Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Primavera: como esta estação influencia nossa vida?

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender o significado do termo Primavera;
  • Conhecer as principais características desta estação;
  • Reconhecer as implicações da estação Primavera na vida cotidiana das pessoas, em especial, das que vivem no território brasileiro.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Entender os movimentos de rotação e translação da Terra.

Estratégias e recursos da aula

- Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a compreenderem as principais características da estação "Primavera", numa perspectiva da proposta Matriz de Referência para o Enem"Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos", mais especificamente prevista no eixo temático "H27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos".

 

- Por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, espera-se que as atividades propostas promovam a construção de conhecimentos significativos sobre as principais implicações da estação primavera na vida cotidiana das pessoas, em especial, que vivem no território brasileiro.

 

imagem 1.1

 

 

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um computador por Aluno (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada, utilizando-se um computador conectado a uma TV.

 

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

hh

 

 

Atividade 01

 

Primavera - uma das quatro estações do ano

PASSO A PASSO

Professor, 
 
- Resgate os conhecimentos prévios dos estudantes conversando sobre a estação do ano denominado primavera  e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que este tema será estudado nos próximos dias, com vistas a promover uma melhor compreensão desta estação e suas principais implicações para a nossa vida cotidiana.   Problematize:
  • A primavera é uma estação de transição entre quais estações?
  • Em que período do ano inicia e termina a primavera nos hemisférios Sul e Norte? Por quê?
  • Quais são as principais características desta estação?

- Oriente os estudantes a lerem o artigo “Primavera” da Plataforma Britannica Escola Online, disponível em <http://escola.britannica.com.br/article/483485/primavera> (acesso em 06/05/2014), (plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares)

 

- Auxilie-os a elaborem um quadro com a síntese das principais informações disponíveis neste artigo, que deverá ser copiado no caderno ou em um arquivo no computador.

hh

Fonte: Clip-Art.

 

Comentário importante: Ressalte que, segundo informações disponíveis no Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC – INPE (Figura 01), no Hemisfério Sul a primaverá iniciará às 23h29 do dia 23 de setembro de 2014.

 

 

Figura 01: Estações do Ano: primavera.

 

Primavera

 

Fonte:  Disponível em: <http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/>Acesso em 06/05/2014.

 

 

CARACTERÍSTICAS GERAIS

 

A Primavera iniciará às 23h29 do dia 22 de setembro de 2014. Com a chegada da nova estação, há uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas passam a ser mais intensas e freqüentes, marcando o período de transição entre a estação seca e a estação chuvosa. Durante a primavera, iniciam-se as pancadas de chuva no final da tarde ou noite, devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente no decorrer desta estação. Em algumas ocasiões, podem ocorrer raios, ventos fortes e queda de granizo. Na Região Sul, ocorrem poucas alterações nos totais mensais de chuva, sendo o regime praticamente uniforme ao longo de todo o ano. Contudo, aumenta a ocorrência de raios e de “complexos convectivos”, sistemas que provocam grande quantidade de chuva em períodos relativamente curtos. No trimestre setembro, outubro e novembro, a maior parte da Região Nordeste encontra-se na sua estação seca, exceto no sul dos Estados do Piauí, Maranhão e no oeste da Bahia. No centro-sul da Região Norte, o período chuvoso inicia-se nos meses de outubro e novembro, com o aumento gradativo das pancadas de chuva e trovoadas. Na primavera, as temperaturas aumentam gradativamente nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Brasil Central, as temperaturas máximas podem atingir valores muito elevados em função da forte radiação solar e da maior freqüência de dias com céu claro. Contudo, neste período, ainda podem ocorrer incursões de massas de ar frio intensas e que podem causar declínio acentuado da temperatura no centro-sul do País. Nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil, há pouca variação de temperatura ao longo do ano.
Fonte: Disponível em:  < http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/ > Acesso em 06/05/2014.

 

 

Atividade 02

Primavera - Estação das flores

PASSO A PASSO

 

hhh

 

 

- A partir das discussões anteriores, divida a classe em equipes de quatro a cinco estudantes e solicite-lhes, como tarefa de casa, uma pesquisa sobre as principais mudanças que ocorrem nas diferentes regiões de nosso país durante a primavera, em especial, relacionadas:

  • aos aspectos físicos (clima, vegetação, hidrografia);
  • à economia;
  • ao modo de vida (alimentação, vestuário, diversão, saúde, dentre outros).

- Problematize:

  • Quais as principais alterações que ocorrem na paisagem das diferentes regiões de nosso país durante a primavera?
  • De que maneira esta estação interfere direta ou indiretamente em nossa vida cotidiana?
  • Por que a primavera é conhecida como estação das flores?

- Oriente as equipes a utilizarem como fontes de pesquisa: Atlas, livros didáticos de Geografia, História e Ciências e computadores conectados à internet para acessarem sites institucionais, que disponibilizem informações confiáveis, e que sejam de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares, pesquisas escolares, como, por exemplo, a BRITANNICA ESCOLA ONLINE , disponível em:  <http://escola.britannica.com.br/>, (acesso em 06/05/2014).

 

- Ressalte aos grupos que cada um deverá entregar um relatório com um quadro-síntese ilustrativo dos resultados de suas pesquisas. Esse relatório deverá ser apresentado oralmente na forma de seminário, se necessário, com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).

 

Cartografrando...

 

- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.

 

- Converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação

 

Atividade 03

Socialização dos resultados e considerações finais

PASSO A PASSO

 

 

Fique atendo às apresentações dos resultados pelos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes. Além disso, faça complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa. 

 

- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro  que sintetize as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.

 

-  Professor(a), algumas informações devem ser destacadas, e caso não surjam, devem ser apontadas, dentre outras destaca-se:   

  • Primavera – expressão de origem latina, com a união das palavras primo + vereera aplicada apenas no início da estação: "antes do verão". É o período que sucede o inverno e antecede o verão.
  • A principal característica da primavera é o florescimento de várias espécies de plantas, e reprodução de muitos vegetais, o que a torna conhecida como "estação das flores". Devido ao movimento de translação da Terra, no hemisfério Norte, onde é conhecida como "primavera boreal", inicia-se em 21 ou 22 de março e termina em 21 ou 22 de junho. No hemisfério Sul, onde é conhecida como "primavera austral", e se localiza maior parte do território brasileiro, inicia-se em 22 ou 23 de setembro e termina em 21 ou 22 de dezembro.
  • Devido à inclinação dos raios solares, logo que se inicia esta estação, os dias e as noites têm a mesma quantidade de horas e, posteriormente, conforme vai passando o tempo, os dias vão ficando mais longos que as noites.
  • Pelo fato de ser uma época em que as temperaturas são mais elevadas em relação ao inverno, diversas espécies de animais que se alimentam do néctar das flores se acasalam (pássaros, borboletas, abelhas, dentre outros) . No Brasil, algumas plantas, como os ipês e os manacás, florescem nessa época do ano.
  • Além da elevação da temperatura, ocorrem outras mudanças climáticas, como o aumento da umidade do ar devido às chuvas em algumas regiões.
  • Nós, seres humanos, buscamos ambientes mais frescos, especialmente à sombra. Assim, a primavera influencia diretamente na reprodução de algumas espécies de animais, nos aspectos da cobertura vegetal, na temperatura, nas chuvas, na agricultura, em nosso modo de vestir e alimentar, dentre outros.
  • Na primavera as pessoas tendem a se tornar comunicativas e sorridentes, devido ao aumento da temperatura – exceto nas regiões próximas aos pólos.
  • Durante a primavera, especialmente nas regiões localizadas mais próximas da linha do Equador, os dias e as noites são mais úmidas e quentes, exigindo outros hábitos, como alimentos mais leves, ambientes mais frescos, os banhos mais frios, roupas e calçados mais leves.
  • A alteração nos modos de vestir, calçar e alimentar durante o inverno influencia na economia, pois a indústria e o comércio produzem e comercializam produtos específicos para esta época do ano;
  • No Brasil, devido à sua localização geográfica próxima à linha do Equador, não temos invernos muito rigorosos e, por isso, muitas espécies de plantas florescem o ano todo (rosas, margaridas, jasmins, hortências, violetas, orquídeas, dentre outras).

 

- Após as apresentações dos grupos, oriente-os a discutirem e a produzirem um encarte de jornal recomendando o consumo de frutas e legumes produzidas em sua região durante a primavera (que provavelmente terão um custo menor), além de proporem medidas e/ou alternativas para minimizar os problemas de saúde mais comuns durante esta estação, conhecidos durante o estudo do tema. Se possível, mostre aos estudantes uma sequência didática aceleradas de diversas flores brotando. Essa sequência está disponível em <http://escola.britannica.com.br/assembly/146923/Sequencia-fotografica-acelerada-de-diversas-flores-brotando>, acesso em 06/05/2014.


- Se houver recursos financeiros, peça para imprimirem encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola. Em caso negativo, auxilie os estudantes a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais distribuídos pela escola.

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um  fórum temático de discussão na  internet, meio de comunicação muito apreciado pelas crianças e adolescentes em idade escolar. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web < http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/07/2013. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado

 

Professor(a), desenvolva a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira ao grupo de professores de sua escola que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História Sociologia podem fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriam do espaço geográfico e modificam a paisagem durante a primavera; em Ciências podem fazer estudos sobre a importância das vitaminas presentes nos alimentos (frutas e verduras) produzidos nesta época; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos e, em Matemática, tabularem dados quantitativos e construírem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

Britânnica Escola Online. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/05/2013.

Chegada da primaveraDisponível em: <http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/chegada-primavera.htm>. Acesso em 15/05/2013.

PrimaveraDisponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/primavera.htm>. Acesso em 15/05/2013.

PrimaveraDisponível em: <http://www.infoescola.com/clima/primavera/>. Acesso em 15/05/2013.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva do aluno em todas as atividades, o seu desempenho e a sua colaboração junto aos outros alunos em todas as etapas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.