22/09/2009
Gilka da Silva Pimentel e Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Conhecer a origem do seu nome.
Reconhecer seu nome como singular.
Desenvolver a noção de identidade.
Trabalhar com o nome da criança, desenvolvendo a noção de identidade e resgatando sua história de vida.
1º Momento:
Professor(a) inicie uma conversa na roda sobre a importância de se ter um nome, já que este nos identifica socialmente. Informe as crianças que ter um nome é um direito de todos garantido pela legislação brasileira, e os pais devem fazer a certidão de nascimento da criança logo que ela nasce. Explique-lhes que os nomes são escolhidos pelos familiares e têm uma história.
Em seguida, Professor(a) comente com as crianças que alguns escritores e cantores criaram poesias e músicas sobre o nome e você fará a leitura da poesia "Nome de Gente". Essa poesia faz parte do livro 'Cavalgando o arco-íris' de Pedro Bandeira. Depois organize a leitura da poesia em forma de jogral, para isso, divida a turma em grupos e cada um recitará uma parte da poesia digitada ou escrita a mão.
NOME DA GENTE
POR QUE É QUE EU ME CHAMO ISSO
E NÃO AQUILO?
POR QUE QUE É QUE O JACARÉ
NÃO SE CHAMA CROCODILO?
O NENÊ
QUE VAI NASCER
VAI CHAMAR
COMO O PADRINHO
COMO O VOVÔ,
MAS NINGUÉM
VAI PERGUNTAR
O QUE PENSA
O COITADINHO.
QUANDO EU TIVER UM FILHINHO,
NÃO VOU PÔR NOME NENHUM.
QUANDO ELE FOR BEM GRANDE,
ELE QUE PROCURE UM!
Em outro momento ouça a música Nome de Gente e cante com as crianças. Proponha a criação de uma paródia com o nome dos alunos da sala.
Professor(a) construa com as crianças um bilhete solicitando aos pais uma cópia da certidão de nascimento dos alunos. No dia seguinte, organizem um painel com esse documento, explorando os dados/informações que devem constar no registro de nascimento. Com base nas informações observadas, pode-se construir com as crianças uma certidão para elas completarem os dados.
Observar se os alunos relatam oralmente fatos relacionados a história do seu nome.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/02/2014
Quatro estrelasGostei de tudo mas a sugestão do livro Crianças como Você foi ótima!
13/08/2013
Quatro estrelasGostei muito do projeto dos nomes, as atividades e as dicas me serviram de base para desenvolver outro projeto em meu município.
01/05/2011
Cinco estrelasGostei muito, pois o nome é fator de suma importnacia na construção e no desenvolvimento da identidade da criança. Sou professora, trabalho muito essa questão do nome com eles, lembro-me da minha infancia ninguém tinha, eu achava muito estranho a professora falar Margarete , eu ficava pensando: Que vergonha estão todos me olhando, eles nem sabem o que é margarete. Então comecei a inventar nomes e meu pai me contou que Maragarete Era uma Princesa Iglesa. Tudo Mudou eu era princesa.
24/03/2010
Três estrelasEsta é uma aula que nós educadores da Educação Infantil desenvolvemos com muita frequência em nossas salas, pois o nome é assunto pra muitas aulas para os pequeninos, em especial os meus de 4 aninhos de idade.