20/05/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagens+de+poesias&es_sm=93&biw=1304&bih=707&tbm=isch&imgil=iXSTGDPTLcEFfM%253A%253Bhttps%253A%25
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ATIVIDADE 1 - SENSIBILIZAÇÃO DA TURMA PARA ESTUDAR O TEMA.
Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrível que lhes deres: Trouxeste a chave? (Carlos Dummond de Andrade) |
Converse com os alunos sobre a poesia. Fale sobre o valor das palavras na língua.
ATIVIDADE 2 - O PRAZER DE LER POESIAS
LUAR
A lua majestosa
passeia
no tapete das nuvens
na imensa quietude
do universo.
E com seus raios argentinos
rompe o véu negro da noite
com claridade branda e suave,
e faz da terra
um manto branco de virgem.
LUA CHEIA
Boião de leite
que a noite leva
com mãos de treva
pra não sei quem beber.
E que, embora levado
muito devagarinho,
vai derramando pingos brancos
pelo caminho.
POEMA DA PARTIDA
Perdoa, se fui
a pedra,
a nuvem,
ou o espinho
e não flores
em teu caminho...
Esquece o que fui.
Esquece esta nota desafinada
que soou perdida
na harmoniosa tranqüilidade
de teus dias...
Perdoa esta nuvem
que pousou inconsciente
sobre o brilho de teus dias...
Esquece tudo.
E vê como os horizontes
te são azuis
e quanta promessa de luzes
e de festas
tuas manhãs te reservam.
Ouve e vê
como todas as coisas
parecem orquestrar
para ti
uma linda canção
de felicidade.
Então, depois, esquece.
Foste sempre
a longe estrela do céu
e eu o lago
a possuir-te em minhas águas
ilusoriamente...
SONETO DA SEPARAÇÂO
De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto
De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama
De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente
Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.
AMOR
Quisera nas cordas de uma harpa de arcanjo
tanger de mansinho com dedos divinos
meus mais ternos versos, pra ti, ó meu anjo,
pra ti, ó meu anjo, meus mais belos hinos.
Quisera num berço de rosa macias
teu sono formoso feliz embalar
ao som das cantigas que a brisa cicia,
ao som das espumas e das ondas do mar.
E ouvir com os ouvidos colados em teu peito
a música leve de teu respirar
e em êxtase casto de amor neste leito
dormir para sempre, não mais acordar.
CONSOADA
Quando a Indesejada das gentes chegar
(Não sei se dura ou caroável),
Talvez eu tenha medo.
Talvez sorria, ou diga:
- Alô, iniludível!
O meu dia foi bom, pode a noite descer.
(A noite com os seus sortilégios).
Encontrará lavrado o campo, a casa limpa,
A mesa posta,
Com cada coisa em seu lugar.
Poesias disponíveis em: http://www.pucrs.br/gpt/poesia.php Acesso em 18 maio 2014.
http://www.divertudo.com.br/oficina/oficina.html Acesso em: 18 maio 2014.
Os grupos deverão seguir as orientações abaixo para realizarem a tarefa.
Professor, oriente os estudantes a fazerem registros da discussão:
1. Qual o tema da poesia?
2. Tendo em vista o conteúdo do poema, qual seria a “função” da poesia?
3. Definam poesia.
4. Qual a função da poesia lida pelo grupo?
4. O que o autor quis dizer em seu poema? Resuma o texto com suas palavras.
Adaptado de: http://www.neteducacao.com.br/experiencias-educativas/ensino-medio/literatura/genero-poesia-leitura-e-prazer Acesso em: 18 maio 2014.
Proponha algumas regras para que a discussão se dê de maneira produtiva. Veja a sugestão abaixo.
1. Cada grupo deve apresentar aos colegas, o resultado das discussões. Para a apresentação, devem eleger um porta-voz.
Adaptado de: http://www.neteducacao.com.br/experiencias-educativas/ensino-medio/literatura/genero-poesia-leitura-e-prazer Acesso em: 18 maio 2014. |
GRUPO 1 - POESIA 1
Manuel Bandeira
O último poema
Assim eu quereria o meu último poema.
Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais
Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas
Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume
A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos
A paixão dos suicidas que se matam sem explicação.
Disponível em: http://www.releituras.com/mbandeira_ultimo.asp Acesso em: 18 maio 2014.
GRUPO 2 - POESIA 2
Cecília Meireles
Motivo
Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.
Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
— não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
— mais nada.
Disponível em: http://pensador.uol.com.br/frase/MTAxOTc2/ Acesso em: 18 maio 2014.
GRUPO 3 - POESIA 3
Poesia
Gastei uma hora pensando em um verso
que a pena não quer escrever.
No entanto ele está cá dentro
inquieto, vivo.
Ele está cá dentro
e não quer sair.
Mas a poesia deste momento
inunda minha vida inteira.
Disponível em:http://pensador.uol.com.br/frase/NTgyMDM0/ Acesso em: 18 maio 2014.
GRUPO 4 - POESIA 4
GRUPO 5 - POESIA 5
“Ou Isto ou Aquilo” Cecília Meireles Ou se tem chuva e não se tem sol Ou se calça a luva e não se põe o anel, Quem sobe nos ares não fica no chão, É uma grande pena que não se possa Ou guardo o dinheiro e não compro o doce, Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo... Não sei se brinco, não sei se estudo, Mas não consegui entender ainda Disponível em: http://natrodrigo.wordpress.com/2009/03/09/ou-isto-ou-aquilo/ Acesso em: 18 maio 2014. ATIVIDADE 4- ORGANIZANDO UM SARAU
Professor, termine suas aulas com um produto, por exemplo, um fôlder com as poesias de um sarau literário. |
Organize um sarau de poesias com a participação dos alunos, professores, pais e familiares (que façam a inscrição com antecedência) e elabore com os alunos um fôlder que contenha as poesias escritas. As poesias a serem recitadas poderão ser de autoria dos estudantes. Se não quiserem, peça que escolham poesias de autores, tais como: Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Ferreira Gullar, dentre outros.
PARA O PROFESSOR:
AULAS DO PORTAL:
1. POEMAS E POESIA: INTRODUZINDO UM TEMA. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18922 Acesso em: 18 maio 2014.
2. POESIA: UM GÊNERO QUE ENCANTA. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22732 Acesso em: 18 maio 2014.
ANÁLISE DE POEMAS:
1. COMO SE DEVE ANALISAR UM POEMA - http://aulaportugues.no.sapo.pt/analisapoema.htm Acesso em: 18 maio 2014.
2. ANÁLISE DE UM POEMA DE GULLAR. http://rascunho.gazetadopovo.com.br/analise-de-um-poema-de-gullar/ Acesso em: 18 MAIO 2014.
Poderá se ater a:
1. beleza do texto.
2. vocabulário utilizado.
3. rimas (se houver)
4. escrita bem feita (ortografia, concordância etc).
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