Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lembrar é resistir ? 50 anos do Golpe Militar brasileiro.

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
ROBERTA PAULA GOMES SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Realizar leitura de vídeos.
  • Analisar e debater  conceitos como ditadura, censura e anistia.
  • Produzir história em quadrinhos.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Há cinquenta anos atrás, em primeiro de abril de 1964, o Brasil foi surpreendido com um Golpe Militar. Esse período da nossa história ficou conhecido como Ditadura Militar, nessa ocasião, os militares estiveram à frente do governo do Brasil, suspendeu a eleição para presidente, iniciou um processo de perseguição e tortura a todos aqueles que faziam oposição ao regime. Diante desses fatos propomos (re)lembrar é resistir? Cinquenta anos depois ainda há muito que dizer.

 

ditadura

 

Imagem disponível em: http://alcarsul2014.sites.ufsc.br/wp-content/uploads/2014/01/ipad-frame-app-listing-1024x799.png .  Acesso em 03 de maio de 2014.

 

Primeiro momento 

 

Professor, ao colocar o tema da aula: Lembrar é resistir? 50 anos de Golpe Militar, proponha aos alunos algumas questões:

  • Alguém sabe dizer o que foi o golpe militar?
  • Quando ocorreu o golpe?
  • Quais as características desse período histórico brasileiro?

Após a participação  dos alunos, organize a sala para a exibição  do vídeo Episódio VII - No regime dos militares. Da série 500 anos: Brasil -  República na TV,  em que bonecos animados explicam acontecimentos políticos importantes para a formação do Brasil contemporâneo. Uma produção da TV Escola, com duração de 20min, o mesmo está disponível  em: tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4813  . Acesso em 03 de maio de 2014.    Esse vídeo utiliza-se de fantoches para tratar da ditadura militar. Professor, para sua exibição, salvar previamente o vídeo em seu computador e apresentá-lo aos alunos por meio da projeção, utilizando o  data show.

 

Após a exibição do vídeo, convide os alunos para debate.

Informe que o debate sobre o conteúdo do vídeo deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos e com registro de questões que o aluno julgar mais importante. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais no momento da discussão. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

 

Sugestão de questões para o debate.

  • O que foi falado sobre a Ditadura Militar?
  • Quais palavras e expressões vocês não entenderam?
  • Foi citado o nome de alguma personalidade (político, cantor ou ator) que vocês conhecem? Quais?
  • Como eram os direitos dos cidadãos brasileiros durante a Ditadura Militar?
  • Vocês acham que o Regime Militar foi bom para o Brasil?
  • O que significa resistir 50 anos depois do golpe?
  • Lembrar é resistir?

 

Segundo momento

 

Professor,  é provável que os alunos terão dificuldade em compreender  alguns termos como Ditadura, Censura, Anistia, Atos Institucionais (AI) entre outros. Diante disso, leve-os para a sala de informática da sua escola, solicite que  se organizem em grupos de quatro alunos e elaborem um Glossário temático. Para realizar essa pesquisa os grupos deverão reunir todo seu material de estudo e construir uma síntese em papel pardo ou cartolina e, após a sua finalização, os alunos deverão socializar oralmente a sua pesquisa.

 

Terceiro Momento

 

Professor, após a realização do Glossário temático, proponha aos alunos, que ainda em grupo, façam uma  leitura em voz alta da história em quadrinhos de Sylvia Colombo e Lucas Ferraz "Ditadura em Quadrinhos" publicada no caderno Folhinha da Folha de São Paulo.  Para localizar a história acesse: http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/2014/03/82315-a-ditadura-em-quadrinhos.shtml,(acesso em 04 de maio de 2014) e em seguida clique na imagem.  As imagens poderão ser projetadas na sala por meio do data Show.

 

 história em quadrinhos 

Imagem disponível em: http://f.i.uol.com.br/folha/folhinha/images/14087749.png. Acesso em 04 de maio de 2014.

Após a realização da leitura da história em quadrinho problematizar oralmente com os alunos alguns  aspectos formais desse material. Sugestões de perguntas:

  • A linguagem textual: se as frases são longas, ou curtas. Se há presença de ironia na linguagem.
  • Os temas abordados: O que o texto está falando?
  • Os traços do ilustrador. Como são as ilustrações? São caricaturais? São desenhos bem acabados?
  • Quais as cores utilizadas nos desenhos?

 

Quarto Momento

 

Professor, organize papel sulfite, canetinhas, lápis de cor e proponha aos alunos que elaborem revistinhas sobre a Ditadura Militar utilizando-se das  história em quadrinhos. Nesse momento, destacar que as HQs, apresentam textos curtos, registrados em espaços gráficos adequados (balões), os desenhos são livres, sem a necessidade de proporções convencionais. É importante estimular a liberdade de criação.

Ao terminar as histórias em quadrinhos, propor aos alunos momentos de leitura durante o recreio, para que eles possam conhecer o material produzido pelos colegas para que possam conhecer (re)lembrar os acontecimentos que envolvem a Ditadura Militar. Acreditamos que o fato de voltar ao passado e lembrar o que aconteceu a 50 anos atrás em nosso país é uma forma de resistir e analisar criticamente um período conturbado da história brasileira. Dessa forma, lembrar é resistir!

 

 

quadrinho

Imagem disponível em: http://lh3.ggpht.com/_zCA-ZZbfKB8/SnOXpBKDcFI/AAAAAAAAGKQ/NtcGk0z8604/Tentativa1--MPK-31.07.09.jpg. Acesso em 03 de maio de 2014.

Para saber como produzir história em quadrinhos consulte: Como fazer uma História em Quadrinhos. Disponível em: http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html. Acesso em 03 de maio de 2014.

 

Recursos Complementares

História em quadrinhos (HQs) no ensino de História:

 

PALHARES, Marjory Cristiane. História em Quadrinhos: Uma Ferramenta Pedagógica para o Ensino de História. Disponível em:  http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2262-8.pdf. Acesso em 03 de maio de 2014.

SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes; RODRIGUES, Fabiana conceição de Moura Gonçalves. Histórias em quadrinhos e ensino de história: olhares e práticas. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/Opsis/article/view/19816/15174#.U2hYayjQjAY. Acesso em 03 de maio de 2014.

 

Ditadura Militar:

 

Avaliação

A avaliação deve ser gradativa, processual e abranger todas as etapas de ensino-aprendizagem. Dessa forma, o professor deverá acompanhar e avaliar participação dos alunos nos debates, o interesse pelo vídeo, a criatividade e  a aquisição do conhecimento através do conteúdo das Histórias em quadrinhos produzidas por eles.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.