20/05/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Recursos tecnológicos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
· Aperfeiçoar a leitura e aescrita;
· Compreender o que é uma paródia;
· Conhecer as características do gênero textual paródia;
· Aprender o valor da água;
· Reconhecer que a água é um recurso finito;
· Compreender melhor a estrutura de um debate;
· Desenvolver a linguagem oral;
· Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 05 de maio 2014.
1º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Água, recurso essencial para a nossa vida
Informações ao professor
Professor, a água tem estado em evidência cada vez mais nos diversos meios de comunicação. Os noticiários têm destacado os problemas com a escassez de água, como temos visto em São Paulo, devido à falta de chuva, os reservatórios do Sistema Cantareira estão em níveis mínimos, o que pode gerar um racionamento de água na grande São Paulo. Estes fatos geram interesse nos alunos em conhecer mais sobre o assunto. Aproveite estes momentos para desencadear um trabalho sobre este tema.
Discutindo na rodinha: desencadeando o tema
Organizados em uma roda, pergunte aos alunos sobre o que eles têm ouvido, lido ou assistido nos jornais sobre a falta de água. Deixe-os relatarem, mas se não tiverem muitas informações conte-lhes sobre o que está acontecendo na cidade de São Paulo, onde os níveis de água do Sistema Cantareira, que abastece a grande metrópole, está com nível de 8,9% (Fonte: Sítio “Globo.com notícias”. Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/05/nivel-do-sistema-cantareira-volta-cair-e-chega-marca-dos-89.html>. Acesso em: 10 de maio 2014.
Professor, depois de discutir com eles na rodinha, exiba o vídeo da TV Escola: 5ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE - PGM 1 - O USO DA ÁGUA. A parte mais pertinente para o aprendizado nesta aula está entre os minutos 00:15:56 min até 00:17:36 min. Convide os alunos a se atentarem para os benefícios da água e o como ela é essencial para nossa vida, lembrando as utilidades da água no nosso dia a dia, em nossa casa, na escola, para nossa sobrevivência e em tantos outros lugares e situações. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os até ao Laboratório de Informática ou use um projetor multimídia para projetar os vídeos.
Fonte: Sítio: “Portal TV Escola”. Vídeo completo disponível em:<http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=18889>. Acesso em: 08 de maio 2014.
Professor, organize uma mesa redonda com os alunos para debater sobre o assunto evidenciando a utilidade da água para os seres vivos. O texto abaixo é uma curiosidade sobre a pegada hídrica, um indicador que tem auxiliado muito os governos do mundo todo.Comente com os alunos sobre este indicador relacionando-o ao vídeo sobre o uso da água produzido pela TV Escola.
Curiosidade:
Fonte: Sítio: "TV Escola". Disponível em: <http://www.pegadahidrica.org/?page=files/home>. Acesso em: 08 de maio 2014.
Professor, você pode propor as seguintes atividades:
1) Pesquise no dicionário o significado das palavras:
a) Pegada: _____________________________________________________
b) Hídrica:______________________________________________________
2) Qual é a diferença entre água doce e água salgada? __________________________________________________________________________________________________________________
3) Ligue com um traço, a 1ª com a 2ª coluna. Este tipo de água é encontrado em:
Coluna 1 Coluna 2
Salgada Rio
Doce Mar
4) Observe a imagem abaixo e responda qual país possui a maior pegada hídrica? Este título (maior pegada hídrica) é motivo de orgulho ou preocupação para o país? Comente.
Fonte: Sítio: “Portal TV Escola”. Vídeo completo disponível em:<http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=18889>. Acesso em: 08 de maio 2014.
Água, um recurso essencial, porém limitado
Professor, inicie este momento, explicando aos seus alunos o que é uma paródia.
Fonte: Sítio: "Info Escola - Navegando e Aprendendo". Disponível em: <http://www.infoescola.com/generos-literarios/parodia/>. Acesso em: 09 de maio 2014.
De posse do conceito de paródia, para que seus alunos reflitam um pouco mais sobre a importância da água, exiba para sua turma a paródia da música de Claudinho e Buchecha: “Fico Assim Sem Você” produzido por alunos de uma escola utilizando o tema água.
Fonte: Sítio:“YouTube”. Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=BxClrTNIKdI>. Acesso em: 09 de maio 2014.
1) Professor, após a exibição do vídeo reflexivo, proponha aos alunos que façam a seguinte experiência para compreenderem o quanto a água é um recurso limitado.
Fonte: Sítio: “Blog Educando com criatividade”. Imagem disponível em: <http://www.educandocomcriatividade.com.br/2012/02/ciencias-experiencias.html>. Acesso em: 11 de maio 2014.
Fonte: Sítio: "Banco de Atividades". Disponível em: <http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2011/02/projeto-agua.html->. Acesso em: 10 de maio 2014.
Elaborando paródias e acróstico
Professor, retome o vídeo que assistiram sobre a paródia da música do Claudinho e Buchecha e questione-os sobre as características deste gênero textual. Proponha que utilizem alguma música infantil, ou canção de roda que estão familiarizados, como “Ciranda cirandinha” ou outras e façam uma paródia abordando os cuidados que devemos ter com este recurso tão importante em nossas vidas: a água.
Aproveite as informações que eles adquiriram com a pesquisa e proponha que elaborem um acróstico, a partir da palavra água, falando sobre sua importância e benefícios. Veja o exemplo a seguir:
Agua, responsável pela sobrevivência dos seres vivos.
Guarda em suas substâncias a vida. É:
Uma fonte finita, pode acabar se não cuidarmos dela.
Assim, somos responsáveis pela sua preservação.
Se eles tiverem dificuldade, faça coletivamente, agregue as ideias deles ao acróstico, assim se sentirão autores também.
Professor, para enriquecer e envolver os alunos na busca por conhecimentos sobre o tema estudado. Proponha as seguintes atividades:
Trabalhando a conscientização na escola
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e solicite que socializem as pesquisas realizadas em casa. Questione-os:
Solicite que apresentem para os colegas os seus trabalhos e depois discuta com eles sobre a realização de um evento para divulgarem os resultados desta pesquisa. Para isso, convidem representantes dos diversos setores da escola e socialize com eles os dados pesquisados.
Defina com os alunos uma dinâmica de apresentação, onde cada aluno se responsabilize por uma função.
Você ficará organizando e fazendo as intervenções que forem necessárias.
Defina uma equipe para organizar o lugar do evento com o tema proposto, mostre o cartaz abaixo ou outro que os inspire. Lembre-se de colocar: data, horário e local do evento, objetivo e quem está realizando.
Fonte: Sítio: “Nova Cidade.com.” Disponível em: <http://www.novacidade.com/wnoticias/mostrar_noticia.php?id=3793>. Acesso em: 11 de maio 2014.
Professor, após o evento, oriente seus alunos a pesquisar na escola:
* Quais os setores que utilizam água?
*Como é feita esta utilização? Através de mangueira, balde ou torneira?
*A água é utilizada de forma consciente?
*Acontece desperdício da água?
*Que novas orientações a escola num todo pode seguir para evitar o desperdício?
Professor, antes de propor a atividade final desta aula, reflita com seus alunos e responda coletivamente, as questões do quadro abaixo.
Fonte: Sítio disponível em: <http://juntopelaeducacao.blogspot.com.br/2012/03/atividades-importancia-da-agua.html>. Acesso em: 09 de maio 2014.
Socializando: campanha pela preservação da água
Fonte: Sítio: “Canstockphoto”. Disponível em: <http://www.canstockphoto.com.br/caricatura-menino-gritando-shouting-14204458.html>. Acesso em: 09 de maio 2014.
Professor, assim como vimos no vídeo da paródia de Claudinho e Buchecha, o intuito não é apenas divulgar as consequências do mau uso da água e continuar com “os braços cruzados”, assim, incentive seus alunos a conscientizar não apenas a família, mas também toda a escola da importância da água em nossas vidas, para que ocorram mudanças de comportamento no uso da água.
Mobilize sua turma para iniciar uma campanha que sirva de alerta para toda a escola. Para isso utilize cartazes ou outro meio para tal propósito, tais como folhetos informativos, dentre outros.
Para este trabalho, lembre-os do tipo de informação que deve conter. Eles poderão utilizar diferentes recursos para que os cartazes fiquem interessantes e chamem a atenção dos leitores. Para isso providencie:
Mostre a eles alguns exemplos de cartazes para que observem a estrutura deste gênero textual.
Fonte: Sítio: “Portal escolar”. Disponível em: <http://www.portalescolar.net/2012/03/dia-da-agua-30-maquetes-paineis-e.html>. Acesso em: 09 de maio 2014.
Fonte da imagem 2: Sítio: “Escola gente sabida”. Disponível em:<http://emgentesabida.blogspot.com.br/2011/03/cartazes-do-dia-da-agua.html>. Acesso em: 09 de maio 2014.
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: Diferentes percursos, direitos iguais – Ano 1 – Unidade 7, Brasília: MEC, SEB, 2012.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aperfeiçoaram a leitura e a escrita; conseguiram compreender o que é uma paródia e conhecer as características deste gênero, aprenderam o valor da água entendendo-a como um recurso finito, além de compreender melhor a estrutura de um debate. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/06/2014
Cinco estrelasÓtima aula , cheia de sugestões que certamente enriquecerão minh prática pedagógica.