Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos sonhar?

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura, interpretação e escrita de textos.
  • Explorar sua criatividade na elaboração de histórias.
  • Trabalhar coletivamente com recorte e colagem.
  • Desenvolver atitudes de interação e de troca de experiências com os colegas.
  • Desenvolver habilidades de ouvir, falar, interpretar e expressar opiniões pessoais.
  • Ampliar o vocabulário.
  • Explorar palavras com "nh".
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que o aluno tenha domínio da leitura e da escrita ou esteja cursando o 3º ano  do Ensino Fundamental.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1. O sonho da vaca

1. Em uma rodinha de conversa, pergunte aos alunos como passaram a semana, o que fizeram no dia anterior, se dormiram bem e se sonharam com algo. Instigue os alunos a lembrar do sonho, perguntando onde eles estavam, se estava sozinhos ou não e o que fizeram de legal.

2. Depois de contarem sobre os sonhos que já tiveram pergunte aos alunos se é possível um animal sonhar. Explique  que a história dessa aula é sobre o sonho de uma vaca. Apresente o livro "O sonho da vaca" da autora Sonia Junqueira. Disponível em: http://pt.slideshare.net/beebgondomar/osonhodavaca. Acesso em 26 de abril de 2014 ou se possível, entregue um exemplar para cada aluno manusear.

k

Imagem retirada pela autora do site: http://pt.slideshare.net/beebgondomar/osonhodavaca. Acesso em 26 de abril de 2014.

3. Antes de contar a história, pergunte aos alunos: Como será esse sonho da vaca? Quais caminhos, ou outros animais ele encontrou nesse sonho? Liste no quadro as suposições que os alunos fizerem. Depois conte a história.

4. Depois de lida a história faça outra lista com os sonhos que a vaca teve: Linha comprida solta no ar; dança; canto; montanha branquinha; banho em uma banheira grande cheia de vinho; cozinha; porca; samba e marinheiro. Divida a turma em 9 grupos, cada grupo ficará responsável com uma parte do sonho da vaca, terá que ilustrar o sonho, para isto entregue para cada grupo uma folha sulfite A3 e lápis de cor.

a

Fonte: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQqfv-AIKHdrgwaKwq-IAUkSQs7WwhCALlLn2ySGZzn9sKI_zgQag. Acesso em 26 de abril de 2014.

5. Finalizada a ilustração proponha aos grupos que dramatizem o sonho que ficou responsável. Cada grupo terá 10 minutos para preparar a encenação. Aleatoriamente os grupos apresentarão os sonhos e os colegas tentarão adivinhar. Ao final de cada apresentação o grupo apresentará o cartaz com a ilustração feita.

s

Fonte: http://sp5.fotolog.com/photo/5/56/48/vivacultura/1277220927934_f.jpg. Acesso em 26 de abril de 2014.

Professor no final da aula cole as atividades dos alunos nas paredes da sala de aula para a visualização de todos.

Aula 2. Interpretando a história

1. Retome a história O sonho da vaca e entregue para cada aluno um livro ou apresente novamente a história no Data Show. Proponha aos alunos a Dinâmica do Bingo das Palavras. Nessa atividade, entregue para cada aluno uma tabela com 12 espaços em brancos. Solicite aos alunos que em cada espaço da tabela, escrevam palavras que aparecem na história. Os alunos poderão escolher uma palavra em cada página do livro. Alerte os alunos para não repetirem a palavra em mais de um espaço.

hjg

Fonte: http://yesnoticias.files.wordpress.com/2012/04/bingo.png. Acesso em 26 de agosto de 2014.

Cartela entregue para os alunos.

       
       
       

Cartela preenchida pelos alunos.

vaca sonho música rodopiava
tomou porquinha samba linha
caiu foi risada farinha

Fonte: imagens da própria autora.

2. Solicite aos alunos que escrevam as mesmas palavras da cartela em fichinhas. Organize no envelope essas fichinhas entregue pelos alunos. Exemplos de palavras da cantiga: vaca, cansada, sonho, comprida, música, parar, rodopiava, farinha, tomou, tontinha, porquinha, corrida, samba, marinheiro, linha, sozinha, caiu, toda, foi, nenhuma, risada e boi.

Sugestão de fichinhas de palavras da cantiga para o bingo:

a

Fonte: Imagem da própria autora.

3. Professor, conforme um bingo tradicional, retire uma fichinha de cada vez do envelope e apresente para os alunos a palavra sorteada. O aluno que tiver escrito na cartela a palavra sorteada deverá, com um lápis de cor, colorir o espaço correspondente. O professor deverá também fixar no quadro negro, todas as palavras sorteadas, de maneira que as mesmas fiquem na ordem de sorteio.

4. A atividade termina quando um aluno colorir toda a sua cartela primeiro. Este deverá gritar “Bingo” e mostrar sua cartela para toda a turma conferir com as palavras fixadas no quadro. Relembre com os alunos que é sempre importante a organização da turma e o respeito com os colegas durante o jogo.

Aula 3 e 4. Trabalhando a ortografia na história: "nh" / aumentativo e diminutivo.

1. Professor digite a história em uma folha, entregue para que cada aluno e solicite que cole em seu caderno. Solicite aos alunos que contornem com o lápis de cor as palavras escritas com "nh" e depois escreva a lista destas palavras em seu caderno.

O sonho da vaca

Sonia Junqueira

A vaca estava cansada e deitou para descansar. Ela dormiu bem depressa e começou a sonhar.

No sonho tinha uma linha comprida, solta no ar. A vaca subiu na linha. De repente, ela teve vontade de dançar.

Não tinha nenhuma música. A vaca se pôs a cantar. Cantava um nhe-nhe-nhém  e dançava sem parar.

Aí o sonho mudou. A vaca rodopiava em acima de uma montanha branquinha que nem farinha.

Depois ela tomou banho numa banheira bem grande, todinha cheia de vinho. A vaca ficou tontinha! E saiu cambaleando.

Encontrou uma porquinha vestida de cozinheira. A porca deu um grunhido. Depois soltou um gemido. Então deu uma corrida e foi limpar a cozinha.

O sonho mudou de novo. A vaca dançava samba. Com um belo marinheiro. De repente o marinheiro diminuiu de tamanho. Ficou pequeno, encolheu, e foi sumindo... Sumiu!

E a vaca? Ficou sozinha! Dançando e rodopiando, dependurava na linha.

Tec! A linha arrebentou! A vaca, muito assustada, caiu toda esparramada.

E aí o sonho acabou. - O que aconteceu? O que foi? A vaca, bem acordada, não entendeu coisa nenhuma.

Levantou devagarinho e soltou uma risada. Saiu bem espevitada. E foi... Amolar o boi!

Fonte: Imagem da própria autora.

Lista das palavras: sonhar; sonho; tinha; linha; nenhuma; montanha; branquinha; farinha; banho; banheira; todinha; vinho; tontinha; porquinha; cozinheira; grunhido; cozinha; marinheiro; tamanho; sozinha; nenhuma e devagarinho.

2. Solicite aos alunos que escolha 3 palavras e forme uma frase com cada palavra. Ao final da atividade proponha aos alunos que leiam suas frases.

3. Entregue para cada aluno uma revista ou jornal. Com esse material eles terão que procurar, recortar e colar 10 palavras que tenham "nh".

hg

Fonte: https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSjuyKkhxuoif7b0mOBxXlE7AlcQ3C_YOxQwheSfjfmAuL05JGk_Q. Acesso em 27 de agosto de 2014.

4. Proponha aos alunos que escolham três palavras que recortaram da revista e faça um desenho para cada.

5. Para trabalhar o diminutivo e o aumentativo, entregue para cada aluno um envelope com substantivos presentes no texto. Neste envelope terão palavras, suas correspondentes no diminutivo e aumentativo.

m

Fonte: Imagem da própria autora.

Os alunos deverão juntar as palavras com o mesmo radical. Eles deverão colar no meio da folha os substantivos que estão com uma cor diferente. Ao lado esquerdo dessa palavra o seu respectivo diminutivo e do lado direito o aumentativo.

,

Fonte: Imagem da própria autora.

Professor coloque palavras diferentes das que os alunos estão acostumados como "ão" aumentativo e "inho" diminutivo, isso faz com que os alunos aumentem seu repertório de vocabulário e conheçam as diferentes formas de se escrever os graus dos substantivos (aumentativo e diminutivo).

Professor, as palavras (substantivos) deverão ser de outra cor para que os alunos criem a coluna correta.

6. Finalizada as atividades de ortografia sobre o livro, retome o tema principal da história que são os sonhos. Em uma roda de conversa relembre com os alunos a primeira aula que eles contaram sobre seus sonhos e pesadelos. Proponha uma atividade com duração de três dias. Entregue para os alunos um instrumento para que ele preencha nos próximos dias como foram seus sonhos. Alerte aos alunos para registrar a data.

a

Fonte: http://www.grandesmensagens.com.br/wp-content/uploads/2010/07/garfield_dormindo.jpg. Acesso em 27 de abril de 2014.

Atividade: Registrando meus sonhos

Data: ____/_____

Sonho: ______________________

______________________________________

______________________________________

______________________________________

Data: ____/_____

Sonho: ______________________

______________________________________

______________________________________

______________________________________

Data: ____/_____

Sonho: ______________________

______________________________________

______________________________________

______________________________________

Fonte: Imagem da própria autora.

Aula 5. Apresentando meus sonhos

1. Professor retome a roda de conversa e proponha que cada aluno apresente seu registro de sonhos. Caso algum aluno não tenha sonhado ou lembrado de registrá-lo, solicite a ele que escreva algum sonho que já teve em outras noites.

d

Fonte: http://www.informativo.com.br/uploads/noticia/13419/media_alunos_debatem_922x692.jpg. Acesso em 27 de abril de 2014.

2. Organize os alunos em grupos de 4 alunos e reúnam seus registros. Proponha a construção de uma pequena história em quadrinhos em que os alunos criarão um personagem e contarão o sonho desse personagem. Esse sonho será a partir dos próprios registros de sonhos que fizeram na atividade anterior, ou seja, a história reunirá partes dos sonhos dos alunos (próprios autores). Solicite aos alunos que escrevam e desenhem cada quadrinho da história. Programe para a próxima aula a leitura de cada história criada pelos grupos.

a

Fonte: http://blogs.odiario.com/odiarionaescola/files/2012/09/Trabalho-HQ-1-1024x729.jpg. Acesso em 28 de abril de 2014.

Aula 6. Sonhando com o futuro

1. Proponha aos alunos que apresentem suas histórias. Divulgue esse trabalho pela escola, com a construção de cartazes nos corredores ou em um mural específico para a socialização das atividades dos alunos.

2. Leve os alunos para um espaço diferente da escola, se possível um jardim, rodeado de natureza. Leve lençóis ou toalhas, câmera fotográfica e filmadora. Faça uma roda de conversa com eles. Explique para os alunos que segundo a história a vaca dormiu e teve vários tipos de sonhos e que nós também quando dormimos sonhamos com várias coisas e viajamos na nossa imaginação. Mas que, quando falamos em sonhos, podemos relacionar eles há fatos verdadeiros, como por exemplo: sonhar em viajar; sonhar em ganhar algum brinquedo; sonhar em ser feliz; sonhar em entrar na faculdade etc.

Para os alunos pensarem sobre esse assunto, cubra o espaço na sombra com os lençóis e as toalhas e proponha que os alunos deitem e reflitam sobre as seguintes perguntas: Você tem algum sonho? O que você gostaria de realizar futuramente? Destine, aproximadamente, de 10 a 15 minutos para essa atividade.

g

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-rRGIVF8HTlA/UPclIRR4QBI/AAAAAAAAA9M/tmRlLyr9pj0/s1600/menino-deitado-na-grama1.jpg. Acesso em 28 de abril de 2014.

Retornando a roda proponha que cada aluno conte o seu sonho e que os colegas pensem em meios para alcançá-lo, propondo ideias e caminhos para que seu amigo realize seu sonho. Motive a dinâmica com algumas perguntas norteadoras:

1) O que preciso para alcançar meu sonho?

2) Quais recursos já tenho e de quais vou precisar?

3) Quem pode me ajudar?

4) Esse sonho depende somente de mim ou depende também de outras pessoas?

5) Em quanto tempo quero realizá-lo?

Professor registre esse momento com foto e filmagem. Retornando a sala de aula proponha que os alunos redijam um pequeno texto sobre a dinâmica, relatando seus sonhos e as sugestões que os colegas deram para que ele possa alcançá-lo e realizá-lo.

Recursos Complementares

Aumentativos e diminutivos. Disponível em: http://www.lpeu.com.br/q/hrdti. Acesso em 27 de abril de 2014.

DOMINGOS. Cláudio. Do sonho à realização dos objetivos. Disponível em: http://www.personare.com.br/do-sonho-a-realizacao-dos-objetivos-m356. Acesso em 27 de abril de 2014.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram interpretar a história; se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita, leitura e oralidade; se conseguiram verbalizar sobre suas impressões e percepções a cerca do tema. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.