Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


“Quem sou eu”?

 

30/09/2009

Autor y Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer a história da família;
• Reconhecer a importância das pessoas idosas;
• Explorar as noções de tempo (passado, presente e futuro).
• Utilizar as linguagens musical, escrita e oral.

Duração das atividades
5 horas aulas - 250 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


• Leitura da História do Relógio de forma adaptada para a faixa etária;


A história do relógio

O primeiro aparelho medidor do tempo de que temos conhecimento está datado de 3500 a.C. Falamos de obeliscos que eram utilizados como relógios de sol rudimentares. Este é apenas um dos muitos métodos que foram utilizados no passado para medir o tempo, outros métodos são: a observação das estrelas, os relógios de água e areia e outros engenhos que com maior ou menor acerto fazem parte de um percurso que continuou até aos nossos dias.

Todos os relógios funcionam seguindo um princípio semelhante, que consiste em contar um ciclo regular que nos permite medir o tempo. Dito de outra forma, a medição do tempo consiste na comparação de um evento fixo com outros que usualmente desconhecemos.

In: http://www.horadomundo.com/cultura/historia.jsp


Após a leitura do texto acima pode-se apresentar às crianças um vídeo-clipe sobre a temática tempo. Este vídeo pode ser encontrado no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=kpjn6SRFts0 

Esse vídeo é bem curtinho e com certeza as crianças vão adorar!

Com essa música, as crianças podem cantar, dançar e brincar e o professor pode explorar a linguagem musical das crianças através da música:

"O Relógio" de Vinícius de Moraes

Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia

Estratégias e recursos da aula

1º momento:

Chegada das crianças com painel de fotos da família, exposição de materiais que remetem ao tempo (relógio, ampulheta e calendário) e a música ao fundo “Vovô” do grupo Palavra Cantada.
Música: Vovô – Grupo Palavra Cantada
Quando eu vejo meu vovô
Que é pai do meu papai
Penso que há um tempo atrás
Ele era o que eu sou
Agora sou criança
E o vovô também já foi
A vida é uma balança
Ontem, hoje e depois
Amanhã talvez quem sabe
Eu serei um outro avô
E o filho do meu filho
Será o que hoje eu sou
Ontem, hoje e depois
Amanhã talvez quem sabe
Eu serei um outro avô
E o filho do meu filho
Será o que hoje eu sou
Ontem, hoje e depois
Ontem, hoje e depois
Ontem, hoje e depois
In: http://www.palavracantada.com.br/final/index.aspx

2º momento:

Em uma roda de conversa, primeiramente conversa-se sobre rotina do dia, as novidades da turma, uma chamada viva, e o relembrar das atividades realizadas no dia anterior. Posteriormente, será apresentada aos alunos nossa atividade, através da música “Vovô” do grupo Palavra Cantada, que será novamente exibida às crianças, todavia neste momento elas poderão acompanhar através da letra da música (tendo assim contato com a linguagem escrita). Posteriormente será feito um debate, sobre a importância de se conhecer a história da família, respeitar e compreender o modo de ser e viver de outras famílias. A professora mostrará a sua árvore genealógica, a fim, de motivá-los na pesquisa em casa.

3º momento:

Os alunos expressarão instigados pelo professor a sua origem. Nesse momento, ainda em roda de conversa, a professora pergunta sobre pais, irmãos, avós, tios e primos, se são muitos ou poucos, se moram ou não em nossa cidade, se nasceram aqui, qual a idade do membro mais velho da família. Se não, de onde vieram? Como chegaram aqui? Neste momento explorar a interdisciplinaridade, a subjetividade e a avaliação mediadora. Trabalhando as regiões do Brasil, a noção de tempo, através de datas e idades, analisar também a oralidade e a escuta- ativa na contação de suas histórias pessoais, sempre mediados pelo professor, o qual terá um papel fundamental: o de motivador.

4º momento:

Cada aluno receberá uma folha A3 com uma árvore bem grande. Nela, eles construirão, com a ajuda da professora, sua árvore genealógica a partir do nome de seus avós.

5º momento:

Em casa fazer uma pesquisa dos nomes de seus familiares: avós maternos e paternos, tios, primos e irmãos para corroborarem com a árvore produzida em sala. Se possível trazer fotos dos familiares.


6º momento: Após a pesquisa feita em casa realizar a colagem das fotos na árvore genealógica e a exposição da mesma para a Escola.

Recursos Complementares
Fotos das crianças e de seus familiares.
Avaliação

O/A professor/a observará toda a dinâmica de trabalho do grupo a partir dos seguintes parâmetros:
• Que áreas de conhecimento foram trabalhadas pelo aluno?
• Quais foram os avanços que esta atividade proporcionou aos alunos?
• Como as questões sócio-afetivas apareceram? Alguma sugestão dos pais?
• Como o aluno se refere à sua família?
• Houve envolvimento e participação?
• Foi possível explorar a interdisciplinaridade?

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.