Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Seres humanos e demais animais: discutindo a relação

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Filosofia A construção do sujeito moral
Ensino Médio Filosofia Ética
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar e discutir os diferentes tipos de relações entre o homem e os outros animais.

  • Apontar os aspectos que diferenciam e igualam humanos e outros animais.

  • Defender os direitos dos animais.

  • Descrever a experimentação utilizando animais.

  • Identificar os limites da abordagem antropocêntrica na história das relações homem-animal.

  • Identificar os animais como seres dotados de cultura e inteligência.

  • Questionar a superioridade humana nas relações com os outros animais.

  • Opinar sobre a domesticação animal.

  • Identificar as referências aos animais e às manifestações da animalidade na literatura.

  • Explicitar o papeis da evolução e da cultura na produção de padrões de comportamento humano em relação a outros animais.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Teorias evolutivas: darwinismo.
Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; análise de vídeos; estudo de textos; produção de textos; produção de vídeos e publicação em blog ou site da escola.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; textos digitais e vídeos; câmeras fotográficas.

 

domesticação animais

Jan van Gool/The Bridgeman Art Library/Getty Images. Imagem disponível em: http://static.hsw.com.br/gif/domestication-3.jpg. Acesso em 04/05/2014.

 

Módulo 1- Identificando diferentes relações entre humanos e outros animais

Atividade 1- O homem e os outros animais: diferentes relações

Para motivar e iniciar o estudo do tema, propomos que o professor utilize quatro materiais disponibilizados na forma de vídeos, textos e música.

São quatro materiais diferentes e para cada material acessado, os alunos deverão registrar em seus cadernos as respostas às questões para discussão disponibilizadas impressas pelo professor. 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os vídeos/textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar o vídeo em seu computador e projetá-lo, utilizando o aparelho data show.

 

criança e animal

Imagem disponível em: http://www.acolhida.org.br/wp-content/uploads/crian%C3%A7a-animal-estima%C3%A7%C3%A3o.jpg. Acesso em 02/05/2014.

 

Vídeo 1- CALCANHOTO, Adriana. O homem deu nome a todos os animais. Duração: 4min35seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=RVEGBHXIzg4. Acesso em 02/05/2014.

Sugerimos a versão disponibilizada em vídeo no You Tube, cujas imagens remetem a uma reflexão sobre alguns tipos de relações entre o ser humano e os outros animais.

Questões para discussão

  • Que sentimentos as imagens deste vídeo desperta em você?

  • Qual é a sua interpretação para a letra desta música?

  • Que relações entre o homem e outros animais podem ser percebidas na letra da música? E nas imagens?

 

Kevin Richardson

Imagem disponível em: http://www.slidespost.com/media/images/1230661236.jpg. Acesso em 04/05/2014.

 

Vídeo 2- SETTI, Ricardo. Vídeos sensacionais: Kevin Richardson, o homem que até dorme no meio de leões ferozes. Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tema-livre/videos-sensacionais-kevin-richardson-o-homem-que-ate-dorme-no-meio-de-leoes-ferozes/. Acesso em 02/05/2014.

O professor deverá instruir os alunos a acessarem a página, lerem a matéria e visualizarem os três vídeos nela disponibilizados.

Questões para discussão

  • O que a história e o trabalho deste zoólogo despertam em você?

  • Que relações entre o homem e outros animais podem ser percebidas nestas situações?

  • Em que condições é possível se relacionar com animais selvagens desta maneira?

 

leão de circo

Imagem disponível em: http://lh3.ggpht.com/_4pnRbavoCOA/Sw0dK5IezZI/AAAAAAAAAlM/lvPrjIQB2zY/s1600/leao+de+circo%5B3%5D.jpg. Acesso em 02/05/2014.

 

Vídeo 3GLOBO REPÓRTERReportagem Animais em Circos - 01. Duração: 9min32seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=37xtPk2to6U. Acesso em 02/05/2014.

Questões para discussão

  • Que sentimentos as imagens e as histórias despertam em você?

  • Quais relações entre o homem e os outros animais você percebe nestas situações?

 

Vídeo 4-  O LEÃO CHRISTIAN - Versão Longa e Legendada PT-BR. Duração 7min19seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=NOgNpVdJSD8. Acesso em 15/05/2014.

Questões para discussão

  • Qual é o significado desta história para você?

  • Quais são os prós e os contras de se domesticar animais selvagens?

Atividade 2- Discussão dos Vídeos

A discussão dos vídeos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor para cada vídeo, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

 

Módulo 2- Homem e os outros animais - Dossiê

Propomos um estudo do dossiê publicado em 2011 pela Revista Eletrônica de Jornalismo Científico Com ciência, que propõe um novo olhar sobre o tratamento dispensado pelos humanos aos animais.

Interdisciplinaridade

Devido ao caráter indisciplinar inerente ao tema, que não pode ser compreendido do ponto de vista apenas biológico, o professor de Biologia deverá propor uma parceria com outros colegas das áreas de Filosofia, História, Literatura e Sociologia, no sentido de auxiliarem na contextualização e compreensão dos textos e coorientarem os alunos nesta proposta.

Atividade 1- Leitura dos textos

O dossiê é composto por cinco reportagens e quatro artigos; portanto, o professor deverá distribuir a turma em nove grupos, por sorteio e atribuir a cada grupo o estudo de um texto.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o texto referente ao seu grupo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os textos em seu computador, imprimir e disponibilizar cópias para os grupos.

Os alunos deverão ler o texto e registrar as informações que considerarem mais relevantes.

Textos e endereços para acesso

Texto 1- MANFREDO, Maria Teresa. Seres humanos e demais animais: hora de discutir a relação. Disponível em: http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=73&id=906. Acesso em 02/05/2014.

Texto 2- DENTILLO, Daniel Blasioli. Nas diferenças e igualdades: linhas tênues separam humanos e animais. Disponível em: http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=73&id=910. Acesso em 02/05/2014.

Texto 3- KAMPF, Cristiane. Humanos e não-humanos são iguais perante a lei? Disponível em:  http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=73&id=913. Acesso em 02/05/2014.

Texto 4- GONÇALVES, Michele. Experimentação animal: o debate na universidade e nos laboratórios de pesquisa. Disponível em: http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=73&id=914. Acesso em 02/05/2014.

Texto 5- NAOE, Aline. Novos conhecimentos e movimentos sociais questionam os usos dos animais. Disponível em: http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=73&id=907. Acesso em 02/05/2014.

Texto 6- SILVEIRA, Cristiane Amaro; CUSTÓDIO, Ana Elizabeth Iannini. O “fazer o bem sem olhar a quem” e os limites da abordagem antropocêntrica na história das relações homem-animal. Disponível em: http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=73&id=908. Acesso em 02/05/2014.

Texto 7- LANAND, Kevin. Trad. BARATA, Germana. Culturas animais. Disponível em: http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=73&id=915. Acesso em 02/05/2014.

Texto 8- VELDEN, Felipe Ferreira Vander. Antas dos brancos, veados grandes, onças de criação. Disponível em: http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=73&id=909. Acesso em 02/05/2014.

Texto 9- MACIEL, Maria Esther. Exercícios de zooliteratura. Disponível em: http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=73&id=916. Acesso em 02/05/2014.

 

Cultura animal 

Imagem disponível em: http://www.labjor.unicamp.br/comciencia/img/cultura_animal/rp_daniel2.jpg. Acesso em 04/05/2014. Créditos: Eduardo Ottoni e Patrícia Izar, Instituto de Psicologia da USP.

 

Atividade 2- Discussão dos textos em grupo

Terminada a pesquisa e os registros, os alunos que estudaram o mesmo tema, agrupados anteriormente por sorteio, deverão se reunir para discussão do assunto. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos deverão fazer um consolidado do que foi registrado pelo grupo.

 

Módulo 3- Socializando conhecimentos

Atividade 1- Organização das apresentações do trabalho

Terminada a discussão e reformulação de registros, cada grupo de alunos deverá preparar uma apresentação que sintetize o conteúdo sobre o tema pesquisado para socializar para a turma os aspectos destacados.

Os alunos deverão montar estas apresentações, por meio do  programa Power Point, que permite a digitação de textos e utilização de imagens que poderão ser buscadas na internet e salvas em arquivos.

As apresentações deverão ser salvas em pen drives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 2 - Seminários para socialização do conteúdo dos textos

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para que cada grupo as socialize. Propomos uma organização no formato de um seminário, em que cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

Atividade 3- Produção de vídeos

O professor deverá formar novos grupos reunindo, em cada um deles, alunos que estudaram e socializaram diferentes temas nos módulos 2 e 3.

Cada grupo deverá fotografar situações de seu cotidiano que retratem diferentes exemplos das relações entre humanos e outros animais. A partir destas fotografias, deverão produzir um vídeo contendo imagens, música e texto, que representem as relações entre humanos e outros animais em sua comunidade. O vídeo deverá mostrar o olhar dos alunos sobre esta questão após esse estudo.

Os vídeos produzidos pelos alunos deverão ser apresentados para a turma e o professor e, posteriormente, publicados em blog ou site da escola.

Abaixo listamos algumas referências contendo orientações para a produção de vídeos. O professor poderá escolher uma delas para orientar seus alunos ou disponibilizar todas e possibilitar a eles a escola de quais instruções seguir.

 

QUEIROZ, Luciano de. Vídeo aula - como fazer vídeos com suas fotos. Duração: 7min11seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mz8fHGHU5fM. Acesso em 02/05/2014.

SAFEPCTUGA-BLOGSPOT. Como fazer vídeos com fotos [e música]. Disponível em: http://safepctuga.blogspot.com.br/2011/05/como-fazer-videos-com-fotos.html. Acesso em 02/05/2014.

FURTADO, Teresa. Como editar minhas fotos online para criar um vídeo sem instalar nada. Disponível em:http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2012/09/como-fazer-video-com-fotos-e-musica.html. Acesso em 02/05/2014.

Atividade 4- Socialização na rede

Toda a produção dos alunos, incluindo as apresentações dos seminários e os vídeos, deverá ser enviada por e-mail ao professor para avaliação. Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos  deverão criar o blog.  Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (acesso em 04/05/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento e o professor, juntamente com os alunos, deverão divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe, deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor deverá manter o blog atrativo, postando atualidades relacionadas ao tema.

 

crianças e elefantes

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-uhO6oGJT9Kw/TdZ_EQ18YkI/AAAAAAAAChE/gYdB9ay_Z5I/s1600/image02.jpg. Acesso em 04/05/2014.

Recursos Complementares

Para os alunos

Conheça Kevin Richardson, o amigo dos leões. Disponível em: http://hypescience.com/conheca-kevin-richardson-o-amigo-dos-leoes/. Acesso em 04/05/2014.

Para o professor

VOGT, Carlos. Cultura Animal. Disponível em: http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=73&id=911. Acesso em 04/05/2014.

FERRY, L. A nova ordem ecológica: a árvore, o animal, o homem. São Paulo: Ensaio, 1994.

PAIXÃO, R. L. Experimentação animal: razões e emoções para uma ética.189f. Tese de Doutorado. Fundação Osvaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2001.

REGAN, T. Jaulas vazias: encarando o desafio dos direitos animais. Porto Alegre: Lugano, 2006.

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

  • Os principais instrumentos de avaliação quantitativa deverão ser: i) as apresentações, em forma de seminário, do conteúdo estudado ii) os vídeos produzidos pelos alunos.

  • Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.