20/05/2014
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Não é necessário conhecimento prévio.
Há cinquenta anos atrás, em primeiro de abril de 1964, o Brasil foi surpreendido com um Golpe Militar. Esse período da nossa história ficou conhecido como Ditadura Militar, nessa ocasião, os militares estiveram à frente do governo do Brasil, suspendeu a eleição para presidente, iniciou um processo de perseguição e tortura a todos aqueles que faziam oposição ao regime. Diante desses fatos propomos (re)lembrar é resistir? Cinquenta anos depois ainda há muito que dizer.
Imagem disponível em: http://alcarsul2014.sites.ufsc.br/wp-content/uploads/2014/01/ipad-frame-app-listing-1024x799.png . Acesso em 03 de maio de 2014.
Primeiro momento
Professor, ao colocar o tema da aula: Lembrar é resistir? 50 anos de Golpe Militar, proponha aos alunos algumas questões:
Após a participação dos alunos, organize a sala para a exibição do vídeo Episódio VII - No regime dos militares. Da série 500 anos: Brasil - República na TV, em que bonecos animados explicam acontecimentos políticos importantes para a formação do Brasil contemporâneo. Uma produção da TV Escola, com duração de 20min, o mesmo está disponível em: tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4813 . Acesso em 03 de maio de 2014. Esse vídeo utiliza-se de fantoches para tratar da ditadura militar. Professor, para sua exibição, salvar previamente o vídeo em seu computador e apresentá-lo aos alunos por meio da projeção, utilizando o data show.
Após a exibição do vídeo, convide os alunos para debate.
Informe que o debate sobre o conteúdo do vídeo deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos e com registro de questões que o aluno julgar mais importante. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais no momento da discussão. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Sugestão de questões para o debate.
Segundo momento
Professor, é provável que os alunos terão dificuldade em compreender alguns termos como Ditadura, Censura, Anistia, Atos Institucionais (AI) entre outros. Diante disso, leve-os para a sala de informática da sua escola, solicite que se organizem em grupos de quatro alunos e elaborem um Glossário temático. Para realizar essa pesquisa os grupos deverão reunir todo seu material de estudo e construir uma síntese em papel pardo ou cartolina e, após a sua finalização, os alunos deverão socializar oralmente a sua pesquisa.
Terceiro Momento
Professor, após a realização do Glossário temático, proponha aos alunos, que ainda em grupo, façam uma leitura em voz alta da história em quadrinhos de Sylvia Colombo e Lucas Ferraz "Ditadura em Quadrinhos" publicada no caderno Folhinha da Folha de São Paulo. Para localizar a história acesse: http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/2014/03/82315-a-ditadura-em-quadrinhos.shtml,(acesso em 04 de maio de 2014) e em seguida clique na imagem. As imagens poderão ser projetadas na sala por meio do data Show.
Imagem disponível em: http://f.i.uol.com.br/folha/folhinha/images/14087749.png. Acesso em 04 de maio de 2014.
Após a realização da leitura da história em quadrinho problematizar oralmente com os alunos alguns aspectos formais desse material. Sugestões de perguntas:
Quarto Momento
Professor, organize papel sulfite, canetinhas, lápis de cor e proponha aos alunos que elaborem revistinhas sobre a Ditadura Militar utilizando-se das história em quadrinhos. Nesse momento, destacar que as HQs, apresentam textos curtos, registrados em espaços gráficos adequados (balões), os desenhos são livres, sem a necessidade de proporções convencionais. É importante estimular a liberdade de criação.
Ao terminar as histórias em quadrinhos, propor aos alunos momentos de leitura durante o recreio, para que eles possam conhecer o material produzido pelos colegas para que possam conhecer (re)lembrar os acontecimentos que envolvem a Ditadura Militar. Acreditamos que o fato de voltar ao passado e lembrar o que aconteceu a 50 anos atrás em nosso país é uma forma de resistir e analisar criticamente um período conturbado da história brasileira. Dessa forma, lembrar é resistir!
Imagem disponível em: http://lh3.ggpht.com/_zCA-ZZbfKB8/SnOXpBKDcFI/AAAAAAAAGKQ/NtcGk0z8604/Tentativa1--MPK-31.07.09.jpg. Acesso em 03 de maio de 2014.
Para saber como produzir história em quadrinhos consulte: Como fazer uma História em Quadrinhos. Disponível em: http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html. Acesso em 03 de maio de 2014.
História em quadrinhos (HQs) no ensino de História:
PALHARES, Marjory Cristiane. História em Quadrinhos: Uma Ferramenta Pedagógica para o Ensino de História. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2262-8.pdf. Acesso em 03 de maio de 2014.
SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes; RODRIGUES, Fabiana conceição de Moura Gonçalves. Histórias em quadrinhos e ensino de história: olhares e práticas. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/Opsis/article/view/19816/15174#.U2hYayjQjAY. Acesso em 03 de maio de 2014.
Ditadura Militar:
A avaliação deve ser gradativa, processual e abranger todas as etapas de ensino-aprendizagem. Dessa forma, o professor deverá acompanhar e avaliar participação dos alunos nos debates, o interesse pelo vídeo, a criatividade e a aquisição do conhecimento através do conteúdo das Histórias em quadrinhos produzidas por eles.
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