20/05/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
não há necessidades de conhecimento prévios para esta aula
1%252Findefinite-pronouns-10838856%3B728%3B546 (acesso em 04.05.2014)
Atividade 1
Projete o seguinte texto no datashow e peça para que os alunos acompanhem a leitura.
Indefinite pronouns are pronouns that do not point out specifically. They point out generally.
The indefinite pronouns are:
somebody | someone | something |
---|---|---|
anybody | anyone | anything |
nobody | no one | nothing |
everybody | everyone | everything |
Atividade 2
M%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.writers-block-help.com%252Fimages%252FGroupWritingExercises.png%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.writers-block-help.com%252Fgroup-writing-exercises.html%3B262%3B242 (acesso em 04.05.2014)
Distribua o seguinte material xerocopiado. Os alunos devem circular os pronomes indefinidos nas frases. Para a correção, solicite que os próprios alunos façam a leitura das frases e identifiquem os pronomes.
Instructions: Find the indefinite pronouns in the following sentences.
1. Everybody loves someone sometime.
2. Both of the students should hand in everything they have completed.
3. I didn't see anyone I knew.
4. If no one helps others, nothing gets done.
5. Somebody said that one should touch neither of them.
Fontes: http://www.dailygrammar.com/Lesson-28-Pronouns.htm (acesso em 04.05.2014); http://learnenglish.britishcouncil.org/en/english-grammar/pronouns/indefinite-pronouns (acesso em 04.05.2014)
Atividade 3
Os alunos, em duplas, deverão realizar a seguinte atividade referente ao uso de pronomes indefinidos. Dispense um temo de aproximadamente 15 minutos.
Peça para que identifiquem e destaquem todos os pronomes indefinidos que aparecem no diálogo e expliquem o uso de cada um deles.
Circule pela sala, auxiliando-os quando necessário. Corrija a atividade oralmente, revezando na participação dos alunos. Permita que todos os alunos encenem o diálogo e preste atenção na pronúncia das palavras.
Fonte: http://englishforeveryone.org/PDFs/Indefinite%20Pronouns.pdf (acesso em 04.05.2014)
Atividade 4
Entregue aos alunos a seguinte atividade xerocopiada. Solicite que preencham a tabela abaixo com os pronomes indefinidos, atentando-se para o seu uso correto, segundo os modos afirmativo, negativo e interrogativo. Verifique se há dúvidas quanto ao preenchimento da tabela e ajude-os, caso necessário. A correção deverá ocorrer no quadro, observando o entendimento do conteúdo pelos alunos.
Instructions: Fill in the table below with the following indefinite pronouns
Everywhere nothing something anybody
Someone nowhere anyone nobody
Anything somebody no one everybody
Anywhere everything somewhere everyone
|
THINGS |
PEOPLE |
PLACES |
AFFIRMATIVE |
|
|
|
QUESTIONS/NEGATIVE |
|
|
|
NEGATIVE |
|
|
|
ALL |
|
|
|
Atividade 5
O material das atividades 5, 6 e 7 (a seguir) deverá ser xerocopiado e entregue aos alunos para compor seus arquivos pessoais e para futura consulta. Solicite que se organizem em pares para a realização das três atividades. Corrija-as em voz alta e peça para que cada aluno se responsabilize pela leitura das frases, oportunizando um ambiente participativo e interativo.
Atividade 6
Instructions: Replace the words in bold with the appropriate pronoun:
1.- Are you going to the cinema with a group of friends?
______________
2.- We slept in tents. We didn’t stay at a hostel or a hotel.
______________
3.- There was no food left. They ate all the food.
_______________
4.- All the people took part in the school project.
_______________
5.- A certain person has told me she is going out with George.
_______________
6.- We were surprised because the were a lot of people all over the place.
_____________
7.- I need an object to open this tin.
______________
Atividade 7
Instructions: Fill in the gap in the following dialogues:
1.- A: Can you see a man in the garden?
B: No, I can’t see ...................................there.What about you, Susan?
Can you see .............................. there?
A: Yes, I can see .......................................... but I don’t know who it is.
2.- A: Did your boyfriend give you a present for your birthday?
B: No, he didn’t give me ............................What about you, Mary? Did yours
give you .......................... ?
A: Yes, he gave me ..............................
B: Was it nice?
A: Yes, ..................................... he gives me is always nice.
3.- A: Are you going on holiday?
B: No, I’m not going ........................... because it is raining .........................
What about you? Are you going ..............................?
A: Yes, I’m going ................................in the country.
4.- A: Have you had lunch?
B: Yes, I ate ....................... this morning, but I haven’t eaten .....................
since then.
5.-A: Are you going out at the weekend?
B: No, we aren’t going ..................... because we have ....................... to do.
6.- A: Have you got a good hotel to stay in London?
B: I phoned to reserve but ............................. was full. So we haven’t got
.............................to stay. I’m going to phone ................................. I
know there. Perhaps they can put us up.
7.- A: Are you going to have a drink?
B: Yes, I’m going to drink ………………….. Have you got ……………………. cold?
A: No, I’ve got ……………….. in the fridge just now.
8.- A: Have you got friends in England?
B: No, I don’t know ………………… there.
9.- A: Are you looking at him?
B: No, I’m looking at ……………………
10.- A: Are you going to invite your friends?
B: Yes, I’m going to invite ……………… I know. It will be a great party.
11.- A: Have you heard the news?
B: No, I haven’t heard …………… Have you heard …………… interesting?
12.- A: Did you meet interesting people during the trip?
B: Yes, …………… during the trip was interesting. ……………… gets bored on
holiday.
Fonte adaptada: en.islcollective.com/.../islcollective_indefinite__pron... (acesso em 04.05.2014)
Atividade 8
singalong.org.uk%252F%3B553%3B254 (acesso em 16.05.2014)
Distribua a letra da música SOMEBODY TO LOVE do grupo Queen e peça para que os alunos preencham as lacunas em branco, a medida em que forem ouvindo.
Toque mais de uma vez, facilitando a compreensão.
Você pode pausar a música em cada espaço em branco, facilitando a compreensão e a escrita das palavras que faltam.
O vídeo clip da música pode ser encontrado no site: http://www.vagalume.com.br/queen/somebody-to-love.html (acesso em 16.05.2014).
Depois de todos os espaços preenchidos, os alunos devem cantar a música.
Promova uma discussão sobre o tema da música, observando se os alunos possuem dúvidas quanto ao vocabulário.
Somebody To Love - Queen
Can _____________ find me ___________________ to love?
Each morning I __________ I die a little
Can barely stand on my ______________
(Take a look at yourself)Take a look in the _______ and _____
Lord what you're doing to me
I have ____ _________ _____ ________ ____________ in believing you
But I just can't get no relief Lord
________________ ooh ___________________
Can _____________ find me ___________________ to love?
I work hard (he works hard) _______________ of my life
I work till I ache my _______________
At the end (at the end of the day)
I take home my hard earned pay all on my own
I get down (down) on my ___________________
And I start to pray (praise the Lord)
'Til the tears run down from my _____________
Lord _______________ ooh ________________ (please)
Can _____________ find me ___________________ to love?
(He wants help)
_________ _____________ - I try and I try and I try -
But _______________ wants to put me down
They say I'm goin' crazy
They say I got a lot of ___________ in my ______________
Got no common sense
I got ______________ left to believe
Yeah - yeah yeah yeahOoh
________________
Can _____________ find me ___________________ to love?
(________________ find me ___________ to love)
Got no feel I got no rhythm
I just keep losing my beat (you just keep losing and losing)
I'm OK I'm alright (he's alright, he's alright yeah yeah)
I ain't gonna face no defeat
I just gotta get out of this __________________.
_________________ I'm gonna be free Lord
Find me ____________ to love find me ________________ to love
Find me ____________ to love find me ________________ to love
Find me ____________ to love find me ________________ to love
Find me ____________ to love find me ________________ to love
Find me ____________ to love find me ________________ to love
Somebody somebody somebody somebody somebody
Find me somebody find me somebody to love
Can _____________ find me ___________________ to love?
Find me somebody to love
Find me somebody to love
Find me somebody to love
Find me find me find me
Find me somebody to love
Somebody to love
Find me somebody to love...
Fonte adaptada: http://busyteacher.org/7718-somebody-to-love-song-worksheet-queen.html (acesso em 16.05.2014)
Atividade 9
Para finalizar a aula, distribua o seguinte caça-palavras e peça para que os alunos encontrem os pronomes indefinidos aprendidos na aula.
Para a correção, peça para que socializem com os colegas os pronomes encontrados.
L |
E |
G |
G |
K |
G |
E |
Y |
E |
A |
Y |
T |
H |
P |
F |
H |
N |
W |
O |
N |
N |
R |
R |
D |
W |
N |
Q |
X |
R |
B |
M |
O |
I |
S |
M |
I |
E |
A |
D |
O |
A |
Y |
B |
O |
S |
V |
E |
O |
X |
P |
H |
H |
F |
N |
F |
B |
S |
O |
O |
Y |
A |
M |
S |
N |
W |
C |
W |
T |
D |
Y |
S |
Y |
M |
N |
G |
N |
O |
V |
O |
A |
Y |
E |
E |
Y |
Y |
W |
E |
N |
N |
E |
Y |
S |
N |
B |
N |
D |
M |
L |
G |
R |
B |
H |
I |
A |
E |
T |
J |
D |
O |
J |
S |
O |
P |
J |
O |
E |
H |
E |
E |
B |
H |
J |
N |
D |
O |
G |
S |
A |
D |
V |
T |
V |
K |
R |
G |
I |
E |
L |
Y |
E |
N |
O |
Y |
R |
E |
V |
E |
E |
S |
E |
N |
O |
T |
H |
I |
N |
G |
R |
M |
Y |
K |
Y |
R |
W |
W |
G |
D |
T |
C |
E |
M |
G |
O |
G |
C |
Z |
I |
R |
A |
S |
R |
C |
L |
P |
R |
H |
S |
Q |
G |
Q |
C |
M |
A |
K |
T |
Y |
O |
F |
E |
R |
E |
H |
W |
Y |
R |
E |
V |
E |
I |
I |
H |
U |
E |
V |
E |
R |
Y |
B |
O |
D |
Y |
P |
Y |
K |
O |
ANYBODY |
ANYONE |
ANYTHING |
ANYWHERE |
EVERYBODY |
EVERYONE |
EVERYTHING |
EVERYWHERE |
NOBODY |
NONE |
NOTHING |
NOWHERE |
SOMEBODY |
SOMEONE |
SOMETHING |
SOMEWHERE |
Fonte: arquivo da autora
Para exercícios online:
http://english.lingolia.com/en/grammar/pronouns/indefinite-pronouns/exercises (acesso em 04.05.2014);
http://www.grammarbank.com/indefinite-pronouns-exercise.html (acesso em 04.05.2014);
http://www.mcwdn.org/grammar/proindefinitequiz/proindefinitequiz.html (acesso em 04.05.2014);
http://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=1761 (acesso em 04.05.2014)
Para vídeos, acesse:
https://www.google.com.br/search?newwindow=1&biw=1024&bih=600&q=indefinite+pronouns+video&oq=+indefinite+pronouns+video&gs_l=serp.1.0.0i19j0i22i30i
19l9.302209.311874.0.317922.7.7.0.0.0.0.310.1395.1j1j4j1.7.0....0...1c.1.42.serp..1.6.1172.eRMKDlWy3_k (acesso em 04.05.2014)
Para outras explicações sobre o tema da aula:
http://www.pdesas.org/module/content/resources/22513/view.ashx (acesso em 04.05.2014);
http://www.pdesas.org/module/content/resources/22513/view.ashx (acesso em 04.05.2014);
http://www.mcwdn.org/grammar/proindef.html (acesso em 04.05.2014)
Como possibilidade de avaliação formal, peça para que os alunos criem diálogos usando os pronomes indefinidos, tal como aparece na atividade de número 3 desta aula.
Os diálogos deverão ser apresentados ao grupo e o professor deverá ficar atento à pronúncia correta das palavras. Verifique, também, o uso adequado dos pronomes indefinidos e a sua adequação ao diálogo elaborado. A pronúncia das palavras e o uso adequado dos pronomes no diálogo deverão ser avaliados pelo professor.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!