Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Viajando pelo mundo das letras e das palavras

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprimorar a escrita, a leitura e a oralidade.
  • Construir textos.
  • Trabalhar coletivamente na reprodução de brincadeiras e jogos relacionados à temática.
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação.
  • Explorar sua criatividade na elaboração de um personagem e suas características.
  • Conhecer novas palavras e ampliar seu vocabulário.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que o aluno tenha domínio da leitura e da escrita ou esteja cursando o 3º ano  do Ensino Fundamental.

Estratégias e recursos da aula

Professor, como subsídio para a construção desta aula, assista ao vídeo: Letra Viva - PGM. 2: Saberes que produzem saberes. Duração: 31min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4271. Acesso em 01 de maio de 2014.

Sinopse

A série propõe diferentes formas de introduzir a criança no mundo da leitura e da escrita. Os vídeos tratam de alfabetização e letramento na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e apresentam projetos e atividades para professores que trabalham a linguagem com crianças de até 10 anos de idade. O segundo programa da série mostra a importância de o educador conhecer o que as crianças sabem e pensam e também o seu contexto sociocultural. O programa mostra ainda cenas de crianças em processo de alfabetização treinando leitura.

Aula 1. Bê a bá

1. Professor essa atividade por objetivo oportunizar aos alunos conhecer melhor as letras, o alfabeto e formar várias palavras, ampliar seu vocabulário. Para isto, inicie a aula propondo a turma toda uma brincadeira que faz parte do universo escolar chamada forca. Pergunte quem já ouvir falar ou já brincou. Como é que brinca, pede para explicar caso alguém saiba.

Nessa brincadeira um jogador tem que acertar qual é a palavra proposta, tendo como dica o número de letras e o tema ligado à palavra. A cada letra errada, é desenhada uma parte do corpo do enforcado. O jogo termina ou com o acerto da palavra ou com o término do preenchimento das partes corpóreas do enforcado. Proponha palavras relacionadas com a temática para as próximas aulas: palavra, letra, alfabeto etc.

Para ilustrar essa temática, apresente aos alunos a música "Bê a bá" de Toquinho. Duração: 3min45seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_Oe1G3wjRXg. Acesso em 01 de maio de 2014. Na primeira vez, apresente somente o áudio da música e solicite aos alunos que ouçam com atenção. Na segunda apresentação, entregue para cada aluno a letra da música impressa para acompanhar a música fazendo a leitura individual.

r

Fonte: Imagem retirada pela autora do site: http://www.youtube.com/watch?v=_Oe1G3wjRXg. Acesso em 01 de maio de 2014.

Letra da música.

BÊ-A-BÁ - TOQUINHO

QUANDO A GENTE CRESCE UM POUCO
É COISA DE LOUCO O QUE FAZEM COM A GENTE: 
TEM HORA PRA LEVANTAR, HORA PRA SE DEITAR,
PRA VISITAR PARENTE. 
QUANDO SE APRENDE A FALAR, SE COMEÇA A ESTUDAR, 
ISSO NÃO ACABA NUNCA. 
E SÓ VAI SABER LER, SÓ VAI SABER ESCREVER 
QUEM APRENDER O BÊ-A-BÁ. 
E ALÉM DO ABECEDÁRIO, UM GRANDE DICIONÁRIO 
VAMOS TODOS PRECISAR:

COM A ESCREVO AMOR, COM B BOLA DE COR, 
COM C EU TENHO CORPO, CARA E CORAÇÃO. 
COM D AO MEU DISPOR ESCREVO DADO E DOR, 
COM E EU SINTO EMOÇÃO! 
COM F FALO FLOR, COM G EU GRITO GOL 
E COM H DE HAVER EU POSSO HARMONIZAR. 
COM I DESEJO IR, COM J VOLTO JÁ, COM L TENHO LUAR. 
COM M ESCREVO MÃO, MAMÃE, MANJERICÃO, 
COM N DIGO NÃO E O VERBO NASCER. 
COM O EU POSSO OLHAR, COM P PAPARICAR, 
COM Q EU QUERO QUERER. 
COM R FAÇO RIR, COM S SAPOTI, 
COM T TAMANDUÁ, COM U URUBUPUNGÁ. 
COM V JURO QUE VI, COM X FAÇO XIXI, 
NO FIM O Z DA ZEBRA.

3. Essa atividade tem como finalidade auxiliar na leitura, oralidade e contribuir para que os alunos comuniquem o que sabem e pensam sobre a música e construam novos conhecimentos a partir do que elas fazem e pensam. Para isto, organize os alunos em duplas e peça para cantarem a música várias vezes. Logo depois, cada dupla terá como tarefa ler várias vezes a letra da música e depois conversar com o colega sobre o que tem a dizer sobre ela. Explique para a turma que o desafio é que compreendam bem a o que a letra da música diz, para que assim, possam contá-la para seus colegas.

Quando todos estiverem preparados, solicite que façam a apresentação para a turma. Lembre-se que após cada dupla apresentar, é necessário perguntar à turma o que compreenderam também. Assim, favorece o diálogo e a troca de ideias entre todos.

Se necessário, auxilie os alunos dizendo que a música fala das crianças que fazem várias coisas no dia a dia, tanto com a família como com os amigos e na escola, inclusive aprender a ler e a escrever. Além disso, o autor apresenta as letras do alfabeto e cita exemplos de palavras que iniciam com as letras determinadas. Solicite aos alunos que listem no caderno as letras que aparecem e suas palavras respectivas.

Exemplo: A - amor; B - bola; C - corpo, cara e coração etc.

4. Observe com os alunos que as letras K, W e Y não apareceram na música. Proponha aos alunos que acrescente na lista uma palavra que começa com cada uma dessas letras. Sugestão: K: karaokê; W: Wilson; Y: yoga.

As próximas atividades têm como objetivo trabalhar com o dicionário e reconhecer as palavras nele apresentadas em ordem alfabética, identificar o significado das palavras pesquisadas. Além disso, os alunos poderão construir frases utilizando várias palavras presentes no seu vocabulário e organizá-las de forma coesa.

Proposta de atividade:

1) Escolher três palavras e pesquisar no dicionário o seu significado e anotar.

2) Escolher outras três palavras e escrever duas palavras que rimam com cada.

3) Escolher outras três palavras e formar uma frase com cada uma.

4) Escolher outras três palavras e fazer um desenho de cada uma.

d

Fonte: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQVTLLcyoGJat_u4lnNiT908zmeEUPo1Vfml9HxkTpnGk6CArTBkA. Acesso em 01 de maio de 2014.

Exemplo:

1.  D - dado: Pequeno cubo de faces marcadas com pontos, de um a seis, ou com figuras, usado em diferentes jogos.

    E - emoção: Abalo moral ou afetivo.

    F - flor: Órgão reprodutor dos vegetais fanerogâmicos.

2. H - harmonizar: agilizar e alfabetizar.

    I - ir: cair e competir.

   L - luar: conceituar e tatuar.

3, G - gol: No jogo de futebol da escola meu amigo fez um GOL de bicicleta.

J - Já: Hoje eu JÁ escovei os dentes antes de ir para a escola.

M - mão: Quem escreve com a MÃO esquerda é canhoto.

4. O - olhar

d

Fonte: https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQo7nlVMxielMy0xzHUHOFxvUx240dS53uS0yBY6O3RX3BnWyJcew. Acesso em 01 de maio de 2014.

    R - rir

a

Fonte: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRf_cgq_He92hrxiN_Yb72dO7-3G5S2V0NEGSG1JjQG7bXfOx4rEg. Acesso em 01 de maio de 2014.

    Z - zebra

d

Fonte: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSLPLkoJf-ozQ2ponONTnJBXwT1OJgxgy17D7xbQiLzugbcPOPg. Acesso em 01 de maio de 2014.

5. Professor nas próximas aulas proponha aos alunos que as chamadas de presença sejam feitas não respondendo "presente" e sim com alguma palavra que se inicie com a letra sorteada. Exemplo: Letra sorteada F. A cada nome dos alunos anunciado durante a chamada, responderá a mesma com alguma palavra que se inicia com F: foca, fada, feriado etc. Lembre os alunos que ninguém poderá repetir nenhuma palavra já dita anteriormente. Isso é bastante interessante para os alunos, pois alguns já vão para a aula preparadas para essa chamada e já levam algumas palavras para auxilia-lo na brincadeira.

Aula 2. Aprendendo ordem alfabética e jogando com as palavras.

1. As próximas atividades têm como finalidade contribuir com os alunos em relação ao seu vocabulário, sua capacidade de associar a palavra ao seu significado e sua relação com o meio em que vivem. Assim, proponha aos alunos a brincadeira "Tá quente, tá frio". Divida a turma em dois grupos, destinando uma cor para cada um (azul e amarelo). Cada aluno recebe uma ficha com uma palavra diferente. Em seguida, escolha você uma das palavras sem dizer qual é. Passe a dar dicas para que as crianças descubram de qual se trata. Comece com um alto grau de dificuldade e vá detalhando as informações aos poucos.

Sugestões de fichas.

aq

Fonte: Imagem da própria autora.

Exemplo: Palavra escolhida ARARA. Dicas: é um animal; é uma ave; é uma ave brasileira; mora na Floresta Amazônica; a palavra tem "a"... Quando uma das equipes acertar a palavra, o "dono" da ficha vai até ao quadro mostrar aos demais como ela é escrita. Vence a equipe que adivinhar o maior número de palavras.

2. Entregue para cada aluno uma atividade com dois exercícios para explorar a ordem alfabética das palavras.

Ordem alfabética

1) Coloque as seguintes palavras em ordem alfabética:

cauda – zoológico – espuma – reunião – arquivo – virose – policia – sonho – fechar – balão.

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

2) Enumere as palavras de acordo com a ordem alfabética de 1 a 15.

(    ) problema                                   (    ) escolha

(    ) ruim                                           (    ) desejo

(    ) melhor                                       (    ) terra

(    ) geração                                     (    ) viagem

(    ) criança                                      (    ) ano

(    ) lugar                                          (    ) semear

(    ) novo                                          (    ) ideia

(   ) fortaleza

Fonte: Imagem da própria autora.

3. Em seguida, informe aos alunos que, de forma interativa e divertida, terão que identificar as letras e palavras associadas com desenhos e conceitos. Para isto,  leve-os para o Laboratório de Informática e apresente o site: Ludo Educativo. Disponível em: http://www.ludoeducajogos.com.br/jogos/ludoprimeirospassos/. Acesso em 01 de maio de 2014. Esse site tem jogos interativos relacionados à alfabetização: letras, formação de palavras etc. Professor nesse site tem a opção de escolher os níveis de 1 a 5. Proponha aos alunos que nesta aula eles conheçam os níveis 1 e 2 e na próxima os níveis 3 e 4. Para isto, divida o tempo disponível no laboratório de informática com os dois níveis. Solicite aos alunos que selecionem o "Nível 1" e comecem o jogo.

s

Fonte: Imagem retirada pela autora do site: http://www.ludoeducajogos.com.br/jogos/ludoprimeirospassos/nivel1. Acesso em 01 de maio de 2014.

ç

Fonte: Imagem retirada pela autora do site: http://www.ludoeducajogos.com.br/jogos/ludoprimeirospassos/nivel1. Acesso em 01 de maio de 2014.

Professor de acordo com o nível a exigência do jogo será maior. Inicialmente os alunos selecionarão letras que iniciam as imagens que aparecem, ligarão uma figura a outra com a mesma letra inicial e selecionarão imagens que iniciam com a letra proposta. Depois que os alunos passarem pelo nível 1, solicite que escolham a opção do nível 2. Nele os alunos terão que digitar as letras que faltam em cada palavra. Auxilie sempre que necessário os alunos tanto para manusear o mouse durante as atividades como na hora de responder o que se pede.

Aula 3. Produção de texto

1. Retorne com os alunos ao Laboratório de Informática e proponha aos alunos os jogos de letras e palavras níveis 3 e 4. No nível 3 os alunos continuarão digitando as letras que faltam em cada palavras mas agora com palavras maiores. No nível 4 os alunos trabalharão com sílabas na formação das palavras.

d

Fonte: Imagem retirada pela autora do site: http://www.ludoeducajogos.com.br/jogos/ludoprimeirospassos/nivel4. Acesso em 02 de maio de 2014.

2. Os alunos, nessa atividade, além de relacionar as palavras e letras do alfabeto com suas atividades diárias, explorarão sua criatividade na formação de frases associada às letras do alfabeto. Proponha uma produção de texto, descrevendo o que mais gostamos de fazer associando com as letras do alfabeto. Cada aluno deverá em seu caderno escrever as letras do alfabeto e, na frente de cada letra, uma pequena frase iniciada com a letra citada indicando sua preferência ou o que gosta fazer. Proponha aos alunos que ilustrei a atividade e, ao final, apresente uma frase por vez para que todos os alunos possam ler.

Alfabeto que mais gosto
 

A - abraçar meus pais

B - bagunçar o cabelo do meu irmão

C - copiar do quadro

D - dançar forró

E - escrever com canetinha

Fonte: Imagem da própria autora.

3. Retomando a letra da música "Bê a bá" do Toquinho que está colada no caderno os alunos identificarão o sentido que a música trás em relação a suas atividades diárias, suas responsabilidades além da capacidade de verbalizar suas impressões e percepções sobre o tema. Para isso, faça uma leitura coletiva da primeira estrofe da música. Proponha aos alunos que expliquem o que entenderam sobre essa parte. Para auxiliá-los explique que na primeira estrofe o autor descreve um pouco como é a vida das crianças, que com o passar dos anos adquire mais informações e responsabilidades tanto familiar como na escola. Exemplifique com trechos da música e solicite que os alunos grifem esses trechos em seu caderno.

"Tem hora pra levantar, hora pra se deitar, pra visitar parente".

"E só vai saber ler, só vai saber escrever quem aprender o bê a bá".

"E além do abecedário, um grande dicionário vamos todos precisar".

Analise e discuta com eles sobre as mensagens que a letra da música nos revela, pois no primeiro trecho, destacam-se algumas das responsabilidades e deveres das crianças que geralmente são estabelecidos em casa, com a família. Nos outros três trechos dessa estrofe, percebe-se a explicitação de novas ações e responsabilidades estabelecidas pela família, mas também por outra instituição: a escola.

4. Proponha aos alunos a criação de um diário de bordo. Nesse diário eles descreverão acontecimentos do seu dia a dia tanto em casa, com a família, como na escola.

Sugestão de Diário de Bordo

Meu diário de bordo
Nome:
Data Acontecimentos
 

 

 

 

 

 

Fonte: Imagem da própria autora.

Na coluna da data, os alunos preencherão com as datas da semana, ou seja, esse diário de bordo terá 7 páginas para que o aluno possa registrar seu dia a dia. Na coluna dos acontecimentos eles preencherão com: hora que acorda; o que fez o período da manhã, da tarde e da noite; que hora foi dormir; onde passeou e quais tarefas teve que fazer.

Obs.: Professor, a sugestão é que os alunos preencham esse diário durante uma semana, incluindo os finais de semana. Organize seu planejamento para que ao final desse período você possa retomar o trabalho, se não for possível, altere o período para menos dias.

Aula 4. Analisando o Diário de Bordo

a

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_NyVR_CQUMx0/Sld3JTIhD4I/AAAAAAAACWY/aPzmNGFc3A0/s400/Di%C3%A1rio+de+bordo-album+md2.jpg. Acesso em 02 de maio de 2014.

1. Nessa atividade os alunos desenvolverão suas habilidades de leitura e escrita, trocarão informações e ideias com os colegas além de refletir sobre suas atividades diárias. Retome com os alunos o Diário de Bordo, proponha uma roda de discussão e solicite que cada aluno entregue seu diário de bordo para o colega que está sentado a sua direita. Destine um momento dessa aula para que eles façam a leitura do diário do colega. Explique que não é possível que todos leiam todos os trabalhos, mas proponha a discussão sobre o diário.

1) Você observou alguma atividade que seu colega fez semelhante a sua?

2) O que você achou do dia a dia do seu colega? Interessante, chato?

3) Você considera que os compromissos familiares ocupam muito tempo da sua semana?

4) E as tarefas escolares? Estão presente em vários momentos?

5) Depois de descrito e analisado seu diário você acha que seu cotidiano é semelhante ao sentido que música apresenta? Ter hora para várias coisas, compromissos familiares, várias responsabilidades e informações.

6) Você acha que com o passar dos anos esses compromissos e responsabilidades aumentam ou diminuem? Por quê? Como você acha que será?

Professor para essa sexta pergunta proponha a construção de um parágrafo pelo aluno no caderno. Ele descreverá suas impressões sobre essas mudanças na vida da criança com o passar do tempo.

2. Sorteie entre os alunos uma letra do alfabeto. Cada aluno receberá uma letra do alfabeto e terá que na próxima aula levar algum objeto que seu nome comece com a letra correspondente ao sorteio. Se tiver mais alunos do que as letras do alfabeto repita o sorteio ao terminar das 26 letras.

3. Proponha brincadeiras relacionadas a letras, palavras e alfabeto.

1) Antes de iniciar a aula, espalhe na quadra esportiva 10 palavras que iniciem com cada letra do alfabeto (10 palavras que começam com a letra A, mais 10 palavras com a letras B, e assim sucessivamente). Leve os alunos para a quadra. Entregue para cada aluno um crachá com uma letra. Este terá que percorrer toda a quadra e achar 10 palavras que inicie com a letra correspondente ao seu crachá. O primeiro aluno que voltar até o professor e entregar as 10 palavras será o 1º lugar. Registre em uma folha a colocação dos alunos de acordo com o momento da chegada. Juntamente ao crachá entregue um envelope para os alunos guardarem as palavras.

Exemplo de conjunto de 10 palavras com a letra B.

sss

Fonte: Imagem da própria autora.

Crachá

j

Fonte: Imagem da própria autora.

Ao retornar todos os alunos proponha que, de acordo com a classificação, os alunos escolham uma palavra e façam mímica para os colegas adivinharem.

2) Faça um "caracol de letras" com giz no chão ou com papel. Neste "caracol" estarão todas as letras do alfabeto. Divida a turma em três times e escolha uma palavra para um de cada vez tentar soletrar essa palavra saltando em cima da letra no chão. Exemplo: Carro. O aluno terá que saltar em cima da letra C, depois A, depois duas vezes R e por fim na letra O. Cada aluno que conseguir cumprir o desafio ganha um ponto.

aqs

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-xGXlhyAHVR4/UYLm8tA8feI/AAAAAAAAC_Y/Lb6ABRPGZdg/s1600/CARACOL+COM+ALFABETO,+ESCOLA,+INFANTIL,+BRINCADEIRA,+LETRAS.jpg. Acesso em 02 de maio de 2014.

Aula 5. Ditado

1. Nessa aula os alunos irão aprimorar a leitura e a oralidade além de identificar as palavras e aperfeiçoar a escrita com o ditado. Professor entregue para cada aluno, um instrumento de ditado que será preenchido durante a apresentação dos objetos dos colegas referentes às letras. Sorteie uma letra e o representante dessa letra irá à frente da turma e apresentará seu objeto. Ele terá que explicar o que é o objeto, quais suas características e sua utilidade/função. Ao final da apresentação repetirá o nome do objeto três vezes para que os colegas no espaço destinado no instrumento escreva o nome do objeto.

Instrumento de ditado.

DITADO
NOME:
LETRA PALAVRA
A  
B  
C  
D  
E  
F  
G  
H  
I  
J  
K  
L  
M  
N  
O  
P  
Q  
R  
S  
T  
U  
V  
X  
W  
Y  
Z  

Fonte: Imagem da própria autora.

Exemplo: Letra sorteada P. O aluno vai à frente a apresenta o objeto: PANELA. Explica: É um objeto utilizado na cozinha para cozinhar alimentos. Ela pode ser feita de barro, ferro, alumínio. Fala a palavra três vezes e os alunos em frente à letra P do trabalho escreve a palavra PANELA.

Professor para a correção dos ditados escreva no quadro as palavras e solicite que os alunos troquem seu ditado com outro colega para fazer a correção.

2. Nessa atividade os alunos irão explorar sua criatividade na elaboração de um personagem e suas características. Proponha aos alunos que criem um personagem e dê a ele um nome. O aluno receberá uma letra através de um sorteio, assim ele terá que preencher a ficha sobre o personagem com respostas que começam com a letra sorteada.

Sugestão de ficha com exemplos de preenchimento:

Nome Liliany
Letra sorteada M
Nome do personagem Manoel
Jogo preferido Mímica
Comida preferida Macarrão
Nome da mãe Maria
Time que torce Milan
Nome do cachorro Murdock
Animal preferido Morcego

Fonte: Imagem da própria autora.

f

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-Qi0EHQWf9_Y/UHV4AkPwUMI/AAAAAAAADhQ/7Wizcz7n50A/s1600/EU+MURAL.jpg. Acesso em 02 de maio de 2014.

Após preencher a ficha do personagem, proponha aos alunos que, numa folha, desenhem o personagem e, ao seu entorno, desenhe todas as palavras que caracteriza sua criação. Ao final dessa atividade, faça um mural na sala de aula com as atividades dos alunos para que todos possam conhecer os personagens criados pelos colegas.

Recursos Complementares

Dicionário. http://www.dicio.com.br/. Acesso em 01 de maio de 2014.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram interpretar a música, entender e identificar cada letra e a associação com uma palavra; se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita, leitura e oralidade; se conseguiram verbalizar sobre suas impressões e percepções a cerca do tema. Procure observar e registrar as hipóteses de escrita do aluno, as suas facilidades e dificuldades frente às atividades de leitura e escrita, para num momento oportuno, intervir de forma a contribuir com o desenvolvimento do aluno. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.