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O uso do Quadro de Valores nas operações aditivas

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o significado de Sistema de Numeração Decimal;
  • Compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos;
  • Identificar a estrutura do gênero textual: texto instrucional;
  • Compreender e utilizar técnicas operatórias para adição com trocas e agrupamentos;
  • Utilizar diferentes maneiras para adicionar números;
  • Representar números utilizando palitos de picolé e o Quadro de Valores;
  • Descobrir formas de resolver situações problema de adição utilizando palitos de picolé ou outro material concreto no Quadro de Valores;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos reconheçam o significado de números, numerais e algarismos.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.

Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, porque considera alguns direitos de aprendizagem dos conteúdos de Matemática, entre eles, segundo Brasil (2012, p. 27 e 28) o aluno deve:

- Identificar os números em diferentes contextos e funções; utilizar diferentes estratégias para quantificar, comparar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção, nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. Elaborar e resolver problemas de estruturas aditivas e multiplicativas utilizando estratégias próprias como desenhos, decomposições numéricas e palavras.

- Associar a denominação do número a sua respectiva representação simbólica.

- Resolver e elaborar problemas aditivos envolvendo os significados de juntar e acrescentar quantidades, comparar e retirar quantidades, comparar e completar quantidades em situações de contexto familiar e utilizando o cálculo mental.

 

BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Ludicidade na sala de aula. Ano: 1,  unidade 4  . Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação".   Acesso em: 30 de abr. 2014. 

 

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Introduzindo o tema: Apresentando e confeccionando o Quadro de Valores

 

O professor deve conhecer a importância dos jogos e das brincadeiras na alfabetização e diante disso, elaborar propostas de trabalho que incorporem o máximo possível de atividades lúdicas. Porque brincar é essencial na aquisição de conhecimentos, no desenvolvimento da sociabilidade e na construção de sua identidade, nessa faixa etária. É fundamental, pois exerce um papel que vai além da diversão. Por meio dos jogos e brincadeiras as crianças desenvolvem habilidades e enriquecem o seu desenvolvimento intelectual.

Professor, para essa aula é necessário que os alunos tenham, cada um, um Quadro de Valores. É interessante trabalhar com esse material, pois pode ser confeccionado pelos próprios alunos com a sua ajuda ou você confecciona  para presentear o aluno, é fácil de fazer e custa pouco.

Se preferir confeccionar com os alunos, antes de começar, é necessário que você mostre e explique para eles o que é o Quadro de Valores. Conte que vocês precisarão de dados e palitos para brincarem com o Quadro de Valores.

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Mostre o Quadro de Valores aos alunos e explique que, quando se agrupa 10 palitos nas unidades elas devem ser retiradas e trocadas por um palito que deve ser colocado no quadro das dezenas.

Conte aos alunos, que vocês farão um jogo em duplas, mas precisam primeiro confeccionar o material, então, mãos à obra!

 

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Professor, aproveite este momento e faça um trabalho interdisciplinar, se já trabalhou com seus alunos com “texto instrucional”, relembre com eles quais informações devem conter neste tipo de texto. Se ainda não trabalhou com este gênero textual, apresente-lhes a sua estrutura. Leve-os a perceberem que este texto tem a função de nos orientar, por isso as informações são detalhadas passo a passo. Veja o exemplo a seguir, mas as imagens são opcionais:

 

Confeccionando um Quadro Valores - QV

 

Material utilizado:

Para confeccionar o Quadro de Valores você vai precisar de:

  • 1 folha de papel pardo (70 cm x 45 cm);
  • 1 pedaço de papelão ou papel Paraná (45 cm x 30 cm);
  • Caneta;
  • Régua;
  • Tesoura;
  • Fita crepe ou durex colorido.

 

Como Fazer?

Pegue o papel pardo e dobre fazendo pregas de 4 cm e 8 cm.

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

 Dobre e passe um durex colorido em volta ou cole uma tira de papel.

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Faça duas separações usando uma tira de papel, durex colorido ou fita crepe.

Escreva centena, dezena e unidade nos quadros da esquerda para a direita.

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Explique que há muitos anos atrás, as pessoas contavam seus objetos de uma maneira muito simples, porque eles possuíam poucas coisas: algumas ovelhas ou bois, poucas moedas, poucos objetos. Conforme foram evoluindo essas quantidades foram aumentando. Então os homens passaram a necessitar escrever de alguma forma o que tinham contado. Surgiram as primeiras formas de contagem e os Sistemas de Numeração. Para ficar mais fácil a contagem, convencionou-se contar de dez em dez. Atualmente nosso Sistema de Numeração se chama “Decimal” porque contamos de 10 em 10. A cada objeto que contamos damos o nome de unidade. E a cada grupo de 10 unidades contadas chamamos 1 dezena.

Explique que é da dessa mesma forma que trabalhamos com o Quadro de Valores. Contamos sempre de dez em dez e isso significa que toda vez que chegar em 10 temos que fazer uma troca.

Coloque 10 palitos no quadro da unidade.

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Diga que você precisa fazer uma troca toda vez que isso acontecer.

Faça o agrupamento das unidades e troque por um palito de outra cor.

Mostre que 10 palitos brancos (10 unidade) equivalem a um palito vermelho (1 dezena).

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Mostre como fazer os montinhos.

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Jogando e Aprendendo

 

Professor, essa atividade tem como objetivo fazer com que o aluno compreenda o agrupamento de valores e que os palitos têm um valor diferente, dependendo do lugar do quadro (Centena, Dezena, Unidade) em que estiver.

Com os Quadros de Valores em mãos, divida a turma em duplas ou trios. Cada aluno deve estar com o seu Quadro e o grupo deve ter dois dados.

Lembre os alunos da regra principal do jogo: Não pode ficar mais de 9 palitos em cada lugar do Quadro (Centena, Dezena, Unidade).

 

  1. Os alunos deverão, cada um na sua vez, jogar os dois dados, observar os números e somar o valor obtido na jogada.
  2. O valor final deverá ser representado no Quadro de Valores.
  3. Para representá-lo, deverão ser colocados os palitos correspondentes ao valor obtido na casa das unidades. Se forem acumulados 10 palitos no quadro da unidade, o jogador deve retirar os 10 palitos e trocar por um palito de outra cor que deverá ser colocada no quadro da dezena.
  4. Depois da primeira jogada dos dados, os alunos continuam somando os pontos obtidos nos dados e colocando os palitos, cada um em sua vez.
  5. Nas jogadas os alunos vão marcando os pontos, colocando os palitos no quadro das unidades, trocando dez palitos por um palito de outra cor e colocando no quadro das dezenas, aumentando cada vez mais o número palitos nas dezenas.
  6. Vence o jogo quem trocar as dez dezenas (dez palitos no quadro das dezenas) por um novo palito (de outra cor) representando a centena.

 

Sugestão:

Os dois dados servirão para fazer as jogadas. Por que dois? Para que não demore muito tempo para completar a centena. Se jogar de seis em seis (apenas um dado) demoraria muito. E também os alunos podem melhorar o raciocínio automatizando as somas de 1 a 6. Mas, mesmo assim, pode demorar um determinado tempo considerando que pode haver jogadas de 2 ou 3 pontos apenas (um dado cair em 1 e outro em 1 também, ou dois). Por isso, sugerimos usar um dado com 12 lados. Assim, o jogo correrá mais rápido. Veja o molde abaixo para que possa confeccioná-lo:

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Você pode montar esse dado em um papel mais grosso, como papel cartão ou cartolina e depois plastificá-lo antes de montar.

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Fonte: Imagem da própria autora.

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Aprofundando o tema: Representação dos números e operações

 

Professor, elabore uma lista de perguntas desafiadoras para os alunos propondo reflexões sobre as possibilidades de representação dos números no Quadro de Valores.

 

  • Representação de números:

Proponha que representem um número. Por exemplo: 236.

Peça que representem no Quadro de Valores.

Depois, mostre a eles a representação:

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Proponha a representação de outros números.

 

  • Operação:

Proponha que façam contas simples e depois vá dificultando aos poucos. As primeiras operações não devem ter contas com agrupamentos, depois deixe que elas apareçam nas propostas. Apresente desafios:

 

1º desafio:           34 + 3 = ?

Inicie a operação colocando o número de palitos correspondente à quantidade representada pelo numeral 34: quatro palitos  no quadro da unidade e três palitos no quadro da dezena.

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Depois coloque o número de palitos correspondentes à quantidade representada pelo número 3, no quadro das unidades.

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Faça a contagem com eles e represente a operação armada na lousa, para que eles possam relacionar uma coisa com a outra.

 

  34

+03

­­­_____

  37

 

 

2º desafio: Proponha uma operação com agrupamento.

Exemplo:        18 + 37 = ?

Lembre novamente a regra do trabalho com o Quadro de Valores: Não é permitido mais de 9 palitos em cada quadro.

Represente no Quadro de Valores o número 18.

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Ao tentar representar o número 37, mostre que no último quadro (unidades) ficariam 15 palitos (8+7), o que não é possível, porque só podem ficar 9 palitos em cada quadro.

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Faça o agrupamento (10) e a troca por um palito que deverá ir para o quadro das dezenas.

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Troque o agrupamento pelo palito vermelho.

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Registre a operação na lousa para que possam fazer a relação da representação no Quadro de Valores com a representação na lousa. Mostre que o “vai um” é a representação da troca de 10 unidades por uma dezena.

 

3º desafio: Introduza uma operação com centena.

Exemplo:        172 + 259 = ?

 

Inicie a operação colocando o número de palitos correspondente à quantidade representada pelo numeral 172: dois palitos no quadro das unidades, sete no quadro das dezenas e 1 palito  no quadro da centena.

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Depois, represente o número 259.

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Faça a contagem e a troca com eles.

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Represente a operação armada na lousa.

 

4º desafio: Proponha uma operação com agrupamento e com centena.

 

Continue propondo os desafios, peça a eles que também sugiram as contas. Faça uma lista de operações e peça que eles façam em seus quadros.

Sugira que disputem com os colegas, quem consegue montar as contas mais rápido. Separe a turma em grupos.

 

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Fonte: Imagem da própria autora. Atividade realizada em 2013 com os alunos do 2º ano da Escola de Educação Básica da UFU. Professora Vaneide.

 

Você pode variar os palitos de picolé com as peças do Material Dourado. Veja o exemplo abaixo usando um Quadro de Valores confeccionado em TNT e plástico.

 

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Fonte da imagem: Sítio: “Conhecendo a Matemática através dos números”. Disponível em:

<http://matematicaatravesdosnumeros.blogspot.com.br/2012/06/quadro-valor-lugar-qvl-material-que.html>. Acesso em: 20 de abr. 2014.

 

Professor, depois de trabalhar com o Quadro de Valores, mostre aos alunos que ele pode ser representado por um desenho e proponha que eles resolvam questões no papel, com o desenho do Quadro de Valores. Associando esse desenho com o material concreto e com as contas armadas, aos poucos eles vão compreendendo a representação da quantidade de forma simbólica. Proponha atividades como:

 

Represente as adições no Quadro de Valores.

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Faça a decomposição dos números.

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Proponha várias atividades de representação e valor posicional do número.

Recursos Complementares

. O vídeo “Construindo o Quadro Valor Lugar”, disponível em:

<http://www.youtube.com/watch?v=KGUpjg2efM8>,  acesso em: 20 de abr. 2014, mostra como construir um Quadro de Valores .

Avaliação

A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar. Deve ter como finalidade acompanhar o desenvolvimento e desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. Sua prática deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Nesse sentido, você deve observar no decorrer dessa aula se o aluno compreendeu e fez uso do valor posicional dos algarismos; utilizou técnicas operatórias para adição com trocas e agrupamentos; utilizou diferentes maneiras para adicionar números; representou números e resolveu situações problema de adição utilizando o Quadro de Valores. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote quais foram as intervenções para elas avançarem na aquisição da aprendizagem e do conhecimento.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

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Opiniões

  • Solange Silva, E scola Estadual , Rio Grande do Sul - disse:
    myselfsol@ig.com.br

    08/03/2015

    Cinco estrelas

    Ajudou-me muito!!!!!


  • Elci Ferreira gomide, sou aposentada pela rede municipal e estadual de ensino , Minas Gerais - disse:
    elcifegomide@hotmail.com

    26/02/2015

    Cinco estrelas

    achei muito boa toda a explanação ; esse material didático e seu uso permite ao aluno entender o valor posicional de cada algoritmo ,facilitando a realização da operação proposta


  • Martha, EMEIF NARCISO PESSOA DE ARAÚJO , Ceará - disse:
    marthaeducar@yahoo.com.br

    21/10/2014

    Quatro estrelas

    Muito bom. Faz com que o aluno tenha um contato concreto com a ideia de ordem.


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