Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Encenando os grandes ícones do futebol

 

15/09/2009

Autor e Coautor(es)
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender um pouco da historia do futebol a partir dos ícones, das diferentes épocas. Além disso, poderá vivenciar com o próprio corpo, um pouco do estilo desses jogadores.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão fazer uma pequena pesquisa em casa, com parentes ou amigos, a respeito dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos ou dos melhores lances.

Estratégias e recursos da aula

Atividade I
Duração: aproximadamente 30min

A turma será dividida em grupos mistos de 6 integrantes e cada grupo irá pesquisar, na sala de informática, vídeos dos jogadores previamente selecionados, elegendo uma jogada para ser encenada.Depois de escolhida a jogada, os alunos deverão descrevê-la de forma detalhada, para que isso os auxilie quando descerem para a quadra e não estiverem mais diante do vídeo.
Enquanto os alunos estiverem observando a jogada, vale ressaltar as diferenças de estilo de cada jogador, se o que chama a atenção é a velocidade, a força, a malícia, ou o domínio da bola por exemplo.
Pedir para que os alunos anotem, em cada roteiro de jogada, o link de acesso do vídeo.

Atividade II
Duração: aproximadamente 30min
Na quadra e com os roteiros de jogada em mãos, os alunos deverão recriar a cena, mas sendo eles os jogadores dos vídeos escolhidos. É importante ressaltar que as dificuldades técnicas de executar certas jogadas devem ser superadas com a criatividade, por exemplo, pode-se deixar algum integrante por conta de segurar a bola e fazer com a ajuda da mão a trajetória que a bola faria sozinha na jogada real.

Atividade III
Duração: aproximadamente 20min
Os alunos agora deverão criar uma jogada própria, dentro do estilo do jogador escolhido, mas que seja mais bonita do que a anterior.

Encerramento

 



Depois de concluídas as atividades II e III, cada grupo deverá apresentar para o restante da turma as duas encenações criadas e expor para todos um pouco do que eles puderam perceber do jogador estudado. O professor pode, então, sugerir uma discussão a respeito da diferença dos corpos dos atletas e também dos estilos de jogo, construindo com os alunos hipóteses que justifiquem essa diferença.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Brasil Futebol Clube [Visões do esporte] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Durante o desenrolar da aula, o professor deve observar o interesse e a participação dos alunos fazendo possíveis alterações e adaptações que tornem a prática mais atraente ou motivante. Já ao final da aula, durante a roda de partilha, cabe ao professor conduzir a discussão de modo a auxiliar os alunos na construção de uma síntese crítica, do que foi vivido e experimentado corporalmente.
Uma forma interessante de se registrar e também avaliar o trabalho, é a gravação das apresentações, visando a construção de um DVD a ser exibido para os estudantes, onde se compare a jogada original com sua releitura, seguida da jogada criada por cada grupo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.