01/09/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
O aluno irá compreender um pouco da história, dos golpes e dos instrumentos da capoeira a partir de suas músicas.
Nenhum
Atividade I
Duração: aproximadamente 25min
Em uma sala com recurso audiovisual, o professor apresenta para os alunos os seguintes vídeos com músicas de capoeira e pede que os alunos prestem atenção e anotem o que eles desconhecem ou aquilo que chamou mais a atenção:
• http://www.youtube.com/watch?v=3ZNZmXB9FrQ
• http://www.youtube.com/watch?v=AlaSGq9SdrA
Caso o professor tenha facilidade rítmica, ou domínio de algum instrumento, ele pode tocar para os alunos e pedir que eles o acompanhem com palmas e coro.
Na sequência, o professor entrega para os alunos as letras das músicas escutadas e agora, pede que eles sublinhem na própria folha algumas expressões, ou nomes que eles não conhecem, ou não compreendem o contexto em que estão.
È bimba é bimba
E Bimba, é Bimba, é Bimba
E Bimba no berimbau
Quem zombar do Mestre Bimba
Na roda var se dar mal
Coro
Do batuque de Angola
Ele criou a Regional
Coro
Quem zombar do Mestre Bimba
Na roda vai se dar mal
Coro
Sua fama corre o mundo
O seu nome é imortal
Coro
Me desculpem os outros mestres
Mas Séu Bimba é sem igual
Coro
Muita gente se promove
E dele falando mal
Coro
Do batuque de Angola
Ele criou a Regional
Lauê
Bem-te-vi voou, voou
Bem-te-vi voou, voou
Deixa voar
Lalauelauelauelaua
Olalaelae
Lalauelauelauelaua
Que som
Oi que arte é essa
que luta brincadeira
Que roda
Maravilhosa é essa
É Axé capoeira
Em cada som, em cada toque, em cada ginga, tem um estilo de jogo
Em cada som, em cada toque, em cada ginga, tem um estilo de jogo
Lauelauelaua
Lalauelauelauelaua
Olalaelae
Lalauelauelauelaua
Iaiaioio
Quando o meu mestre se foi
Toda a Bahia chorou
Iaia ioio
Iaia ioio iaia ioio (coro)
Oi menino com quem tu aprendeu? (2x)
Aprendeu a jogar capoeira aprendeu
Quem me ensinou já morreu (2x)
O seu nome esta gravado
Na terra onde ele nasceu
Salve o mestre Bimba
A Bahia de Maré
Salve o mestre que me ensinou
A mandinga de bater com o pé
Iaia ioio
Iaia ioio iaia ioio (coro)
Mandingueiro
Cheio de malemolência Era ligeiro o meu mestre
Que jogava conforme a cadência
No bater do berimbau
Salve o mestre Bimba
Criador da regional
Salve o mestre Bimba
Iaia ioio
Iaia ioio iaia ioio (coro)
Aprendeu meia-lua aprendeu
Oi martelo, rabo-de-arraia
Jogava no pé da ladeira
Muitas vezes na beira da praia
Salve São Salvador
Atividade II
Duração: aproximadamente 45min
A partir das dúvidas, o professor constrói com a turma os significados e contexto das palavras desconhecidas. Para que o professor tenho subsidio para sanar essas dúvidas, segue em anexo alguns textos que fazem referências as palavras com maior possibilidade de dúvida..
• Mestre Bimba, Regional, Batuque de angola: texto 1• Roda de capoeira: texto 2• Berimbau: texto 3
• Mandinga, Mandingueiro: texto 4• Malemolência: texto 5
Quando as palavras forem golpes ou movimentos, o professor deve aproveitar para ensinar não só o conceito, mas também as formas de se executar.
• Ginga
• Meia lua:
in: http://crv.educacao.mg. gov.br/sistema_crv/escolaintegral/brinquedo,%20peteca,%20futebol.pdf acesso em agosto de 2009.
• Rabo de arraia
in: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/escolaintegral/brinquedo,%20peteca,%20futebol.pdf acesso em agosto de 2009.
• Martelo
Mesmo não sendo citado nenhum movimento de defesa nas músicas selecionadas, é aconselhável que o professor ensine algum movimento básico dessa categoria, para que o jogo possa acontecer. Quando um capoeirista realiza um movimento de ataque, o outro se esquiva. A “Cocorinha”, é uma esquiva básica, fácil de ser executada.
• Cocorinha
Atividade III
Duração: aproximadamente 20min
Agora que os alunos já compreendem mais a fundo as músicas, o professor deve fazer uma roda de capoeira - com jogo, palmas, canto
Texto 1: In: http://www.portalcapoeira.com/Curiosidades/bimba-de-angola-a-regional - acesso em agosto de 2009.
Texto 2: In : http://pt.wikipedia.org/wiki/Capoeira acessado em agosto de 2009.
Texto 3: In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Berimbau_de_peito
Texto 4: http://www.abada.net/fileadmin/liedertexte/Capoeira%20mandingueiro.pdf acessado em: agosto de 2009.
Texto 5: in: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070412130342AAwS8jL acessado em agosto de 2009
Duração: aproximadamente 10min
Ao final da aula, os alunos devem ser divididos em 4 grupos e cada grupo ficará responsável por escrever com as próprias palavras os significados de 3 palavras que não conheciam no inicio da aula e que agora já compreendem. Ao final, as doze palavras e seus significados irão formar o mini-dicionário da capoeira de autoria da turma.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/11/2012
Quatro estrelasE muito em portante ensinar os conceito da capoeira muito bacana cara gostei mesmo.
24/03/2010
Cinco estrelasAcredito que este material seja de muita serventia, para nossas aulas.Pois as ideias são simples e de facil assimilação.
24/03/2010
Quatro estrelasA aula apresenta recursos necessários para instigar no aluno o interesse em conhecer e aprender os movimentos da Capoeira. Possibilita uma visualização concreta do que é essa prática tão brasileira.