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Substâncias da Vida / Componentes Químicos do Ser Vivo

 

16/09/2008

Autor e Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
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TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer os principais componentes químicos formadores dos seres vivos, reconhecendo suas funções no processo da vida.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Em linhas gerais, as características que definem um ser como vivo. Noções de unidades de medida (calorias e Kcal; grama e miligrama).
Estratégias e recursos da aula

Aula 01

Professor, inicie a aula comentando que todo nosso alimento é proveniente da matéria viva. Você pode solicitar que cada aluno diga que tipo de alimento faz parte do seu dia a dia e levá-los a refletir sobre qual a sua origem (a partir de que matéria prima é produzido).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/555/imagens/ALIMENTO.jpgEx.:
 

Um aluno comenta que come arroz e feijão.
Qual a origem desses alimentos?
Arroz e Feijão = Vegetais = Seres vivos.

Outro aluno come macarrão como molho de carne.
Qual a origem desses alimentos?
Macarrão = Trigo = Vegetal = Ser vivo.
Carne = Animal = Ser vivo.
Tomate do molho = Vegetal = Ser vivo.
Além dos alimentos mencionados pelos alunos o professor pode sugerir alimentos industrializados como bolacha, chocolates, enlatados, laticínios, etc. e levar os alunos a refletir sobre sua origem, chegando sempre na matéria prima desses alimentos = os seres vivos.

Lembre que água e sais minerais também estão presentes nos alimentos e são os únicos que podem ser obtidos através de fonte não viva (embora estejam presentes também nos alimentos e na matéria viva).

Dica! – Aqui também pode ser considerada a dimensão social da alimentação, porque poderá ser percebida uma variação entre os costumes e realidades de cada aluno.

A partir deste momento, os alunos poderão compreender que, analisando-se as substâncias químicas presentes nos alimentos é possível conhecer as substâncias químicas formadoras dos seres vivos.

Dica! – Professor, você pode conseguir muitas imagens livres através do creative commons (link abaixo). Utilizando os buscadores ali disponíveis é possível encontrar imagens de todo tipo. Aí é só salvar para apresentar em DVD ou até mesmo impressas em transparências para retro projetor.
www.creativecommons.org.br

 

 

Cada aluno deverá buscar uma embalagem na caixa e, analisando o quadro de informação nutricional, registrar as informações solicitadas na tabela abaixo.
A imagem a seguir mostra o que o aluno deverá observar nas embalagens.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/555/imagens/leite_integral.JPG

 Atividade – Analisando a composição química dos alimentos / seres vivos

Solicite, em aulas anteriores, para que os alunos tragam todo tipo de embalagem de alimentos. Essas embalagens deverão estar limpas com o rótulo presente ou apenas os rótulos das mesmas. Todas as embalagens poderão ser acondicionadas em uma caixa grande.

Neste momento, explore com os alunos a tabela de INFORMAÇÃO NUTRICIONAL presente na embalagem, esclarecendo:

• o que é caloria e Kilo caloria (cal e Kcal);
• o que é Valor Diário de Referência;
• a diferença entre as unidades de medida g e mg;

Os principais componentes químicos dos seres vivos são cinco: CARBOIDRATOS, PROTEÍNAS, LIPÍDIOS, ÁGUA e SAIS MINERAIS. Normalmente o quadro de valor nutricional dos alimentos informa a quantidade de cada um desses componentes. Como a água e sais minerais estão presentes em praticamente todos os alimentos (ou podem ser ingeridos a partir de matéria não viva) convém analisar as embalagens dando enfoque apenas aos três componentes orgânicos: CARBOIDRATOS, PROTEÍNAS E LIPÍDIOS.

Esta atividade tem por objetivo levar o aluno a relacionar qual componente químico esta presente em que tipo de alimento e, concluir que tipo de alimento ele mais ingere no seu dia a dia.


Na aula em que realizará a atividade, forneça aos alunos a tabela a seguir, previamente impressa (pode ser em tamanho reduzido – até quatro por página) com a seguinte instrução:

Analise a embalagem de cada um dos alimentos da lista, marcando o valor da porção e a quantidade em gramas dos três componentes, CIRCULANDO COM CANETA COLORIDA o componente químico que aparece em maior quantidade.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/555/imagens/tabela_alimentos.jpg

 

 Aula 02

Para verificar os dados pesquisados nas embalagens, você professor, pode projetar a tabela no quadro de escrever e realizar o mesmo procedimento que os alunos, marcando um X na substância que cada alimento possui em maior quantidade. Isso funciona como uma correção da atividade realizada e permite alguns comentários, refletindo sobre:

• A quantidade equilibrada de substâncias no leite (o que o caracteriza como alimento completo) e as diferenças entre os tipos integral, semi-desnatado e desnatado).
• A presença de proteínas em quantidade significativa em alguns vegetais como o feijão (além da presença de proteína nas carnes).

Também durante a análise dos resultados obtidos na tabela, podem ser apresentadas as principais funções de cada substância para o organismo vivo e a importância de sua presença na alimentação.


Atividade Complementar 1 – Função térmica da água
Durante a aula você pode realizar um experimento simples que representa o poder de absorção e perda de calor característico da água, o que a torna um bom regulador da temperatura nos organismos vivos.
Monte uma pequena caixa de cartolina e posicione-a sobre um tripé de metal ou outro suporte semelhante. Acenda uma vela e coloque-a sob a caixa de cartolina com água no seu interior. (Essa experiência também pode ser feita utilizando uma bexiga cheia com água)
Explore com os alunos, porque a caixa de papel  (ou a bexiga) não queima com o calor da vela e faça a relação da água dentro da caixa com a água presente em nosso suor, por exemplo.

 

Atividade Complementar 2 – Criando um rótulo de embalagem
Esta atividade pode ser realizada em pequenos grupos. Cada grupo deverá criar uma embalagem de alimento (o professor pode determinar um tipo de alimento para cada grupo), com um rótulo que informe os valores nutricionais que uma porção desse alimento possui. Também deverão criar um slogan ou propaganda para incentivar o consumo desse produto. Cada grupo apresenta à turma a sua produção.

 

Atividade Complementar 3 – Elaborando um cardápio equilibrado
Consi derando a realidade de cada aluno, estes deverão procurar elaborar um card& aacute;pio para o seu dia a dia, que contemple a ingestão de todas as principais substâncias necessárias aos organismos vivos.
 

IMAGENS DOS RECURSOS COMPLEMENTARES (copie e cole as url abaixo em seu navegador)

  http://www.emedix.com.br/ dia/ali006_1f_batataassada.php

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/555/imagens/Slide7.JPG

 http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/2291/1/Bioquimica.swf

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/555/imagens/Slide8.JPG

 

 



AUTO-AVALIAÇÃO
Analise as categorias a seguir e indique qual delas está mais apropriada à sua situação.

INICIANTE - 4,0 pontos
Apenas percebe a relação entre os alimentos e os compostos dos seres vivos.

APRENDIZ - 6,0 pontos
Reconhece nos alimentos os diferentes compostos formadores da matéria viva.

PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Sabe analisar embalagens de alimentos, reconhecer os compostos químicos presentes no ser vivo e sua função para este.

MESTRE - 10,0 pontos
Tem condições de compreender quais são os componentes da vida, quais suas funções e como podem ser adquiridos de forma equilibrada através da alimentação.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Inclusão Áudio
Recursos Complementares
Muitos vegetais não possuem rótulos e nem mesmo embalagens. Seria interessante pesquisar qual a sua composição e como contribuem na nossa alimentação. No endereço abaixo é possível visualizar os valores nutricionais de vegetais e vários outros tipos de alimentos. (copie e cole a url em seu navegador) http://www.emedix.com.br/dia/ali006_1f_batataassada.php A estrutura e função das cinco principais substâncias dos seres vivos pode ser pesquisada no endereço http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/2291/1/Bioquimica.swf (copie e cole a url em seu navegador) O recurso de áudio do Programa Escola Brasil, no link abaixo, apresenta informações sobre uma alimentação saudável, com redução do excesso de açúcar na alimentação, aos 10 minutos e 40 segundos. (duração do trecho referente ao tema – 5 minutos) O Programa apresenta outros assuntos. Recomendo que o professor utilize a abertura do programa e em seguida apresente o trecho referente ao assunto. (copie e cole a url em seu navegador ou clique no recurso no final da aula). http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/793
Avaliação
A avaliação dos alunos pode considerar a participação destes nas atividades realizadas e material produzido (embalagens de alimentos). Os alunos podem ser avaliados por meio de rubricas. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Ao final da aula coloco um exemplo de uma rubrica a ser utilizada.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

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Opiniões

  • Maria Auxiliadora, Cmt. Mauricio Coutinho Dutra , Mato Grosso do Sul - disse:
    dora-silva-rodrigues@hotmail.com

    07/04/2010

    Quatro estrelas

    muito legal a sua aula, pode ser bem aproveitada e entendida pelos recursos visuais apresentados. Gostei muito vou usurfluir. brigadim.


  • Karla Conde, CEUMA , Maranhão - disse:
    konderf@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    O entendimento dessa aula é muito interessante, mesmo eu ainda estando em período de estágio, todo mundo achou bem legal e divertido pela maneira de explanação.


  • juremi c. e . bonifacio, Coelegio estadual hercilia henriques moret , Rio de Janeiro - disse:
    juremic@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    achei ótima essa aula, bem de acordo com a realidade de nossas escolas


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