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O espaço geográfico é uma construção humana

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
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ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Ensino Médio Geografia O homem criador de paisagem/modificador de paisagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Papel das tecnologias na construção de paisagens urbanas e rurais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Diferenciar paisagem e espaço geográfico.

- Reconhecer o espaço geográfico como uma construção humana, que envolve trabalho e técnica.

- Reconhecer e interpretar elementos naturais ou produzidos pelo homem no meio em que vive.

- Aplicar técnicas como entrevistas, para fins de coleta de dados.

- Realizar atividades de observação e representação pictórica em ambiente identificado como área de estudo. 

Duração das atividades
04 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Paisagem: conceituação

Espaço natural: conceituação

Espaço geográfico: conceituação

Lugar: conceituação

Movimento de rotação e de translação: conceito e representação

Texto dissertativo argumentativo: caracterização

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: O trabalho como mediador entre homem e natureza

Espaço1

http://professor-josimar.blogspot.com.br/2010/01/historia-da-pre-historia.html

 

Inicialmente, o professor deverá imprimir e distribuir aos alunos a letra da música Quebra do milho (Pena Branca e Xavantinho, endereço web: http://www.youtube.com/watch?v=XtaskMU8o4Y- Quadro 1). Após a leitura da letra da música e, se possível, sua audição por meio do acesso ao vídeo, eles deverão interpretar as questões propostas no quadro 2. Num primeiro momento, a interpretação deverá ser feita individualmente, prevendo maior diversidade de percepções, o que irá contribuir para enriquecer o debate explicitado no parágrafo seguinte.

 

Os resultados deverão ser socializados à turma por meio de um debate, com os alunos dispostos num grande círculo. Considerando aspectos técnicos (agronômicos), culturais, artísticos e geográficos (embora indiretos) abordados na música, o professor deverá estimular a participação dos alunos colocando suas percepções sobre a temática representada na letra, associando-a aos conceitos priorizados (a construção espacial resultante das relações entre sociedade e natureza, mediada pelo trabalho e pela técnica).  

 

Após a etapa das perguntas, respondidas em grupo, no caderno do aluno,  e da socialização dos resultados, o professor deverá encerrar o debate destacando as relações entre o trabalho humano e a natureza. Além do atendimento das necessidades básicas de alimentação, moradia, e abrigo, o trabalho desencadeia toda a complexidade das relações sociais e econômicas, que caracterizam a sociedade em que vivemos. Todas essas relações (tanto do homem com a natureza quanto entre as pessoas) provocam alterações no espaço natural, construindo um outro espaço  - o espaço social ou geográfico.

 

A escolha da letra da música constitui-se num recurso didático lúdico, que permite interatividade entre os alunos ao mesmo tempo em que permite explorar aspectos que vão além do conteúdo formal.Poderá ser enriquecida com uma apresentação musical de um grupo ou até mesmo individual, como forma de descontração.

 

 

 

Quadro 1. Letra da música Quebra do Milho

Quebra do milho

Pena Branca e Xavantinho

 

Mês de agosto

é tempo de queimada

Vou lá prá roça

preparar o aceiro

Faísca pula

que nem burro brabo

E faz estrada lá na capoeira

A terra é a mãe,

isso não é segredo

O que se planta

esse chão nos dá

Uma promessa

a São Miguel Arcanjo

Prá mandar chuva

pro milho brotar...

Passou setembro,

outubro já chegou

Já vejo o milho

brotando no chão

Tapando a terra

feito manto verde

Prá esperança do meu coração

Mês de dezembro,

vem as boas novas

A roça toda já se embonecou

Uma oração

agradecendo a Deus

E comer o fruto

que já madurou...

 

Mês de janeiro,

comer milho assado

Mingau e angu

no mês de fevereiro

Na palha verde

enrolar pamonha

E comer cuscuz

durante o ano inteiro

Quando é chegado

o tempo da colheita

Quebra de milho,

grande mutirão

A vida veste sua roupa nova

Prá ir no baile lá no casarão...

Espaço2

 

 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=XtaskMU8o4Y

 

Quadro 2. Interpretação da letra da música Quebra do milho

1- Identifique e transcreva versos da música, que fazem menção aos movimentos da natureza, principalmente o de translação.

 

2- Identifique e transcreva versos da música, que fazem menção ao trabalho humano.

 

3- Identifique e transcreva versos da música, que fazem menção a alguns aspectos da cultura rural brasileira.

 

4- A letra da música nos leva a entender que

a) o milho é uma cultura sazonal. Você concorda com esta afirmação? Justifique.

b) o milho é um cereal importante na alimentação humana. Você concorda com esta afirmação? Justifique.

c) para as pessoas que vivem no campo, o milho é mais do que um simples cereal. Você concorda com esta afirmação? Por que?

 

5- Muitas ferramentas e utensílios são utilizados para o plantio, os tratos culturais, a colheita, o preparo dos pratos com ingredientes à base de milho, e o armazenamento dos grãos. Identifique algumas ferramentas ou utensílios usados para

a) o plantio, os tratos culturais e a colheita do milho, utilizando técnicas agrícolas tradicionais.

b) o plantio, os tratos culturais e a colheita do milho, utilizando técnicas agrícolas modernas.

c) o preparo do curau.

d) o preparo da pamonha.

e) o preparo da farofa.

f) o armazenamento dos grãos na tulha para ser utilizado como alimento para os animais.

 

6- Identifique algumas técnicas agrícolas citadas na letra da música.

 

7- “Quando é chegado/o tempo da colheita/Quebra de milho/grande mutirão”. Diferencie mutirão e trabalho assalariado. Quais são as implicações sociais dessas duas formas de organização do trabalho?

 

8- “A vida veste sua roupa nova/Prá ir no baile lá no casarão”. Com base nessas duas estrofes, discuta com seus colegas:

a) O que você entende por “A vida veste sua roupa nova”?

b) Pode o trabalho gerar alegria e festa? Comente.

 

 

 

Atividade 2: Representação visual da produção do espaço

Espaco3

http://www.benitabrasil.com/moda/elisa-stecca-transforma-joias-em-obras-de-arte/

 

 

Nesta atividade o professor deverá orientar os alunos para a representação visual dos conceitos apreendidos na atividade 1. Deverão ser levadas para a sala de aula várias revistas e jornais para que os alunos possam recortar e montar cartazes, que serão fixados na própria sala ou no mural externo. O material poderá ser obtido na biblioteca da escola ou solicitado para que os alunos o tragam de casa.

 

A turma deverá ser dividida em quatro grupos, com as seguintes tarefas:

 

Grupo 1: Este grupo identificará imagens referentes às forças da natureza na formação do espaço natural: vento, sol, chuva, geleira, enxurrada, rio, mar, erosão, assoreamento, micro-organismos etc.

 

Grupo 2: Este grupo identificará imagens referentes a construções humanas, que modificaram o espaço natural por meio do trabalho e das técnicas: desmatamentos, queimadas, campos de plantio, pastagens, cidades, estradas, túneis, canais fluviais ou marítimos artificiais etc.

 

Grupo 3: Este grupo identificará ferramentas, equipamentos, máquinas e implementos responsáveis pela realização do trabalho que transforma o espaço natural em espaço geográfico.

 

Grupo 4: Este grupo identificará profissões e profissionais relacionadas às atividades humanas transformadoras da natureza e outras que só são possíveis de serem realizadas após a natureza transformada. Por exemplo: Antes do plantio, é preciso que se retire a vegetação natural. Para isso usam-se motosserras ou outros equipamentos mais modernos, como robôs. Na primeira etapa trabalham o operador da motosserra ou do robô. Na segunda etapa trabalham os operadores de máquinas, entre outros profissionais. A terceira etapa refere-se ao transporte da matéria prima produzida no solo; nessa etapa trabalham os motoristas, os frentistas de postos de combustível etc. A quarta etapa refere-se à transformação da matéria prima, já na indústria. Ali, há outros profissionais trabalhando. A quinta etapa caracteriza-se pela distribuição e, finalmente, o comércio, quando o produto vem para as nossas mãos.

 

Cada grupo deverá dar um título ao seu cartaz e explica-lo aos demais colegas. O momento da interação deve ser espontâneo e descontraído. Após esta etapa o professor deverá solicitar a produção de um texto síntese, individual, com o intuito de verificar a  assimilação sobre o que foi estudado. A redação deverá seguir as características de um texto dissertativo argumentativo, limitando-se a trinta linhas cursivas. Após a revisão o professor poderá selecionar alguns textos para a publicação no jornalzinho da escola ou no blog da turma.

 

O professor de Língua portuguesa deverá contribuir com a atividade, orientando os alunos sobre a caracterização do texto dissertativo argumentativo. Contribuirá também apontando os critérios para a sua correção.

 

 

Atividade 3: A memória popular como identitária da dinâmica da produção espacial

espaco4

http://luizaalbertini.blogspot.com.br/2011/06/urbanismo-ii-projeto-de-loteamento-no.html

 

Nesta atividade os alunos serão levados a presentificar o conteúdo estudado, identificando-o em seu cotidiano. O professor poderá realizar uma aula passeio com sua turma nos arredores da escola. Caso não seja possível realizar um passeio de reconhecimento nas áreas próximas, o professor poderá propor que realizem as observações nas imediações da casa do aluno ou no trajeto casa/escola. Esta estratégia é sempre bem vinda entre os alunos, relativamente fácil de ser realizada e não implica em custos.

 

Quadro 3. Regras básicas para a realização de uma aula passeio

Para maior aproveitamento da aula passeio o professor deverá definir, previamente, algumas regras de procedimentos comportamentais e alguns parâmetros didáticos para a observação e coleta de dados. Nesta atividade os alunos continuarão com a formação de grupos sugerida na etapa anterior, ou seja, quatro estudantes.

 

Sugestões de regras comportamentais:

- Efetuar todo o percurso e desenvolver as atividades em grupo visando a segurança pessoal, cooperação e eficácia na coleta de dados. Cada um é responsável por si e pelo colega.

- Evitar qualquer tipo de descarte na rua, tais como embalagens de alimentos, sobras de papel etc.

- Atenção ao atravessar ruas, cruzamentos etc.

- Uso do uniforme da escola, facilitando a identificação.

- Evitar qualquer tipo de barulho, que incomode moradores, comerciantes, transeuntes etc.

- Limitar-se ao percurso previamente estabelecido.

- Respeitar o horário de retorno previamente estabelecido pelo professor.

- Os entrevistadores deverão identificar-se (pessoalmente e nominar a escola em que estudam), explicar a finalidade do trabalho e respeitar a negação do entrevistado, caso não tenha interesse em dar informações.

- Agradecer o entrevistado após a realização da atividade.

 

Parâmetros didáticos para a observação do meio e para a coleta de dados:

- Os alunos deverão observar o percurso identificando a sua caracterização: bairro residencial, comercial, industrial, ou misto. Além da observação visual deverão fotografar e representar pictoricamente alguns pontos que o caracterizam. Enquanto alguns alunos se encarregam das fotos, os demais membros do grupo se encarregam de representar o percurso por meio de um desenho básico (um croqui, por exemplo).

- Escolher algumas pessoas para uma breve entrevista. A escolha deve ser aleatória, porém atendendo a alguns critérios: transeuntes, comerciantes notadamente estabelecidos no local há algum tempo, morador antigo, algum trabalhador presente naquele momento (tais como funcionários da limpeza pública, entregadores de mercadorias, policiais, entre outros).

- As respostas deverão ser anotadas no caderno do aluno. Caso a pessoa autorize, os alunos poderão fotografar e gravar a entrevista com seus aparelhos de telefonia móvel.

 

 

Quadro 4. Sugestões de perguntas a serem feitas aos entrevistados, durante a aula passeio

1- O/a senhor/a pode nos dizer seu nome, sua idade, e sua profissão?

2- Há quanto tempo mora ou trabalha neste bairro ou neste local?

3- Considerando que more ou trabalhe neste bairro há algum tempo, observou se houve alguma alteração na paisagem? (Por exemplo: asfaltamento recente das ruas, novas construções ou reformas, mais ou menos cuidados da praça etc.)

4- Caso tenha havido mudanças na paisagem, quem as realizou? (prefeitura, moradores, empresas etc.)

5- O/a senhor/a considera que as alterações proporcionaram mais pontos positivos ou negativos ao bairro? Por que?

6- Por que escolheu morar ou trabalhar aqui?

 

Observação: Dependendo do perfil do entrevistado, é possível solicitar a ele que faça um pequeno desenho caracterizando o local no passado e no presente. Para isso os alunos deverão emprestar o seu próprio caderno. A intenção é captar a percepção de quem vive ou trabalha nas imediações onde estão sendo realizadas as atividades pedagógicas, registrando as possíveis transformações espaciais.

 

 

 

De volta à sala de aula o professor deverá propor aos alunos (o mesmo grupo de quatro estudantes, que realizou as entrevistas) para que transformem suas experiências em cartazes (em cartolina ou papel pardo). Esta ação atende a dois objetivos didático-pedagógicos: 1) Confrontar as informações coletadas com os conceitos estudados previamente, materializando e reforçando o caráter real e dinâmico dos conceitos teóricos; 2) A partir dos depoimentos colhidos, demonstrar a produção espacial feita pela sociedade por meio do trabalho e das técnicas.

 

O professor de Educação Artística deverá dar a sua contribuição orientando os alunos quanto à arte da fotografia e na montagem dos cartazes.

 

Os cartazes deverão apresentar as seguintes características: a) Com apoio da coordenação pedagógica ou da direção, as fotos deverão ser impressas, se possível em cores, na secretaria da escola, evitando custos. b) Além das fotos (imagens reais) os alunos deverão desenhar seus croquis em folha de caderno ou em papel sulfite, dando um toque pessoal à percepção do espaço observado. c) As imagens deverão vir acompanhadas de legenda. Elas sintetizarão as informações apreendidas e a percepção dos alunos sobre as mesmas. d) Todos os cartazes deverão conter um título.

 

Os alunos deverão socializar as informações, com os demais colegas da turma e complementar a percepção que tiveram da área visitada, se alguma ideia diferente surgir no momento da socialização. Essa troca deverá ser espontânea e descontraída.

 

O encerramento desta atividade poderá ser feito da seguinte maneira: em duplas formadas por livre escolha, os alunos deverão redigir um texto, em forma de carta endereçada a um personagem ou instituição (moradores, empresários, Prefeitura Municipal, Ministério Público, entre outros), identificado durante a aula passeio.

 

O conteúdo da carta deverá, basicamente, versar sobre uma das três situações: a) um elogio, caso que o ambiente visitado demonstra equilíbrio nas relações entre a sociedade e a natureza (infraestrutura urbana, construções, praças bem cuidadas, ambiente limpo, transporte coletivo eficiente, pessoas satisfeitas etc.); b) numa denúncia (ao Ministério Público, Prefeitura ou a outro órgão responsável), caso percebam esgoto a céu aberto, presença de lixo nos passeios públicos, poluição atmosférica, trânsito indisciplinado, semáforos desligados, pessoas maltratadas presentes no ambiente, entre outras manifestações desaprováveis; c) num apelo aos comerciantes e ou industriais, caso percebam negligência do setor empresarial quanto à responsabilidade socioambiental dos mesmos, tais como emissão de fumaça de chaminés ou de qualquer outro efluente despejado no solo ou na água de um rio existente; acúmulo de lixo nas imediações; descaso ou omissão nos cuidados com suas fachadas, grades ou calçada, comprometendo a aparência visual da rua ou do bairro; barulho ou cheiro que incomoda a vizinhança; falta de apoio aos funcionários caracterizado pelo descuido ou inexistência de um local para estacionamento de seus veículos etc.

 

Observação: as condições consideradas como adequadas ou inadequadas serão identificadas pelos alunos durante a prática da observação e destacadas durante o momento da socialização.

 

Considerando a cidadania implícita no ato de educar o professor poderá dar encaminhamento a algum dos apontamentos feitos no parágrafo anterior, tanto elogiando ações públicas ou privadas, que atendam a coletividade, quanto denunciando, formalmente, algum absurdo identificado nas áreas em estudo. Os elogios contribuem para o reconhecimento dos princípios e do trabalho dos envolvidos; a denúncia contribui para a transformação da realidade. Em ambas as situações os alunos têm a oportunidade de se sentirem cidadãos, portanto co-partícipes dos destinos da sua cidade.

Recursos Complementares

Aula lá fora. Disponível em http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/fichas_ok/ensino_fundamental/Janeiro2012/aula%20l%20fora%20-%20comrcio.pdf

 

Croqui. Disponível em http://www.linguee.com.br/portugues-espanhol/traducao/croqui.htm

Espaço e técnica: o trabalho humano provocando arrumação e desarrumação socioambiental no planeta. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50376

Geografia e educação infantil – os croquis de localização. Um estudo de caso. Disponível em file:///C:/Users/windows/Downloads/TESE_MARIA_LUIZA_SARDINHA_NOBREGA.pdf

Avaliação

O professor deverá estar atento a todas as manifestações demonstradas pelo aluno ao longo do trabalho: interesse, envolvimento, participação, responsabilidade, assimilação do conteúdo, entre outras.

Durante as manifestações orais dos alunos e mesmo no conteúdo dos textos produzidos na atividade 3, o professor  terá elementos para reconhecer se foram capazes ou não de concluir e demonstrar o aprendizado. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • leolandia s. s. marcuartu, E.E. EDUC. BÁSICA CASTRO ALVES , Pará - disse:
    leoeducadora@gmail.com

    29/05/2014

    Quatro estrelas

    Esta maneira de se dar aulas, é uma sugestão que vem som,ar e auxiliar o Professor,dando uma maior qualidade de ensino em nossas escolas. LEOLANDIA


  • ALINE POSSAMAI, SECRETARIA EDUCAÇÃO DE ARARANGUÁ , Santa Catarina - disse:
    geoaline@hotmail.com

    28/05/2014

    Quatro estrelas

    SUA AULA FICOU MUITO BA, BEM ORGANIZADA, PARABÉNS!


Sem classificação.
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