20/05/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita. Também é importante que sejam capazes de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas.
Informações ao professor
De acordo com os temas transversais, a educação para a cidadania requer, que questões sociais sejam apresentadas para a aprendizagem e a reflexão dos alunos.
A inclusão de questões sociais no currículo escolar não é uma preocupação inédita. Essas temáticas já têm sido discutidas e incorporadas às áreas ligadas às Ciências Sociais e Naturais, chegando mesmo, em algumas propostas, a constituir novas áreas.
É preciso ressaltar, que há outros temas diretamente relacionados com o exercício da cidadania: há questões urgentes que devem necessariamente ser abordadas — como a violência, a saúde, o uso dos recursos naturais — e que não são diretamente contempladas por essas áreas. Esses temas devem ser tratados pela escola ocupando o mesmo lugar de importância das outras disciplinas. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf>, acesso em: 02 de maio 2014.
Professor, reconhecendo a importância de desenvolver a capacidade de compreender o meio de maneira reflexiva e crítica desde a mais tenra idade, esta proposta vai dialogar com as questões sociais e ambientais integrando os direitos de aprendizagem estabelecidos no pacto nacional pela alfabetização no tempo certo.
Motivando os alunos...
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-10.jpg>. Acesso em: 02 de maio 2014.
Organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo a respeito do que eles sabem sobre os problemas sociais e ambientais que afligem sua comunidade e seu país. Apresente imagens que retratem a violência, o desmatamento, a poluição, falta de saneamento básico, o trabalho infantil, falta de moradias, falta de assistência médica e outros, assim eles terão a oportunidade de desenvolver a habilidade de leitura de imagem. O interessante, neste momento, é que os alunos se sintam desafiados a emitir suas impressões e opiniões sobre a temática a ser estudada. Utilize um projetor multimídia para apresentar as imagens para os alunos ou leve-os ao laboratório de informática. Veja algumas imagens a seguir:
Fonte imagem 1: Sítio: “Reentrâncias”. Disponível em: <http://reentrancias-ma.blogspot.com.br/2011/12/plano-de-combate-ao-desmatamento-e.html>. Acesso em: 02 de maio 2014.
Fonte imagem 2: Sítio: “Exploração infantil”. Disponível em: <http://exploracaoinfantilap.blogspot.com.br/>. Acesso em: 02 de maio 2014.
Fonte imagem 3: Sítio: “Construindo um novo Maranhão”. Disponível em: <http://construindoumnovomaranhao.blogspot.com.br/2013/11/campanha-16-dias-de-ativismo-visa-o.html>. Acesso em: 02 de maio 2014.
Fonte imagem 4: Sítio: “Rondônia Dinâmica”. Disponível em: <http://www.rondoniadinamica.com/arquivo/falta-de-saneamento-basico-contribui-para-mortalidade-infantil-,27047.shtml>. Acesso em: 02 de maio 2014.
Comece indagando:
a- O que vocês estão vendo em cada imagem apresentada?
b- Qual das imagens mostra o trabalho infantil?
c- O que vocês veem nas imagens além das pessoas?
d- É possível ver sofrimento nas pessoas representadas nas imagens?
e- Onde nós moramos, percebemos quais destes tipos de problemas?
f- Vocês acham que os problemas apresentados têm solução?
Para finalizar esse momento induza os alunos a dizerem o que acharam da atividade. Não se esqueça de pedir que justifiquem sua resposta. Aproveite para informar-lhes que durante alguns dias iremos estudar sobre “As dores do mundo”.
Professor, retome o assunto da aula anterior. Informe que antigamente, no tempo de nossos pais e avós os problemas sociais eram diferentes e leve-os a refletirem sobre as razões desta mudança, ou seja, exemplifique sobre a poluição dos rios que antes não tinha, porque não existiam tantas indústrias poluentes e esgotos que jogavam os dejetos nos rios.
Lembre os alunos que na escola também temos problemas que têm sua origem nas relações interpessoais e na falta de condições adequadas ao ensino de qualidade.
Fonte: Sitio “Todos com o português”, disponível em: <http://todoscomoportugues.blogspot.com.br/2012/06/as-aventuras-do-detetive-duarte-por.html>. Acesso em: 02 de maio 2014.
Organize os alunos em uma rodinha e pergunte-lhes se sabem o que um agente secreto faz. Depois que eles falarem as suas hipóteses, diga-lhes que um agente secreto tem a função de investigar e solucionar problemas, mas que ninguém pode saber que ele é um agente secreto e nem o que está investigando. Mas, em nosso caso, os nossos agentes secretos não serão tão secretos assim.
Proponha aos alunos a construção de carteirinhas de agentes secretos, para investigarem e descobrirem os problemas da escola:
Entregue um pedaço de cartolina, do tamanho de uma carteirinha e oriente os alunos a fazerem sua carteirinha de identificação de agente secreto. Se preferir dê a cada aluno uma carteirinha de acordo com o modelo abaixo, orientando que desenhe ou faça uma colagem no lugar da foto.
Você pode plastificar a carteirinha de seus alunos, utilizando uma fita adesiva transparente, mais larga. Veja uma sugestão a seguir, mas você poderá fazer alterações na parte de autorização:
Fonte: Sitio “ Smartkids”, imagem disponível em: <http://www.smartkids.com.br/passatempos/espiao-carteirinha.html>. Acesso em: 03 de maio 2014.
Professor, peça aos alunos que se organizem, em duplas ou trios, e façam uma lista com os problemas que observaram, utilizando o registro escrito ou os desenhos.
Observação: Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Essa atividade também poderá ser realizada através do tablet ou utilize o laboratório de informática.
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-10.jpg>. Acesso em: 02 de maio 2014.
Se eu pudesse eu dava um toque em meu destino
Não seria um peregrino nesse imenso mundo cão
Nem o bom menino que vendeu limão
Trabalhou na feira pra comprar seu pão
Não aprendia as maldades que essa vida tem
Mataria a minha fome sem ter que roubar ninguém
Juro que nem conhecia a famosa Funabem
Onde foi a minha morada desde os tempos de neném
É ruim acordar de madrugada pra vender bala no trem
Se eu pudesse eu tocava em meu destino
Hoje eu seria alguém
Seria eu um intelectual
Mas como não tive chance de ter estudado em colégio legal
Muitos me chamam pivete
Mas poucos me deram um apoio moral
Se eu pudesse eu não seria um problema social
Se eu pudesse eu não seria um problema social
Fonte: Sítio: “Letras.mus”. Disponível em: <http://letras.mus.br/seu-jorge/456890/>. Acesso em: 03 de maio 2014.
Registre a letra da música “Problema Social” na lousa e peça que os alunos a copiem no caderno de Língua Portuguesa ou dê uma cópia para cada um.
Solicite que façam uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação do aluno às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação.
Professor, de acordo com a proposta do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil, Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, 2012, p. 17), algumas capacidades de leitura são muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:
Para isso, sugerimos as atividades escritas a seguir. Elas poderão ser respondidas oralmente, em pequenos grupos, e depois socializadas com todos, ou individualmente por meio da escrita. Essa decisão dependerá da competência leitora que os alunos já alcançaram. Registre as questões na lousa e peça que a turma copie e resolva-as em seu caderno de Língua Portuguesa.
1) Na letra da música percebemos algumas rimas. Complete o quadro copiando as palavras, observando a sílaba final que forma as rimas.
1ª estrofe ( cão ) |
2ª estrofe ( tem ) |
3ª estrofe ( intelectual ) |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2) Sobre o primeiro verso da música responda:
Quantas palavras têm:_______________________________________________
Quantas letras têm:________________________________________________
Quantos espaços têm entre as palavras:_________________________________
3) A palavra grifada no segundo verso “Não seria um peregrino” significa:
( ) Menino ( ) Viajante ( ) Abandonado ( ) Poeta
4) A expressão “nesse imenso mundo cão”, quer dizer:
( ) Que no mundo tem muitos cães.
( ) Que o mundo é grande e bom.
( ) Que o mundo é grande e cheio de problemas.
( ) Que o mundo é imenso e com igualdade para todos.
5) Copie os versos que falam sobre:
O trabalho infantil:
______________________________________________________________________
A violência:
______________________________________________________________________
Falta de apoio:
______________________________________________________________________
Fome:
______________________________________________________________________
Falta de escola:
______________________________________________________________________
6) Explique o que entendeu por: “Mataria minha fome”.
_________________________________________________________
7) Explique o que o autor quis dizer com “Se eu pudesse eu não seria um problema social”.
Professor, as questões 6 e 7, deverão ser discutidas com o grupo e respondidas oralmente, pois demandam inferências.
8) O texto da música tem a finalidade de:
( ) Denunciar os problemas sociais.
( ) Fazer uma piada sobre os problemas sociais.
( ) Informar que no Brasil tem vários problemas sociais.
( ) Fazer uma propaganda sobre os problemas do Brasil.
9) Observe as palavras do quadro abaixo e organize-as de acordo com a ordem alfabética.
madrugada |
bala |
Fome |
vender |
destino |
acordar |
conhecia |
roubar |
juro |
hoje |
estudar |
legal |
social |
pão |
imenso |
trabalho |
neném |
onde |
zíper |
gosto |
A |
B |
C |
D |
E |
F |
G |
H |
I |
J |
L |
M |
N |
O |
P |
R |
S |
T |
V |
Z |
10) Das palavras do quadro da questão 7, pinte de amarelo a que tem maior número de letra e de verde a que tem o menor número.
11) Circule no texto a primeira e a última palavra, de cada estrofe.
12) Pinte de azul os espaços entre as palavras do primeiro verso.
Retome a discussão sobre o contexto da música de "Seu Jorge" e com a finalidade de ampliar os debates sobre a temática da atividade, sugerimos que utilize vídeos da música trabalhada. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os até ao Laboratório de Informática ou use um projetor multimídia para projetar os vídeos.
Fonte: Sitio “YouTube”, vídeo da música “Problemas sociais”, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nyWZzSPpebk>. Acesso em: 02 de maio 2014.
Depois, proponha uma apresentação musical, veja qual aluno ou aluna gostaria de ir a frente cantar ou dublar a música. Podem ser duplas ou trios. O importante é que os alunos aprendam e se divirtam, pois o conteúdo da música é denso, mas a música além de ser uma ótima forma de expressão, também é cultura e diversão. Organize outro grupo para fazer uma coreografia de acordo com a música.
Professor, organize os alunos em roda e discuta com eles sobre soluções. O que esta palavra significa na vida das pessoas e que a maneira como lidamos com os problemas faz a diferença. Exemplifique sobre situações do cotidiano deles, como por exemplo, um colega que no recreio cai em cima de alguém, que entende que está sendo agredido e revida com uma agressão física ao invés de dialogar e entender o que está acontecendo primeiro.
Para ilustrar, conte-lhes a história do rato e a ratoeira, sendo enfático e fazendo as vozes dos personagens.
A vida daquele rato de cor cinza e pelos eriçados era muito boa.
A fazenda em que morava tinha de tudo que ele sempre sonhou; mas um dia, um choque.
Andando curiosamente, como sempre fazia, o rato descobriu uma ratoeira armada, escondida ardilosamente no caminho que ele costumava seguir diariamente.
Nervoso com a descoberta, ele não perdeu tempo, tinha que avisar aos amigos.
Logo chegou ao galinheiro e encontrou sua conhecida de tempos, uma grande e gorda galinha, que calmamente, chocando seus ovos ouviu a história do rato, e depois disse :
- Ora seu rato, isso não me preocupa, mas escute um conselho, tenha cuidado agora, ela foi posta para lhe capturar.
O rato ficou mais assustado ainda, e foi contar sobre a ratoeira ao porco. Este, que se banhava numa farta lama, depois de ouvir, piscou os olhos e disse:
- Sou muito grande, mas você é pequeno, cuidado, seu rato, sua vida corre perigo.
O rato pensou, pensou e pensou, então resolveu ir até a sua amiga vaca, queria lhe contar sobre a ratoeira.
- Uma ratoeira é pequenininha, não é? Falou a vaca.
-É, mas armada, é um perigo para todos. Que faremos?
A vaca, despreocupada, disse:
- Seu rato vá para casa, e tenha cuidado, uma ratoeira para o seu tamanho é mortal.
O rato cinza de pelos eriçados, voltou triste e cuidadoso, seus amigos de nada lhe serviram, agora teria que ter um cuidado redobrado, quem sabe não haveria outras ratoeiras espalhadas pela fazenda.
Mas, durante aquela noite, a ratoeira disparou, pegando uma vítima. A mulher do fazendeiro correu e sem se perceber foi picada por uma cobra que estava presa, mas era venenosa.
Quando soube, o fazendeiro levou a esposa para o hospital e esta conseguiu sobreviver.
No outro dia, a mulher já voltava para casa, mas tinha muita febre e o médico receitou-lhe uma boa canja, então lá se foi a dona galinha para o forno e seus ovos para a geladeira.
Com a melhora da esposa, o que não faltava na fazenda era visitas, e o fazendeiro resolveu matar o porco, para fazer um bom torresmo e ter uma carne boa para servir aos amigos visitantes.
Foi o fim do seu porco.
Com duas semanas a esposa do fazendeiro estava de novo boa, e para comemorar, de tão feliz que estava, resolveu dar uma grande festa.
Foi a vez da vaca, que serviu bem como assado de festejo.
Quanto ao rato cinza de pelos eriçados, este continuou na fazenda, sentia falta dos amigos, pensava neles com saudades, mas estava alegre, pois a partir daquela data, o fazendeiro nunca mais quis pôr na fazenda ratoeira alguma.
Bérgson Frota
Fonte: Sitio “Diário do nordeste”, História o Rato e a ratoeira, disponível em: <http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/suplementos/infantil/o-rato-e-a-ratoeira-1.217514>. Acesso em: 02 de maio 2014.
Professor, esta história é para oportunizar um diálogo sobre as responsabilidades de cada um nos problemas sociais e a importância de soluções conjuntas.
Questione:
Professor aproveite o contexto da história e trabalhe atividades de Matemática. Proponha que trabalhem em duplas, é uma boa estratégia para ajudar a desenvolver o raciocínio lógico matemático.
Leia e calcule para resolver.
1) Quantos bichos fazem parte da história? Responda escrevendo por extenso o numeral.
2) Complete escrevendo na frente do nome de cada personagem, os numerais ordinais que estabelecem a sequência em que aparecem na história:
Vaca_______
Porco_______
Rato_______
Galinha_____
Mulher do fazendeiro_____
Fazendeiro_____
3) Para a festa o fazendeiro convidou 18 amigos, compareceram 15, quantos amigos faltaram?
4) O fazendeiro mandou fazer uma dezena de coxinhas e meia dúzia de pasteis de frango. Quantos salgadinhos foram feitos?
5) Observe as pistas e responda quem é:
É do sexo feminino, não quis ajudar o rato, estava em um ninho:_________
É amigo do rato, gosta de rolar na lama:_____________________________
6) O fazendeiro fez uma dezena de espetinhos e fez o dobro de torresminhos. Qual o total de torresminhos ele fez?
Professor, trabalhe com os alunos a função do texto injuntivo e sua estrutura.
Depois, oriente os alunos para que montem os bichos da história a partir das dobraduras. Peça que escrevam seus nomes e o nome do bicho nas dobraduras. Cole ou desenhe em um painel uma casa e deixe que os alunos apliquem suas dobraduras, compondo a fazenda e socialize com a escola expondo em um mural que fica em um espaço coletivo.
Fonte: Sitio “ Guia pedagógico”, dobradura do ratinho, disponível em: <http://www.guiapedagogico.com.br/2010/05/os-cinco-ratinhos-amigos-educacao.html>. Acesso em: 03 de maio 2014.
Fonte: Sitio “ Escola Mario V. Cabral”, dobradura da galinha, disponível em: <http://mariovcabral.blogspot.com.br/2013/02/parlenda-galinha-do-vizinho.html>. Acesso em: 03 de maio 2014.
Fonte: Sitio “ 4 shared” dobradura da vaca, disponível em: <http://www.4shared.com/all-images/rEaitC4c/alfabeto_dobradura.html>.
Acesso em: 03 de maio 2014.
Fonte: Sitio “Fazendo com alegria”, dobradura da carinha de porco, disponível em: <http://fazendocomalegria.blogspot.com.br/2009/10/dobradura-e-recorte-de-porco.html>. Acesso em: 03 de maio 2014.
Sugestões de links para professores:
. Sitio “Portal do mec” temas transversais, disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf>. Acesso em: 03 de maio 2014.
. Sitio “YouTube” A história do beija flor no incêndio na floresta, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=CBjvsFC5Op8>. Acesso em: 02 de maio 2014.
. Sitio “YouTube” O problema não é meu, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=iNi3WQeJ-EU>. Acesso em: 02 de maio 2014.
. Sitio “YouTube” Quem mexeu no meu queijo, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=kQaz-MQRwRM>. Acesso em: 02 de maio 2014.
A avaliação permeia todo o processo. A cada atividade desenvolvida é possível perceber o crescimento dos alunos em relação aos conceitos e habilidades trabalhadas. Quando dialogamos na rodinha com os alunos, apresentamos imagens possibilitamos que entrem em contato e reflitam sobre questões que fazem parte do cotidiano e passam despercebidas. Este momento gera um amadurecimento e a capacidade de um olhar mais crítico. Nas atividades com música, história e as atividades de Língua Portuguesa e Matemática, ajudam os alunos a desenvolverem os direitos de aprendizagem de uma forma mais interativa e prazerosa. Acompanhe e registre os avanços e as dificuldades que os alunos tiveram no decorrer das atividades, elas servirão como parâmetro para seu planejamento.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/07/2014
Cinco estrelasòtima aula, aborda um tema muito importante para ser trabalhado na escola,.