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Pilhas e baterias: como fica o meio ambiente?

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira; Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Relações da Química com as tecnologias, sociedade e meio ambiente
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Química Energia química no cotidiano
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a influência do homem no meio em que vive, conforme competência de área 3 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.

Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam, conforme habilidade H18 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Identificar etapas em processo de reciclagem de recursos naturais, conforme habilidade H8 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Delinear relações entre o padrão de consumo na atualidade, conforme habilidade H10 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro Momento: Conhecendo o assunto

Preparação do ambiente:

Nesse momento da aula, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos, sendo um por grupo, facilitando, assim, a leitura e a discussão dos textos entre seus membros. Cada um dos quatro grupos ficará responsável pela leitura de um texto. Um a um dos componentes do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os demais membros possam ouvi-lo sem, no entanto, atrapalhar a leitura dos outros grupos. Dessa forma, todos poderão se manter atentos ao longo da leitura.



Grupo 1: Reciclagem de Pilhas e Baterias
Fonte: Disponível: http://www.infoescola.com/ecologia/reciclagem-de-pilhas-e-baterias/     (Acesso em 30 de abril de 2014)


Grupo 2:Pilhas, baterias e meio ambiente
Fonte: Disponível: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/pilhas-baterias-meio-ambiente.htm (Acesso em 30 de abril de 2014)


Grupo 3: Bateria Recarregável - Como uma bateria recarregável funciona?
Fonte: Disponível: http://cienciasetecnologia.com/bateria-recarregavel-funcionamento/   (Acesso em 30 de abril de 2014)


Grupo 4: Como é feita a reciclagem de pilhas e baterias?
Fonte: Disponível: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-feita-a-reciclagem-de-pilhas-e-baterias(Acesso em 30 de abril de 2014)
 

Observação:
 


O professor poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.


Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente, para os demais colegas de classe, uma síntese sobre o texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importante. Para tanto, os alunos deverão posicionar as carteiras em forma de um grande círculo, facilitando, assim, a comunicação entre a turma como um todo. As apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada, para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo. Concluída essa apresentação, o professor poderá passar para o momento seguinte da aula.


Segundo momento: aprendendo um pouco mais


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição de dois vídeos: o Vídeo 1 (Figura 1), com duração de 15 minutos e 43 segundos, e o Vídeo 2 (Figura 2), com duração de 5 minutos e 43 segundos.


Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir aos vídeos Biosfera - Reciclagem de Pilhas (1ª e 2ª parte) nos computadores acessando os links  http://www.youtube.com/watch?v=tYgyqU3yKL4 (Acesso em 30 de abril de 2014) para o Vídeo 1 e http://www.youtube.com/watch?v=CHVaMLzR0ag para o Vídeo 2 (Acesso em 30 de abril de 2014).


Comentário:


Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download dos vídeos e gravá-los em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.


Observação:

Fica a critério do professor a interrupção parcial dos vídeos para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa dos vídeos seguida da discussão.


Figura 1: Vídeo:Biosfera - Reciclagem de Pilhas (1ª parte)

2

 

Fonte: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tYgyqU3yKL4    (Acesso em 30 de abril de 2014).


Figura 2: Vídeo:Biosfera - Reciclagem de Pilhas (2ª parte)

2

 

Fonte: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=CHVaMLzR0ag  (Acesso em 30 de abril de 2014).


O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo dos vídeos.


Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.


Observações:
 

1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição dos vídeos poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.
 

2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização no documento de um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do questionário.



Questionário de Contextualização
 

1 – Quais são as diferenças entre resíduo sólido e resíduo sólido urbano?

2 – Por que as pilhas recarregáveis possuem características diferentes das pilhas normais? Quais são essas diferenças?

3 – Quem são os responsáveis pela destinação correta das pilhas e baterias?

4 – Qual são as responsabilidades do consumidor ao adquirir pilhas e baterias?

5 – Por que as pilhas e baterias “piratas” são prejudiciais para o meio ambiente?

6 – Quais são as suas impressões sobre o processo montagem e fabricação das pilhas mostrado no Vídeo 1?

7 – Qual a importância do repouso para as pilhas alcalinas?

8 – Por que é importante a verificação das pilhas que não passaram pelo teste de qualidade?

9 – Qual a importância das pilhas de lítio?

10 – Explique por que as pilhas e baterias podem ser prejudiciais para o meio ambiente e para a saúde da população?

11 – Cite três metais pesados encontrados em pilhas e baterias que podem contaminar o meio ambiente.

12 – Por que é importante a reciclagem e a reutilização dos materiais presentes nas pilhas e baterias?

13 – Como é feita a reciclagem de pilhas e baterias? Explique cada uma das etapas.

14 – Cite exemplos de produtos fabricados a partir dos materiais reciclados encontrados nas pilhas e baterias.

15 – Quais são os produtos que você utiliza no dia a dia que necessitam de pilhas e baterias?

 

Terceiro Momento: Redação
 

Preparação do ambiente:

 
Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção dos textos. O professor pode também “copiar” e “colar” os textos selecionados nos documentos de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – e imprimi-los em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula.


Texto 1 – Pilhas e Baterias, site Mundo Vestibular
Fonte: Disponível: http://www.mundovestibular.com.br/articles/1072/1/PILHAS-E-BATERIAS/Paacutegina1.html     (Acesso em 30 de abril de 2014)


Texto 2 – Pilhas podem oferecer perigo ao meio ambiente, site Gazeta do Povo
Fonte: Disponível: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-universidade/vestibular/cainaprova/conteudo.phtml?id=1028169(Acesso em 30 de abril de 2014)



O professor deverá solicitar que um aluno leia em voz alta o Texto 1 e que outro aluno faça o mesmo com o Texto 2.


Com base no conteúdo já trabalhado na aula e a partir das informações veiculadas por meio dos textos, o professor deverá orientar os alunos a, individualmente, elaborarem uma redação com o seguinte tema:


- Pilhas e baterias: solução ou problema?



Comentário:

Essa atividade poderá ser realizada em conjunto com o professor de Língua Portuguesa, que poderá, durante sua aula, discutir com os alunos o processo de elaboração de uma redação dissertativa, por exemplo. Procedendo dessa forma, acredita-se que os alunos possam obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula em ambos os conteúdos.



Cabe ao professor promover a socialização convidando os alunos a exporem suas redações no mural da sala. Se o espaço do mural for insuficiente para expor todas as redações concomitantemente, o professor pode realizar um rodízio diário das redações, adotando como critério, por exemplo, a ordem alfabética da lista de presença.

 

Quarto Momento: Pesquisando no Laboratório de Química

 


Preparação do ambiente:


Nesse momento da aula, os alunos devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização de um experimento no Laboratório de Química.
Cabe ao professor providenciar e separar os materiais necessários para elaboração do experimento, os quais se encontram especificados a seguir. Depois, o professor, posicionado na bancada do Laboratório de Química, deverá apresentar cada um dos materiais aos alunos e explicar o procedimento pertinente, tal como detalhado a seguir. 
 

Experimento - “Pilha de limão”


Material

  • Duas placas pequenas de zinco
  • Duas placas pequenas de cobre
  • Dois limões
  • Três pedaços de fio elétrico
  • Fita isolante
  • Um aparelho ou um brinquedo movido à bateria (calculadora ou relógio) ou ainda uma lâmpada led (aquelas pequeninas usadas em controles remotos)

 

Procedimento:


O professor deverá, no início do experimento, rolar os dois limões sobre a bancada, fazendo pressão nos mesmos durante um minuto, conforme a Figura 3.


Figura 3

 

3

 

Fonte: Disponível:  http://www.museulight.com.br/CentrodeDiversoes/FacaVoceMesmo/FacaVoceMesmoDetalhe.aspx?id=2 (Acesso em 30 de abril de 2014)


Em seguida, o professor deverá fixar uma placa de zinco e uma placa de cobre em cada um dos dois limões, conforme a Figura 4.

 

Figura 4

4

 

Fonte: Disponível:  http://www.museulight.com.br/CentrodeDiversoes/FacaVoceMesmo/FacaVoceMesmoDetalhe.aspx?id=2 (Acesso em 30 de abril de 2014)

 

O professor deverá então, com bastante cuidado, descascar as pontas dos pedaços de fio elétrico usando uma faca, um canivete ou instrumento equivalente, conforme a Figura 5.

 

Figura 5

5

 

 

Fonte: Disponível:  http://www.museulight.com.br/CentrodeDiversoes/FacaVoceMesmo/FacaVoceMesmoDetalhe.aspx?id=2 (Acesso em 30 de abril de 2014)

 

Agora o professor deverá utilizar a fita isolante para enrolar uma ponta de um pedaço de fio elétrico na placa de zinco de um limão e a outra ponta na placa de cobre de outro limão, conforme a Figura 6.

 

Figura 6

6

 

Fonte: Disponível:  http://www.museulight.com.br/CentrodeDiversoes/FacaVoceMesmo/FacaVoceMesmoDetalhe.aspx?id=2 (Acesso em 30 de abril de 2014)


Em seguida, uma ponta de outro pedaço de fio elétrico deverá ser enrolado com fita isolante em um outra placa de zinco, bem como uma ponta de outro pedaço de fio elétrico deverá ser enrolado com fita isolante em um outra placa de cobre, sendo que as outras pontas de cada um dos pedaços de fios devem ficar livres, conforme a Figura 7.

 

Figura 7

8

 

Fonte: Disponível:  http://www.museulight.com.br/CentrodeDiversoes/FacaVoceMesmo/FacaVoceMesmoDetalhe.aspx?id=2 (Acesso em 30 de abril de 2014)


Por último, as pontas livres dos pedaços de fio elétrico deverão ser ligadas ao aparelho/brinquedo/lâmpada escolhido. O pedaço de fio enrolado na placa de cobre será ligado ao polo positivo e o pedaço de fio enrolado na placa de zinco ao polo negativo, conforme a Figura 8.

 

Figura 8

7

 

 

Fonte: Disponível:  http://www.museulight.com.br/CentrodeDiversoes/FacaVoceMesmo/FacaVoceMesmoDetalhe.aspx?id=2 (Acesso em 30 de abril de 2014)
 

Observação:

Cabe ao professor solicitar total atenção por parte dos alunos para que possam identificar quando o aparelho/brinquedo/lâmpada escolhido começar a funcionar.


Fonte: Disponível:  http://www.museulight.com.br/CentrodeDiversoes/FacaVoceMesmo/FacaVoceMesmoDetalhe.aspx?id=2 (Acesso em 30 de abril de 2014)

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Vídeo: “Experiência: Pilha de Limão”, site Youtube
Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=_VxRtx2q7P0   (Acesso em 30 de abril de 2014)

Vídeo: “Pilhas de sal de fruta”, site Youtube
Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=vW_y5uisccE&feature=related  (Acesso em 30 de abril de 2014)

Vídeo: “Momento Ambiental Pilhas”, site Youtube
Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=S5gZRJiBBzo  (Acesso em 30 de abril de 2014)


Sugestões de links para os alunos:
 

Vídeo: “Experimento Pilhas de Daniell”, site Ponto de Ciência
Fonte: Disponível: http://pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=992&PILHA+DE+DANIELL#top (Acesso em 30 de abril de 2014)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no Questionário de Contextualização ou na redação.

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