01/09/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
O aluno poderá aprender jogos tradicionais de rua que vem sendo esquecidos pelas novas gerações. A turma poderá construir hipóteses sobre a diferença entre as características da cidade na época de seus avós e as características das cidades de hoje. Estas diferenças também implicam em diferenças em relação ao brincar, à escolha das brincadeiras, à interação com os tempos e espaços.
Os alunos deverão fazer uma entrevista com seus avós ou familiares mais idosos sobre as brincadeiras e os jogos que eles praticavam na rua durante sua infância e adolescência.
Atividade I
Duração: 50 min
As entrevistas serão apresentadas pelos alunos e a partir dos relatos, a turma deverá escolher os jogos que serão praticados nas próximas aulas, no espaço da escola.
Atividade II
Duração: 50min
Nesse momento, o grupo realizará uma votação e os cinco jogos mais votados serão praticados e experimentados por todos. Como é difícil saber qual será a duração dos jogos escolhidos, esta atividade poderá durar mais de 50 minutos e continuar em uma próxima aula.
Atividade III
Duração: 60min
Após a vivência de todos os jogos escolhidos, os alunos deverão formar grupos de três alunos. Cada grupo será responsável pela criação de um cartaz sobre um dos cinco jogos escolhidos. O cartaz deve ser desenvolvido na forma de um convite, para que os outros estudantes da escola não só compreendam como se brinca, mas também se sintam instigados a experimentar a nova/velha brincadeira.
Duração: 40minA avaliação poderá ser feita a partir dos cartazes produzidos e do envolvimento de cada aluno em todo o processo. Ao final das atividades, o professor tem ricas possibilidades de discussão com seus alunos, podendo passar desde as transformações históricas e sociais da cidade até as dificuldades de relações entre indivíduos de gerações diferentes.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Três estrelasmuito bom. gostei da ideia. vou tentar aplicar nas aulas do eja.