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Enchentes: o excesso de chuvas é o único responsável? – Parte 2

 

20/05/2014

Autor y Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar etapas no processo de reciclagem, conforme habilidade H8 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.


Compreender os processos efetivos de integração das tecnologias na sala de aula, conforme a competência de área 9 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.


Desenvolver a leitura relacionada com o assunto e sua interpretação, conforme competência 5 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.


Explorar a atividade lúdica, conforme habilidade H30 da matriz de Referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Essa aula, como seu próprio título indica, representa a continuidade da aula Enchentes: o excesso de chuvas é o único responsável? – Parte 1, disponível no Portal do Professor.


Primeiro momento: Redação


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção dos textos. O professor pode também “copiar” e “colar” os textos em documentos de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – e imprimi-los em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula.


Texto 1 – Enchentes deixaram mais de 1,4 mi de desabrigados em cinco anos, site Folha de São Paulo
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/04/1447444-enchentes-deixaram-14-mi-de-desabrigados-em-cinco-anos.shtml (Acesso em 02 de maio de 2014)


Texto 2 - Enchente em RO bloqueia totalmente a BR-364 e Acre fica isolado, site G1
Disponível em: http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2014/03/enchente-em-ro-bloqueia-totalmente-br-364-e-acre-fica-isolado.html  (Acesso em 02 de maio de 2014).


O professor deverá solicitar a um aluno que leia em voz alta o texto 1 e a outro que faça o mesmo com o texto 2.


Com base no conteúdo já trabalhado na aula e a partir das informações veiculadas por meio dos textos 1 e 2, o professor deverá orientar os alunos a, individualmente, elaborarem uma redação com o seguinte tema:



- Enchentes: o excesso de chuvas é o único responsável?


 
Comentário:


Essa atividade poderá ser realizada em conjunto com o professor de Língua Portuguesa, que poderá, durante sua aula, discutir com os alunos o processo de elaboração de uma redação dissertativa, por exemplo. Procedendo dessa forma, acredita-se que os alunos possam obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula em ambos os conteúdos.


Cabe ao professor promover a socialização convidando os alunos a exporem suas redações no mural da sala. Se o espaço do mural for insuficiente para expor todas as redações concomitantemente, o professor pode realizar um rodízio diário das redações, adotando como critério, por exemplo, a ordem alfabética da lista de presença.


Segundo momento: Criando um blog


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula também poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula, e será destinado à criação de um blog para a divulgação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos anteriormente na aula Enchentes: o excesso de chuvas é o único responsável? – Parte 1, disponível no Portal do Professor.


Inicialmente, será necessário um computador com acesso à internet e um projetor multimídia para a exibição dos vídeos indicados abaixo (Figura 1 e Figura 2), que tratam dos tutoriais para a criação de um blog.

 

Figura 1: Vídeo 1: Criando um blog – Motivação (3:37)

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Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0  (Acesso em 02 de maio de 2014)



Figura 2: Vídeo 2: Como criar um blog - Passo a Passo (2:36)

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Fonte: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=related  (Acesso em 02 de maio de  2014) 



Comentário:


Cabe ao professor esclarecer, após a exibição dos vídeos, eventuais dúvidas dos alunos de forma a garantir que o conteúdo sobre a criação de um blog possa ser consolidado.


Observação:


O professor pode também fazer o download dos vídeos previamente e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula.


Após a exibição dos vídeos, para o desenvolvimento da atividade, o professor deve solicitar aos alunos que mantenham os grupos já definidos anteriormente, na aula Enchentes: o excesso de chuva é o único responsável? – Parte 1, disponível no Portal do Professor, para a criação dos blogs.


Será necessário, no mínimo, um computador por grupo com acesso à internet.


Caso necessário, o professor pode indicar para os grupos o endereço https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 02 de maio de 2014) (Figura 3), para que os mesmos criem os seus blogs.



 Figura 3: Blogger

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Fonte: Disponível em: https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 02 de maio de 2014). 


Inscritos os blogs, os grupos deverão iniciar a inclusão das informações e imagens selecionadas a partir da pesquisa on-line realizada anteriormente na aula Enchentes: o excesso de chuvas é o único responsável? – Parte 1, disponível no Portal do Professor, as quais foram arquivadas previamente em um documento de um editor de texto. De qualquer forma, os grupos poderão ainda editar tal documento, se considerarem necessário fazer alguma correção ou acréscimo, por exemplo.


Finalizada a tarefa de inclusão das informações, o professor deverá orientar cada um dos grupos a inserirem em seus blogs os links dos demais. Desse modo, os mesmos poderão ter acesso aos blogs uns dos outros, o que contribuirá para a socialização do conhecimento referente ao tema da aula.


Os alunos deverão ser orientados pelo professor a navegar nos blogs dos colegas e comentá-los por meio de posts. Em casa, os alunos deverão ainda convidar seus familiares para navegarem em seus blogs  para explorar mais esse recurso digital.


Observação:


A criação dos blogs poderá ser utilizada pelo professor em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos alunos nas atividades escolares.
 


Terceiro momento: Viajando no conhecimento


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.


Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar a página  http://www.netjogosonline.com.br/acao-aventura/232/salve-o-brasil-das-enchentes.html (Acesso em 02 de maio de 2014) (Figura 4), por meio das quais poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre o processo de reciclagem.


Vale destacar que as páginas são autoexplicativas, isto é, basta seguir os comandos apresentados.


Figura 4: Salve o Brasil das Enchentes
15

 

Fonte: Disponível em: http://www.netjogosonline.com.br/acao-aventura/232/salve-o-brasil-das-enchentes.html(Acesso em 02 de maio de 2014)



Quarto momento: explorando o conhecimento


Preparação do Ambiente:
 

Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.


1 - A possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o desafio maior do novo século. No entanto, tão importante quanto aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água de que dispomos hoje.


A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água:


I. Contaminação de lençóis freáticos.

II. Diminuição da umidade do solo.

III. Enchentes e inundações.

 

Pode-se afirmar que as principais ações humanas associadas às alterações I, II e III são, respectivamente,


A) uso de fertilizantes e aterros sanitários/lançamento de gases poluentes/canalização de córregos e rios.
B) lançamento de gases poluentes/lançamento de lixo nas ruas/construção de aterros sanitários.
C) uso de fertilizantes e aterros sanitários/desmatamento/impermeabilização do solo urbano.
D) lançamento de lixo nas ruas/uso de fertilizantes/construção de aterros sanitários.
E) construção de barragens/uso de fertilizantes/construção de aterros sanitários.



Fonte: Disponível em  http://www.aprendebrasil.com.br/alunos13/enem/comentada2001/10.asp   (Acesso em 19 de maio de 2014)

 

2 -  Leia o texto.


Por muitos anos, as várzeas paulistanas foram uma espécie de quintal geral dos bairros encarapitados nas colinas. Serviram de pastos para os animais das antigas carroças que povoaram as ruas da cidade. Serviram de terreno baldio para o esporte dos humildes, tendo assistido a uma proliferação incrível de campos de futebol. Durante as cheias, tais campos improvisados ficam com o nível das águas até o meio das traves de gol.

Aziz Ab’Saber, 1956.

Considere a imagem e a citação do geógrafo Aziz Ab’Saber na análise das afirmações abaixo:
 

  1. O processo de verticalização e a impermeabilização dos solos nas proximidades das vias marginais ao rio Tietê aumentam a sua susceptibilidade a enchentes.
  2. A retificação de um trecho urbano do rio Tietê e a construção de marginais sobre a várzea do rio potencializaram o problema das enchentes na região.
  3. A extinção da Mata Atlântica na região da nascente do rio Tietê, no passado, contribui, até hoje, para agravar o problema com enchentes nas vias marginais.
  4. A várzea do rio Tietê é um ambiente susceptível à inundação, pois constitui espaço de ocupação natural do rio durante períodos de cheias.


Está correto o que se afirma em
 

A) I, II e III, apenas.
B) I, II e IV, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.


3 - Grandes lagos artificiais de barragens, como o Nasser, no Rio Nilo, o Three Gorges, na China, e o de Itaipu, no Brasil, resultantes do represamento de rios, estão entre as obras de engenharia espalhadas pelo mundo, com importantes efeitos socioambientais.


Acerca dos efeitos socioambientais de grandes lagos de barragens, considere as afirmações abaixo.
 

1. Enquanto no passado, grandes lagos de barragem restringiam-se a áreas de planície, atualmente, graças a progressos tecnológicos, situam-se, invariavelmente, em regiões planálticas, com significativos desníveis topográficos.
2. A abertura das comportas que represam as águas dos lagos de barragens impede a ocorrência de processos de sedimentação, assim como provoca grandes enchentes a montante.
3. Frequentes desalojamentos de pessoas para a implantação de lagos de barragens levaram ao surgimento, no Brasil, do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB.
4. Por se constituírem como extensos e, muitas vezes, profundos reservatórios de água, grandes lagos de barragens provocam alterações microclimáticas nas suas proximidades.


Está correto o que se afirma em

A) I e II, apenas.
B) III e IV, apenas.
C) I, II e III, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.



4 -   O constante monitoramento nas áreas em recuperação do Programa Mata Ciliar; com o apoio de imagens de satélite, tem demonstrado um aumento significativo da cobertura florestal das áreas de preservação permanente, reserva legal e Unidades de Conservação, integrantes do Corredor de Biodiversidade.

www.mataciliar.pr.gov.br

As matas ciliares são
 

A) florestas tropicais em margens de rios, cujo papel é regular fluxos de água, sedimentos e nutrientes entre os terrenos mais altos da bacia hidrográfica e o ecossistema aquático. O mau uso dessas áreas provoca erosão das encostas e assoreamento do leito fluvial.
B) florestas temperadas, cujo papel é de filtro entre o solo e o ar, possibilitando a prática da agricultura sem prejudicar o ecossistema atmosférico. O mau uso dessas áreas provoca erosão do solo e contaminação do ar.
C) florestas subtropicais, cuja função é preservar a superfície do solo, proporcionando a diminuição da filtragem e o aumento do escoamento superficial. O mau uso dessas áreas provoca aumento da radiação solar e estabilidade térmica do solo.
D) coberturas vegetais que ficam às margens dos lagos e nascentes, atuam como reguladoras do fluxo de efluentes e contribuem para o aumento dos nutrientes e sedimentos que percolam o solo. O mau uso dessas áreas provoca evaporação e rebaixamento do nível do lençol freático.
E) formações florestais que desempenham funções hidrológicas de estabilização de áreas críticas em topos de morros, cumprindo uma importante função de corredores para a fauna. O mau uso dessas áreas provoca desmatamento e deslizamento das encostas.

 

Fonte: Disponível em: http://rachacuca.com.br/educacao/vestibular/tags/geografia/  (Acessos em 19 de maio de 2014)


5 - Planícies são ambientes geomorfológicos que apresentam relevo plano, ou suavemente ondulado, com dimensões variadas, onde são predominantes os processos de deposição e acumulação de sedimentos. Planícies aluviais são aquelas formadas por sedimentos de rios. Sobre esses ambientes, considere as seguintes afirmativas:


1. Planície aluvial corresponde ao leito maior de um rio e sazonalmente sua área é ocupada pelas águas dos canais fluviais.

2. O estabelecimento de áreas urbanas em ambientes de planícies aluviais acarreta sérios problemas sociais, devido aos efeitos negativos das inundações periódicas para a população residente.

3. No planejamento do uso do solo nas planícies aluviais, é necessário considerar a suscetibilidade de contaminação do lençol freático, pois nesses ambientes ele se encontra mais próximo da superfície.

4. As cidades localizadas em planícies aluviais, ao contrário daquelas localizadas em ambientes sem risco de enchentes, exigem processos de planejamento, como os planos de uso e ocupação do solo.


Assinale a alternativa correta.


A) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
B) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
E) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.


Fonte: Disponível em http://www.escolainterativa.com.br/novo/vestibular/wp-content/uploads/sites/2/2013/05/UFPR2013_1F.pdf  (Acesso em 19 de maio de 2014)
 

Resultado
 

 

1 - C

2 - B

3 - B

4 - A

5 - E

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:
 

Artigo “A importância do blog na educação”, site Blog Aline Souza
Disponível: http://alinedesouzaeducar.blogspot.com.br/2013/03/a-importancia-do-blog-na-educacao.html (Acesso em 02 de maio de 2014)


Artigo “Potencialidade do uso do Blogs em educação”, site Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Disponível: http://bdtd.bczm.ufrn.br/tde_arquivos/9/TDE-2010-04-27T013000Z-2558/Publico/MicheleCMUA.pdf(Acesso em 02 de maio de 2014)


Sugestões de links para alunos:
 

Artigo: “Aprendendo com os blogs”, site Conexão Aluno
Disponível: http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/temas-especiais.asp?EditeCodigoDaPagina=4468   (Acesso em 02 de maio de 2014)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na redação ou na criação dos blogs.

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