Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


É fácil escrever poesias?

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler poesias por prazer.
  • Conhecer poesias de diferentes autores.
  • Identificar temas de poesias.
  • Identificar função de poesias diversas.
  • Produzir poesias.
  • Ler poesias em voz ata.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidade de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
  • Internet.
  • Datashow.
  • Trabalho em grupo.

 

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagens+de+poesias&es_sm=93&biw=1304&bih=707&tbm=isch&imgil=iXSTGDPTLcEFfM%253A%253Bhttps%253A%25

2F%252Fencrypted-tbn3.gstatic.com%252Fimages%253Fq%253Dtbn%253AANd9GcTWtJXyG6H4hrcZOhugul62yXewyAJOgnCXTbDLlkwJ3upbv

O5wwQ%253B400%253B268%253Bv3kDT5ZtP-QUvM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fpoesiasparatodasashoras.blogspot.com%25252Fp%25252Fpoesias-para-todas-as-horas.html&source=iu&usg=__5QMcgJtSfzDgJLZqmcgLPu2bCzg%3D&sa=X&ei=yw55U6uqLZepyATSnoCICQ&sqi=2&ved=

0CDEQ9QEwAQ#facrc=_&imgdii=_&imgrc=iXSTGDPTLcEFfM%253A%3Bv3kDT5ZtP-QUvM%3Bhttp%253A%252F%252F2.bp.blogspot.com%252F_T_Rx9khtC8A%252FTLC7igjNW2I%252FAAAAAAAAABo%25

2FVTJYyM9PTrs%252Fs400%252Fpoesias204.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fpoesiasparatodasashoras.blogspot.com

%252Fp%252Fpoesias-para-todas-as-horas.html%3B400%3B268

  • PROFESSOR, PARA SE GOSTAR DE POESIAS, É PRECISO LÊ-LAS.

 

MÓDULO 1

 

ATIVIDADE 1 - SENSIBILIZAÇÃO DA TURMA PARA ESTUDAR O TEMA.

 

  • Para sensibilização da turma, entre na sala declamando a poesia abaixo.  Recite-a bem alto, fazendo gestos. Por fim, chame a atenção da turma.
Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma
tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta, sem interesse pela resposta,
pobre ou terrível que lhes deres:
Trouxeste a chave?

(Carlos Dummond de Andrade) 

Converse com os alunos sobre a poesia. Fale sobre o valor das palavras na língua.

 

ATIVIDADE 2 - O PRAZER DE LER POESIAS

 

  • Professor, apresente em datashow algumas poesias para os alunos lerem em voz alta, quase que declamando-as. Deixe-os livre...quem não quiser ler, que não leia. A ideia é que leiam as poesias pelo simples prazer de lê-las.

 

  • POESIA 1


LUAR

A lua majestosa
passeia
no tapete das nuvens
na imensa quietude
do universo.


E com seus raios argentinos
rompe o véu negro da noite
com claridade branda e suave,
e faz da terra
um manto branco de virgem. 


 

  • POESIA 2
     

LUA CHEIA

Boião de leite
que a noite leva
com mãos de treva
pra não sei quem beber.
E que, embora levado
muito devagarinho,
vai derramando pingos brancos
pelo caminho.

 

  • POESIA 3


POEMA DA PARTIDA

Perdoa, se fui
a pedra,
a nuvem,
ou o espinho
e não flores
em teu caminho... 

Esquece o que fui. 

Esquece esta nota desafinada
que soou perdida
na harmoniosa tranqüilidade
de teus dias... 

Perdoa esta nuvem
que pousou inconsciente
sobre o brilho de teus dias... 

Esquece tudo.
E vê como os horizontes
te são azuis
e quanta promessa de luzes
e de festas
tuas manhãs te reservam. 

Ouve e vê
como todas as coisas
parecem orquestrar
para ti
uma linda canção
de felicidade. 

Então, depois, esquece. 

Foste sempre
a longe estrela do céu
e eu o lago
a possuir-te em minhas águas
ilusoriamente...


 

  • POESIA 4


SONETO DA SEPARAÇÂO

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto 

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama 

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente 

Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente. 

 

  • POESIA 5

AMOR

Quisera nas cordas de uma harpa de arcanjo
tanger de mansinho com dedos divinos
meus mais ternos versos, pra ti, ó meu anjo,
pra ti, ó meu anjo, meus mais belos hinos. 

Quisera num berço de rosa macias
teu sono formoso feliz embalar
ao som das cantigas que a brisa cicia,
ao som das espumas e das ondas do mar. 

E ouvir com os ouvidos colados em teu peito
a música leve de teu respirar
e em êxtase casto de amor neste leito
dormir para sempre, não mais acordar. 


 

  • POESIA 6

CONSOADA

Quando a Indesejada das gentes chegar
(Não sei se dura ou caroável),
Talvez eu tenha medo.
Talvez sorria, ou diga:
- Alô, iniludível!
O meu dia foi bom, pode a noite descer.
(A noite com os seus sortilégios).
Encontrará lavrado o campo, a casa limpa,
A mesa posta,
Com cada coisa em seu lugar. 

 

Poesias disponíveis em: http://www.pucrs.br/gpt/poesia.php Acesso em 18 maio 2014.

 

MÓDULO 2

 

ATIVIDADE 1 - SEGUINDO PASSOS PARA ESCREVER POESIAS

 

  • Professor, leve seus alunos para o Laboratório de Informática e peça para eles acessarem o site: http://pt.wikihow.com/Escrever-um-Poema Acesso em:18 maio 2014.
  • Oriente-os a caminharem juntos na tarefa de lerem os passos de como escrever um poema. Os passos estão disponíveis em:

http://www.divertudo.com.br/oficina/oficina.html Acesso em: 18 maio 2014.

  • Ao final, recolha as poesias para ler e, se possível, insira um elogio à cada uma.

 

ATIVIDADE 2 - TRABALHANDO EM GRUPO

 

  • Professor, divida a turma em grupos de 4 alunos. Reproduza cópias das poesias transcritas abaixo para cada grupo. Entregue uma poesia para cada grupo.

Os grupos deverão seguir as orientações abaixo para realizarem a tarefa.

  • Após lerem as poesias,  os alunos deverão realizar, no grupo, um pequeno debate a partir das seguintes questões:

Professor, oriente os estudantes a fazerem registros da discussão:

1.  Qual o tema da poesia?
2. Tendo em vista o conteúdo do poema, qual seria a “função” da poesia?
3. Definam poesia.

4. Qual a função da poesia lida pelo grupo?

4. O que o autor quis dizer em seu poema? Resuma o texto com suas palavras.

 

Adaptado de: http://www.neteducacao.com.br/experiencias-educativas/ensino-medio/literatura/genero-poesia-leitura-e-prazer Acesso em: 18 maio 2014.


ATIVIDADE 3 - SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS DO GRUPO

 

  • Professor, após os grupos realizarem a discussão em grupo e os devidos registros, solicite aos eles que ampliem o debate com toda a turma.

Proponha algumas regras para que a discussão se dê de maneira produtiva. Veja a sugestão abaixo.

 

1. Cada grupo deve apresentar aos colegas, o resultado das discussões. Para a apresentação, devem eleger um porta-voz.


2. Os demais grupos podem manifestar suas opiniões a respeito das discussões apenas após a apresentação do grupo. Qualquer pessoa dos grupos pode pedir a palavra para fazer perguntas ou dar opiniões.


3. O assunto deve sempre girar em torno dos textos lidos e do tema “funções da poesia”.


4.  Cada grupo tem o tempo de até cinco minutos para apresentar os resultados de suas discussões. Os alunos que desejarem fazer perguntas ou comentários a partir da apresentação dos colegas têm o tempo de até três minutos. Após o comentário ou pergunta, o grupo questionado tem a possibilidade de fazer uma réplica de até três minutos, sendo representado por qualquer de seus membros.

 

Adaptado de: http://www.neteducacao.com.br/experiencias-educativas/ensino-medio/literatura/genero-poesia-leitura-e-prazer Acesso em: 18 maio 2014.

 

 

GRUPO 1 - POESIA 1

 

Manuel Bandeira

 

 

O último poema


Assim eu quereria o meu último poema.
Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais
Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas
Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume
A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos
A paixão dos suicidas que se matam sem explicação.

Disponível em: http://www.releituras.com/mbandeira_ultimo.asp Acesso em: 18 maio 2014.

 

GRUPO 2 - POESIA 2

Cecília Meireles

 

Motivo
 

Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.


Irmão das coisas fugidias, 
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.


Se desmorono ou se edifico, 
se permaneço ou me desfaço, 
— não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.


Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
— mais nada.
 

Disponível em: http://pensador.uol.com.br/frase/MTAxOTc2/ Acesso em: 18 maio 2014.

 

GRUPO 3 - POESIA 3

 

Carlos Drummond de Andrade

 

Poesia


Gastei uma hora pensando em um verso
que a pena não quer escrever.
No entanto ele está cá dentro
inquieto, vivo. 
Ele está cá dentro
e não quer sair.
Mas a poesia deste momento
inunda minha vida inteira.
 

Disponível em:http://pensador.uol.com.br/frase/NTgyMDM0/ Acesso em: 18 maio 2014.

 

GRUPO 4 - POESIA 4

 

Ferreira Gullar

 

Os mortos


os mortos vêem o mundo
pelos olhos dos vivos

eventualmente ouvem,
com nossos ouvidos,
       certas sinfonias
                 algum bater de portas,
       ventanias

           Ausentes
           de corpo e alma
misturam o seu ao nosso riso
           se de fato
           quando vivos
           acharam a mesma graça.

Disponível em: http://www.poemasepensamentos.com.br/2010/10/os-mortos-ferreira-gullar/ Acesso em: 18 maio 2014.

GRUPO 5 - POESIA 5

 

“Ou Isto ou Aquilo”  

Cecília Meireles

Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.

Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Disponível em: http://natrodrigo.wordpress.com/2009/03/09/ou-isto-ou-aquilo/ Acesso em: 18 maio 2014.

 

ATIVIDADE  4- ORGANIZANDO UM SARAU

 

Professor, termine suas aulas com um produto, por exemplo, um fôlder com as poesias de um sarau literário.

  • Organize um sarau de poesias com a participação dos alunos, professores, pais e familiares (que façam a inscrição com antecedência) e elabore com os alunos um fôlder que contenha as poesias escritas. As poesias a serem recitadas poderão ser de autoria dos estudantes. Se não quiserem, peça que escolham poesias de autores, tais como: Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Ferreira Gullar, dentre outros.

  • Divulgue bastante para que, no dia determinado, tenha muita gente para assistir o sarau.
Recursos Complementares

PARA O PROFESSOR:

AULAS DO PORTAL:

1. POEMAS E POESIA: INTRODUZINDO UM TEMA. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18922 Acesso em: 18 maio 2014.

2. POESIA: UM GÊNERO QUE ENCANTA. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22732 Acesso em: 18 maio 2014.

 

ANÁLISE DE POEMAS:

1. COMO SE DEVE ANALISAR UM POEMA http://aulaportugues.no.sapo.pt/analisapoema.htm Acesso em: 18 maio 2014.

2. ANÁLISE DE UM POEMA DE GULLAR. http://rascunho.gazetadopovo.com.br/analise-de-um-poema-de-gullar/ Acesso em: 18 MAIO 2014.

Avaliação
  • A  avaliação será processual, ou seja, deverá ser realizada durante o desenvolvimento das atividades. Portanto, o professor deverá observar a participação e o interesse dos alunos. Em relação ao sarau, elogie os alunos que participarem. No que diz respeito à escrita das poesias, o professor, ao lê-las, deverá dar um feedback para os alunos.

Poderá se ater a:

1. beleza do texto.

2. vocabulário utilizado.

3. rimas (se houver)

4. escrita bem feita (ortografia, concordância etc).

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.