Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Gravidez na adolescência

 

22/08/2008

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Descrever em anatomia e função os órgãos constituintes dos sistemas reprodutor feminino e urogenital masculino. - Explicar como se dá a fecundação na espécie humana. - Explicitar os problemas que pode ter uma gravidez precoce. - Enumerar e caracterizar os diversos métodos contraceptivos.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- É interessante que os alunos tenham alguma noção dos órgãos que compõem os sistemas reprodutor feminino e urogenital masculino.
Estratégias e recursos da aula

No laboratório de informática:
Levar os alunos ao laboratório e pedir que acessem os recursos abaixo no Portal do Professor.
Sistema Reprodutor Feminino

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/557/imagens/gravidez.jpg


 

 
Pedir que os alunos estejam atentos às diferenças anatomofuncionais de cada sistema. Em seguida que os alunos abram e façam as atividades dos seguintes recursos RIVED.
O que é sexo? http://www.rived.mec.gov.br/site_objeto_ver.php?codobjeto=86
Eu não pensei nisso... http://www.rived.mec.gov.br/site_objeto_ver.php?codobjeto=87
Estas duas atividades são preparatória para a atividade em sala de aula, propondo a reflexão sobre o que é sexo.
 
Aúdio – Gravidez na adolescência – O assunto é abordado na metade do programa.
Traz uma atividade muito criativa dentro de uma escola pública, para demonstrar os quão despreparados são os adolescentes para a responsabilidade de ter um filho.


Webquest – Gravidez na adolescência - http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=8684&id_pagina=1
Webquest é uma metodologia de pesquisa orientada, na forma de uma atividade investigativa, na qual quase todos os recursos necessários para concluí-la são provenientes da Internet. O grande número de webquest que estão na internet deve-se ao fato desta metodologia conciliar a grande disponibilidade de informações da Web com a realização de tarefas concretas e instigadoras, que mobilizam a atenç&atild e;o do aluno.
Instruir os alunos a pesquisar os diversos métodos contraceptivos e suas características.
 

Atividade em sala de aula
 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/557/imagens/garvidez-na-adolescencia.jpg
imagem: Andrea Castagini http://www.finalcrit.com/graphic/deiacastagini

Dividir os alunos em pequenos grupos. Eles terão que montar uma esquete (pequena peça ou cena dramática) a ser apresentada em sala de aula para os outros alunos. Talvez os alunos precisem pesquisar mais para o conteúdo correto da esquete, para isto indicamos algumas páginas. A atuação do docente é essencial para o correto encaminhamento da atividade. O professor define os temas, e os alunos escolhem um dos temas a ser representado. Por exemplo:
a) Um casal de namorados adolescentes que engravidam. Os problemas que enfrentarão (contar para os pais, a responsabilidade de ter um filho, etc...)
b) Grupo de meninas discutindo sobre quando é a hora certa para ter a primeira relação sexual, versus grupo de meninos discutindo o mesmo tema. O professor deverá instruir o grupo quanto à diferentes posicionamentos, pontuando o porquê destas diferenças, encaminhando da maneira mais ética possível. A intenção é prevenção da gravidez e não o incentivo à iniciação sexual precoce.
c) Um grupo de médicos e terapeutas explicando sobre os diversos métodos contraceptivos, sua importância e características.
d) Um grupo de médicos e terapeutas falando sobre a maturidade física e emocional necessária para a iniciação sexual.

 

 

A imagem abaixo é um exemplo de planilha que pode ser utilizada na avaliação por rubrica.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/557/imagens/gravidez2.jpg

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Gravidez na adolescência Áudio
Sistema urogenital masculino Animação/simulação
Sistema reprodutor feminino Animação/simulação
Recursos Complementares
Mais webquests com propostas interessantes para subsidiar outras discussões sobre o tema proposto. http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=2546&id_pagina=1 Webquest que trabalha a gravidez na adolescência. Site com uma série de vídeos que mostra o desenvolvimento embrionário dos mamíferos, dos seres humanos, contemplando o desenvolvimento de gravidez múltipla. Áudio em português. http://www.natgeo.com.br/especiais/vidanoventre/videos.asp?show_id=1&video_id= Texto voltado para os adolescentes, com estatísticas a respeito da iniciação sexual e com quem compartilhar as vivências e dúvidas que acompanham este período. http://www.gravatai.rs.gov.br/conferencia-juventude/arquivos/texto_sexualidade.pdf Blog que traz informações interessantes sobre a consistência do esperma e sua finalidade evolutiva. http://www.gluon.com.br/blog/2006/07/29/esperma-grudento/
Avaliação
A avaliação dos alunos pode se dar sobre a participação destes nas atividades pedidas. Pode pedir aos alunos que façam uma dissertação sobre o tema, ou apenas avaliar as esquetes produzidas por meio de rubricas. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Abaixo coloco um exemplo de uma rubrica a ser utilizada para a apresentação da campanha publicitária de incentivo à atividade física. A última imagem colocada nas atividades refere-se a um exemplo de rubrica que pode ser utilizada. Caso deseje fazer sua própria planilha, o professo pode usar os seguintes sites: http://rubistar.4teachers.org/index.php http://www.rubricbuilder.com http://www.roobrix.com/ http://landmark-project.com/rubric_builder/index.phpt
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 0/3 - 0%
  • Quatro estrelas 3/3 - 100%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • zildete bomfim, escola municipal vitorio ribeiro padre , Bahia - disse:
    detebomfim@gmail.com

    22/08/2012

    Quatro estrelas

    bom dia nao consigo abrir os endereços sugerido, como devo proceder? Grata.


  • MARY OLIVEIRA, escola municipal , Bahia - disse:
    maryso.vca@hotmail.com

    03/08/2011

    Quatro estrelas

    achei muito pertinente a maneira como se abordar o tema. parabens.


  • Valdina dos Santos Aguiar, Centro de Ensino Amaral Raposo , Maranhão - disse:
    valdina-bio@hotmail.com

    24/09/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito, é uma forma de atrair a atenção dos alunos para um fato que acontece de forma constante. A gravidez na Adolescencia acarreta vários problemas (sociais, emocionais, etc), e a informação é a única forma que temos de diminuir esse problema.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.