Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bom dia todas as cores!

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Vivenciar brincadeiras relacionadas às cores.
  • Aprimorar as habilidades de oralidade, leitura, interpretação e escrita de textos.
  • Identificar as cores primárias e secundárias.
  • Construir gráficos.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que o aluno tenha domínio da leitura e da escrita ou esteja cursando o 2º ano do Ensino Fundamental.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1. Bom dia todas as cores!

1. Professor entregue para cada aluno, uma bexiga variando as cores. Solicite que encham a bexiga e amarrem sua ponta, auxilie aqueles que não conseguirem amarrá-las. Utilize um som e coloque a música: "Misturando as cores" da Xuxa. Duração de 3min13seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uoA3OB35EjY. Acesso em 29 de abril de 2014. Proponha aos alunos que brinquem com sua bexiga livremente enquanto a música toca, ao final da música, solicite que segurem sua bexiga e volte para os lugares.

z

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-XdkS2uU80NU/UlP1SK3wsgI/AAAAAAAAAQw/YcTmxgoAh40/s1600/Slide15.JPG. Acesso em 29 de abril de 2014.

2. De volta aos lugares faça uma roda de conversa e pergunte o que eles acharam da dinâmica.

1) Como foi brincar com as bexigas?

2) Por que você escolheu essa cor de bexiga?

3) Qual outra cor você gosta?

4) Enquanto brincava você reparou a música que estava tocando? Sobre o que ela falava?

3. Durante a conversa explique aos alunos que a música falava sobre as cores e que este será o tema que eles irão trabalhar. Para isto, apresente a história "Bom dia todas as cores!" da autora Ruth Rocha. Duração de 5min22seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZhGHEZUzQX0. Acesso em 29 de abril de 2014.

s

Fonte: Imagem retirada pela autora do site: https://www.youtube.com/watch?v=ZhGHEZUzQX0. Acesso em 29 de abril de 2014.

4. Liste no quadro, com a ajuda dos alunos, as cores que aparecem na história. Pergunte aos alunos onde podemos encontrar essas mesmas cores no nosso dia a dia. Exemplo: Rosa (flor); azul (céu); laranja (uniforme); verde (folha); preto (fio); branco (nuvem); roxo (roupa) e amarelo (pintinho). Assim que os alunos forem falando onde encontramos as cores, o professor deverá lista-los no quadro, ao lado de sua respectiva cor.

5. Solicite aos alunos que escolham três objetos listados no quadro e, em uma folha sulfite, façam um desenho e o coloram com a cor correspondente.

Aula 2. Cores primárias e secundárias.

1. Retome com os alunos as cores citadas na história e explique que existem cores primárias, secundárias terciárias e neutras. Apresente aos alunos o vídeo "Cores primárias". Duração de 2min59seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hDogE5THWvA. Acesso em 29 de abril de 2014. Nesse vídeo apresente aos alunos a primeira parte que fala das cores primárias até o tempo de 44 segundos.

Após a apresentação da primeira parte do vídeo entregue para os alunos tintas azul, amarela e vermelha; um pincel e um copo de plástico com água. Solicite aos alunos que pintem com as cores primárias nos seus respectivos lugares na atividade e escreva o nome da cor.

2

Fonte: Imagem da própria autora.

2. Retorne ao vídeo e continue a apresentação das cores secundárias, que são as cores formadas a partir da mistura de duas cores primárias. Ao final do vídeo solicite que os alunos continuem a atividade pintando as cores primárias e misturando-as. Pergunte o que aconteceu, quais foram as cores que resultaram dessa mistura. Informe então que esse processo resultou na formação das cores secundárias. Lembre os alunos que escrever o nome das cores formadas.

Como informação, explique aos alunos que as cores terciárias são a cores formadas a partir das misturas de uma cor primária e uma cor secundária. E as cores neutras são usadas para complementar uma cor desejada, sendo que as cores neutras têm pouco reflexo. Entre as cores neutras podemos citar o branco, o cinza e o marrom.

f

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_tf7I8nFs8tk/S_W-637p_0I/AAAAAAAAAUk/yif-2fRKKdM/s400/400px-Mapa_de_cores.png. Acesso em 29 de abril de 2014.

3. Solicite aos alunos que agora utilizem os lápis de cores correspondentes as cores primárias e secundárias (azul, vermelho, amarelo, roxo, laranja e verde). Entregue para cada aluno uma atividade com um desenho e dicas de cores para colorir cada parte do desenho.

a

Fonte: Imagem da própria autora.

4. Finalizando essa aula, cole as atividades sobre as cores concluídas pelos alunos em um mural na sala de aula.

Aula 3. Conhecendo o camaleão

1. Retome com os alunos a história dê ênfase ao personagem da história. Pergunte aos alunos se eles conhecem o camaleão, se já viram em algum lugar ou se sabem algo de importante sobre ele. Para isto, leve os alunos para o Laboratório de Informática da escola ou utilize o Data Show ou outro recurso disponível da escola. 

2. Entregue para os alunos um roteiro escrito para que eles possam se orientar durante a apresentação das imagens e a explicação do professor. 

Sugestão de roteiro.

a

Fonte: Imagem da própria autora.

a

Fonte: http://lisasimpsons.files.wordpress.com/2012/09/camalec3a3o-8.jpg. Acesso em 30 de abril de 2014.

a

Fonte: http://www.cdn.camaleao.org/2012/10/camale%C3%A3o-comprar-valor-exotico-animal-loja.jpg. Acesso em 30 de abril de 2014.

qa

Fonte: http://lisasimpsons.files.wordpress.com/2012/09/camalec3a3o-18.jpg. Acesso em 30 de abril de 2014.

3. Professor entregue para os alunos uma folha com o desenho de um camaleão e proponha que cada aluno escolha uma cor para colori-lo.

n

Fonte: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRWxLhJcEr_3UHM7A2qNPmlelBX22Afn7Doj8WBtF4gzFaxAsDf. Acesso 30 de abril de 2014.

4. Faça uma roda de conversa e proponha que cada aluno apresente seu desenho e explique o motivo da escolha da cor e o que ela representa. Ao final da apresentação retome com os alunos o personagem da história.

* O camelão durante todo o seu dia encontrou vários amigos e por onde ele passava seus amigos davam opinião sobre sua cor, que era muito sem graça e que deveria ser de outra. Como ele não conseguia dizer não mudava várias vezes de cor, até que ao final do dia se cansou de tanto mudar por causa da opinião dos outros.

Solicite que os alunos apresentem seus desenhos coloridos e, ao terminar a apresentação, questione os motivos que levaram a escolha das cores presentes no seu desenho. Questione se alguém interferiu na escolha das cores, o porquê da preferência por aquela e não outra cor, se algum colega criticou ou deu uma opinião contrária à cor que estava utilizando. Ao terminar as apresentações, reflita com o grupo sobre a importância de escutar a opinião do outro, mas principalmente, a importância de avaliar se essa opinião poderá contribuir ou não para atingir os objetivos, as vontades a ações que cada um almeja alcançar.

Questione também se já passaram por alguma situação em que mudou sua opinião devido a influencia de outra pessoa? Vocês já fizeram igual ao camaleão? Ou já influenciaram outros colegas?

s

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_DOTZ9LCZn80/TPJTn9q9XZI/AAAAAAAABTc/jlaSyfhD4v0/s400/A%2BMINHA%2BOPINI%25C3%2583O.jpg. Acesso em 30 de abril de 2014.

Professor proponha algumas situações para fomentar a discussão. Exemplo: Durante brincadeiras em grupo, aceitar a opinião do outro ou tentar modificar; deixar de fazer alguma coisa que gosta muito por causa de opinião alheia; trocar de roupa ou de algum acessório, pois as outras pessoas não gostaram etc.

Aula 4. Minhas preferências

1. Retome o tema da aula anterior na qual se discutiu a importância da nossa opinião, que cada um tem seu jeito e suas preferências. Entregue para cada aluno uma ficha em que ele escreverá suas preferências em relação à cor, comida e brinquedo.

s

Fonte: Imagem da própria autora.

Depois de preenchida a ficha, proponha a confecção de um gráfico em um cartaz. Construa esse cartaz com os alunos para conhecer a preferência da turma.

s f d

Fonte: Imagens da própria autora.

2. Proponha que os alunos façam um questionário semelhante a esse para entrevistarem outras crianças da escola. Entregue para cada aluno 3 questionários e os oriente para que, na hora do recreio, eles tenham a oportunidade de entrevistar outras crianças. Entregue uma prancheta, lápis e 3 folhas da entrevista. Lembre-os que um aluno somente poderá ser entrevistados uma vez.

hgg

Fonte: Imagem da própria autora.

3. Leve os alunos para o pátio e faça a brincadeira “Pique das cores”.  O grupo define quem será o pegador. Ele escolhe uma cor e grita para os outros. Por exemplo: "Azul!". Todos devem sair correndo e tocar a cor que foi pedida. Quem conseguir tocar a cor não pode mais ser pego. Caso o pegador consiga capturar uma das crianças antes de ela encostar na cor, ela vira o novo pegador e deve escolher outra cor para que a brincadeira continue.

f

Fonte: http://www.projetodecolar.com.br/wp-content/uploads/2013/03/elefantinho-colo1.gif. Acesso em 30 de abril de 2014.

Aulas 5 e 6. Refletindo sobre a pesquisa

1. Retome a pesquisa realizada na aula anterior, reúna as entrevistas e construa outro gráfico com os alunos sobre as preferências das outras crianças da escola. Redija, em conjunto com os alunos, descrevendo as principais observações feitas por eles durante a comparação dos gráficos. Professor solicite que os alunos colem a pesquisa no caderno e escreva um parágrafo de conclusão destacando os sentimentos e sensações que teve durante a realização da pesquisa.

As próximas atividades tem por objetivo a integração entre os alunos e a vivencia de atividades e brincadeiras com a temática trabalhada: as cores.

2. No refeitório da escola, proponha aos alunos a fazerem gelatina de cores variadas. Explique para os alunos que existem várias cores de gelatina e seus respectivos sabores. Solicite aos alunos que dividam em grupo e repasse a receita de como fazer uma gelatina.

1 caixinha de gelatina em pó

250 ml de agua quente

250 ml de agua gelada

Professor procure funcionários da escola para assessorar os alunos na confecção da gelatina. Depois de pronta solicite aos alunos que coloque em copos de plástico e leve para a geladeira da escola. Explique para os alunos que como a gelatina demora a endurecer eles verão ela pronta na próxima aula.

hfff

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-jWJwouOlDYc/Tq822zd_ccI/AAAAAAAAAFE/olBi1-aapOg/s1600/DSC03851.JPG. Acesso em  01 de maio de 2014.

3. Assim, coloque anteriormente, fichas de cores variadas e da mesma quantidade que será entregue aos alunos em todo o pátio. Entregue para cada aluno uma ficha de uma cor. Proponha que os alunos que estão com a mesma cor de ficha se reúna em grupo. Solicite aos grupos que procurem fichas correspondentes às suas cores em todo o pátio. Estabeleça um tempo para que os alunos recolham o maior número de fichas. Ao final da brincadeira ganha a equipe que tiver conseguido mais fichas da sua cor.

kj

Fonte: http://www.zun.com.br/fotos/2012/10/Crian%C3%A7as-correndo.jpg. Acesso em 01 de maio de 2014.

4. Ainda com as equipes dividas por cor, um aluno de cada equipe por vez segurando uma vassoura terão que “varrer” bolinhas da cor da sua equipe que estarão espalhadas na quadra até uma caixa de papelão que estará do outro lado da quadra. Os alunos poderão colocar uma bolinha por vez na caixa, quanto conseguirem voltaram para seu grupo e outro colega fará a mesma atividade. A brincadeira termina quando uma equipe conseguir colocar todas as bolinhas correspondentes a sua cor dentro da caixa de papelão.

d

Fonte: http://www.construirnoticias.com.br/figuras/8/brincadeiras-03.gif. Acesso em 01 de maio de 2014.

Ao final destas atividades, reúna os alunos em circulo e converse com eles sobre as atividades realizadas. Questione qual foi a mais interessante, qual eles gostariam de realizar novamente, se conhecem outros jogos ou brincadeiras voltadas para essa temática.

Aula 7. "Eu quero ser bom para todo mundo" Camaleão

1. Retome com os alunos a parte da história que Camaleão fala logo quando acorda “Eu quero ser bom pra todo mundo”.  Proponha aos alunos uma roda de discussão sobre essa atitude de Camaleão. O professor deverá registrar as respostas dos alunos, principalmente as que se referirem à questão 3.

1) Você é bom com todo mundo?

2) Você gosta de ajudar as pessoas como Camaleão?

3) Quais qualidade as pessoas precisam ter para fazer coisas boas?

4) Você conhece alguém aqui da sala que se parece com o Camaleão e adora ajudar as pessoas?

2. Depois da roda de discussão proponha aos alunos que escrevam em fichas as qualidades que citaram na pergunta 3 e coloque dentro de um envelope. Um aluno por vez pegará um ficha e entregará para o colega que achar que mais combina com a qualidade. Entregue também para cada aluno um pedaço de fita adesiva para que ele cole na camiseta a qualidade que receberá.

hjgg

Fonte: Imagem da própria autora.

3. Proponha para cada aluno que faça um desenho no caderno relacionado com a qualidade que recebeu ou em alguma situação que ele pratica essa qualidade.

4. Finalize a aula com um momento para comer a gelatina que os alunos fizeram na aula anterior.

d

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_qWdpFp_egZw/TIA0ZKn_8oI/AAAAAAAAAuc/78oXDtjEPPU/s1600/100_0815.JPG. Acesso em  01 de maio de 2014.

Recursos Complementares

CABRAL, Gabriela. Cores. Disponível em: http://www.brasilescola.com/artes/cores.htm. Acesso em 29 de abril de 2014.

Cores primárias, secundárias e terciárias. Disponível em: http://artesatividades.blogspot.com.br/2010/12/cores-primarias-secundarias-e.html. Acesso em 29 de abril de 2014.

MAX, Camaleão. Camaleão: um símbolo de mudança. Disponível em: http://camaleao.org/tag/habitats/. Acesso em 30 de abril de 2014.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram interpretar a história, compreender e identificar a classificação das cores; se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita, leitura e oralidade; se conseguiram verbalizar sobre suas impressões e percepções a cerca do tema. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.