20/05/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que ele seja capaz de ler, de interpretar ilustrações, compreender o conceito sobre brinquedos, brincadeiras e obras de arte. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop e Ipad.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
. Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 04 de maio 2014.
. Sítio: Pacto Nacional pela a Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 04 de maio 2014.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
CONHECENDO UMA OBRA DE ARTE
Professor, apresente o quadro “Jogos Infantis” de Pieter Brueghel (1525 – 1569) mostra cerca de 250 personagens participando de 84 brincadeiras, em 1560. Grande parte delas é conhecida ainda hoje. Você poderá projetar a obra em Data Show ou se preferir ela poderá ser impressa e colada em cartolina ou papel Kraft.
Fonte da Imagem disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fol/brasil500/brinca8.htm>. Acesso em: 10 de maio 2014.
Após o contato, os alunos refletirão sobre as seguintes questões abordadas pelo professor:
Professor, solicite aos alunos que pesquisem sobre algumas brincadeiras que você prefere ou caso sua escola possua os laptops do Projeto UCA. Auxilie os alunos a acessarem no programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios abaixo:
Sítio: "IG Delas. Cem Brincadeiras". Disponível em: <http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/>. (Neste sítio você encontrará diversas brincadeiras para se divertir.). Acesso em: 11 de maio 2014.
REGISTRO ESCRITO DAS BRINCADEIRAS
Professor, cada aluno deverá escrever o seu nome e o nome da brincadeira (tentativa de escrita). Posteriormente, o professor será o escriba dos alunos que citarão nomes de brincadeiras que gostam. O registro será feito em forma de lista e os alunos registrarão na ficha. Assim, poderão relacionar as suas hipóteses com a escrita convencional.
NOME DA CRIANÇA |
BRINCADEIRA |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
DESENHE ABAIXO A SUA BRINCADEIRA PREFERIDA
|
|
|
|
Fonte: Acervo da própria autora. |
uma entrevista com um membro da família, converse sobre como brincavam na infância e o nome da sua brincadeira preferida.
NOME: ___________________________________ DATA: ___/___/____ ENTREVISTA COM A FAMÍLIA
PREZADA FAMÍLIA;
NOSSA TURMA GOSTARIA DE SABER QUAIS OS TIPOS DE BRINCADEIRAS QUE AS FAMÍLIAS BRINCAVAM E O NOME DELAS. NÃO SE ESQUEÇA DAS REGRAS DAS BRINCADEIRAS.
________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________
|
2ª ATIVIDADE: aproximadamente 60 minutos.
Professor, promova um momento de descontração com as brincadeiras pesquisadas na atividade de casa, os alunos trarão elementos das brincadeiras das famílias na infância e socializarão com as demais.
Em seguida, compare as brincadeiras que os pais/responsáveis brincavam ou ainda brincam. Como registro, elabore juntamente com os alunos uma lista dessas brincadeiras e escrevam no caderno suas conclusões.
Faça uma votação da brincadeira preferida da Turma. Professor, você poderá anotar no quadro da sala os votos para que eles acompanhem a contagem. Elaborem com os alunos, um gráfico, a fim de que percebam as escolhas das brincadeiras mais interessantes.
Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que registrem o gráfico utilizando programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). O tablet também poderá ser utilizado para elaboração do gráfico.
INTERPRETAÇÃO DO GRÁFICO
Posteriormente, promova uma discussão com os alunos sobre o gráfico levantando alguns questionamentos:
Professor, prepare os materiais e o ambiente para brincar com os alunos de corre cutia, não se esqueça de questionar com o grupo as regras necessárias para tal.
3ª ATIVIDADE: aproximadamente 60 minutos.
Você poderá projetar a obra em Data Show ou se preferir ela poderá ser impressa e colada do caderno de Língua Portuguesa; em cartolina ou papel Kraft.
Professor, apresente o texto da brincadeira corre cotia. Você poderá projetar o texto em data show ou se preferir poderá ser impresso e colada em cartolina ou papel Kraft.
Fonte: "Sítio: IG Delas. Cem Brincadeiras". Disponível em: <http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/corre-cotia/4e3b20455cf358183f000002.html>. (Neste sítio você encontrará sugestões de diversas brincadeiras para realizar com os alunos.). Acesso em: 11 de maio 2014.
Como forma de registro, disponibilize uma cópia aos alunos e faça a leitura juntamente com eles.
Interpretação do texto
1. Leia o texto com atenção.
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Mocinha bonita
Do meu coração.
2. Vocês conhecem essa brincadeira? Qual o nome dela?
___________________________________________________
___________________________________________________
3. Existem algumas rimas no poema. Quais são elas?
___________________________________________________
___________________________________________________
4. Você conhece essa brincadeira cantada de maneira diferente?
Reescreva a brincadeira da forma como você e sua família conhecem.
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
Fonte: Acervo da própria autora.
Professor, organize o espaço para a realização da brincadeira Corre cotia com os alunos. Providencie o material e converse com a turma sobre as regras dessa brincadeira.
4ª ATIVIDADE: aproximadamente 60 minutos.
CONSTRUINDO OBRAS DE ARTE POR MEIO DA BRINCADEIRA
Professor, solicite que os alunos elaborem ilustrações para representar esse momento e a sua brincadeira preferida.
Organize a turma em grupos de 4 (quatro) alunos. Providencie folhas de papel A4 em branco, cola colorida, massinha de modelar, lápis de cor, giz de cera, entre outros materiais que achar necessário.
Caso sua escola possua os laptops, você poderá sugerir que os alunos façam o desenho da brincadeira que mais gostou, oriente-os a usarem o programa Tux Paint, seguindo o caminho: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).
SOCIALIZANDO
Para finalizar o trabalho sistematize coletivamente, por meio de uma produção de texto. Elabore um texto coletivo, a partir das vivencia das brincadeiras realizadas e pesquisadas.
Este material fará parte do processo avaliativo da turma. Para isto, resgate com os alunos:
1) O que aprenderam em relação: ao conceito de obra de arte; aos tipos de brincadeiras e suas regras?
2) Como foi a entrevista com a família; valeu ter brincado?
3) Valeu produzir a pintura (obra de arte)?
RELATÓRIO
ARTE POR MEIO DA BRINCADEIRA
Aprendemos...
|
Socialize as produções dos alunos no mural da escola.
Professor, o relatório sugerido na última atividade serve de referência concreta como processo e produto avaliativo. Verifique se os alunos estão participando de forma a alcançar tais metas. É importante a avaliação coletiva, mas lembre-se sempre em organizar o registro individual, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: conhecer alguma obras de arte; identificar os tipos de brincadeiras preferidas das crianças; pesquisar as diversas brincadeiras em diferentes épocas; perceber e comparar finalidade de um texto; elaborar texto coletivo; destacar as regras necessárias para o desenvolvimento das brincadeiras; socializar regras de brincadeiras; pesquisar sobre brincadeiras de antigamente e atuais; entrevistar a família sobre como brincavam na infância; participar de uma votação para escolha da brincadeira preferida; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/08/2014
Cinco estrelasA parte de Arte de seu conteúdo foi muito útil para mim, obrigada pelas sugestões.