Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os animais da sua região: vamos desvendar os seus segredos

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Descobrir curiosidades sobre os animais típicos da região em que vive;

·         Conhecer os hábitos de sobrevivência dos animais;

·         Conhecer a importância da preservação do meio ambiente para a vida dos animais;

·         Desenvolver a habilidade de leitura e de escrita;

·         Valorizar as relações com o outro;

·         Ampliar o vocabulário;

·         Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·         Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Os animais da sua região: vamos desvendar os seus segredos

 

Professor, o tema animais chama a atenção dos alunos e consiste em um importante aliado no processo de alfabetização. A turma poderá realizar descobertas incríveis sobre os animais e isso poderá favorecer uma relação mais próxima com a leitura e a escrita. Por isso, propomos esta aula, direcionada a instigar possibilidades múltiplas de concretização da aprendizagem da leitura e da escrita, considerando o professor como fundamental nesta empreitada. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Animais de nossa região

 

Você sabia? Tratar temas da atualidade no processo de aprendizagem da leitura e da escrita favorece a interação dos alunos com textos diversificados e auxiliam nos processos de comunicação em sala de aula e envolvimento da turma.

 

Fonte: FERREIRA, Andréa Tereza Brito; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. As rotinas da escola e da sala de aula: referências para a organização do trabalho do professor alfabetizador. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 17-28, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de maio 2014.

 

 

Aula5_14

Fonte da imagem: Sítio: “Ache tudo & região”. Disponível em: <http://www.alienado.net/animais-do-brasil/>. Acesso em: 04 de maio 2014.

 

Professor, inicie a atividade com a turma organizada em uma roda de conversa. Instigue os alunos a pensarem sobre:

 

Quais animais vocês já viram na cidade em que moram?

Para o presente momento é fundamental favorecer a participação de todos os alunos. Registre em uma cartolina o nome dos animais falados pela turma. Depois, afixe a cartolina no mural da sala de aula.

Agora, organize os alunos em duplas e peça para pesquisarem na internet, informações sobre os animais que foram citados pela turma. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e os sítios sugeridos abaixo:

 

Aula1.2_mar_2014

Fonte da imagem: Sítio: “Super Abril”. Disponível em: <http://super.abril.com.br/mundo-animal/animais-silvestres-vivem-cidade-sao-paulo-446928.shtml>. Acesso em: 04 de maio 2014.

 

 

Aula5_15

Fonte da imagem: Sítio: “Mundo entre patas”. Disponível em: <http://animais.mundoentrepatas.com/curiosidades-animais.htm>. Acesso em: 04 de maio 2014.

 

Professor, é importante que os alunos descubram sobre:
  • O que os animais gostam de comer;
  • Onde gostam de viver.

Depois da pesquisa, proponha que cada aluno escolha um dos animais da pesquisa para fazer fazer um desenho do mesmo e escrever algumas das informações encontradas na pesquisa. Para isso, cada aluno poderá utilizar o caderno de Ciências.

Quando todos terminarem, proponha um momento de diálogo sobre o que elaboraram.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Um passeio pela escola

 

Professor, faça um passeio com a turma pela escola e peça para que levem o laptop Classmate para fotografar os animais que possam encontrar. Os alunos poderão ser organizados em duplas para que possam dialogar e decidir o que deverão fotografar. Para fotografar utilize a câmera do laptop Classmate acessando (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos.

 

Em sala de aula faça um momento de socialização das fotos e em seguida, peça  que, cada dupla copie e cole a imagem no programa KWord utilizando o laptop Classmate, a acessado pelo ícone da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord) , ou outro editor de texto. Os alunos deverão colocar a imagem e abaixo escrever o nome do animal encontrado.

 

Imprima as produções da turma e afixe-as no mural da escola com o título:

 

Animais que encontramos em nossa escola!

 

Professor, agora proponha que cada aluno possa descobrir o nome de plantas e animais típicos da região. Para isso, explique que deverão ser investigadores e para isso precisam dialogar com os familiares para que possam aprender mais. Você poderá distribuir uma cópia da tabela abaixo para cada aluno e explicar que cada um ficará com a mesma durante uma semana para preenchê-la.

 

Nome do animal

Desenho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com a atividade pronta, faça um momento de socialização do que cada aluno encontrou. Em seguida, organize a turma em duplas e peça para que pesquisem na internet informações e imagens dos animais típicos da região e que foram registradas nas atividades.

Com a pesquisa pronta, a turma poderá organizar um livro contendo em cada página um desenho representando o animal típico da região e abaixo do desenho escrever informações relevantes sobre o animal. Depois, o livro poderá ficar exposto na biblioteca para consulta de outras turmas.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo para que a turma possa consultar o mapa do Brasil e descubram os animais em extinção de cada região.

 

Aula5_2

Fonte da imagem: Sítio: “Ache tudo & região”. Disponível em: <http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/mapa_animais_extincao.htm>. Acesso em: 04 de maio 2014.

Após a consulta ao sítio organize os alunos em grupos e peça para  descobrirem o animal em extinção da região em que moram atualmente. Em seguida, solicite que cada aluno faça uma pesquisa na internet e descubra:

  • O que o animal gosta de comer;
  • Os lugares que vivem;
  • As principais características.

Abaixo, sugerimos alguns sítios que podem ser consultados pela turma:

 

Anta

Aula5_3

Fonte da imagem: Sítio: “InfoEscola”. Disponível em: <http://www.infoescola.com/mamiferos/anta-brasileira/>. Acesso em: 04 de maio 2014.

 

 

Aula5_13

Fonte da imagem: Sítio: “Brasil Escola”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/brasil/a-biodiversidade-regiao-norte.htm>. Acesso em: 04 de maio 2014.

 

Lobo Guará

 

Aula3.7

Fonte da imagem: Sítio: “Sua Pesquisa”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/lobo_guara.htm>. Acesso em: 04 de maio 2014.

 

Aula5_8

Fonte da imagem: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ptcsvVFO5yk>. Acesso em: 04 de maio 2014.

 

Professor, instigue a turma a pensar sobre o que podemos fazer para proteger os animais. Para auxiliar a reflexão, faça a leitura da história sugerida abaixo "Clara: a pequena guardiã da natureza", a partir do sítio da Embrapa. Mediante a história, a turma poderá observar a importância dos cuidados com o meio ambiente para que os animais possam viver de forma saudável.

 

Aula5_20

Fonte da imagem: Sítio: “Embrapa”. Disponível em: <http://ccw.sct.embrapa.br/?pg=biblioteca_default&codigo=6>. Acesso em: 04 de maio 2014.

 

Após ouvirem a história, organize os alunos em duplas e peça para que criem dois desenhos:

  • Um representando um lugar em que a sobrevivência dos animais é difícil;
  • E outro ilustrando um local propício para que os animais possam viver.

Ao final, faça uma exposição dos trabalho no mural da escola para que toda a comunidade escolar possa apreciar. 

 

Professor, organize com a turma outra lista, classificando os animais que são de estimação, ou seja, que podemos criar em casa.

Depois, providencie uma cópia da letra da música abaixo para cada aluno. Leia e cante com a turma.

 

Animais de Estimação

Patati e Patata

Animais, animais
De estimação...
São demais,são demais
Querem proteção...
Se você quer ter um trate com carinho...
E você nunca mais vai ficar sozinho(2x)

Pode ser
Cachorrinho
Gato ou
Passarinho
Papagaio ou
Tartaruga
São todos mansinhos
São pequenos
São grandões
Isso não importa
Eles dão muito amor
Abra a sua porta

Aula5_9

Fonte da imagem: Sítio: “Letras.mus”. Disponível em: <http://letras.mus.br/patati-patata/1922367/>. Acesso em: 04 de maio 2014.

 

Agora, peça para  cada aluno circular os nomes dos animais de estimação na letra da música. Em seguida, peça para  escreverem no caderno de Língua Portuguesa e elaborarem uma frase para cada palavra.

Ao final, solicite que socializem as frases com a turma.

 

Professor, favoreça um momento de reflexão da turma sobre os cuidados com os animais domésticos. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e os sítios sugeridos abaixo para que a turma possa ler os textos online:

 

Aula5_10

Fonte da imagem: Sítio: “Escola Kids”. Disponível em: < http://www.escolakids.com/cuidados-com-os-animais.htm>. Acesso em: 04 de maio 2014.

 

Aula5_11

Fonte da imagem: Sítio: “Proteção Animal”. Disponível em: < http://www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br/Conteudo/Dicas.aspx>. Acesso em: 04 de maio 2014.

 

ELABORANDO LISTA

Após a leitura, construa com a turma uma lista de dicas sobre os cuidados que acharam mais importantes para ter com os animais domésticos. A lista poderá ser escrita em uma cartolina e afixada no mural da escola para que toda a comunidade escolar possa ter acesso.

 

Agora, auxilie os alunos da turma, a acessarem o sítio abaixo e se divertirem com o jogo.

 

Aula5_12

Fonte da imagem: Sítio: “SmartKids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/animais-7-erros-fazenda.html>. Acesso em: 04 de maio 2014.

 

Após jogarem peça para os alunos descreverem oralmente o cenário e os tipos de animais que apareceram na imagem.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Jogando com os animais: uma forma divertida de aprender!

 

Professor, auxilie os alunos a acessarem os recursos abaixo, a partir do laptop Classmate para que descubram outros nomes de animais e também possam se divertir com o jogo.

 

 

 

Professor, a turma também poderá se divertir com o jogo online abaixo, disponível no sítio da Embrapa. Com o jogo a turma poderá descobrir novos nomes de animais e se divertir.

 

Aula5_21

Fonte da imagem: Sítio: “Embrapa”. Disponível em: <http://ccw.sct.embrapa.br/?pg=brinque_com_ciencia_default&codigo=12>. Acesso em: 04 de maio 2014.

 
Professor, com os alunos organizados em duplas peça para que joguem o jogo abaixo e observem o trajeto que os animais fazem nas trilhas, se atentando para os perigos que os fazem voltar na trilha e os aspectos positivos que fazem com que os animais continuem o caminho.
 
 
Aula5_22
 
Fonte da imagem: Sítio: “Embrapa”. Disponível em: < http://ccw.sct.embrapa.br/?pg=brinque_com_ciencia_default&codigo=4>. Acesso em: 04 de maio  2014.
 
 
Após jogarem, peça  que os alunos façam uma lista com os nomes dos animais que estavam nos diferentes jogos. Depois, solicite que escrevam uma frase utilizando cada nome dos animais. O registro poderá ser feito no caderno de Língua Portuguesa. Quando todos terminarem, faça um momento de socialização das produções, pedindo que cada aluno leia suas frases para a turma.
 
 
Vamos criar!
 
 
Professor, para finalizar o trabalho com os animais típicos da região em que os alunos vivem, organize a turma em duplas e distribua massas de modelar coloridas para cada grupo. Peça para que cada dupla escolha dois ou três animais para representar através de massinha. Peça para que modelem também o seu habitat.
 

Depois de pronto, explique para a turma que os alunos terão como desafio elaborarem uma história sobre os animais que escolheram. As duplas poderão escrever a história no caderno de Língua Portuguesa e depois utilizarem o cenário de massinha para contarem para a turma.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Jogando com os animais Software Educacional
Conhecendo letras com animais e objetos Software Educacional
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

. Sítio “Animal Planet”. Disponível em: < http://animalplanet.discoverybrasil.uol.com.br/>. Acesso em: 05 de maio 2014.

 

Sugestões de links para professores:

. Sítio “Ministério do Meio Ambiente”. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/>. Acesso em: 05 de maio 2014.

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o processo de aprendizagem. Para isso, o professor poderá recorrer à observação dos alunos durante as atividades, e registrar as possíveis dificuldades e facilidades encontradas pelos mesmos. É preciso considerar os objetivos propostos na aula e ter como meta o seu alcance pelos alunos. O principal é perceber a autonomia dos alunos frente à leitura e à diversidade de materiais que podem utilizar para uso pessoal. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido, o professor terá a oportunidade de acompanhar e perceber o real interesse e a participação dos alunos em relação às atividades propostas, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.