Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Mata Atlântica: vamos conhecer e cuidar

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Descobrir como é a Mata Atlântica;

·         Conhecer a importância da biodiversidade;

·         Descobrir nomes de espécies de animais e de plantas da Mata Atlântica ;

·         Refletir sobre o sistema alfabético de escrita;

·         Ampliar o vocabulário;

·         Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·         Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Caso sua escola faça parte do Projeto UCA, consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Mata Atlântica: vamos conhecer para cuidar

 

Professor, o trabalho com o tema Mata Atlântica favorece inúmeras possibilidades de conhecimento da fauna e da flora, bem como da própria importância deste bioma para a vida de milhares de seres vivos. Além de atrativo para os alunos, é instigante descobrir a beleza, as curiosidades e o encantos da mata. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Você sabia? A forma lúdica de trabalho em sala de aula passa por temas que são de interesse dos alunos e dentro destes se inclui animais e plantas. Fazer um trabalho diferenciado a partir de tais assuntos é um aliado ao processo de alfabetização, uma vez que favorece um currículo inclusivo, no qual todos têm direito a aprender, a brincar, a se divertir. É brincando que o aluno se permite explorar o contexto de aprendizagem, comunicar-se com os colegas e se expressar de diferentes formas.

 

Para outras informações acesse o sítio abaixo:

 

Fonte: BRAINER, Margareth; et al. Que brincadeira é essa? E a alfabetização? In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 4, 2012, p. 14-21. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_4_MIOLO.pdf >. Acesso em: 04 de maio  2014.

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em grupos de quatro ou cinco integrantes, formando o total de cinco grupos.

 

Antes de iniciar a aula, recorte as imagens abaixo em quatro ou cinco partes, para formar um quebra-cabeça.

 

Distribua um quebra-cabeça para cada grupo e peça para que montem e descubram a imagem formada. Veja abaixo as imagens:

 

 

Aula1_maio

Fonte: Sítio: “TNC”. Disponível em: <http://www.tnc.org.br/tnc-no-mundo/americas/brasil/onde-trabalhamos/mata-atlantica/>. Acesso em: 05 de maio 2014.

 

 

Aula5_34

Fonte: Sítio: “ECO”. Disponível em: <http://ecoloja.wordpress.com/category/ecodicas/>. Acesso em: 05 de maio  2014.

 

 

Aula5_35

Fonte: Sítio: “WWF”. Disponível em: <http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biomas/bioma_mata_atl/bioma_mata_atl_curiosidades/>. Acesso em: 05 de maio  2014.

 

Aula_maio

Fonte: Sítio: “WWF”. Disponível em: <http://assets.wwfbr.panda.org/img/original/wallpaper_a_1024x768.jpg>. Acesso em: 05 de maio  2014.

 

 

Aula_maio3

Fonte: Sítio: “Meio Ambiente”. Disponível em: < http://meioambiente.culturamix.com/ecologia/flora/especies-de-flores-da-mata-atlantica>. Acesso em: 05 de maio  2014.

 

Depois que todos formarem as imagens, peça aos grupos que falem sobre a imagem formada. Instigue os alunos a pensarem sobre qual lugar é formado pela junção de todas as paisagens formadas. A turma poderá dizer floresta. Explore com a turma o que sabem sobre as florestas. 

 

Após o diálogo com a turma convide-os para uma aventura: conhecer mais sobre a Mata Atlântica.

 

Professor, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo para que possam assistir ao vídeo sobre a Mata Atlântica:

 

Mata Atlântica

 

Aula5_36

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=k5jQbhZIh20>. Acesso em: 05 de maio  2014.

 

Após assistirem ao vídeo, proponha um momento de diálogo para que cada aluno possa falar o que descobriu sobre a floresta. Instigue os alunos a pensarem sobre algumas questões:

 

  • Você conhece algum lugar parecido com a Mata Atlântica?
  • Quais são as características da Mata Atlântica?
  • Quais animais vivem lá?
  • Como é a vegetação?
  • Existem pessoas que moram na Mata Atlântica?

 

Depois, solicite que cada aluno faça um registro detalhado do que observou da Mata Atlântica. Para isso, solicite que a turma utilize o laptop Classmate, e acesse o programa KolourPaint que poderá ser encontrado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint).

 

Quando todos terminarem, faça um momento de socialização dos trabalhos. Para isso, você poderá imprimir as produções da turma e depois afixá-las no mural da sala de aula.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, organize os alunos em duplas e peça para que explorem o sítio abaixo e descubra os locais do Brasil que existe Mata Atlântica e também conheçam outros biomas.

 

Mapa

 

Aula5_37

Fonte: Sítio: “IBGE”. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/21052004biomashtml.shtm>. Acesso em: 05 de maio 2014.

 

A partir da exploração do sítio acima, instigue a turma a pensar sobre o que é um bioma. Para isso, cada aluno poderá voltar ao texto online e realizar a leitura do mesmo novamente para descobrir a informação. Solicite que registrem o significado da palavra bioma no caderno de Geografia. Veja abaixo a definição que os alunos poderão encontrar no texto online:

 

Bioma

 

Bioma é conceituado no mapa como um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria.

Fonte: Sítio: “IBGE”. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/21052004biomashtml.shtm>. Acesso em: 05 de maio 2014.

 

Após dialogar com a turma sobre o que é um bioma, auxilie os alunos a acessarem os sítios abaixo e descobrirem as características da Mata Atlântica.

 

Aula5_38

Fonte: Sítio: “Instituto Brasileiro de Florestas”. Disponível em: <http://www.ibflorestas.org.br/bioma-mata-atlantica.html>. Acesso em: 05 de maio  2014.

 

Aula5_39

Fonte: Sítio: “SOS Mata Atlântica”. Disponível em: <http://www.sosma.org.br/nossa-causa/a-mata-atlantica/>. Acesso em: 05 de maio  2014.

 

 

Aula5_40

Fonte: Sítio: “Sua Pesquisa”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/mata_atlantica.htm>. Acesso em: 05 de maio  2014.

 

Após a exploração dos sítios, auxilie os alunos a descobrirem os nomes dos Estados brasileiros compostos pela Mata Atlântica. Para isso, você poderá pedir que a turma registre os nomes no caderno de Geografia. Após identificarem os nomes dos Estados, peça para que identifiquem no mapa abaixo a região de cada um. 

 

Aula3.8_mar_2014

Fonte: Sítio: “IBGE”. Disponível em: <ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas_tematicos/mapas_escolares/mapas_mudos/brasil.pdf>. Acesso em: 05 de maio  2014.

 

Animais e plantas

 

Agora, que tal explorar os nomes dos animais e plantas típicos do bioma Mata Atlântica? Para isso, organize os alunos em duplas e peça para consultarem novamente os sítios acima e descobrirem os nomes de animais e de plantas.

 

Após a leitura dos textos online, organize os alunos em duplas e peça para que façam uma lista com os nomes dos animais típicos da Mata Atlântica. Os alunos poderão organizar a lista, a partir da tabela abaixo:

 

 

Espécies

Nome dos animais

 

Desenho

 

 

Mamíferos

 

 

 

 

 

Pássaros

 

 

 

 

 

Répteis

 

 

 

 

 

Anfíbios

 

 

 

 

 

Peixes

 

 

 

 

 

Depois de criarem a lista dos animais, peça para as duplas fazerem o mesmo trabalho com relação às plantas típicas da Mata Atlântica.

 

Nome das plantas

 

Desenho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois que todos terminarem, faça um momento de socialização das produções.

 

Professor, explore com a turma os recursos do Portal do Professor abaixo. Para isso, a turma poderá utilizar o laptop Classmate. Assista aos vídeos com a turma, faça a leitura dos textos online e peça para que fiquem atentos às imagens.

 

 

 

 

 

 

Após a exploração dos sítios e de terem assistido aos vídeos, faça um momento de diálogo, a partir das questões a seguir:

 

  • O que significa guardião?
  • Qual era a principal função dos guardiões?
  • Como eles conseguiram cuidar da Mata Atlântica?

 

Agora, organize os alunos em duplas e peça para elaborarem uma história que tenha como enredo a Mata Atlântica. A turma poderá escolher um personagem para explorar a floresta de forma que retratem a biodiversidade da floresta. A história poderá ser registrada no caderno de Língua Portuguesa.

 

Ao final, peça que cada dupla leia a história para a turma. 

 

Araucárias

 

Professor, faça um pesquisa com a turma e descubra mais sobre as araucárias. A turma poderá descobrir a beleza e a importância destas árvores para a Mata Atlântica. Para isso, você poderá retomar o vídeo do recurso do Portal do Professor abaixo especificado:

 

Guardiões da Biosfera - Mata Atlântica 2

 

Aula5_44

Fonte: Sítio: “Portal do Professor”. Disponível em: <http://www.guardioesdabiosfera.com.br/mata.html>. Acesso em: 05 de maio  2014.

 

Em seguida, peça para que cada aluno faça um desenho da araucária e destaque os elementos da árvore como fruto, tipos de folhas e outros.

 

Depois, faça um momento de socialização das respostas

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, instigue os alunos a pensarem sobre a importância da preservação e da conservação da Mata Atlântica. Para isso, a turma poderá acessar os sítios abaixo e descobrir ações que já têm sido realizadas e também pensarem sobre outras possibilidades de ajuda. Assista aos vídeos com a turma e depois faça a reflexão sugerida:

 

Pela conservação da Mata Atlântica

 

Aula5_41

Fonte: Sítio: “WWF”. Disponível em: <http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/mata_atlantica/>. Acesso em: 05 de maio  2014.

 

 

Aula5_42

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=r_8cbcE7P80>. Acesso em: 05 de maio  2014.

 

Agora, converse com a turma sobre o que tem colocado em risco a Mata Atlântica. A turma poderá citar o desmatamento, as queimadas e outros fatores. Instigue a turma a refletir sobre as questões abaixo:

 

  • Você acha que é preciso proteger a Mata Atlântica?
  • Quais são os riscos?
  • Como podemos ajudar?

 

Depois que todos participarem, organize os alunos em duplas e peça para  cada dupla criar um slogan de propaganda em defesa da Mata Atlântica. Se achar interessante poderá explicar para a turma o significado de slogan:

 

Slogan é uma palavra ou frase curta e de fácil memorização, usada com frequência em propaganda comercial.

 

Fonte: Sítio: “Significados”. Disponível em: <http://www.significados.com.br/slogan/>. Acesso em: 05 de maio  2014.

 

Depois dos alunos criarem o slogan, a turma poderá registrá-lo no laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord) , ou outro editor de texto. Após digitarem o slogan peça para que procurem uma imagem que representa a mensagem criada e copiem e colem abaixo do slogan para ilustrá-lo.

 

Quando todos terminarem imprima os trabalhos e afixe-os no mural da escola para que toda a comunidade escolar possa ter acesso e descobrir a importância da Mata Atlântica. Os slogans também poderão ser inseridos no sítio da escola para ampla divulgação na mídia e também poderão ser lidos na rádio da escola, durante o horário do recreio das turmas.

 

Professor, no dia 27 de maio é comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica. Sugerimos que você trabalhe com a turma o cartaz abaixo, instigando a turma a refletir sobre os elementos que o compõem e também que peça para que cada aluno crie um cartaz para prestigiar o dia de comemoração da floresta, com o intuito de frisar a sua importância para nossa sobrevivência.

 

Aula5_43

Fonte: Sítio: “WWF”. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/202/_imagens/cartaz_202.jpg>. Acesso em: 05 de maio 2014.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Construindo maquetes

 

Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco integrantes. Explique que cada grupo terá como desafio montar uma maquete que represente a Mata Atlântica, sendo que de um lado eles deverão fazer uma floresta preservada e do outro a representação de sua destruição pelo desmatamento e outros meios. Para isso, providencie para cada grupo os seguintes materiais:

 

  • Caixas de sapato e outras de tamanhos menores;
  • Tintas e pincéis;
  • Palitos de picolé;
  • Papel colorido;
  • Barbantes;
  • Linhas ou lãs;
  • Revistas para recorte;
  • Cola.

 

Socializando: Exposição dos trabalhos realizados

 

Quando todos os grupos concluírem o trabalho convide a comunidade escolar e os familiares para apreciarem as produções dos alunos e descobrirem mais sobre a importância da preservação e da conservação da Mata Atlântica.

 

Esta atividade vai gerar um trabalho interdisciplinar pois vai dialogar com as disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências e Matemática. Inicie o planejamento coletivo definindo com os alunos:

 

. Local e data do evento;

. Solicitação de autorização da direção da escola para realização da atividade, pois vai envolver pais e isto exige uma dinâmica de mobilidade na escola;

. Elaboração do convite para os pais e a comunidade escolar;

. Organização dos grupos para apresentação dos trabalhos;

. Lista dos materiais que utilizarão no evento (quantidade de carteiras, mesas e cadeiras);

. Relatório;

. Registros fotográficos ou outros.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Você sabia? Guardiões da Biosfera - Mata Atlântica -Tijuca Vídeo
Você sabia? Guardiões da Biosfera-Mata Atlântica - Pau Brasil Vídeo
Você sabia? Guardiões da Biosfera - Mata Atlântica - Erva-mate Vídeo
Você sabia? Guardiões da Biosfera - Mata Atlântica - Espécie Bandeira Vídeo
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

. Sítio: “Ministério do Meio Ambiente”. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/biomas/mata-atlantica>. Acesso em: 05 de maio 2014.

 

Sugestões de links para professores:

. Sítio: “Ministério do Meio Ambiente”. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/biomas/mata-atlantica>. Acesso em: 05 de maio 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação é parte da aula e está presente em todo o desenvolvimento das atividades. Para isso, sugerimos que você crie um diário reflexivo, em que registrará aspectos essenciais de cada aluno, tais como dificuldades e facilidades sobre o trabalho com o sistema alfabético de escrita, bem como suas reflexões sobre o que poderá propor de atividades para consolidar o conhecimento. É importante que observe se os alunos compreenderam o tema trabalhado: "Mata Atlântica".

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.