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Enchentes: o excesso de chuvas é o único responsável? – Parte 1

 

20/05/2014

Autor y Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a influência do homem no meio em que vive, conforme competência de área 3 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.

Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana, conforme habilidade H4 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Delinear relações entre o padrão de consumo e o crescimento urbano na atualidade, conforme habilidade H10 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Diferenciar ações humanas capazes de contribuir com a preservação ou com a destruição dos ecossistemas, conforme habilidade H12 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Conhecendo o assunto

 

Preparação do ambiente:


Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção das figuras selecionadas e relacionadas abaixo. O professor pode também fazer o download das figuras e imprimi-las em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula, caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática.


Figura 1

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Fonte: Disponível: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1127828-5598,00-EQUIPES+DE+LIMPEZA+RETIRAM+LIXO+DE+IGARAPES+EM+MANAUS.html (Acesso em 01 de maio de 2014).

 

Figura 2

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Fonte: Disponível: http://larissanevesaltoe.blogspot.pt/2011/01/efeito-estufa-e-enchentes.html  (Acesso em 01 de maio de 2014).


Figura 3

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Fonte: Disponível: http://quatrorodas.abril.com.br/galerias/especiais/melhores-piores-veiculos-enfrentar-enchentes-alagamentos-731238.shtml   (Acesso em 01 de maio de 2014).

 

Figura 4

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Fonte: Disponível: http://www.manuelzao.ufmg.br/sobre_o_projeto/posicionamento/enchentes (Acesso em 01 de maio de 2014).


Finalizada a apresentação das figuras, cabe ao professor ser o mediador de um debate sobre o tema. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:



1 – Quais sentimentos essas figuras despertam em você?

2 – Quais semelhanças podem ser apontadas entre as figuras apresentadas?

3 – Quais diferenças podem ser apontadas entre as figuras apresentadas?

4 – Na cidade em que você mora é possível observar cenas parecidas com aquelas retratadas nas figuras? Se sim, quais? Em quais regiões da cidade?

5 – É possível cogitar quem seriam os responsáveis pelas situações retratadas nas figuras?



Cabe ao professor interferir e posicionar os alunos em relação às questões, assim como estimular a argumentação dos mesmos por meio de perguntas complementares.


Comentário:


Professor, registre os pontos principais do debate para subsidiar a avaliação da aprendizagem.


Segundo momento: Aprofundando o assunto


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição de um vídeo sobre diversas regiões do Brasil que sofrem em decorrência de enchentes (Figura 5). O vídeo tem duração de 25 minutos e 53 segundos.


Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo Especial Enchentes TV Câmara nos computadores acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=WMxBNthJF8Y  (Acesso em 01 de maio de 2014).


Comentário:
 

Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.


Observação:
 

Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.


Figura 5: Vídeo: Especial Enchentes TV Câmara (25:53)

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Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=WMxBNthJF8Y  (Acesso em 01 de maio de 2014).

 

O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.


Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.


Observações:


1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.

2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização no documento de um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do questionário.


Questionário de Contextualização
 

1 – Qual posição o Brasil ocupa, segundo a ONU, entre os países que sofrem com catástrofes climáticas?

2 – Quais foram as principais ocorrências relacionadas ao clima na região serrana do Rio de Janeiro em 2011?

3 – Por que o Governo Federal liberou recursos para o pagamento de aluguel social para algumas famílias em Teresópolis e Nova Friburgo?

4 – Por que os recursos liberados pelo Governo Federal para a contenção de encostas não foi utilizado pelos Governos Estadual e Municipal?

5 – Como a Prefeitura de Itajaí passou a alertar a população sobre riscos de enchentes depois de 2008, quando mais de 80% da área da cidade ficou inundada?

6 – Quantas enchentes a cidade de Blumenau sofreu nos últimos 100 anos?

7 – Em que período ocorre o inverno Amazônico? E quais são suas características?



Comentário:


Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Questionário de Contextualização, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir ou complementar as respostas, sempre que necessário ou que considerar conveniente.


Terceiro momento: Pesquisa on-line


Preparação do ambiente:
 

Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, utilizando computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis.


O professor deverá organizar a turma em quatro grupos, preferencialmente com, pelo menos, sete integrantes cada, para a utilização dos computadores, sendo necessário, no mínimo, um computador por grupo.


Observação:
 

Caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, o professor poderá orientar os alunos a realizarem a coleta de dados em casa, mantendo a organização em grupos.


Como se vê abaixo, cada um dos quatro grupos ficará responsável por coletar dados sobre diferentes aspectos do problema das enchentes, consultando, para tanto, sites específicos.


Cabe ao professor orientar cada um dos quatro grupos a coletar dados para responder a determinadas perguntas, conforme a seguinte distribuição:


Grupo 1

- É possível evitar enchentes nas grandes cidades? Explique.

- Que tipo de obras de infraestrutura seria capaz de amenizar os efeitos das enchentes?

- A ocorrência de enchentes nas cidades brasileiras pode ser atribuída à falta de planejamento dos governos?


Grupo 2

- Quais são os perigos do acúmulo de lixo nas cidades?

- Por que a combinação de chuvas e lixo é perfeita para provocar enchentes?

- As cidades brasileiras possuem planos de saneamento e prevenção à enchente adequados?


Grupo 3

- Quais doenças geralmente acometem a população depois das enchentes?

- Quais são os cuidados necessários com a alimentação e a água depois de uma enchente?

- Para evitar a contaminação por doenças depois de uma enchente, quais medidas preventivas são necessárias?


Grupo 4

- O dinheiro que os governos têm investido para evitar enchentes nas cidades brasileiras pode ser considerado suficiente?

- As enchente podem ser consideradas resultado direto da negligência dos governantes brasileiros?Justifique.

- A população brasileira tem colaborado para a prevenção de enchentes? Explique.


Os grupos deverão selecionar e arquivar, em um documento de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – as informações e as imagens que considerarem mais importantes nos sites pesquisados a partir dos parâmetros estabelecidos, as quais serão utilizadas no momento seguinte da aula.


Sites indicados para consulta:


Grupo 1: Estrutura
Fonte: Disponível: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/e-possivel-evitar-enchentes-nas-grandes-cidades    (Acesso em 01 de maio de 2014).
Fonte: Disponível: http://jornalggn.com.br/noticia/as-obras-que-podem-evitar-e-amenizar-os-efeitos-das-enchentes   (Acesso em 01 de maio de 2014).
Fonte: Disponível: http://geografia.uol.com.br/geografia/mapas-demografia/49/enchente-e-falta-de-planejamento-para-reverter-a-situacao-290232-1.asp (Acesso em 01 de maio de 2014).

 

Grupo 2: Lixo
Fonte: Disponível: http://maisequilibrio.com.br/saude/perigos-do-acumulo-de-lixo-nas-cidades-5-1-4-354.html    (Acesso em 01 de maio de 2014).
Fonte: Disponível: http://www.aemflo-cdlsj.org.br/noticias/detalhe/4124    (Acesso em 01 de maio de 2014).
Fonte: Disponível: http://www.educacional.com.br/reportagens/enchentes/problemaTodos.asp  (Acesso em 01 de maio de 2014).

 

Grupo 3: Doenças
Fonte: Disponível: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/enchentes-doencas.htm  (Acesso em 01 de maio de 2014).
Fonte: Disponível: http://www.tuasaude.com/doencas-transmitidas-pela-chuva/  (Acesso em 01 de maio de 2014).
Fonte: Disponível: http://www.educacional.com.br/reportagens/enchentes/doencas.asp    (Acesso em 01 de maio de 2014).

 

Grupo 4: Responsabilidade
Fonte: Disponível: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/chuvas-enchentes-verao/inundacao-alagamento-cheias-prevencao-defesa-civil.shtml  (Acesso em 01 de maio de 2014).
Fonte: Disponível: http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/795875/?noticia=GOVERNO+INVESTE+R+798+MILHOES+PARA+PREVENIR+ENCHENTES  (Acesso em 01 de maio de 2014).
Fonte: Disponível: http://www.cartacapital.com.br/blogs/speriferia/enchente-inevitavel-ou-negligencia-do-municipio-290.html (Acesso em 01 de maio de 2014).

 

Quarto momento: Organizando um seminário de pesquisa


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula consiste na apresentação de seminários de pesquisa e poderá ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local, a critério do professor.


Serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manterem os mesmos grupos.


O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo e a apresentação em grupo sobre um determinado assunto - informação disponível em: http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario  (Acesso em 01 de maio de 2014).


A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.


Cabe ao professor, após a apresentação de todos os seminários, abrir espaço para uma discussão, estimulando os alunos a identificarem as informações que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Além disso, ele deve acompanhar a apresentação dos grupos, de modo a intervir para enfatizar informações relevantes, bem como para promover uma síntese das conclusões.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:


Matéria: “Enchentes”, site UOL
Fonte: Disponível: http://geografia.uol.com.br/geografia/mapas-demografia/25/artigo134975-2.asp (Acesso em 01 de maio de 2014).


Matéria: “Desastres Naturais”, site Veja
Fonte: Disponível: http://veja.abril.com.br/especiais_online/desastres_naturais/outros.html  (Acesso em 01 de maio de 2014).



Sugestões de links para os alunos:


Matéria: “O problema das enchentes”, site Brasil Escola
Fonte: Disponível: http://www.brasilescola.com/geografia/enchentes.htm   (Acesso em 01 de maio de 2014).


Matéria: “Enchentes no Brasil” , site Info Escola
Fonte: Disponível: http://www.infoescola.com/hidrografia/enchentes-no-brasil/   (Acesso em 01 de maio de 2014).

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na atividade de contextualização ou no seminário de pesquisa.


Os resultados dessa avaliação poderão servir como subsídio para o desenvolvimento das atividades propostas na aula Enchentes: o excesso de chuvas é o único responsável? – Parte 2, disponível no Portal do Professor.

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