20/05/2014
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Estratégias:
Recursos:
Professor, o gênero memórias literárias é um texto que aproxima o passado do presente e propicia uma valorização da cultura das pessoas de outras épocas. Durante a discussão de todas as atividades, inclusive na entrega do questionário sugerido na atividade, relembre seus alunos do quanto o passado significa e atribui valor ao presente, pois o que seria de nós se não houvesse existido nossos pais?
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-bzjdtJ0fZxk/UgtqaU5OWiI/AAAAAAAAgps/v4AyspJ_Fz0/s320/1.jpg, acesso em 29/04/2014.
Aula 1 – Experimentando o passado dos outros
Atividade 1
Professor, imprima a narrativa de Rostand Paraíso, Meus tempos de criança, disponível em: http://memoriasliterarias.spaceblog.com.br/, acesso em 29/04/2014, e a entregue a seus alunos. Solicite a eles que façam uma leitura silenciosa.
Em seguida, peça para que alguns voluntários façam o relato oral do texto lido. É importante que nesse momento, sejam apontados pelos alunos os elementos principais dessa narrativa: tempo, espaço, personagens, enredo e narrador.
Após as manifestações dos alunos, questione a eles se o texto está se referindo a algo do passado, presente ou do futuro e quais elementos textuais corroboram essa conclusão.
Professor, aqui é importante chamar a atenção dos alunos para os marcadores de tempo, verbo e advérbios, que facilitarão a compreensão do tempo passado foco da narrativa. Discuta com os alunos também que o enredo que eles perceberam no texto é um compilado de memórias do narrador.
Atividade 2
Imagem disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/rsrc/Leitura/OGeneroMemoriasLiterarias/1014_museudantuorgbr-med.jpg, acesso em 29/04/2014.
Professor, agora, trabalhe com os alunos a criação de um gênero memórias literárias, para tanto, proponha a seus alunos uma atividade investigativa para que ele possa conhecer um pouco mais sobre seu passado. Solicite a eles que escolham três pessoas mais velhas que ele, seja da família ou da vizinhança, para que respondam a um questionário e tragam as entrevistas para a próxima aula. Diga a seus alunos que o questionário respondido pelas pessoas escolhidas será uma ferramenta para construção de memórias literárias.
Para construir o questionário, peça aos alunos para escreverem em uma folha à parte questões que eles gostariam de saber sobre o passado dessas pessoas. Exemplo: onde morou, quando nasceu, como era a escola, como era o relacionamento com seus pais, como era a fase de namoro, como eram os brinquedos etc.
Para motivar os alunos a pensarem em questões, sugerimos este formulário de entrevista Projeto: Gênero Memórias. Disponível em: http://sites.editorasaraiva.com.br/portalportugues/default.aspx?mn=45&c=265&s=, acesso em 29/04/2014.
Aula 2 – A construção do gênero
Professor, peça aos seus alunos que escolham, entre as 3 realizadas por ele, a entrevista mais interessante. Avise-os para serem bem criteriosos quanto aos próprios elementos que eles vão considerar mais importantes para escolher uma e não as outras duas.
Imagem disponível em: http://paracatumemoria.files.wordpress.com/2010/11/pesquisadores.jpg, acesso em 29/04/2014.
Em seguida, peça a eles que façam uma narrativa em primeira pessoa contando a história das memórias do entrevistado, tal como a narrativa Meus tempos de criança lida na aula passada. Para isso é necessário que leia as memórias registradas na entrevista e recorra a ela sempre que necessário.
Professor, deixe-os criar a narrativa respeitando as memórias que eles têm em mãos. Lembre a eles que eles devem contar as lembranças como se fossem deles, por isso a primeira pessoa do discurso.
Após a produção escrita dos alunos estarem pronta, escreva no quadro: "GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS, o texto que você tem em mãos!"
Oralmente, relembre seus alunos da discussão feita sobre os elementos da narrativa que eles abstraíram da narrativa Meus tempos de criança lida na aula passada e nos elementos que eles próprios buscaram para construir o texto que agora eles tinham em suas posses: fatos reais, a narratividade, a primeira pessoa e o tempo passado e que o resultado da produção textual configura-se nos molde de um gênero específico chamado memórias literárias.
Aula 3 - Socializando a produção literária
Professor, solicite a seus alunos que passem as memórias literárias a limpo, caracterizando o texto com cores e traços (desenhos artísticos de forma em geral de autoria deles para somar à interpretação do texto verbal) para que possa ser feito um varal artístico pela escola com os textos deles.
Nesse momento, professor, fique atento à ortografia adequada ao texto. Lembre-se que as variedade linguísticas são possíveis, se o texto literário as prever, como no caso para marcar a fala de uma criança, a expressão rural, sênio, comunidades etc.
KÖCHE, Vanilda Salton; BOFF, Odete Maria Benetti. Memórias literárias como um gênero textual no ensino da escrita. Disponível em: http://www.ucs.br/ucs/tplSiget/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/textos_autor/arquivos/memorias_literarias_como_um_genero_textual_no_ensino_da_escrita.pdf. Acesso em 29/04/2014.
A avaliação deve ser processual, em que o professor deve acompanhar a confecção das atividades e reconhecer se os alunos conseguiram abstrair da prática e da reflexão os elementos necessários, sintetizados no último momento da aula, para reconhecimento do gênero estudado.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!