20/05/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
blogspot.com%252F2014%252F04%252Fall-sorts-of-quantifiers.html%3B1500%3B1125 (acesso em 01.05.2014)
Professor, introduza a aula, apresentando o seguinte vídeo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=CPfGRK0jF6A (acesso em 01.05.2014). Pause o vídeo, em cada momento que julgar pertinente, fazendo explicações sobre o tema apresentado. Volte o vídeo quantas vezes forem necessárias para o entendimento dos alunos. Explique aos alunos que não precisam fazer anotações, pois em um momento posterior, eles receberão o material xerocopiado para seus arquivos pessoais e futuras consultas.
Imagem ilustrativa do referido site
Para poder verificar o entendimento do assunto, a partir da apresentação do vídeo, distribua xerocado o seguinte exercício para os alunos e peça para que o façam individualmente. Circule pela sala, ajudando com as possíveis dúvidas. Corrija, em seguida, em voz alta e, se possível, oportunize a participação de todos na correção.
Complete the sentences with few, little, a few or a little:
a) We had ……………… snow last winter. We couldn’t go skiing at all!
b) She has …………… friends and feels lonely very often.
c) I have ……………… money. I can buy a newspaper.
d) Could you buy …………… bottles of water for me, please?
e) There is still ………………… bread left.
Fonte: arquivo da autora
Projete, no datashow, o seguinte texto que complementa o conteúdo ora introduzido. Uma cópia xerocopiada deverá também ser distribuída para os alunos, para que componham seus arquivos pessoais. Peça para que os alunos leiam o texto em voz alta, revezando os turnos de participação. Corrija a pronúncia das palavras, caso seja necessário.
The expressions a little and a few mean some or enough.
The expressions (very) little and (very) few mean hardly any or not enough.
A little, a few, (very) little and (very) few are quantifiers
Examples | Meaning |
---|---|
I've got a little money. I'm going to the cinema. | some/enough |
I've got a few friends. We meet everyday. | |
I've got (very) little money. I need to borrow some. | hardly any / not enough |
I've got (very) few friends. I need to make new friends. |
A little, a few, (very) little and (very) few are generally used in affirmative statements, not negatives or questions.
(See more about countable and uncountable nouns here.)
I have got (very) little money = I have got hardly any. I haven't got enough. I'll borrow some from my friend.
I have got (very) few friends = I have got hardly any. I haven't got enough. I need to make new friends.
Fonte: http://www.myenglishpages.com/site_php_files/grammar-lesson-little-few.php#.U2LAY4FdX_G (acesso em 01.05.2014)
Utilizando-se do conteúdo introduzido nas atividades anteriores, os alunos deverão preencher a seguinte atividade de palavras-cruzadas, que deverá ser reproduzida para todos. Organize-os em duplas, para que ocorra uma maior interatividade entre os alunos. A correção deverá ser em voz alta e com a participação de todos os alunos. Corrija a pronúncia das palavras, se necessário.
Fonte: arquivo da autora
Leve os alunos ao laboratório de informática e peça para que acessem o site: http://www.myenglishpages.com/site_php_files/grammar-exercise-little-few.php#.U2LCxoFdX_E (acesso em 01.05.2014) e realizem todas as atividades sobre o tema da aula. Circule pela sala, tirando dúvidas e ajudando com o vocabulário desconhecido. Observe o envolvimento e a participação de todos os alunos.
Imagem ilustrativa do site sugerido.
Distribua o seguinte material xerocopiado aos alunos e peça para que, em duplas, realizem os exercícios.
Como a atividade de diferenciar um substantivo contável de um incontável pode causar confusão entre os alunos, sugira o uso de dicionários.
Countable and Uncountable - Noun Quantifiers
1) Identify the following objects as countable or uncountable
information, rules, sheep, money, learning, rice, bottles of wine, equipment, traffic, stone, stones, talent, web sites, clothes, music, deserts, land, nations, peoples, fish, pollution, understanding, RAM, art works, orders, food
2) Choose the correct answers in the following dialogue
CHRIS: Hi! What are you up to?
PETE: Oh, I'm just looking for ( A) many ( B) some ( C) any antiques at this sale.
CHRIS: Have you found ( A) something ( B) anything ( C) nothing yet?
PETE: Well, there seems to be ( A) a few ( B) few ( C) little things of interest. It really is a shame.
CHRIS: I can't believe that. I'm sure you can find ( A) a thing ( B) something ( C) anythinginteresting if you look in ( A) all ( B) each ( C) some stall.
PETE: You're probably right. It's just that there are ( A) a few ( B) a lot ( C) a lot of collectors and they ( A) every ( B) each ( C) all seem to be set on finding ( A) a thing ( B) anything ( C) much of value. It's so stressful competing with them!
CHRIS: How ( A) many ( B) much ( C) few antique furniture do you think there is?
PETE: Oh, I'd say there must be ( A) many ( B) several ( C) much pieces. However, only ( A) a few ( B) few ( C) little are really worth ( A) the high ( B) a high ( C) high prices they are asking.
CHRIS: Why don't you take a break? Would you like to have ( A) any ( B) some ( C) littlecoffee?
PETE: Sure, I'd love to have ( A) any ( B) little ( C) one. I could use ( A) some ( B) a few ( C) a little minutes of downtime.
CHRIS: Great, Let's go over there. There're ( A) a few ( B) some ( C) little seats left.
Fonte: http://esl.about.com/od/grammarlessons/a/l_countable.htm (acesso em 01.05.2014)
Para fechar a aula, peça para que os alunos se organizem em grupos ou duplas e distribua o seguinte material xerocopiado.
Add a line of explanation to these complaints using a few / a little / few / little
Example:
COMPLAINT: I don’t like this classroom EXPLANATION: There are few chairs and little air.
COMPLAINTS: EXPLANATIONS:
Fonte: http://busyteacher.org/15374-making-a-complaint-quantifiers.html (acesso em 01.05.2014) - Atividade adaptada.
Outros vídeos:
http://www.youtube.com/results?search_query=a+little+a+few+little+few (acesso em 01.05.2014);
Short tests on quantifiers:
http://busyteacher.org/4077-short-tests-on-quantifiers-littlea-little-few-a.html (acesso em 01.05.2014);
http://www.world-english.org/quantifiers.htm (acesso em 01.05.2014)
http://www.inglesvip.com/grammar/countable-and-uncountable-nouns.html (acesso em 01.05.2014)
http://myenglishscrapbook.blogspot.com.br/2014/04/all-sorts-of-quantifiers.html (acesso em 01.05.2014)
Example: In my refrigerator, there are a few eggs, little meat and some orange juice.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/05/2014
Cinco estrelasA aula está ótima, foi explorado as habilidades necessárias para levar o aluno a assimilar efetivamente o conteúdo.