Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quantifiers

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Expressar quantidades na língua inglesa.
Duração das atividades
2 módulos/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Não são necessários conhecimentos prévios, já que se trata de um conteúdo de nível básico.
Estratégias e recursos da aula
  • recursos multimídia;
  • vídeo;
  • atividades xerocopiadas;
  • atividades online;
  • atividades realizadas em duplas;
  • atividades individuais;
  • aula expositiva;
  • imagens veiculadas na internet.

 

                                 QUANTIFIERS

 

                                      at

Fonte: https://www.google.com.br/search?newwindow=1&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=quantifiers&oq=QUANTIFIERS&gs_l=img.1.0.0j0i24l9.1019.2287.0.3820.11.11.

0.0.0.0.214.1079.6j3j2.11.0....0...1ac.1.42.img..3.8.553.wVfA1U8DG0E#facrc=_&imgdii=_&imgrc=MXWBmtwhRPgpNM%253A%3BEash5M6T9fkKJM%3Bhttp

%253A%252F%252F3.bp.blogspot.com%252F-IU-h-mSHxVs%252FU0KMv69eR6I%252FAAAAAAAAEMg%252FydCXDDjk7Ck%252Fs1600%252Fquantifiers.png%3Bhttp%253A%252F%252Fmyenglishscrapbook.

blogspot.com%252F2014%252F04%252Fall-sorts-of-quantifiers.html%3B1500%3B1125 (acesso em 01.05.2014)

 

MÓDULO 1

 

Atividade 1

 

Professor, introduza a aula, apresentando o seguinte vídeo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=CPfGRK0jF6A (acesso em 01.05.2014). Pause o vídeo, em cada momento que julgar pertinente, fazendo explicações sobre o tema apresentado. Volte o vídeo quantas vezes forem necessárias para o entendimento dos alunos. Explique aos alunos que não precisam fazer anotações, pois em um momento posterior, eles receberão o material xerocopiado para seus arquivos pessoais e futuras consultas.  

 

at

Imagem ilustrativa do referido site

 

Atividade 2

 

Para poder verificar o entendimento do assunto, a partir da apresentação do vídeo, distribua xerocado o seguinte exercício para os alunos e peça para que o façam individualmente. Circule pela sala, ajudando com as possíveis dúvidas.  Corrija, em seguida, em voz alta e, se possível, oportunize a participação de todos na correção. 

 

Complete the sentences with few, little, a few or a little:

 

a)     We had ……………… snow last winter. We couldn’t go skiing at all!

b)     She has …………… friends and feels lonely very often.

c)      I have ……………… money. I can buy a newspaper.

d)     Could you buy …………… bottles of water for me, please?

e)     There is still ………………… bread left.

 

Fonte: arquivo da autora

 

Atividade 3

 

Projete, no datashow, o seguinte texto que complementa o conteúdo ora introduzido. Uma cópia xerocopiada deverá também ser distribuída para os alunos, para que componham seus arquivos pessoais. Peça para que os alunos leiam o texto em voz alta, revezando os turnos de participação. Corrija a pronúncia das palavras, caso seja necessário. 

 

A little or a few, little or few

 

 

A little, a few, very little, very few

The expressions a little and a few mean some or enough.

The expressions (very) little and (very) few mean hardly any or not enough.

A little, a few, (very) little and (very) few are quantifiers

Study the following examples:

Examples Meaning
I've got a little money. I'm going to the cinema. some/enough
I've got a few friends. We meet everyday.
I've got (very) little money. I need to borrow some. hardly any / not enough
I've got (very) few friends. I need to make new friends.

The rules:

Affirmative sentences:

A littlea few(very) little and (very) few are generally used in affirmative statements, not negatives or questions.

Countable and uncountable nouns:

  1. A little and (very) little are used with uncountable nouns (money, bread, water...)
  2. A few and (very) few are used with countable nouns (friends, tables, teachers..)

(See more about countable and uncountable nouns here.)

Meaning:

    1. A little and a few mean: some or enough.

      Example:

      "I have got a little money" = I have got some money. It's enough for me to do what I want.
      "I have got a few friends" = I have got some or enough friends. We meet every day.
       
    2. (Very) little and (very) few mean; hardly any or not enough.

      Examples:

      I have got (very) little money = I have got hardly any. I haven't got enough. I'll borrow some from my friend.
      I have got (very) few friends = I have got hardly any. I haven't got enough. I need to make new friends.

       

      Fonte: http://www.myenglishpages.com/site_php_files/grammar-lesson-little-few.php#.U2LAY4FdX_G (acesso em 01.05.2014)

 

 

Atividade 4

 

Utilizando-se do conteúdo introduzido nas atividades anteriores, os alunos deverão preencher a seguinte atividade de palavras-cruzadas, que deverá ser reproduzida para todos. Organize-os em duplas, para que ocorra uma maior interatividade entre os alunos. A correção deverá ser em voz alta e com a participação de todos os alunos. Corrija a pronúncia das palavras, se necessário. 

 

at

Fonte: arquivo da autora

 

MÓDULO 2

 

 

Atividade 1

 

Leve os alunos ao laboratório de informática e peça para que acessem o sitehttp://www.myenglishpages.com/site_php_files/grammar-exercise-little-few.php#.U2LCxoFdX_E (acesso em 01.05.2014) e realizem todas as atividades sobre o tema da aula. Circule pela sala, tirando dúvidas e ajudando com o vocabulário desconhecido. Observe o envolvimento e a participação de todos os alunos.

 

at

 Imagem ilustrativa do site sugerido.

 

 

Atividade 2

 

Distribua o seguinte material xerocopiado aos alunos e peça para que, em duplas, realizem os exercícios. 

Como a atividade de diferenciar um substantivo contável de um incontável pode causar confusão entre os alunos, sugira o uso de dicionários.  

  • A correção deverá ser realizada com a ajuda dos alunos, que deverão ficar atentos às respostas dos colegas e corrigi-las, se necessário. Escreva todas as respostas no quadro, fazendo, para o exercício 1, uma tabela separando os substantivos contáveis dos incontáveis.
  • Para a correção da segundo exercício, peça para que cada dupla de alunos leia o diálogo, proporcionando um momento de prática oral. 

 

Countable and Uncountable - Noun Quantifiers

1) Identify the following objects as countable or uncountable

information, rules, sheep, money, learning, rice, bottles of wine, equipment, traffic, stone, stones, talent, web sites, clothes, music, deserts, land, nations, peoples, fish, pollution, understanding, RAM, art works, orders, food

2) Choose the correct answers in the following dialogue

CHRIS: Hi! What are you up to?
PETE: Oh, I'm just looking for ( A) many ( B) some ( C) any antiques at this sale.
CHRIS: Have you found ( A) something ( B) anything ( C) nothing yet?
PETE: Well, there seems to be ( A) a few ( B) few ( C) little things of interest. It really is a shame.
CHRIS: I can't believe that. I'm sure you can find ( A) a thing ( B) something ( C) anythinginteresting if you look in ( A) all ( B) each ( C) some stall.
PETE: You're probably right. It's just that there are ( A) a few ( B) a lot ( C) a lot of collectors and they ( A) every ( B) each ( C) all seem to be set on finding ( A) a thing ( B) anything ( C) much of value. It's so stressful competing with them!
CHRIS: How ( A) many ( B) much ( C) few antique furniture do you think there is?
PETE: Oh, I'd say there must be ( A) many ( B) several ( C) much pieces. However, only ( A) a few ( B) few ( C) little are really worth ( A) the high ( B) a high ( C) high prices they are asking.
CHRIS: Why don't you take a break? Would you like to have ( A) any ( B) some ( C) littlecoffee?
PETE: Sure, I'd love to have ( A) any ( B) little ( C) one. I could use ( A) some ( B) a few ( C) a little minutes of downtime.

CHRIS: Great, Let's go over there. There're ( A) a few ( B) some ( C) little seats left.

 

Fonte: http://esl.about.com/od/grammarlessons/a/l_countable.htm (acesso em 01.05.2014)

 

 

Atividade 3

 

Para fechar a aula, peça para que os alunos se organizem em grupos ou duplas e distribua o seguinte material xerocopiado. 

 

Add a line of explanation to these complaints using a few / a little / few / little

 

Example:

 

            COMPLAINT: I don’t like this classroom                                    EXPLANATION: There are few chairs and little air. 

 

COMPLAINTS:                                                                                              EXPLANATIONS:

  • I don’t like living on a farm
  • You´re fired.
  • This coffee is terrible.
  • I can´t come out tonight.
  • It´s no fun working here. 
  • This is a poor country.
  • I need a bigger flat.
  • She´s got thirteen children.

 

Fonte:  http://busyteacher.org/15374-making-a-complaint-quantifiers.html (acesso em 01.05.2014) - Atividade adaptada.

Recursos Complementares

Outros vídeos:

http://www.youtube.com/results?search_query=a+little+a+few+little+few (acesso em 01.05.2014);

Short tests on quantifiers:

http://busyteacher.org/4077-short-tests-on-quantifiers-littlea-little-few-a.html (acesso em 01.05.2014);

http://www.world-english.org/quantifiers.htm (acesso em 01.05.2014)

http://www.inglesvip.com/grammar/countable-and-uncountable-nouns.html (acesso em 01.05.2014)

http://myenglishscrapbook.blogspot.com.br/2014/04/all-sorts-of-quantifiers.html (acesso em 01.05.2014)

Avaliação
  • Para a avaliação, primeiramente peça para que os alunos façam descrições sobre o que podem encontrar em suas geladeiras, listando os vários itens alimentícios. Peça para que não usem números exatos, mas que façam uso dos quantificadores apresentados na aula em questão.  

Example: In my refrigerator, there are a few eggs, little meat and some orange juice.

  • Em seguida, para complementar a atividade, os alunos deverão tirar uma foto da geladeira com os itens descritos e apresentar para o grupo. Todos deverão apresentar oralmente suas descrições. O texto escrito e a apresentação oral deverão servir de recurso avaliativo para o professor.  
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.