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LDL e HDL: o “mal” e o “bom” colesterol?

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Análises Clínicas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Farmácia
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Educação Profissional Produção Alimentícia Técnico em Alimentos
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apontar a importância do colesterol para o organismo.

  • Diferenciar o LDL do HDL.

  • Identificar alimentos e comportamentos propícios para o aumento do HDL e diminuição do LDL.

  • Avaliar propostas de alcance individual que visam à preservação e a implementação da saúde.

  • Elaborar projeto de pesquisa, levantar, tabular e discutir dados, produzindo novos conhecimentos sobre o tema.

  • Avaliar os impactos de altas taxas de LDL na saúde.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Biologia celular.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; elaboração de projeto de pesquisa; coleta, tabulação e análise de dados; elaboração e socialização de relatório de pesquisa; análise de vídeos; estudo e produção de textos; publicação de relatórios de pesquisa em blog ou site da escola.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; textos digitais e vídeos.

 

 

alimentos ricos colesterol

Imagem disponível em: http://portugalmundial.com/wp-content/uploads/2014/03/alimentos-ricos-em-colesterol.jpg . Acesso em 06/05/2014.

 

Módulo 1- Introdução ao tema

Atividade 1- Resgatando conhecimentos prévios

Sugerimos que o professor inicie o estudo do tema com uma conversa informal com os alunos, a partir da imagem a seguir, que deverá projetar utilizando o aparelho data show.

 

colesterol HDL LDL

Imagem disponível em: https://lh4.googleusercontent.com/-Q0qLWbLTbxs/ULei4-RZdpI/AAAAAAAAD3c/uz6398LEsrA/s400/colesterol-hdl.jpg. Acesso em 06/05/2014.

 

Enquanto os alunos avaliam a imagem, o professor deverá fazer perguntas, como as sugeridas a seguir.

  • Como vocês interpretam esta imagem?

  • O que é HDL?

  • O que é o LDL?

  • Já ouviram falar em Aterosclerose? Do que se trata? Como acontece?

  • Qual é a relação entre aterosclerose e infarto?

  • Qual é a relação entre aterosclerose e AVC?

O professor deverá deixar que os alunos manifestem suas opiniões livremente, sem estabelecer conceitos neste momento.

Atividade 2- Vídeo

Para fechar o diálogo anterior e ampliar o universo conceitual dos alunos, sugerimos que assistam ao vídeo de curta duração Uma viagem vascular: colesterol - hdl - ldl – aterosclerose. Duração: 2min14seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=qPiVDpaNxOw. Acesso em 06/05/2014.

 

Comentário - A sensação de estar navegando por uma artéria é única e abre o campo de visão para observar o tráfego do colesterol em nosso sangue por meio de lipoproteínas (conjunto de proteínas e lipídeos, arranjados de forma a otimizar o transporte dos lipídeos pelo plasma - os lipídeos não se misturam facilmente com o plasma, que é um meio aquoso - Os lipídeos são principalmente o Colesterol, os Triglicerídeos e os Fosfoglicerídeos), analisando as lipoproteínas de baixa  densidade (LDL - colesterol, ruim, com L de letal, mortal), as liproteínas de alta desnidade (HDL - o colesterol bom) e as lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL). Essa viagem vascular vai mostrar como o excesso de colesterol em nossas artérias promove a formação de placas e o processo de aterosclerose.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar o vídeo em seu computador e projetá-lo, utilizando o aparelho data show.

O professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa das mesmas questões feitas anteriormente para que os alunos registrem suas respostas no caderno.

Atividade 3- Explorando imagem

Sugerimos que, para fechar este módulo, o professor explore a imagem a seguir que demonstra a formação da placa de ateroma, pelo colesterol ruim.

 

aterosclerose

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-b6W02Goy12A/UCfk_ake-jI/AAAAAAAAAlk/cx2b0hHYbR0/s1600/aterosclerose1.jpg. Acesso em 06/05/2014.

MÓDULO 2- AMPLIANDO CONHECIMENTOS

Atividade 1- PESQUISAS NA INTERNET

Para a construção de um aporte teórico sobre o tema, sugerimos que os alunos façam leituras de textos e assistam a vídeos on line. Deverão registrar as informações que considerarem pertinentes e outras sugeridas pelo professor.

Sugerimos abaixo alguns vídeos e textos com os respectivos endereços para acesso, mas se manifestarem curiosidades ou dúvidas, os alunos deverão ser orientados a buscar referências para acesso em sítios de busca, como o Google. Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o texto diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvar previamente os textos em seu computador e disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor deverá disponibilizar cópias impressas de questões norteadoras para os registros e discussão das informações contidas neste material on line.

 

O primeiro momento deverá ser de estudo individual, quando cada aluno deverá ler, silenciosamente, todos os textos e visualizar os vídeos, fazendo seus registros, tendo como referência as questões para discussão propostas pelo professor.

 

Textos e vídeos sugeridos

 

 colesterol alimentos

Imagem disponível em: http://s2.glbimg.com/3OdM55AWXU4mfxyzmVZEkYPZNKvDBJPCNVXBBgevL5ZIoz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/08/09/colesterol.jpg. Acesso em 06/05/2014.

 

Questões para discussão

  • O que é o colesterol?

  • O colesterol é importante para o organismo? Explique.

  • De onde vem o colesterol presente em nosso organismo?

  • Por que o LDL é considerado o “mau” colesterol?

  • Por que o HDL é considerado o “bom” colesterol?

  • O “bom colesterol” pode se tornar o “mau colesterol”? Explique.

  • Quais são as taxas saudáveis de colesterol?

  • O que deve ser feito para aumentar as taxas de HDL, o bom colesterol?

  • O que deve ser feito para diminuir as taxas de LDL, o mau colesterol?

  • O que deve ser feito para equilibrar as taxas de colesterol?

  • Em que casos é necessário usar medicamentos para diminuir as taxas de colesterol?

  • Qual é a relação entre colesterol, aterosclerose, infarto e AVC?

  • Há consenso entre os autores sobre as medidas de prevenção e controle do colesterol? Explique.

 

alimentos - colesterol

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-_2UaEZ0PyuQ/UCfm2W7XkmI/AAAAAAAAAl0/IUY9P3H00VM/s1600/alimentos_colesterol.jpg. Acesso em 06/05/2014.

Atividade 2 - Discussão das informações da pesquisa

A discussão do conteúdo do material consultado deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de quatro alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

 

Módulo 3 - Produções: texto, pesquisa e relatório.

Atividade 1- Produção de texto

O professor deverá organizar os alunos em grupos de três componentes para que produzam um texto a partir dos registros realizados no decorrer desta proposta. Este texto comporá a justificativa do relatório de pesquisa

Atividade 2 - Elaboração de projeto de pesquisa.

O mesmo grupo anterior de três alunos deverá, a partir das situações com as quais teve contato ao longo desta proposta, elaborar um problema de pesquisa baseado naquilo que gostariam de saber e pesquisar em sua comunidade. A partir deste problema de pesquisa, deverão estabelecer os objetivos e o universo de sua investigação e elaborar um questionário para coleta de dados.

Um exemplo

Problema de pesquisa: O que as pessoas adultas sabem sobre o colesterol?

Objetivos: i) Verificar quais são as informações que pessoas adultas têm sobre colesterol; ii) identificar a importância dada a este componente do organismo e das dietas; iii) levantar quais são as preocupações e cuidados em relação ao nível de colesterol no seu organismo; iv) verificar as taxas de colesterol na população.

Universo da pesquisa: 20 adultos do bairro onde residem os alunos.

Questionário

  • O colesterol é importante para o organismo?

  • Você se preocupa com seu colesterol? Por quê?

  • Como estão as taxas do seu colesterol? Como você avalia sua situação?

  • Quais cuidados você toma para equilibrar suas taxas de colesterol?

Atividade 3 - Aplicação dos questionários e tabulação dos dados

Os alunos poderão coletar dados, utilizando o questionário, por escrito ou por meio de entrevistas ao vivo, gravadas por celulares ou câmeras. Neste caso, os entrevistados deverão autorizar a exposição das imagens, se isso for acontecer.

Para a tabulação dos dados, os alunos deverão ser organizados em grupos de seis elementos. Este grupo deverá reunir os dados e agrupá-los de acordo com aspectos coincidentes.

Após esta tabulação, gráficos que apresentem esses dados deverão ser produzidos pelos alunos para uma melhor visualização dos resultados de suas pesquisas.

Interdisciplinaridade

A construção de gráficos poderá ser realizada  de forma manuscrita no caderno ou no computador, usando o programa destinado para essa finalidade. Em ambos os casos, os alunos poderão fazê-los em uma aula de matemática e/ou de laboratório de informática, depois de estabelecida a parceria entre os professores destas disciplinas.

Atividade 4 – Apresentação e discussão dos resultados da pesquisa

Depois de tabulados os dados e produzidos os gráficos, o momento é de socialização. Cada grupo apresentará os resultados de sua pesquisa para a turma; discutirá os dados, apresentando pontos de vista baseados naquilo que já foi estudado. Para finalizar esta atividade, o professor deverá solicitar aos alunos que registrem os resultados das pesquisas e guardem esses registros para posteriormente elaborarem as  conclusões.

 

doença vascular

Imagem disponível em: http://www.centrocardio.com.br/images/stories/noticias/centrocardio-hospital-coracao-046-colesterol-representacao-doenca-cardiovascular.jpg. Acesso em 06/05/2014.

 

Atividade 5- Elaboração do relatório de pesquisa

Após a discussão e considerações, propomos que o mesmo grupo de alunos da atividade anterior organize um relatório, contendo todos os dados levantados e discutidos ao longo da aula. A pesquisa realizada, a discussão dos dados e as conclusões parciais deverão ser  retomadas, neste momento.

O termo relatório, neste caso, é utilizado para descrever uma narração do que se passou, do que foi observado e as conclusões da pesquisa realizada.

Para que se possa redigir um relatório é preciso que tenha havido alguma pesquisa cujos resultados já sejam conhecidos. O percurso do relatório é dado pelos fatos observados, durante a realização da pesquisa, e pelos  resultados por ela alcançados.

Propomos nesta atividade a elaboração de um relatório, compilando todos os dados levantados e discutidos pelos alunos. Para isso, o professor deverá fornecer aos alunos as seguintes instruções:

1º) A página inicial do relatório deverá apresentar: o nome completo da escola, disciplina (exemplo: Biologia), o título da pesquisa, o nome do professor, os nomes dos alunos, o ano de ensino e turma, data e local.

2º) Introdução: esta seção do relatório é justamente o espaço em que se faz uma recapitulação do tema da pesquisa. Nesta parte do texto, deverá ser apresentado um resumo da proposta da pesquisa, os objetivos e as justificativas. O professor deverá orientar os alunos a utilizarem os registros ao longo das atividades propostas para elaborem o texto da introdução. 

3º)Justificativa: qual é a importância ou relevância do tema e/ou da pesquisa? Aqui deve ser inserido o texto produzido pelos alunos na atividade 1 deste módulo.

4º) Material e Métodos (Metodologia): o professor  deverá orientar os alunos a informarem detalhadamente todo o procedimento de pesquisa. Trata-se, neste caso, de uma narração, em que se apresentará, passo a passo, o que ocorreu durante o processo de realização da pesquisa: formação das duplas ou grupos; leitura de textos; visualização e discussão de vídeos; pesquisas na internet; levantamento, tabulação e análise dos dados, resolução de questões de estudo/pesquisa, debates.

5º) Resultados e Discussão: deverão aparecer, neste item, todos os dados coletados e discutidos pelos alunos.

6º) Conclusão: o professor deverá solicitar aos alunos que, neste ponto do relatório, apresentem a que conclusão chegaram ao final de toda a pesquisa realizada.  O professor deverá orientar os alunos para retomarem os registros que eles mesmos fizeram durante das atividades. Será preciso incluir no relatório a confissão das restrições operacionais observadas, os problemas encontrados, enfim, tudo aquilo que, em certa medida, prejudicou a execução da pesquisa e, consequentemente, enfraqueceu o alcance das conclusões.

7º) Referências Bibliográficas: Neste item, deverão ser apresentados todos os textos consultados ao longo da pesquisa com sua respectiva fonte (título do texto/autor/endereço eletrônico/data de acesso).  Para mais informações acerca da normatização de referências bibliográficas, o professor poderá consultar o seguinte endereço eletrônico http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.16. Acesso em 06/05/2014.

Atividade 6- Publicação do relatório de pesquisa - Socialização na rede

Toda a produção dos alunos na atividade anterior deverá ser enviada ao professor para avaliação. Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos  deverão criar o blog.  Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (acesso em 06/05/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento e o professor, juntamente com os alunos, deverão divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe, deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor deverá manter o blog atrativo, postando atualidades relacionadas ao tema.

 

ldl hdl lixo

Imagem disponível em: http://saude.abril.com.br/edicoes/0271/imagens/hdl_271.jpg. Acesso em 06/05/2014.

Recursos Complementares
Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

  • Os principais instrumentos de avaliação quantitativa deverão ser: i) o texto produzido em grupo a partir do conteúdo pesquisado na internet; ii) o projeto e o relatório da  pesquisa.

  • Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.

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