20/05/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
· Descobrir como é a Mata Atlântica;
· Conhecer a importância da biodiversidade;
· Descobrir nomes de espécies de animais e de plantas da Mata Atlântica ;
· Refletir sobre o sistema alfabético de escrita;
· Ampliar o vocabulário;
· Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
· Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Caso sua escola faça parte do Projeto UCA, consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Mata Atlântica: vamos conhecer para cuidar
Professor, o trabalho com o tema Mata Atlântica favorece inúmeras possibilidades de conhecimento da fauna e da flora, bem como da própria importância deste bioma para a vida de milhares de seres vivos. Além de atrativo para os alunos, é instigante descobrir a beleza, as curiosidades e o encantos da mata. Vamos lá!
1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Você sabia? A forma lúdica de trabalho em sala de aula passa por temas que são de interesse dos alunos e dentro destes se inclui animais e plantas. Fazer um trabalho diferenciado a partir de tais assuntos é um aliado ao processo de alfabetização, uma vez que favorece um currículo inclusivo, no qual todos têm direito a aprender, a brincar, a se divertir. É brincando que o aluno se permite explorar o contexto de aprendizagem, comunicar-se com os colegas e se expressar de diferentes formas.
Para outras informações acesse o sítio abaixo:
Fonte: BRAINER, Margareth; et al. Que brincadeira é essa? E a alfabetização? In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 4, 2012, p. 14-21. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_4_MIOLO.pdf >. Acesso em: 04 de maio 2014.
Professor, inicie a aula com a turma organizada em grupos de quatro ou cinco integrantes, formando o total de cinco grupos.
Antes de iniciar a aula, recorte as imagens abaixo em quatro ou cinco partes, para formar um quebra-cabeça.
Distribua um quebra-cabeça para cada grupo e peça para que montem e descubram a imagem formada. Veja abaixo as imagens:
Fonte: Sítio: “TNC”. Disponível em: <http://www.tnc.org.br/tnc-no-mundo/americas/brasil/onde-trabalhamos/mata-atlantica/>. Acesso em: 05 de maio 2014.
Fonte: Sítio: “ECO”. Disponível em: <http://ecoloja.wordpress.com/category/ecodicas/>. Acesso em: 05 de maio 2014.
Fonte: Sítio: “WWF”. Disponível em: <http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biomas/bioma_mata_atl/bioma_mata_atl_curiosidades/>. Acesso em: 05 de maio 2014.
Fonte: Sítio: “WWF”. Disponível em: <http://assets.wwfbr.panda.org/img/original/wallpaper_a_1024x768.jpg>. Acesso em: 05 de maio 2014.
Fonte: Sítio: “Meio Ambiente”. Disponível em: < http://meioambiente.culturamix.com/ecologia/flora/especies-de-flores-da-mata-atlantica>. Acesso em: 05 de maio 2014.
Depois que todos formarem as imagens, peça aos grupos que falem sobre a imagem formada. Instigue os alunos a pensarem sobre qual lugar é formado pela junção de todas as paisagens formadas. A turma poderá dizer floresta. Explore com a turma o que sabem sobre as florestas.
Após o diálogo com a turma convide-os para uma aventura: conhecer mais sobre a Mata Atlântica.
Professor, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo para que possam assistir ao vídeo sobre a Mata Atlântica:
Mata Atlântica
Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=k5jQbhZIh20>. Acesso em: 05 de maio 2014.
Após assistirem ao vídeo, proponha um momento de diálogo para que cada aluno possa falar o que descobriu sobre a floresta. Instigue os alunos a pensarem sobre algumas questões:
Depois, solicite que cada aluno faça um registro detalhado do que observou da Mata Atlântica. Para isso, solicite que a turma utilize o laptop Classmate, e acesse o programa KolourPaint que poderá ser encontrado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint).
Quando todos terminarem, faça um momento de socialização dos trabalhos. Para isso, você poderá imprimir as produções da turma e depois afixá-las no mural da sala de aula.
2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, organize os alunos em duplas e peça para que explorem o sítio abaixo e descubra os locais do Brasil que existe Mata Atlântica e também conheçam outros biomas.
Mapa
Fonte: Sítio: “IBGE”. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/21052004biomashtml.shtm>. Acesso em: 05 de maio 2014.
A partir da exploração do sítio acima, instigue a turma a pensar sobre o que é um bioma. Para isso, cada aluno poderá voltar ao texto online e realizar a leitura do mesmo novamente para descobrir a informação. Solicite que registrem o significado da palavra bioma no caderno de Geografia. Veja abaixo a definição que os alunos poderão encontrar no texto online:
Bioma
Bioma é conceituado no mapa como um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria.
Fonte: Sítio: “IBGE”. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/21052004biomashtml.shtm>. Acesso em: 05 de maio 2014.
Após dialogar com a turma sobre o que é um bioma, auxilie os alunos a acessarem os sítios abaixo e descobrirem as características da Mata Atlântica.
Fonte: Sítio: “Instituto Brasileiro de Florestas”. Disponível em: <http://www.ibflorestas.org.br/bioma-mata-atlantica.html>. Acesso em: 05 de maio 2014.
Fonte: Sítio: “SOS Mata Atlântica”. Disponível em: <http://www.sosma.org.br/nossa-causa/a-mata-atlantica/>. Acesso em: 05 de maio 2014.
Fonte: Sítio: “Sua Pesquisa”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/mata_atlantica.htm>. Acesso em: 05 de maio 2014.
Após a exploração dos sítios, auxilie os alunos a descobrirem os nomes dos Estados brasileiros compostos pela Mata Atlântica. Para isso, você poderá pedir que a turma registre os nomes no caderno de Geografia. Após identificarem os nomes dos Estados, peça para que identifiquem no mapa abaixo a região de cada um.
Fonte: Sítio: “IBGE”. Disponível em: <ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas_tematicos/mapas_escolares/mapas_mudos/brasil.pdf>. Acesso em: 05 de maio 2014.
Animais e plantas
Agora, que tal explorar os nomes dos animais e plantas típicos do bioma Mata Atlântica? Para isso, organize os alunos em duplas e peça para consultarem novamente os sítios acima e descobrirem os nomes de animais e de plantas.
Após a leitura dos textos online, organize os alunos em duplas e peça para que façam uma lista com os nomes dos animais típicos da Mata Atlântica. Os alunos poderão organizar a lista, a partir da tabela abaixo:
Espécies |
Nome dos animais |
Desenho |
Mamíferos |
|
|
Pássaros |
|
|
Répteis |
|
|
Anfíbios |
|
|
Peixes |
|
|
Depois de criarem a lista dos animais, peça para as duplas fazerem o mesmo trabalho com relação às plantas típicas da Mata Atlântica.
Nome das plantas |
Desenho
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Depois que todos terminarem, faça um momento de socialização das produções.
Professor, explore com a turma os recursos do Portal do Professor abaixo. Para isso, a turma poderá utilizar o laptop Classmate. Assista aos vídeos com a turma, faça a leitura dos textos online e peça para que fiquem atentos às imagens.
Após a exploração dos sítios e de terem assistido aos vídeos, faça um momento de diálogo, a partir das questões a seguir:
Agora, organize os alunos em duplas e peça para elaborarem uma história que tenha como enredo a Mata Atlântica. A turma poderá escolher um personagem para explorar a floresta de forma que retratem a biodiversidade da floresta. A história poderá ser registrada no caderno de Língua Portuguesa.
Ao final, peça que cada dupla leia a história para a turma.
Araucárias
Professor, faça um pesquisa com a turma e descubra mais sobre as araucárias. A turma poderá descobrir a beleza e a importância destas árvores para a Mata Atlântica. Para isso, você poderá retomar o vídeo do recurso do Portal do Professor abaixo especificado:
Guardiões da Biosfera - Mata Atlântica 2
Fonte: Sítio: “Portal do Professor”. Disponível em: <http://www.guardioesdabiosfera.com.br/mata.html>. Acesso em: 05 de maio 2014.
Em seguida, peça para que cada aluno faça um desenho da araucária e destaque os elementos da árvore como fruto, tipos de folhas e outros.
Depois, faça um momento de socialização das respostas
3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, instigue os alunos a pensarem sobre a importância da preservação e da conservação da Mata Atlântica. Para isso, a turma poderá acessar os sítios abaixo e descobrir ações que já têm sido realizadas e também pensarem sobre outras possibilidades de ajuda. Assista aos vídeos com a turma e depois faça a reflexão sugerida:
Pela conservação da Mata Atlântica
Fonte: Sítio: “WWF”. Disponível em: <http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/mata_atlantica/>. Acesso em: 05 de maio 2014.
Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=r_8cbcE7P80>. Acesso em: 05 de maio 2014.
Agora, converse com a turma sobre o que tem colocado em risco a Mata Atlântica. A turma poderá citar o desmatamento, as queimadas e outros fatores. Instigue a turma a refletir sobre as questões abaixo:
Depois que todos participarem, organize os alunos em duplas e peça para cada dupla criar um slogan de propaganda em defesa da Mata Atlântica. Se achar interessante poderá explicar para a turma o significado de slogan:
Slogan é uma palavra ou frase curta e de fácil memorização, usada com frequência em propaganda comercial.
Fonte: Sítio: “Significados”. Disponível em: <http://www.significados.com.br/slogan/>. Acesso em: 05 de maio 2014.
Depois dos alunos criarem o slogan, a turma poderá registrá-lo no laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord) , ou outro editor de texto. Após digitarem o slogan peça para que procurem uma imagem que representa a mensagem criada e copiem e colem abaixo do slogan para ilustrá-lo.
Quando todos terminarem imprima os trabalhos e afixe-os no mural da escola para que toda a comunidade escolar possa ter acesso e descobrir a importância da Mata Atlântica. Os slogans também poderão ser inseridos no sítio da escola para ampla divulgação na mídia e também poderão ser lidos na rádio da escola, durante o horário do recreio das turmas.
Professor, no dia 27 de maio é comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica. Sugerimos que você trabalhe com a turma o cartaz abaixo, instigando a turma a refletir sobre os elementos que o compõem e também que peça para que cada aluno crie um cartaz para prestigiar o dia de comemoração da floresta, com o intuito de frisar a sua importância para nossa sobrevivência.
Fonte: Sítio: “WWF”. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/202/_imagens/cartaz_202.jpg>. Acesso em: 05 de maio 2014.
4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco integrantes. Explique que cada grupo terá como desafio montar uma maquete que represente a Mata Atlântica, sendo que de um lado eles deverão fazer uma floresta preservada e do outro a representação de sua destruição pelo desmatamento e outros meios. Para isso, providencie para cada grupo os seguintes materiais:
Quando todos os grupos concluírem o trabalho convide a comunidade escolar e os familiares para apreciarem as produções dos alunos e descobrirem mais sobre a importância da preservação e da conservação da Mata Atlântica.
Esta atividade vai gerar um trabalho interdisciplinar pois vai dialogar com as disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências e Matemática. Inicie o planejamento coletivo definindo com os alunos:
. Local e data do evento;
. Solicitação de autorização da direção da escola para realização da atividade, pois vai envolver pais e isto exige uma dinâmica de mobilidade na escola;
. Elaboração do convite para os pais e a comunidade escolar;
. Organização dos grupos para apresentação dos trabalhos;
. Lista dos materiais que utilizarão no evento (quantidade de carteiras, mesas e cadeiras);
. Relatório;
. Registros fotográficos ou outros.
Nome | Tipo |
---|---|
Você sabia? Guardiões da Biosfera - Mata Atlântica -Tijuca | Vídeo |
Você sabia? Guardiões da Biosfera-Mata Atlântica - Pau Brasil | Vídeo |
Você sabia? Guardiões da Biosfera - Mata Atlântica - Erva-mate | Vídeo |
Você sabia? Guardiões da Biosfera - Mata Atlântica - Espécie Bandeira | Vídeo |
Sugestões de links para alunos:
. Sítio: “Ministério do Meio Ambiente”. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/biomas/mata-atlantica>. Acesso em: 05 de maio 2014.
Sugestões de links para professores:
. Sítio: “Ministério do Meio Ambiente”. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/biomas/mata-atlantica>. Acesso em: 05 de maio 2014.
Professor, a avaliação é parte da aula e está presente em todo o desenvolvimento das atividades. Para isso, sugerimos que você crie um diário reflexivo, em que registrará aspectos essenciais de cada aluno, tais como dificuldades e facilidades sobre o trabalho com o sistema alfabético de escrita, bem como suas reflexões sobre o que poderá propor de atividades para consolidar o conhecimento. É importante que observe se os alunos compreenderam o tema trabalhado: "Mata Atlântica".
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!