouso por cerca de 3 dias.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
1- O que aconteceu com os pedaços de clara de ovo em cada um dos tubos de ensaio?
2- Como você explica os resultados?
3- Qual a relação do experimento com a necessidade de mastigar bem os alimentos?
4- Qual a relação do experimento com a digestão de proteínas no nosso corpo?
5- Quais os tipos de transformações foram percebidas na atividade?
3) Organize os alunos em grupos de até 4 integrantes.
4) Oriente as discussões nos grupos e estimule a participação de todos.
5) Após um tempo pré-estabelecido, peça aos alunos que entreguem os relatórios para correção.
6) Depois das correções, se necessário, retome com os alunos as discussões, como forma de contribuição para o processo de aprendizado dos mesmos.
OBSERVAÇÃO: Os alunos podem fazer essa atividade em casa e a discussão em sala de aula. Para isso, substitua na lista de materiais os tubos de ensaio por copinhos descartáveis de café e a placa de petri por prato. Agende uma data para as discussões.
Professor:
1) Proponha aos alunos que criem um vídeo animado sobre o sistema digestório,
- O vídeo deverá abordar as estruturas e a atuação do sistema digestório, enfatizando: a importância da digestão, as transformações mecânica e química dos nutrientes presentes nos alimentos e o trajeto do alimento no corpo.
2) Para isso, utilize como material de apoio à aula Criando um vídeo animado com o Paint e Movie Maker, da professora Daniela Braga de Paula. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10732. Acesso em 11 de abril de 2014.
3) Se possível, convide o professor de Informática para auxiliar na criação do vídeo animado.
4)O vídeo poderá ser disponibilizado no site da escola ou no blog da turma.
5) O vídeo poderá ser disponibilizado no site da escola ou no blog da turma.
Sugestões de materiais para o professor:
- CAVALCANTE, Meire. A química que dá gosto aprender. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/quimica-gosto-aprender-426142.shtml. Acesso em 30 de abril de 2014.
- HIEDA, Eloiza Hitomi Wakate. Identificação e digestão de proteína. Disponível em: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=amm&cod=_identificacaoedigestaodeproteina. Acesso em 30 de abril de 2014.
- Vídeo: A digestão de um jeito que você nunca viu. Duração: 6min02seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Om2i0zInP00. Acesso em 30 de abril de 2014.
- SEIXAS, Cristina Faganelli Braun. Digestão: conceitos básicos. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/medio/biologia-digestao-conceitos-basicos.htm. Acesso em 30 de abril de 2014.
O processo avaliativo deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo de ensino-aprendizagem. A participação e envolvimento dos alunos com as atividades propostas e as produções coletivas, orais e escritas serão avaliadas.
Para a avaliação quantitativa, os registros e criação do vídeo animado poderão ser utilizados para verificar se os alunos ampliaram o seu conhecimento sobre a importância da digestão e a atuação do sistema digestório nas transformações mecânica e química dos nutrientes presentes nos alimentos.
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