Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O valor da água em nossa escola

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Aperfeiçoar a leitura e aescrita;

·         Compreender o que é uma paródia;

·         Conhecer as características do gênero textual paródia;

·         Aprender o valor da água;

·         Reconhecer que a água é um recurso finito;

·         Compreender melhor a estrutura de um debate;

·         Desenvolver a linguagem oral;

·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 momentos de 60 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 05 de maio 2014.

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Água, recurso essencial para a nossa vida

Informações ao professor

Professor, a água tem estado em evidência cada vez mais nos diversos meios de comunicação. Os noticiários têm destacado os problemas com a escassez de água, como temos visto em São Paulo, devido à falta de chuva, os reservatórios do Sistema Cantareira estão em níveis mínimos, o que pode gerar um racionamento de água na grande São Paulo. Estes fatos geram interesse nos alunos em conhecer mais sobre o assunto. Aproveite estes momentos para desencadear um trabalho sobre este tema.

Discutindo na rodinha: desencadeando o tema

Organizados em uma roda, pergunte aos alunos sobre o que eles têm ouvido, lido ou assistido nos jornais sobre a falta de água. Deixe-os relatarem, mas se não tiverem muitas informações conte-lhes sobre o que está acontecendo na cidade de São Paulo, onde os níveis de água do Sistema Cantareira, que abastece a grande metrópole, está com nível de 8,9% (Fonte: Sítio “Globo.com notícias”. Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/05/nivel-do-sistema-cantareira-volta-cair-e-chega-marca-dos-89.html>. Acesso em: 10 de maio 2014.

Professor, depois de discutir com eles na rodinha, exiba o vídeo da TV Escola: 5ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE - PGM 1 - O USO DA ÁGUA. A parte mais pertinente para o aprendizado nesta aula está entre os minutos 00:15:56 min até 00:17:36 min. Convide os alunos a se atentarem para os benefícios da água e o como ela é essencial para nossa vida, lembrando as utilidades da água no nosso dia a dia, em nossa casa, na escola, para nossa sobrevivência e em tantos outros lugares e situações. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os até ao Laboratório de Informática ou use um projetor multimídia para projetar os vídeos.

 

TV Escola

Fonte: Sítio: “Portal TV Escola”. Vídeo completo disponível em:<http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=18889>. Acesso em: 08 de maio 2014.

Professor, organize uma mesa redonda com os alunos para debater sobre o assunto evidenciando a utilidade da água para os seres vivos. O texto abaixo é uma curiosidade sobre a pegada hídrica, um indicador que tem auxiliado muito os governos do mundo todo.Comente com os alunos sobre este indicador relacionando-o ao vídeo sobre o uso da água produzido pela TV Escola.

Curiosidade:

Pegada Hidrica

Fonte: Sítio: "TV Escola". Disponível em: <http://www.pegadahidrica.org/?page=files/home>. Acesso em: 08 de maio 2014.

 

Professor, você pode propor as seguintes atividades:

1) Pesquise no dicionário o significado das palavras:

a) Pegada: _____________________________________________________

b) Hídrica:______________________________________________________

 

2) Qual é a diferença entre água doce e água salgada? __________________________________________________________________________________________________________________

3) Ligue com um traço, a 1ª com a 2ª coluna. Este tipo de água é encontrado em:

          Coluna 1                                                        Coluna 2

                          Salgada                                                          Rio

                          Doce                                                               Mar

4) Observe a imagem abaixo e responda qual país possui a maior pegada hídrica? Este título (maior pegada hídrica) é motivo de orgulho ou preocupação para o país? Comente.

 

TV Escola - O uso da agua --

Fonte: Sítio: “Portal TV Escola”. Vídeo completo disponível em:<http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=18889>. Acesso em: 08 de maio 2014.

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Água, um recurso essencial, porém limitado

Professor, inicie este momento, explicando aos seus alunos o que é uma paródia.

Parodia

Fonte: Sítio: "Info Escola - Navegando e Aprendendo". Disponível em: <http://www.infoescola.com/generos-literarios/parodia/>. Acesso em: 09 de maio 2014.

 

De posse do conceito de paródia, para que seus alunos reflitam um pouco mais sobre a importância da água, exiba para sua turma a paródia da música de Claudinho e Buchecha:  “Fico Assim Sem Você” produzido por alunos de uma escola utilizando o tema água.

 

Parodia Claudinho e Buchecha sobre a agua

Fonte: Sítio:“YouTube”. Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=BxClrTNIKdI>. Acesso em: 09 de maio 2014.

1) Professor, após a exibição do vídeo reflexivo, proponha aos alunos que façam a seguinte experiência para compreenderem o quanto a água é um recurso limitado.

 

Cientista

Fonte: Sítio: “Blog Educando com criatividade”. Imagem disponível em: <http://www.educandocomcriatividade.com.br/2012/02/ciencias-experiencias.html>. Acesso em: 11 de maio 2014.

 

Experiencia

Fonte: Sítio: "Banco de Atividades". Disponível em: <http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2011/02/projeto-agua.html->. Acesso em: 10 de maio 2014. 

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Elaborando paródias e acróstico

Professor, retome o vídeo que assistiram sobre a paródia da música do Claudinho e Buchecha e questione-os sobre as características deste gênero textual. Proponha que utilizem alguma música infantil, ou canção de roda que estão familiarizados, como “Ciranda cirandinha” ou outras e façam uma paródia abordando os cuidados que devemos ter com este recurso tão importante em nossas vidas: a água.

Aproveite as informações que eles adquiriram com a pesquisa e proponha que elaborem um acróstico, a partir da palavra água, falando sobre sua importância e benefícios. Veja o exemplo a seguir:

Agua, responsável pela sobrevivência dos seres vivos.

Guarda em suas substâncias a vida. É:

Uma fonte finita, pode acabar se não cuidarmos dela.

Assim, somos responsáveis pela sua preservação.

 

Se eles tiverem dificuldade, faça coletivamente, agregue as ideias deles ao acróstico, assim se sentirão autores também.

Professor, para enriquecer e envolver os alunos na busca por conhecimentos sobre o tema estudado. Proponha as seguintes atividades:

 

Atividade de casa - o uso da agua

 

4º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Trabalhando a conscientização na escola

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e solicite que socializem as pesquisas realizadas em casa. Questione-os:

  • O que descobriram nos livros, jornais, revistas e internet sobre o tema “Água, um recurso essencial, porém limitado”?
  • O que aprenderam sobre a utilização da água na vida dos seres humanos?
  • O que seus pais disseram sobre as principais ações que sua família pode fazer para economizar água em sua casa?

Solicite que apresentem para os colegas os seus trabalhos e depois discuta com eles sobre a realização de um evento para divulgarem os resultados desta pesquisa. Para isso, convidem representantes dos diversos setores da escola e socialize com eles os dados pesquisados.

Defina com os alunos uma dinâmica de apresentação, onde cada aluno se responsabilize por uma função.

Você ficará organizando e fazendo as intervenções que forem necessárias.

Defina uma equipe para organizar o lugar do evento com o tema proposto, mostre o cartaz abaixo ou outro que os inspire. Lembre-se de colocar: data, horário e local do evento, objetivo e quem está realizando.

 

                        Pare pense mude

Fonte: Sítio: “Nova Cidade.com.” Disponível em: <http://www.novacidade.com/wnoticias/mostrar_noticia.php?id=3793>. Acesso em: 11 de maio 2014.

 

Professor, após o evento, oriente seus alunos a pesquisar  na escola:

* Quais os setores que utilizam água?

*Como é feita esta utilização? Através de mangueira, balde ou torneira?

*A água é utilizada de forma consciente?

*Acontece desperdício da água?

*Que novas orientações a escola num todo pode seguir para evitar o desperdício?

Professor, antes de propor a atividade final desta aula, reflita com seus alunos e responda coletivamente, as questões do quadro abaixo.

 

Atividade Planeta Terra com torneiras

Fonte: Sítio disponível em: <http://juntopelaeducacao.blogspot.com.br/2012/03/atividades-importancia-da-agua.html>. Acesso em: 09 de maio 2014.

 

5º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Socializando: campanha pela preservação da água

 

Menino com megafone

Fonte: Sítio: “Canstockphoto”. Disponível em: <http://www.canstockphoto.com.br/caricatura-menino-gritando-shouting-14204458.html>. Acesso em: 09 de maio 2014.

 

Professor, assim como vimos no vídeo da paródia de Claudinho e Buchecha, o intuito não é apenas divulgar as consequências do mau uso da água e continuar com “os braços cruzados”, assim, incentive seus alunos a conscientizar não apenas a família, mas também toda a escola da importância da água em nossas vidas, para que ocorram mudanças de comportamento no uso da água.

Mobilize sua turma para iniciar uma campanha que sirva de alerta para toda a escola. Para isso utilize cartazes ou outro meio para tal propósito, tais como folhetos informativos, dentre outros.

Para este trabalho, lembre-os do tipo de informação que deve conter. Eles poderão utilizar diferentes recursos para que os cartazes fiquem interessantes e chamem a atenção dos leitores. Para isso providencie:

  • Papéis coloridos;
  • Cartolinas;
  • Pincéis de diversas cores;
  • Glíter;
  • Colas;
  • Revistas para recortes;
  • Dentre outros.

Mostre a eles alguns exemplos de cartazes para que observem a estrutura deste gênero textual.

 

Poupe agua poupe o planeta

Fonte: Sítio: “Portal escolar”. Disponível em: <http://www.portalescolar.net/2012/03/dia-da-agua-30-maquetes-paineis-e.html>. Acesso em: 09 de maio 2014.

Fonte da imagem 2: Sítio: “Escola gente sabida”. Disponível em:<http://emgentesabida.blogspot.com.br/2011/03/cartazes-do-dia-da-agua.html>. Acesso em: 09 de maio 2014.

Recursos Complementares

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: Diferentes percursos, direitos iguais – Ano 1 – Unidade 7, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aperfeiçoaram a leitura e a escrita; conseguiram compreender o que é uma paródia e conhecer as características deste gênero, aprenderam o valor da água entendendo-a como um recurso finito, além de compreender melhor a estrutura de um debate. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Márcia santos, prefeitura municipal de uberaba , Minas Gerais - disse:
    marcia@gmail.com

    11/06/2014

    Cinco estrelas

    Ótima aula , cheia de sugestões que certamente enriquecerão minh prática pedagógica.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.