Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Histórias sobre plantas: o que elas nos contam?

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·      Conhecer a importância das plantas para o meio ambiente;

·      Descobrir os nomes e as características de diferentes plantas;

·      Conhecer histórias sobre plantas;

·      Refletir sobre o sistema alfabético de escrita;

·      Ampliar o vocabulário;

·      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·      Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Histórias sobre plantas: o que elas nos contam?

 

Professor, as histórias podem ser grandes aliadas ao processo de aprendizagem da leitura e da escrita. A partir do tema "plantas" histórias poderão ser construídas pelos alunos e favorecer uma aproximação com a escrita. Assim como histórias sobre as plantas poderão ser contadas e proporcionar um rico aprendizado de um tema extremamente presente na vida dos alunos. Para isso, propomos a presente aula com o intuito de aproximar cada vez mais a escola das situações de leitura e de escrita vivenciadas pelos alunos. Embarque nesta aventura!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Você sabia? O letramento se constitui pelo uso social que fazemos da leitura e da escrita, nos diferentes contextos sociais dos quais participamos. Neste sentido, o processo de aprendizagem da leitura e da escrita envolve o como a escrita tem sido utilizada e recorrer a este conhecimento de mundo do aluno, faz com que a escrita e a leitura assumam uma função e um significado em suas vidas.

 

Para saber mais consulte o material abaixo:

 

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 05 de maio 2014.

 

Aula4.1_ago_2013

Fonte: Sítio: “Freevetor”. Disponível em: <http://freevetor.blogspot.com.br/2012/09/ola-galera-meu-nome-e-vanessa-e.html>.   Acesso em: 05 de maio  2014.

 

Roda de conversa: iniciando a aula

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Solicite que cada aluno fale sobre o que sabe sobre as plantas e represente, a partir de um desenho. Afixe os trabalhos no mural da sala de aula.

 

Afinal, o que são plantas?

 

Professor, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo para que descubram mais sobre as plantas, mas se a sua escola não faz parte do Projeto UCA, leve-os ao laboratório de informática.

 

Aula5_24

Fonte: Sítio: “Escola Kids”. Disponível em: <http://www.escolakids.com/as-plantas.htm>. Acesso em: 05 de maio 2014.

 

Agora,solicite o registro da turma utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint). Peça para representarem as partes da planta, a partir de desenhos, estes desenhos também poderão ser feitos a mão em uma folha de papel. Veja a imagem abaixo:

 

 

Aula5_25

Fonte: Sítio: “Escola Kids”. Disponível em: <http://www.escolakids.com/as-plantas.htm>. Acesso em: 05 de maio 2014.

 

 

É hora da história!

 

Professor, providencie o livro abaixo “A viagem das sementes” e faça a leitura para a turma. Você poderá fazer a leitura do livro, a partir do próprio sítio da Embrapa, o qual está sugerido abaixo. Para a leitura da história, organize um local apropriado para que os alunos possam ficar bem acomodados e também visualizarem as imagens.

 

Aula5_26

Fonte: Sítio: “Embrapa”. Disponível em: <http://ccw.sct.embrapa.br/?pg=biblioteca_default&codigo=5>. Acesso em: 05 de maio  2014.

 

Após a leitura da história, peça para  cada aluno contar o que mais gostou e também o que descobriu.

 

Depois, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e solicite que façam um desenho representando o papel dos animais e do vento na distribuição das sementes pela terra. Para isso, entregue para cada grupo uma cartolina para que possam realizar o trabalho.

 

Em seguida, cada grupo poderá fazer a apresentação de seu trabalho para a turma e afixar o cartaz no mural da sala de aula ou no corredor da escola.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, leve para a sala de aula algumas plantas comestíveis como:

 

  • Tomate;
  • Alface;
  • Batata;
  • Chuchu;
  • Cenoura;
  • Beterraba.

 

Faça uma roda de conversa e com os alimentos acima lavados, disponha-os sobre uma superfície limpa de forma que possam ser  facilmente visualizados pelos alunos.

Com tudo preparado, pergunte aos alunos se conhecem alguma das plantas expostas. Procure proporcionar a participação de todos.

Depois, possibilite um momento em que todos possam observar cada planta, cheirar e experimentar. Antes da atividade, verifique junto aos familiares se algum aluno apresenta alergia a alguma das plantas. Caso isso aconteça, você poderá substituir por outra.

Após experimentarem e observarem os alimentos,  peça para  falarem um pouco sobre o que acharam de cada planta.

Agora, providencie uma cartolina e com a ajuda dos alunos escreva o nome de cada planta.

 

Hora da história!

 

Professor, explore com a turma os livros online da Embrapa para que descubram mais sobre as hortaliças.

 

Aula5_27

Fonte: Sítio: “Embrapa”. Disponível em: <http://ccw.sct.embrapa.br/?pg=biblioteca_default&codigo=1>. Acesso em: 05 de maio  2014.

 

Aula5_28

Fonte: Sítio: “Embrapa”. Disponível em: <http://ccw.sct.embrapa.br/?pg=biblioteca_default&codigo=3>. Acesso em: 05 de maio  2014.

 

Após as descobertas, organize os alunos em duplas e peça para que façam uma investigação na internet sobre um dos tipos de plantas apresentadas na aula e montem um relatório com as informações encontradas. A turma poderá acessar novamente os materiais da Embrapa sugeridos. Para compor a escrita do relatório sugerimos alguns elementos fundamentais:

  • A forma de plantação;
  • A germinação;
  • Os elementos que precisam para crescerem;
  • A foma de colheita.

Professor, após cada dupla concluir a história, proponha que organizem uma aula a partir das descobertas feitas sobre as hortaliças. Para isso, os alunos podem utilizar materiais como terra, água, recipientes e outros para ilustrarem o trabalho. Explique que terão como desafio explicar para a turma o que descobriram, tendo em vista os elementos acima destacados.

Você poderá filmar a aula e deixar o vídeo disponível na biblioteca da escola para que as outras turmas possam aprender sobre o tema. Para registrar em vídeo utilize o laptop Classmate a partir do caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ou Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o "botão vermelho". Para visualizar os vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

 

Professor, auxilie a turma a encontrar as respostas para as lacunas da atividade sugerida abaixo. Para acessá-la basta clicar no link e pedir que cada aluno digite a palavra que corresponda à resposta.

 

 

 

Depois, peça para que os alunos façam uma cópia do texto online no caderno de Ciências e ilustrem o conteúdo do texto. Ao final, faça um momento de socialização das respostas.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, auxilie os alunos a acessarem o sítio abaixo para que se divirtam com o jogo.

 

Aula5_29

Fonte: Sítio: “Embrapa”. Disponível em: <http://ccw.sct.embrapa.br/?pg=brinque_com_ciencia_default&codigo=32>. Acesso em: 05 de maio 2014.

 

 

Mão na massa!

 

Professor, explore com a turma o livro sugerido abaixo. A partir da leitura e da observação das imagens, a turma terá oportunidade de descobrir mais sobre:

 

·         O cultivo de diferentes espécies de plantas;

·         O tempo de crescimento de algumas sementes de plantas;

·         A forma mais apropriada de cuidar de cada planta;

·         Como montar um jardim com plantas.

 

Aula5

Fonte: Sítio: “Folha Uol”. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/1049011-livro-de-jardinagem-ensina-as-criancas-a-cultivarem-vegetais.shtml>. Acesso em: 05 de maio  2014.

 

Agora, que tal propor a montagem de um pequeno jardim com a turma?

Para isso, escolha um local da escola ou mesmo providencie alguns caixotes com terra. A turma poderá escolher o tipo de planta que irá fazer parte do jardim e estudar o que elas precisam para crescer. Faça todo o processo de construção do jardim com os alunos para que possam acompanhar o desenvolvimento das plantas.

Esta atividade vai exigir diversos desdobramentos e um trabalho interdisciplinar, onde os conteúdos de Língua Portuguesa, Ciências e Matemática serão trabalhados. Vocês poderão convidar um jardineiro ou um técnico agrícola para fazer uma palestra orientando-os sobre a construção do jardim. Para isso, deverão trabalhar com alguns gêneros textuais:

  • Elaboração do convite;
  • Solicitação de autorização para direção da escola;
  • Lista com as perguntas que farão;
  • Relatório.

Para a construção do jardim, elaborem um texto instrucional, para isso, listem os materiais que irão utilizar e o modo de fazer.

Para o acompanhamento e registro do processo de germinação e de crescimento das plantas, elabore um calendário que deverá ser afixado na sala de aula. Faça um rodízio, estabelecendo um aluno por dia ou uma dupla, para fazer os registros das observações. Você poderá seguir a ordem da lista de presença, assim, todos passarão pela atividade.

 

Faça momentos de observação do jardim durante alguns meses. A turma poderá criar o diário do jardim, inserindo elementos da observação.

 

É hora de jogar!

 

 

Professor, auxilie os alunos da turma a acessarem o sítio abaixo para que possam jogar e aprender sobre os cuidados com as plantas.

 

Aula5_30

Fonte: Sítio: “Embrapa”. Disponível em: <http://ccw.sct.embrapa.br/?pg=brinque_com_ciencia_default&codigo=25>. Acesso em: 05 de maio 2014.

 

Após o jogo que tal escrever um relatório coletivo sobre o que as plantas precisam para viver?

 

Professor, auxilie os alunos a acessarem o sítio abaixo e se divertirem com o jogo online. Explique para a turma que terá como desafio observar a expressão das flores para saber a quantidade de água que precisam. Vamos lá!

 

Aula5_31

Fonte: Sítio: “Discovery Kids”. Disponível em: <http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/viva-a-agua/>. Acesso em: 05 de maio 2014.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, organize os alunos em duplas e peça para que, durante aproximadamente sete dias, cada um possa tirar fotos de diferentes plantas. A atividade poderá ser feita na escola ou no seu entorno, na residência de cada um ou outro lugar que os alunos preferirem. Você poderá contar com o apoio dos familiares para esta atividade e auxiliar a turma a fotografar utilizando a câmera do laptop Classmate ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou (Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos. Também poderá ser utilizado outro tipo de câmera fotográfica.

 

Depois que todos já disporem de todo o material coletado em fotos, reúna as duplas para que elaborem uma história sobre o tema “Plantas” utilizando para isso as imagens que encontraram. Explique para a turma que terão como desafio apresentar a história para a comunidade escolar.

 

Orientações para elaboração dos slides

 

Cada dupla poderá utilizar laptop Classmate, acessando o programa KPresenter, seguindo os comandos: (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Gerador de Apresentação).

 

Este aplicativo está voltado para a criação de apresentações por meio de slides. Auxilie os alunos a escolherem no programa KPresenter a opção “Apresentações na Tela” e escolherem o slide modelo KDE e clicarem no botão do lado direito “Usar Este Modelo”.

 

Cada dupla poderá escolher um título para sua apresentação inserindo-o ao slide por meio de um duplo clique com o cursor do mouse na área pontilhada de um retângulo.

 

Em seguida, digite o título desejado para a capa do trabalho, por exemplo: “Minhas plantas”.

 

Instrua os alunos a inserirem um novo slide clicando na aba Inserir > Slide (escolha a opção inserir novo slide depois do slide atual e a opção usar modelo padrão) e Clicarem em OK. Da mesma forma que você criou o título do slide anterior, coloque as partes da história.

 

Agora você deverá orientar os alunos, que insiram as imagens de acordo com a parte da história em cada slide.

 

Cliquem na aba (Inserir > Figura > Pasta do Usuário > Imagens Plantas) e escolham a imagem que representa o conteúdo de cada slide, cliquem em OK e com um clique com o cursor dentro do slide, a imagem aparecerá automaticamente. Repitam o processo para inserirem as outras imagens, em novos slides. Assim que terminarem, salvem o arquivo.

 

Para isso, cliquem em Aba Arquivo > Salvar. Professor, sugerimos que salvem o arquivo clicando em Ambiente para localizar mais fácil seu arquivo posteriormente. Para visualizar as apresentações cliquem na aba Apresentação > Iniciar.

 

Finalizado o trabalho, organize um momento na sala de aula para que cada dupla possa apresentar sua história para a turma. Para isso, providencie um aparelho de Data Show para projetar as imagens dos slides, para que possam ser visualizadas por todos os alunos.

 

Aproveite este momento para que os colegas possam fazer apreciações sobre a história. Depois, agende uma data e um horário com outras turmas da escola e também com os familiares, para que os alunos possam fazer suas apresentações.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

. Sítio: “Embrapa”. Disponível em: <http://ccw.sct.embrapa.br/?pg=biblioteca>. Acesso em: 05 de maio  2014.

 

Sugestões para professores:

. ZILBERMAN, Regina. A terra em que nasceste: imagens do Brasil na literatura. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1994.

Avaliação

Professor, a avaliação é parte da aula e está presente em todo o desenvolvimento das atividades. Para isso, sugerimos que você crie um diário reflexivo, em que registrará aspectos essenciais de cada aluno, tais como se eles: conseguiram perceber o uso social da escrita no dia a dia; ampliaram o vocabulário; compreenderam os cuidados com as plantas; bem como as dificuldades e as facilidades sobre o trabalho com o sistema alfabético de escrita; além de suas reflexões sobre o que poderá propor de atividades para consolidar o conhecimento. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.