Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Verão: Como esta estação influencia nossa vida?

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender o significado do termo verão;
  • Conhecer as principais características desta estação;
  • Reconhecer as implicações da estação verão na vida cotidiana das pessoas, em especial, das que vivem no território brasileiro.
Duração das atividades
05 aulas de cinquenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Entender os movimentos de rotação e translação da Terra.

Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a compreenderem as principais características da estação "Verão", numa perspectiva da proposta Matriz de Referência para o Enem"Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos", mais especificamente prevista no eixo temático "H27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos". Por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, espera-se que as atividades propostas promovam a construção de conhecimentos significativos sobre as principais implicações da estação verão na vida cotidiana das pessoas, em especial, que vivem no território brasileiro.

 

imagem 1.1

 

 

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um computador por Aluno (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada, utilizando-se um computador conectado a uma TV.

 

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

hh

 

Atividade 01

 

Verão - uma das quatro estações

PASSO A PASSO

Professor, 
 
- Resgate os conhecimentos prévios dos estudantes conversando sobre a estação do ano denominada verão  e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que este tema será estudado nos próximos dias, com vistas a promover uma melhor compreensão desta estação e suas principais implicações para a nossa vida cotidiana.   Problematize:
  • O verão é uma estação de transição entre quais estações?
  • Em que período do ano inicia e termina o verão nos hemisférios Sul e Norte? Por quê?
  • Quais são as principais características desta estação?

- Oriente os estudantes a lerem o artigo “Inverno” <http://escola.britannica.com.br/article/483631/verao> –  disponível na Plataforma Britannica Escola Online (plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares).

- Auxilie-os a elaborem um quadro-síntese com as principais informações disponíveis neste artigo, que deverá ser copiado no caderno ou em um arquivo no computador.

hh

Fonte: Clip-Art.

 

Importante: Ressalte que, segundo informações disponíveis no Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC – INPE (Figura 01), no Hemisfério Sul o verão iniciará às 20h03 do dia 21 de dezembro de 2014.

 

Figura 01: Estações do Ano - verão.

verão

 

 

Fonte:  <http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/>Acesso em 06/05/2014.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

O Verão iniciará às * 20h03 do dia 21 de dezembro de 2014 , no Hemisfério Sul. A expressão verão vem do latim vulgar (veranum, i.e., veranuns tempus). Esta estação engloba também os meses de janeiro, fevereiro e março, com pico em janeiro, mês considerado de alta temporada de férias no Brasil. A estação de verão é caracterizada, basicamente, por dias mais longos que as noites. Ocorrem mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando à ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente no período da tarde. Considerando o aumento da temperatura do ar sobre o continente, estas chuvas são acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento, em particular nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. Os maiores totais acumulados de chuva concentram-se principalmente nas Regiões Sudeste, Centro-Oeste e extremo sul do Amazonas com valores médios superiores a 600 mm. Estas chuvas podem estar associadas à passagem de sistemas frontais e à formação do sistema meteorológico conhecido por Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), cuja principal característica é a ocorrência de chuvas por vários dias, resultando em enchentes e deslizamentos de terra. Na Região Nordeste, iniciam-se as chuvas, com valores máximos no mês de fevereiro. Dependendo da qualidade do período chuvoso, esta estação pode ser caracterizada pela ocorrência de “veranicos” (períodos de estiagem com duração de 7 a 15 dias). Na Região Sul, as chuvas variam entre 300 mm e 500 mm. * Não corrigida para Horário de Verão Fonte:  < http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/ > Acesso em 06/05/2014.

 

 

Atividade 02

Verão - Estação mais quente do ano

PASSO A PASSO

 

hhh

 

 

- A partir das discussões anteriores, divida a classe em equipes de quatro a cinco estudantes e solicite-lhes, como tarefa de casa, uma pesquisa sobre as principais mudanças que ocorrem nas diferentes regiões de nosso país durante o verão, em especial, relacionadas:

  • aos aspectos físicos (clima, vegetação, hidrografia);
  • à economia;
  • ao modo de vida (alimentação, vestuário, diversão, saúde, dentre outros).

- Problematize:

  • Quais as principais alterações que ocorrem na paisagem das diferentes regiões de nosso país durante o verão?
  • De que maneira esta estação interfere direta ou indiretamente em nossa vida cotidiana?
  • Por que, durante o verão, o dias são mais longos?

- Oriente as equipes a utilizarem como fontes de pesquisa: Atlas, livros didáticos de Geografia, História e Ciências e computadores conectados à internet para acessarem sites institucionais, que disponibilizem informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares. Indique, por exemplo, a BRINTANNICA ESCOLA ONLINE <http://escola.britannica.com.br/>, acesso em 06/05/2014.

- Ressalte aos grupos que cada um deverá entregar um relatório com um quadro-síntese dos resultados de suas pesquisas, além de apresentá-los oralmente em forma de seminário, com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).

 

Cartografrando...

 

- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.

 

- Converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados durante as apresentações dos resultados da pesquisa e o tempo que isso poderá tomar em seu planejamento.

 

Atividade 03

Socialização dos resultados e considerações finais

PASSO A PASSO

 

 

- Fique atendo às apresentações dos resultados pelos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os, e faça complementações, se necessário, promovendo a troca de informações e mediando a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.

 

- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, como por exemplo:

  • Verão – expressão de origem latina, veranum ou veranuns tempus – é o período que sucede a primavera e antecede o outono. É a estação mais quente do ano, e no hemisfério Norte, inIcia em 21 ou 22 de junho e termina em 22 ou 23 de setembro. No hemisfério Sul, onde se localiza maior parte do território brasileiro, incia-se dia 21 ou 22 de dezembro e termina dia 20 ou 21 de março.
  • Esta é a época mais quente do ano, devido a radiação solar incidir diretamente em uma determinada região, fazendo com que os dias sejam mais longos que as noites.
  • Devido ao aumento da temperatura, a quantidade de chuvas é maior em função da evaporação das águas em grande parte de nosso país, e muitos insetos põem ovos em locais onde acumula água, liberando larvas que se transforam em insetos adultos, proliferando doenças (dengue, diarreias, desidratação, micoses, dentre outras), e impactando especialmente o sistema de saúde publica.
  • Comumente é nesta estação que acontecem as férias escolares, sendo propício para a realização de viagens, sobretudo em cidades litorâneas, aquecendo a economia.
  • A grande quantidade de chuvas, especialmente nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, às vezes provocam enchentes causando danos à sociedade, em especial aquelas que vivem em regiões de risco de desmoronamento, como as encostas dos morros em centros urbanos.
  • As pessoas buscam ambientes mais frescos, à sombra, usam roupas mais leves e calçados mais confortáveis, consomem alimentos mais leves, como frutas e saladas, alimentos gelados e tomam muito líquido.
  • Apresente, aos estudantes, a música "Uma noite e meia", interpretada pela cantora Marina Lima, disponível em: <http://letras.mus.br/marina-lima/47260/> (acesso em 06/05/2014), destacando os seguintes versos:

"Vem chegando o verão
O calor no coração
Essa magia colorida
São coisas da vida...

Não demora muito agora
Toda de bundinha de fora
Top less na areia
Virando sereia (...)"

  • Permita que os estudantes opine sobre este trecho da música e destaque que o verão influencia diretamente na reprodução de algumas espécies de animais, nos aspectos da cobertura vegetal, na temperatura, nas chuvas, na agricultura, em nosso modo de vestir e alimentar, dentre outros.
  • No Brasil, não temos temperaturas elevadas na maior parte do ano devido à sua localização geográfica - apenas na região Sul do país, localizada na zona subtropical, temos temperaturas mais amenas - , os efeitos típicos dessa estão são sentidos, especialmente em regiões mais próximas ao Equador, que às vezes podem alcançar temperaturas acima de 40 graus.
  • Durante o verão, as alterações nos modos de vestir, calçar, alimentar, viagens de férias, influencia na economia, pois a indústria e o comércio produzem e comercializam produtos específicos para esta época do ano.

 

- Após as apresentações dos grupos, oriente-os a discutirem e a proporem um encarte de jornal recomendando o consumo de frutas e legumes produzidas em sua região durante o verão (que provavelmente terão um custo menor), além de proporem medidas e/ou alternativas para minimizar os problemas de saúde mais comuns durante esta estação, conhecidos durante o estudo do tema.

 

- Se houver recursos financeiros, peça para imprimirem encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola. Em caso negativo, auxilie os estudantes a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais distribuídos pela escola.

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um  fórum temático de discussão na  internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web < http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/07/2013. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira ao grupo de professores de sua escola que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História Sociologia podem fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriam do espaço geográfico e modificam a paisagem durante o verão; em Ciências podem fazer estudos sobre a importância das vitaminas presentes nos alimentos (frutas e verduras) produzidos nesta época; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabularem dados quantitativos e construírem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

BRITANNICA ESCOLA ONLINE. <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 07/04/2014. Acesso em 10/05/2014.

Verão. <http://www.brasilescola.com/geografia/verao.htm>. Acesso em 10/05/2014.

Verão. <http://www.escolakids.com/verao.htm>. Acesso em 10/05/2014.

Vem chegando o Verão... <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=8&infoid=726>. Acesso em 10/05/2014.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as etapas propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.