Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Copa do mundo 2014 no Brasil: "Golaço" ou "Bola fora"?

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:

• Saber alguns dos argumentos oficiais para justificar a realização da “Copa do Mundo” em nosso país;

• Conhecer alguns fatos pouco evidenciados pela mídia em relação a realização da Copa do Mundo 2014 no Brasil;

• Reconhecer as vantagens e desvantagens da realização da Copa do Mundo para o país que sedia o evento.


 

Duração das atividades
05 aulas de cinquenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os estudantes devem ter conhecimentos sobre o conceito de território.

Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a saberem quais são as principais vantagens e desvantagens da realização da Copa do Mundo 2014 que acontecerá este ano em nosso país.

imagem 1.1

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

 

hh

 

Atividade 01

 

Copa do Mundo: o que o carta oficial representa?

PASSO A PASSO

 

 

Professor(a),

 

- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a Copa do Mundo 2014. Apresente a imagem a seguir (Figura 01), disponível no endereço web <http://pt.fifa.com/worldcup/organisation/poster.html>, (acesso em 07/05/2014), que estampou o cartaz oficial da FIFA, e problematize:

  • Que leitura pode-se fazer desta imagem?
  • Com que intenções este cartaz foi produzido?
  • Observe os detalhes da imagem: que elementos estão representados?

      Figura 01: Cartaz oficial da Copa do Mundo 2014.

 

Cartaz oficial é revelado

Fonte: Disponível em <http://pt.fifa.com/worldcup/organisation/poster.html. Acesso em 07/04/2014.

 

- Permita que os estudantes expressem suas ideias e informe que este cartaz foi produzido, segundo site oficial da FIFA, com a intenção de divulgar o Brasil ao mundo, evidenciando elementos de nossa cultura, fauna e flora. Nos detalhes podem ser observados: O chimarrão acompanhando um beija-flor, ambos próximos a um mico leão dourado, o Cristos Redentor dividindo espaço com uma dançarina de frevo que se diverte próximo a um tatu, uma panela de barro e um pandeiro, uma baiana do acarajé perto de uma turma de capoeiristas, um boi-bumbá, a calçada de Copacabana e outras características que marcam o nosso país.

 

Auxilie os estudantes a elaborarem um quadro com a síntese das principais informações levantadas, que deverá ser copiada no caderno ou em um arquivo no computador.

 

- Ressalte que a Copa do Mundo de Futebol masculino é um evento disputado por seleções do mundo todo, realizada pela FIFA (Fédération Internationale de Football Association, no Brasil chamada de Federação Internacional de Futebol) desde 1930. Acontece a cada quatro anos, em países escolhidos pela federação. O Brasil participou de todos os torneios desde o início e, além disso, é o único país que ganhou mais copas: em 1958, na Suíça; em 1962, no Chile; em 1970, no México; em 1994, nos EUA e, em 2002, em Yokohama, no Japão, onde conquistou o pentacampeonato mundial. Este ano este evento acontece no Brasil, com a participação de 32 países.

 

Comentário importante: Ressalte que essa edição da “Copa do Mundo 2014” contará com a participação de 32 equipes e os jogos serão disputados em doze cidades sede em todo o Brasil. A divisão dos grupos, datas dos jogos e os locais podem ser consultados no site oficial da FIFA <http://pt.fifa.com/worldcup/> (acesso em 15/05/2014).

 

- Para obter maiores informações históricas sobre este evento, leia o artigo "Copa do mundo", disponível na plataforma multimídia BRITANNICA ESCOLA ONLINE, disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article/483196/Copa-do-Mundo> (acesso em 07/04/2014). Essa plataforma multimídia é reconhecida pelo MEC/CAPES e dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito, para pesquisas escolares.

 

 

Atividade 02

 

Brasil... O que "rola" por traz da "Copa"?

PASSO A PASSO

 

hhh

 
 

 

 

 

 

 

 

 

- Entregue aos estudantes cópias de notícias divulgadas em diferentes mídias, sobre o tema Copa do Mundo, como os exemplos a seguir (Figura 02). Solicite que leiam e analisem cada um dos textos e, em seguida, classifique-os como "GOLAÇO", se considerar como ponto positivo, ou "BOLA FORA", se considerar como ponto negativo, justificando a sua escolha.

 

Figura 02: Reportagens sobre a Copa do Mundo 2014: "Golaço" ou "Bola fora"?

Notícia

"Golaço"...

Por quê?

"Bola fora"...

Por quê?

Reportagem 01

 Vale a pena o Brasil sediar a Copa de 2014?

 Nosso país receberá os melhores jogadores do mundo para o que promete ser uma Copa do Mundo  tão eletrizante quanto polêmica. O evento vai gerar empregos e obras de infraestrutura, mas também  custará bilhões aos cofres públicos. Vai ser um golaço... ou bola fora?

 Fonte: Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/vale-pena-brasil-sediar-copa-2014-623510.shtml>. Acesso em 13/05/2014.

 

 

 

Reportagem 02

 Jornalista dinamarquês desiste de cobrir a copa e deixa o Brasil

 "Sou um cara usado para impressionar", relatou Mikkel Jensen

 O jornalista dinamarquês Mikkel Jensen tinha o sonho de cobrir a Copa do Mundo no Brasil,  mas não o cumprirá. Segundo ele, que esteve no país desde setembro do ano passado, as  mudanças praticadas no país são feitas unicamente para impressionar pessoas como ele e  a imprensa internacional. "Eu sou um cara usado para impressionar", justificou, em artigo  publicado em seu perfil do Facebook (e que pode ser lido abaixo).

 Fonte: Disponível em <http://placar.abril.com.br/materia/jornalista-dinamarques-desiste-de-cobrir-a-copa-e-deixa-o-brasil>. Acesso  em 12/05/2014.

 

 

 

Reportagem 03

  Na Copa da Globo, todo mundo é branco

 Campanha produzida pelo canal esconde os corpos negros e constrói um Brasil completamente branco, pronto pra  receber a Copa

 Por Marcelo Hailer

 Estreou na noite de ontem (23) a campanha da Rede Globo para a Copa do Mundo. Com o tema “Somos um só”, a emissora  dá um show no que diz respeito a transformar o Brasil num país branco. Você até verá negros no vídeo, porém, são corpos  constrangidos e quase fora de enquadramento. Será que para a referida emissora a negritude brasileira deve ser envergonhada  e ficar fora da tela?

 Fonte: Disponível em <http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/04/na-copa-da-globo-todo-mundo-e-branco/>. Acesos em  06/05/2014.

 

 

 

Reportagem 04

 FIFA erra ao generalizar comportamento brasileiro

 

Uma reportagem da Federação Internacional de Futebol (Fifa), divulgada na revista eletrônica da federação foi alvo de críticas na última semana. A matéria, publicada na The Fifa Weekly, continha uma espécie de manual com dez dicas para turistas que estiverem no país sede da Copa do Mundo. Intitulado “Brasil para principiantes”, o texto trazia informações sobre a cultura brasileira e, devido aos itens abordados, levantou uma polêmica entre os próprios brasileiros.

Devido às polêmicas, a Fifa retirou as recomendações do ar. Além disso, na última segunda-feira (24), a federação pediu desculpas pela publicação, mencionando que a reportagem tinha um tom leve e que não tinha o intuito de criticar o país. De acordo com a nota emitida pela entidade, a intenção era mostrar a característica “relax” dos brasileiros.

   Fonte: Disponível em <http://www.unicos.cc/fifa-erra-ao-generalizar-comportamento-brasileiro/#.U3KkQoFdUb0>. Acesso em

   06/05/2014.

 

 

 

 Reportagem 05

 A relação custo-benefício dos estádios da Copa do Mundo 2014

 Arenas da Copa absorveram 1,2% dos desembolsos do BNDES e 0,9% do orçamento de  estados

 Em tempos de protestos no Brasil, convém analisar os investimentos relativos à Copa do Mundo em 2014. Sediar megaeventos  esportivos é recomendável quando o país-sede apresenta pelo menos uma das três situações seguintes: já há um mínimo de  instalações esportivas em quantidade e qualidade adequadas; é preciso acelerar investimentos em infraestrutura; ou existe  grande potencial não aproveitado quanto ao turismo internacional. Claramente, o Brasil encaixa-se nos dois últimos contextos.  Assim, receber as competições da Fifa e a Olimpíada de 2016 deve ser encarado a princípio como positivo, desde que os gastos  sejam razoáveis e as oportunidades aproveitadas.

 Fonte: Disponível em  <http://www.portal2014.org.br/noticias/12150/A+RELACAO+CUSTOBENEFICIO+DOS+ESTADIOS+DA+COPA+DO+MUNDO+2014.html>.  Acesso em 06/05/2014.

 

 

 

Fonte: Organizado pela autora. 15/05/2014.

 

- Agora, divida os estudantes em duplas e peça que discutam as notícias destacadas no quadro e outras que possam surgir a partir de apontamentos dos estudantes. Ressalte que que cada um deve defender seu ponto de vista em relação à análise destas reportagens, classificando os fatos abordados como "Golaço" ou "Bola fora".

- Posteriormente, divida a turma em dois grupos, com números iguais de estudantes, e proponha a realização de um "júri simulado"[1], em que cada grupo deverá defender os pontos de vista positivos (Golaço) e negativos (Bola fora) da realização da Copa do Mundo 2014 em nosso país.

 

[1] Júri simuladoé uma estratégia de ensino interessante que pode ser adotada para abordar um assunto polêmico ou que divide opiniões. A dinâmica permite que um tema seja discutido sob várias perspectivas, o que contribui com o processo de (des)construção de conceitos. Além disso, estimula o senso crítico, a participação e a reflexão. Para saber mais: Júri Simulado: Clones. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/juri-simulado-clones.htm>, acesso em 15/08/2013.

 

Atividade 03

Socialização dos resultados das pesquisas e considerações finais

PASSO A PASSO

Fonte: Clip-Art.

 

 

- Agora, oriente os grupos para que apresentem uma sistematização dos conhecimentos adquiridos a cerca do tema. Auxilie-os a estabelecer como os componentes do júri serão distribuídos entre os estudantes, definindo as atribuições do juiz, dos jurados, dos advogados de defesa, dos promotores, das testemunhas e do réu.

 

  • A realização da Copa do Mundo 2014 no Brasil será um "Golaço"... por quê?
  • A realização da Copa do Mundo 2014 no Brasil será uma "Bola fora"... por quê?

 

- Medie o debate entre os dois grupos e atente às informações fornecidas pelos jurados, que deverão ser discutidas em sala. O objetivo neste momento, é identificar a opinião dos dois grupos e auxiliar a turma a entrar num consenso em questões que vão além da discussão sobre os objetivos oficiais propostos pela comissão organizadora da Copa do Mundo 2014 no Brasil, tais como: fatos negativos como a violência, a corrupção e outros ocorrem e, muitas vezes, são ocultados pelas autoridades e pela imprensa brasileira, revelando-se apenas os aspectos positivos deste evento.

 

- Comente os pontos de vista dos grupos de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro que sintetize as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos. Sugira a leitura do artigo "Pontos positivos e negativos da Copa do Mundo 2014 para o Brasil, disponível no endereço web <http://www.suapesquisa.com/copa/copa_pontos_positivos_negativos.htm> (acesso em 15/05/2014), e do artigo "Para torcedor, Brasil-2014 vai ser a copa da corrupção", disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/para-o-torcedor-brasil-2014-vai-ser-a-copa-da-corrupcao> (acesso em 15/05/2014), dentre outros.

 

-  Professor(a), algumas informações devem ser destacadas e, caso não surjam, devem ser apontadas, dentre outras, destaca-se:

 

  • Espera-se que o país ganhe visibilidade durante o período da Copa, visto que pessoas e a mídia de todo o planeta (emissoras de TV, jornais, revistas, entre outros veículos de mídia) visitam o mesmo. Com isso, espera-se atrair, por exemplo, investidores que venham conhecer o país e suas características econômicas. É uma oportunidade de se fazer uma grande publicidade do país para o mundo inteiro, além de promover alguns benefícios temporários, como a geração de emprego, consumo e renda para população local.
  • O evento gera empregos temporários diretos e indiretos, e investimentos obras de infraestrutura para a realização deste evento, mas também custa bilhões aos cofres públicos, dinheiro que poderia ser investidos em projetos sociais, nos sistemas de saúde, educação, segurança e transportes, dentre outros;
  • Mais de meio milhão de turistas estrangeiros visitarão o nosso pais, movimentando mais dinheiro aos cofre públicos em forma de impostos mas, por outro lado, estimula o aumento da prostituição e o tráfego de mulheres e crianças, que são submetidas ao trabalho escravo para satisfazer muitos desses turistas;
  • O Brasil exporta o seu futebol e seus melhores jogadores, enquanto enriquece os executivos da FIFA ao sediar a Copa do Mundo;
  • As autoridades e a imprensa brasileira têm camuflado as diferenças sociais e raciais existentes em nosso país, de forma a se adequar o "gosto estrangeiro", dentre outros indícios de subordinação;
  • A corrupção em torno dos recursos públicos que deveriam ser investidos em obras de infraestrutura para sediar a Copa do Mundo, em grande parte, desconhecida pela maioria dos brasileiros, demonstra o desrespeito e o descaso dos políticos de nosso país em relação ao povo brasileiros. 

 

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/05/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita a troca de experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

 

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

 

 

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que elaborem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História Sociologia podem fazer um estudo sobre como os diferentes países se integraram a este evento esportivo ao longo dos tempos; em Ciências podem fazer estudos sobre os os problemas socioambientais decorrentes da realização deste evento no país sede; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos e, em Matemática, tabularem dados quantitativos e construírem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

Britannica Escola Online.  Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 07/04/2014.

Copa do mundo 2014: problema ou solução para o Brasil? Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?pagina=espaco%2Fvisualizar_aula&aula=42180&secao=espaco&request_locale=es>. Acesso em 07/04/2014.

Copa do Mundo. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/copa-mundo.htm>. Acesso em 07/04/2014.

A seleção Brasileira na Copa do Mundo. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/fundamentos/selecao-brasileira-copa-mundo-533401.shtml>. Acesso em 07/04/2014.

Bate-bola sobre a copa do mundo na escola. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/fundamentos/bate-bola-escola-424007.shtml>. Acesso em 07/04/2014.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo considerando, entre outros, a participação, o desempenho e a colaboração dos estudantes em cada atividade proposta. Sugere-se também para uma avaliação formal que, individualmente, cada aluno redija um texto dissertativo, com no máximo 500 palavras, sintetizando os conhecimentos adquiridos sobre o tema. Esse texto tornar-se-á um indicador da compreensão dos alunos e, após uma revisão pelo professor, alguns poderão ser publicados no site ou no jornalzinho da escola. Outro instrumento a ser utilizada para avaliação, pode ser a criação de um blog da turma para publicação desses textos. Essa é uma maneira propositiva de promover a autoconfiança e produzir, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 3/6 - 50%
  • Quatro estrelas 3/6 - 50%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.