Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cuidado com o meio ambiente: de olho no desperdício

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descobrir o que é desperdício;
  • Conhecer as possíveis formas de cuidar do meio ambiente;
  • Conhecer os impactos do desperdício no meio ambiente;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Elaborar diferentes gêneros textuais para divulgação do trabalho: panfletos, listas, cartazes;
  • Conhecer palavras diferentes;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Você sabia? O estudo de temas que participam da cultura da criança favorece a sua inserção crítica e também consciente na sociedade por meio da condição de ser letrado, configurando na utilização social da leitura e da escrita nos diferentes contextos que vivencia. Aprender a ler e a escrever é um processo social constituído pela própria vida cotidiana da criança e sua aprendizagem necessita estar em consonância com uma função e utilização na vida.

 

Para saber mais consulte o material abaixo:

 

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 05 de maio 2014.

 

Cuidados com o meio ambiente: de olho no desperdício

 

Aula1_1

Fonte da imagem: Sítio: “Meio Ambiente_Cultura”. Disponível em: < http://meioambiente.culturamix.com/recursos-naturais/desperdicio-de-agua >. Acesso em: 05 de maio 2014.

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Faça um diálogo sobre o que jogam no lixo diariamente. Favoreça a participação de todos os alunos. Pergunte aos alunos o que eles poderiam deixar de jogar no lixo e o que sabem sobre a palavra "desperdício".

 

Agora, pesquise com a turma o significado da palavra desperdício. Para isso, você poderá auxiliar os alunos a pesquisarem no dicionário da sala de aula, ou mesmo no dicionário virtual, a partir do sítio sugerido a seguir:

 

Aula1_2

Fonte: Sítio: “Dicionário Online de Português”. Disponível em: < http://www.dicio.com.br/desperdicio/>. Acesso em: 05 de maio 2014.

 

Professor, assista com a turma ao vídeo do sítio abaixo para que descubram mais informações sobre o desperdício.

 

Aula1_3

 

Fonte: Sítio: “Site de dicas”. Disponível em: <http://sitededicas.ne10.uol.com.br/videos-educativos-desperdicio-de-alimentos.htm>. Acesso em: 05 de maio 2014.

 

Após assistirem ao vídeo, que tal propor a construção de uma lista com dicas para evitar o desperdício em casa?

 

Para isso, faça uma roda de conversa e instigue a participação de todos os alunos. Utilize uma cartolina branca para registrar as dicas. Depois, afixe-a no mural da escola para que toda a comunidade escolar possa ter acesso e também envie a lista de dicas para os familiares dos alunos.

 

Veja abaixo algumas dicas:

 

Atitudes sustentáveis para se ter no dia a dia

 

 

Aula1_4

 

1.     Faça o cardápio da semana

Planejar o cardápio da semana, definindo como serão as refeições diárias, permite planejar as compras semanais e evitar desperdícios. O maior desperdício doméstico verifica-se em frutas, legumes e verduras, ou seja, nos produtos típicos das compras semanais. 
 
2.     Não se preocupe com a aparência dos alimentos

Nas compras a granel (alimentos não embalados), não se deixe impressionar pelo aspecto “limpeza” de legumes e especialmente batatas. Saiba que a limpeza dos alimentos reduz seu tempo de vida, assim como pode contaminá-los com produtos tóxicos. Qualquer legume ou batata com um pouco de terra dura mais e pode ser facilmente lavado em casa. 


3.     Cuidado ao manipular os alimentos

Na hora de comprar frutas, verduras e legumes, escolha com os olhos. Somente depois de decidir o que vai levar pegue o alimento. Assim, o produto será preservado por mais tempo.  

4.     Aproveite as partes boas de verduras e legumes

Se depois de alguns dias notar que abobrinha, chuchu, mandioquinha e outros legumes apresentam partes estragadas, corte-os, lave bem o que pode ser aproveitado e faça uma seleta de legumes para acompanhar assados em geral.

5.     Opte apenas pelo essencial

Compre somente o necessário para sua alimentação. Comprar em quantidade exagerada acaba gerando uma sobra que vai para o lixo. Se você economizar uma batata, uma cenoura, duas favas de vagem e um ovo por dia, ao final de uma semana terá ingredientes suficientes para a salada de maionese do fim de semana. 

6.     Não jogue fora as sobras

Aprenda a reciclar as sobras de alimentos: do feijão, faça sopa. Com arroz, purê de batatas, cenouras cozidas, carne assada ou o que restou da bacalhoada prepare deliciosos bolinhos. Frutas azedas ou maduras demais viram compotas, geleias e recheios para bolo.

7.     Sirva no prato somente o que vai comer

Reedite o lema dos nossos pais e avós: respeito aos alimentos e ao trabalho alheio. Ponha no prato apenas a quantidade suficiente para aquela refeição.


8.     Prefira produtos da estação

Consuma verduras, legumes e frutas da estação, que além de mais saborosos têm preços mais baixos. Em geral, esses produtos vêm de mais perto, não exigindo grande transporte, desta forma reduzindo perdas pela manipulação, gastos de combustível e poluição.


9.     Produtos regionais são muito gostosos

Dê preferência às comidas típicas e aos ingredientes de sua região, pois estará ajudando a reduzir os custos de transporte e as perdas causadas pela manipulação dos alimentos.

 

10.    Faça o alimento durar mais

Vegetais, incluindo talos e folhas, podem ser congelados pelo processo de branqueamento: mergulhe os vegetais em água fervente, espere que a água volte a ferver, retire do fogo e mergulhe imediatamente esses vegetais em uma vasilha de água gelada. Não confunda o branqueamento com preparação definitiva. O vegetal branqueado não está pronto, mas apenas protegido para ser guardado por mais tempo.

 

Fonte: Sítio: “Akatu”. Disponível em: <http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/Algumas-dicas-para-minimizar-o-desperdicio-de-alimentos-dentro-de-casa>. Acesso em: 05 de maio  2014.

 

Professor, investigue com a turma o significado das palavras abaixo. Para isso, auxilie os alunos a consultarem o dicionário. Peça para que registrem o significado de cada palavra no caderno de Ciências.

 

Recusar

Repensar

Reduzir

Reutilizar

Reaproveitar

Reciclar

Recuperar

 

Agora, explore com a turma o sítio abaixo para que descubram a importância destas ações no nosso dia a dia.

 

Aula1_5

 

Fonte: Sítio: “ReambientaR”. Disponível em: <https://sites.google.com/site/reambientar/Home/os-7-r-s-do-meio-ambiente>. Acesso em: 05 de maio  2014.

 

Após a exploração do sítio acima, organize a turma em sete grupos. Escreva em papéis pequenos os nomes acima (Recusar; Repensar; Reduzir; Reutilizar; Reaproveitar; Reciclar; Recuperar). Dobre os papéis e faça um sorteio, de forma que cada grupo fique com uma das sete palavras. Proponha que façam frases e também desenhos que representem a palavra. Para isso, a turma poderá utilizar o caderno de Ciências.

Ao final, peça para que apresentem à turma o trabalho realizado.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo, para que assistam ao vídeo e descubram mais sobre o lixo e o desperdício, mas se a sua escola não faz parte do Projeto UCA, leve-os ao laboratório de informática.

 

Natureza Sabe Tudo - Lixo e Desperdício

Aula1_6

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=n5O_fawifUg>. Acesso em: 05 de maio  2014.

 

Após assistirem ao vídeo, converse com a turma sobre alguns aspectos fundamentais:

  • O que descobriram sobre o desperdício?
  • Como o lixo pode ser separado?
  • O que podemos fazer para evitar o desperdício?

 

Professor, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo, para que assistam ao vídeo e descubram mais como podemos economizar água.

 

Turma da Mônica: economizar água

Aula1_7

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=5Sp8_ZAEMK4>. Acesso em: 05 de maio  2014.

 

Professor, após assistirem ao vídeo entregue uma cópia da letra da música abaixo para cada aluno. Leia e cante com a turma.

 

Água! Vamos economizar!

Turma da Mônica

 

Economizar água!

 

 

Sabendo usar não vai faltar
água em nenhum lugar.
Economizar água!
Água é pra se usar
mas sem exagerar.

 

Economizar água é bom!
Não deixe a torneira pingando,
senão a água pode acabar.
Se é fácil abrir a torneira,
é muito mais fácil fechar.
Você que lava calçada
e gosta de cantar no banheiro,
a água é desperdiçada,
acaba e custa muito dinheiro.

Por isso, é preciso:
Economizar água!
Sabendo usar não vai faltar
água em nenhum lugar.
Economizar água!
Água é pra se usar
mas sem exagerar.

Economizar água! (5x)
Economizar água é bom!

 

 

 

 

 

 

Fonte: Sítio: “Letras.mus”. Disponível em: <http://letras.mus.br/turma-da-monica/1000313/>. Acesso em: 05 de maio  2014.

 

Professor, peça  aos alunos que encontrem na letra da música as palavras abaixo e façam um círculo em cada uma:

 

Economizar

Desperdiçada

Exagerar

Faltar

 

Após encontrarem no texto, organize os alunos em duplas e peça que utilizem o caderno de Língua Portuguesa para escreverem uma frase para cada palavra.

 

Depois, cada aluno poderá fazer a leitura das frases para a turma e ouvir a opinião dos colegas.

Agora, peça para cada dupla criar uma lista de dicas de como podemos economizar água. Veja algumas dicas abaixo:

 

  • Um banho de 15 minutos gasta, em média, 130 litros de água! O pior é que no Brasil o recordista de consumo de água é justamente o banho! Para reverter esse quadro tente diminuir o tempo do banho e ainda fechar a torneira enquanto está se ensaboando;
  • Na hora de escovar os dentes, nada de deixar a torneira aberta. Com essa atitude você economiza no mínimo 10 litros de água!
  • Na hora de lavar roupa o ideal é deixar acumular peças e lavar tudo de uma vez;
  • Para lavar louça o ideal é ensaboar tudo o que for lavar com a torneira fechada, só abrindo na hora de enxaguar;
  • Nada de lavar o carro ou a calçada com mangueira, pois o desperdício é maior;  
  • Regular a válvula de descarga é sempre adequado para não precisar ficar apertando muito, o que gera desperdício;
  • Nunca deixe torneiras pingando ou canos furados, fazendo apenas "remendos", esses são fatores que provocam desperdício em longo prazo.

 

Fonte: Sítio: “SmartKids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/agua.html>. Acesso em: 05 de maio  2014.

 

Professor, peça aos alunos que escrevam a dica e façam um desenho representando cada uma. Para isso, cada dupla poderá utilizar uma cartolina e depois afixar no mural da escola para que todos possam ter acesso.

 

Agora, providencie a cópia das imagens abaixo para cada aluno e peça para que realizem a leitura das histórias em quadrinhos.

 

Aula1_8

 

Fonte: Sítio: “Uma sala de aula interativa”. Disponível em: <http://umasaladeaulainterativa.blogspot.com.br/2013/04/dicas-para-usar-conscientemente-sua-agua.html>. Acesso em: 05 de maio 2014.

 

Aula1_9

 

Fonte: Sítio: “Facebook”. Disponível em: <https://www.facebook.com/turmadamonica>. Acesso em: 05 de maio  2014.

 

Ao concluírem a leitura  solicite que cada aluno faça uma história sobre as atitudes que podem evitar o desperdício. Para isso, solicite o registro da turma utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint).

 

Ao final, imprima as atividades de cada aluno e faça um livro composto pelas histórias da turma. Disponibilize o livro para consulta da comunidade escolar, podendo o mesmo ficar na biblioteca.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo para assistirem a mais um vídeo sobre o tema.

 

Por que o lixo é um problema de todos?

Aula1_10

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/multimidia/revistas/reduzidas//242/files/assets/basic-html/page5.html>. Acesso em: 05 de maio 2014.

 

Depois de assistirem ao vídeo faça um momento de diálogo, a partir das questões abaixo:

  • O que é lixo?
  • Para onde vai o lixo?
  • Como podemos separar o lixo?
  • Como os cuidados com o lixo podem ajudar nos cuidados com meio ambiente?

 

Professor, explique para a turma que os alunos terão como desafio fazer uma pesquisa em casa sobre o tipo de lixo que geram em casa. Para isso, faça uma cópia da atividade abaixo para cada aluno e peça  que os alunos registrem o nome dos produtos que encontrarem no lixo de suas casas durante o período de uma semana. 

 

Dias da semana

domingo

segunda-feira

terça-feira

quarta-feira

quinta-feira

sexta-feira

sábado

 

Tipo de lixo encontrado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Professor, a partir do sítio abaixo, a turma poderá descobrir mais sobre a separação do lixo e a diferença entre resíduo e lixo. Para isso, ajude a turma na leitura das informações online e em seguida peça para que joguem e se divirtam com a separação do lixo.

 

Aula1_11

Fonte: Sítio: “Escola Games”. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/coletaSeletiva/>. Acesso em: 05 de maio 2014.

 

Após o jogo e com a atividade de casa completa, organize os alunos em duplas e peça para  fazerem a separação do lixo encontrado em casa. Para isso, os alunos poderão desenhar os recipientes de coleta seletiva e abaixo escrever os nomes dos materiais que podem ser inseridos no local adequado. Veja o exemplo abaixo:

 

Aula1_12

 

Fonte das imagens: Sítio: “Dinheirama”. Disponível em: <http://dinheirama.com/blog/2010/03/26/reciclagem-o-que-pode-e-o-que-nao-pode/>. Acesso em: 05 de maio 2014.

Após todos concluírem a atividade, faça uma roda de conversa para que, cada aluno, possa relatar:

  • O que mais consome em casa;
  • O tipo de lixo mais produzido.

Depois, peça para  fazerem uma lista, no caderno de Ciências do que pode ser reduzido ou modificado no consumo em casa para que se possa reduzir o lixo. Também peça para que descubram uma forma de reutilizar algum tipo de material que é descartado no lixo.

Quando terminarem as listas, explique para a turma que cada aluno levará a lista para casa e fará a leitura com os seus familiares e decidam sobre as possíveis mudanças em casa.

Professor, descubra com a turma se há coleta seletiva em sua cidade e os locais em que se encontram. Quando descobrirem, envie o endereço para os familiares terem acesso.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e solicite que façam uma pesquisa sobre as formas de reduzir o desperdício. Explique que terão como desafio criar uma mensagem a ser dramatizada e gravada em vídeo para ser assistida pela comunidade escolar.

 

Quando a pesquisa estiver concluída e o grupo já estiver pronto para gravar a mensagem criada, auxilie a turma a registrar em forma de vídeo a partir do laptop Classmate pelo caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ou Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o "botão vermelho". Mas, se não participam do Projeto UCA, utilize uma máquina digital ou uma filmadora.

 

Depois de pronto, organize o horário e o local em que será feita a apresentação para a comunidade escolar. Faça os convites com a turma e distribua pela escola.

 

No dia da apresentação dos vídeos, construa com a turma panfletos de conscientização contra o desperdício para distribuição entre os participantes.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

. Sítio: “Jogos da Turma da Mônica”.Disponível em: < http://www.jogosdaturmadamonica.net/chuva/ >. Acesso em: 03 de maio 2014.

 

Sugestões de links para professores:

. Sítio: “Globo”.Disponível em: <http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2014/03/projeto-de-professoras-de-araraquara-reduz-desperdicio-de-alimento-em-70.html>. Acesso em: 03 de maio 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação constitui a essência do trabalho voltado para a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos. Nesta fase, é fundamental que todo o processo seja planejado e orientado mediante a avaliação da aprendizagem do aluno. Pela observação de cada aluno em sua singularidade, durante a realização de toda e qualquer atividade, você poderá ter elementos fundamentais para repensar a prática pedagógica. Para isso, sugerimos que você registre as considerações sobre cada aluno em sala de aula, exercendo uma prática reflexiva de seu próprio trabalho em prol do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos. Além da observação, também é fundamental no processo de avaliação os diálogos com os alunos e a análise de suas produções. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.