Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quilombo dos Palmares - arte, cultura e luta

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino Médio Literatura Literatura de outras nacionalidades
Ensino Médio Literatura Literatura, outras artes, outros saberes
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a história dos afrodescentes e da origem do Brasil.
  • Analisar poemas com elementos históricos.
  • Dominar os recursos do Movie Maker.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Dominar as ferramentas de análise de poema.
  • Utilizar os recursos de navegação on-line.
  • Dominar o uso de recursos tecnológicos como câmera filmadora digital, celular, mídias removíveis, dentre outros.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Reflexão e discussão sobre o gênero poético.
  • Trabalho em grupo.
  • Pesquisa em ambiente virtual.

Recursos:

  • Data show.
  • Computador.
  • Caixa de som.
  • Material impresso (poema).
  • Laboratório de informática. 

 

 

Aula 1 - Quilombo dos Palmares e a escravidão no Brasil

Atividade 1

 

Professor, leve seus alunos ao Laboratório de Informática da escola e solicite a eles que acessem o vídeo Quilombo dos Palmares, duração 7min47seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zHFfLuUD8Dw, acesso em 29/04/2014. 

É importante, após a exibição do filme, a discussão com os alunos sobre o que foi a escravidão no Brasil, o período social em que isso aconteceu, quais as formas de escravidão que existiram, quais as consequências dessa escravização dos negros, quais os reflexos sociais que se mantêm até os dias de hoje etc.

 

Quilombo

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/--ItGwPAQFG0/Tsjg4Z6jWyI/AAAAAAAAArA/pbt0Qnb4SiA/s1600/quilombos_01.jpg, acesso em 29/04/2014.

 

Atividade 2

Professor, separe os poemas disponíveis em Poemas para Zumbi, disponível em: http://vinteculturaesociedade.wordpress.com/2013/11/20/poemas-para-zumbi/, acesso em 29/04/2014 e entregue-os de forma aleatória a seus alunos.

Solicite a eles que leiam atentamente o poema recebido e que procurem fatos conhecidos da história brasileira no texto. Após esse desbravamento do texto poético, peça que os alunos façam uma pesquisa no Google, disponível em: https://www.google.com.br/, acesso em 29/04/2014, sobre os elementos (escravidão, maus tratos, sofrimento, preconceito, período colonial, Lei Áurea) que eles encontraram. Os resultados das pesquisas precisam ser anotados ou impressos para consulta posterior. Essa dinâmica é importante para que quando formos analisar os poemas, as informações poéticas tomem corpo e os alunos comecem a compreendê-lo.

 

Atividade 3

Professor, solicite que os alunos, em posse do material pesquisado, agrupem-se de acordo com o título do poema recebido.

Após a organização da sala em grupos por poema, solicite que eles compartilhem as pesquisas feitas e que iniciem a análise do poema do grupo. Essa análise deve ser registrada e comprovada por meio dos dados encontrados nos sites visitados. Se necessário for, para facilitar a compreensão de poema e ajudar na análise literária, a pesquisa na Internet deve continuar disponível.

Professor, observe com seus alunos os elementos formais (rima, estrofe, verso e métrica) e os aspectos de conteúdo do poema (vocábulos, contexto histórico mencionado no texto, referências à cultura africana, como religião, tribo etc.).

Aula 2 - Outras linguagem sobre o Zumbi dos Palmares

Atividade 1

Professor, reorganize a sala nos grupos estabelecidos na aula anterior e peça para que eles assistam com muita atenção a projeção do vídeo Personalidades Negras – Zumbi dos Palmares, resultado de um projeto da professora Lígia Sene, duração 1min05seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MBtV-kxzV2w, acesso em 29/04/2014. 

Após à exibição, faz-se necessário a discussão dos elementos trazidos no curtametragem, como a música, os elementos cênicos, a maquete, os movimentos etc. e a relação que eles possuem com o fato histórico, já conhecido pelos alunos, Quilombo dos Palmares.

 

Zumbi

Imagem disponível em: http://noticiasnumclick.xpg.uol.com.br/wp-content/uploads/retrato-de-zumbi.jpg, acesso em 29/04/2014.

 

Professor, aqui é importante a discussão sobre a luta, o sofrimento, as condições de vida, a descaracterização cultura, a escravidão e a zoomorfização do homem negro na cultura branca daquela época. Assim sendo, relembre seus alunos o quanto eventos que valorizem a cultura humana em todas as suas manifestações, o conhecimento da história brasileira e de suas origens, o orgulho nacional de nossas lutas enquanto humanos e a consciência de todos os homens e mulheres pertencem à mesma natureza humana não desvincula a nossa responsabilidade em impedir de que o horror de repressão, o racismo, o desrespeito e a desumanidade sejam repetidas.

 

Atividade 2

Com os grupos formados, proponha a seus alunos que também sejam divulgadores dessa luta de igualdade e de valorização da luta dos afrodescendentes contra a escravidão humana. Para tanto, solicite a eles que transformem o poema trabalhado na aula anterior em grupos em um curtametragem, como o projeto da professora Lígia Sene.

Nesta aula, é necessário que eles elaborem um plano diretor: qual o enredo que será filmado? Quais os elementos devem estar em destaque? Quanto tempo de filmagem propomos? Qual a estratégia utilizaremos? Quais os recursos necessários? Como gravaremos? Qual o roteiro?

É necessário, professor, acompanhar a discussão de cada grupo e sugerir a eles que anotem todas as decisões tomadas para facilitar na hora da execução da gravação. Relembre-os para trazem em pen drive ou outra mídia digital removível (CD, DVD, HD externo) o vídeo gravado, as músicas as imagens que gostariam de utilizar para a edição, para edição na próxima aula.

 

Aula 3 - Transpondo artes

Professor, garanta que em todos os computadores do Laboratório de Informática tenham o programa Windows Movie Maker.

 

Atividade 1

Solicite aos alunos que acessem, para aprenderem a utilizar o programa, o tutorial Vídeo Aula de Movie Maker - Curso de Windows Movie Maker / TV Guarapa, duração 40min25seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nZx-Xi0-OkQ, acesso em 29/04/2014.

Professor, oriente seu aluno a fazer anotações dos recursos que ele achar interessante e socialize o link do vídeo no YouTube, para consulta posterior.

 

Aula 4 - Transpondo nossa arte

Atividade 1

No Laboratório de Informática, peça aos grupos para se organizarem em um computador para editarem a mídia que gravaram de acordo com os efeitos aprendidos na aula anterior.

Professor, esteja sempre atento para auxiliar os alunos na confecção do curtametragem, pois esse programa pode travar, ser reiniciado e ou solicitar recursos que os alunos ainda não estejam confiantes para usarem.

É necessário, também, acompanhar o processo de edição de cada grupo para verificar se os elementos utilizados na gravação do curtametragem, como as músicas, as imagens e mensagem escrita ou falada, estão relacionados com fatos que contribuem para divulgar a luta pela igualdade e valorização dos afrodescendentes contra a escravidão humana.

Depois dos curtas editados e finalizados, sugiro que façam uma única conta no YouTube e façam o upload dos vídeos para ficarem disponíveis na Web para acesso de todos e divulgação do material produzido.

Professor, organize um minifestival para apresentar os curtas para a escola.

Luta

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-WkTqn_CFjBY/UMSAM4lfp0I/AAAAAAAAAHM/di50lSuXWDY/s400/quilombo_dos_palmares_01.jpg, acesso em 29/04/2014.

Recursos Complementares

SÉ, Carolina de Sousa Campos Sento. Quilombo dos Palmares. Disponível em: http://www.historiabrasileira.com/escravidao-no-brasil/quilombo-de-palmares/, acesso em 29/04/2014.

Avaliação

A avaliação deve se dar durante o processo das atividades. É importante que o professor perceba: se o aluno aprendeu a analisar poema com elementos históricos e se conscientiza-se da importância da cultura afrodescendente a todos os brasileiros e que todas as manifestações em prol da luta contra o racismo e de memória do horror da escravidão devem ser contemplados, valorizados e divulgados

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.