20/05/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Recursos tecnológicos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
· Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
· Produzir pequenos textos;
· Ler e interpretar textos narrativos;
· Conhecer as diferenças e semelhanças entre os diferentes tipos de sapatos;
· Perceber e comparar finalidade de um texto;
· Identificar materiais necessários para a fabricação dos sapatos;
· Reconhecer tamanho, estilo e forma do seu sapato e dos outros;
· Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
· Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo.
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que o aluno seja capaz de localizar informações como: título e autoria do texto. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop, máquina fotográfica e filmadora.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o q VEM? Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2401 >. (Neste sítio você encontrará um vídeo comentando de onde vem o sapato.). Acesso em: 10 de maio 2014.
Cabe a você professor, de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, para a presente aula, sugerimos que você apresente a história online de Sylvia Orthof “O sapato que miava” de forma criativa utilizando fantoches ou dramatizando. Utilize data show ou leve os alunos ao laboratório de informática.
Fonte: Sítio: "Slide Share. O sapato que miava". Disponível em: <http://pt.slideshare.net/beebgondomar/osapatoquemiava1-131013184110phpapp02>. (Neste sítio você encontrará os slides com a história "O sapato que miava" e suas ilustrações). Acesso em: 11 de maio 2014.
É importante ressaltar que o incentivo a leitura é fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetização.
Professor, disponibilize a história aos alunos e explore a linguagem escrita. Em seguida, prepare algumas questões para serem discutidas após a leitura da história.
Posteriormente, questione os alunos:
Após o diálogo com os alunos, peça para compararem o tipo de sapato da Dona Velha e os seus sapatos, existem semelhanças e diferenças entre os sapatos das meninas e dos meninos de sua turma?
Professor, proponha um momento de discussão sobre os diferentes tipos de sapatos que existem atualmente, destaque as semelhanças e diferenças entre o masculino e feminino.
DE OLHO NA HISTÓRIA: FICHA LITERÁRIA
Professor, sugerimos que você organize um diálogo com a turma. Instigue os alunos a descobrirem o título da história e a autora. Peça para destacarem no texto estas informações, além da parte que mais lhes chamou atenção. Como registro proponha a realização da atividade abaixo no caderno de Língua Portuguesa:
Escola de Educação Básica da UFU Professora: Priscila Aluno:_______________________________________________ Data:____/___/____ _____________________________________________________________________ Observe a capa do livro da história contada em sala de aula.
Fonte: Sítio: "Slide Share. O sapato que miava". Disponível em: <http://pt.slideshare.net/beebgondomar/osapatoquemiava1-131013184110phpapp02>. (Neste sítio você encontrará os slides com a história "O sapato que miava" e suas ilustrações). Acesso em: 11 de maio 2014. Agora, resolva as questões abaixo: 1. Escreva o título da história. ______________________________________________________________ 2. Descreva a parte da história, que você considera interessante. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 3. Responda: Dona Velha descobriu o seu gato no sapato? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 4. Imagine se você encontrasse um gato ou um cachorro em seu sapato no caminho da sua casa até a escola. O que você faria? Escreva e ilustre sua resposta. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________
|
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo o caminho: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “Algo estranho no meu sapato”.
NOME DOS FAMILIARES |
TIPOS DE SAPATOS |
QUANTIDADE DE PARES |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
2. Agora, procure em revistas e panfletos imagens que representam esses tipos de sapatos e traga para a sala de aula.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Proponha um momento para socialização da pesquisa realizada em casa, com a participação dos familiares. Peça que os alunos formem um círculo e apresentem suas conclusões. Organize uma lista com os tipos de sapatos pesquisados pelos alunos, é importante cada aluno apresentar as suas imagens. Depois, exponha no mural da sala, a lista dos tipos de sapatos que foram encontrados em suas casas e suas ilustrações. Aproveite e explore as características deste gênero textual.
Depois, questione:
Que tal investigar de onde vem o sapato?
A menininha Kika vai mostrar como surgiu o sapato.
Professor, prepare o ambiente e apresente o vídeo: DE ONDE VEM O SAPATO? De acordo com os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola.
EXPLORANDO O VÍDEO
Professor, sugerimos que você organize um diálogo com a turma antes do vídeo. Registre na lousa algumas indagações para a observação dos alunos. Ao assistirem o vídeo peça a eles que façam anotações e respondam as questões, além de registrarem outras considerações que acharem fundamentais.
Depois dessa conversa, apresente o vídeo aos alunos ou auxilie-os a pesquisarem acessando no tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo:
Fonte: Sítio: "TV Escola". Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2401>. De onde vem o sapato? . Acesso em: 12 de maio 2014.
Como registro, proponha aos alunos que em duplas, elaborem um texto descrevendo o trajeto do sapato até chegar à loja.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que representem o trajeto, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).
Professor, o trabalho a ser realizado após o vídeo é importante para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Dessa forma, converse sobre as considerações feitas pelos alunos.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, providencie o texto informativo “A Evolução do Sapato”, para os alunos ou projete na sala de aula, de maneira que todos consigam ver. Utilize data show ou retroprojetor.
Disponibilize uma cópia aos alunos para a leitura e discussão do texto.
A partir de 10.000 a.C., pinturas em cavernas na Espanha e Sul da França fazem referências ao calçado. No Egito, foram descobertas pinturas sobre o preparo de couro e de calçado, as sandálias dos nobres egípcios eram feitas de palha, papiro ou fibra de palmeira. O Faraó Tutancâmon usava sandália e sapato de couro com enfeites de ouro.
Na Mesopotâmia, usavam sapatos de couro com tiras amaradas nos pés. Os coturnos eram símbolo de posição social.
Os Gregos lançaram moda, um modelo para o pé direito e outro diferente para o pé esquerdo.
Em Roma, os calçados eram usados por classe social: cônsul sapato branco, senador marrom, amarrados com 4 fitas de couro e bota de cano curto pra as legiões.
Na idade média, homens e mulheres usavam sapatos semelhantes às sapatilhas. Os homens usavam botas cano alto e cano curto, de pele de vaca ou de cabra.
A numeração dos calçados foi padronizada na Inglaterra, pelo rei Eduardo (1272-1307), e foi também onde aconteceu a primeira referência de manufatura, que foi o fornecimento de calçados para o exército, produzida por Thomas Pendleton.
No séc. 19 começou a surgir às máquinas para costurar sapatos, que o tornou mais acessível.
87
No séc. 20 começaram as inovações, com a borracha e outros materiais sintéticos.
Fonte: Sítio: "Uma aventura na moda. A Evolução dos Sapatos". Disponível em: <http://vilmamartini.blogspot.com.br/p/evolucao-do-calcado.html>. (Neste sítio você encontrará um texto informativo sobre a evolução dos sapatos.). Acesso em: 12 de maio 2014.
Professor, aproveite esse momento e identifique em um mapa as regiões citadas no texto juntamente com os alunos.
Em seguida, peça aos alunos que observem os seus sapatos. Descrevam as características de cada sapato. Organize a turma em dupla onde cada dupla deverá observar e registrar em uma ficha o tipo de sapato que seu colega usa, não se esqueça de colocar o tamanho, ou seja, o número do sapato.
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
HORA DA BRINCADEIRA
Professor, prepare duas ou três caixas grandes que comportem todos os sapatos da turma, peça aos alunos que tirem os sapatos e coloque –os dentro da caixa. O professor para dificultar a brincadeira poderá separar os pares de sapatos em caixas diferentes. Ao sinal do professor cada aluno deverá procurar o seu sapato e calçar, vence a brincadeira quem calçar primeiro.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, prepare um cartaz para a turma sobre alguns materiais que são utilizados na fabricação de sapatos.
Conheça os demais materiais que são utilizados na fabricação dos calçados: Curvin: usado na confecção do cabedal do sapato. Nylon: usado na confecção de tênis. Espuma: usado na confecção de tênis. Lata de cola/solvente/metal: recipiente de cola para confecção de todo tipo de calçado. Pano: fabricação de calçados, como sandálias femininas. Borracha: usada nos solados dos sapatos. Couro: usado na confecção de calçados. Estopa suja com óleo, graxa, solvente, tinta couro, forro de ensacar, velcro, óleo: uso acessório na confecção de calçados. |
Fonte: Sítio: "Essencis. O que é feito com os materiais usados na fabricação dos calçados". Disponível em: <http://www.essencis.com.br/imprensa/essencial-news/2010/o-que-e-feito-com-os-materiais-usados-na-fabricacao-dos-calcados >. (Neste sítio você encontrará informações sobre os materiais usados na confecção de sapatos e o tempo de decomposição e se pode ser reciclável.). Acesso em: 12 de maio 2014.
VISITA AO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Professor, promova uma pesquisa com os alunos nos sítios abaixo e descubra sobre os materiais que são usados para a fabricação dos sapatos.
Caso sua escola possua laboratório de informática prepare um momento onde os alunos possam pesquisar nos sítios abaixo, ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido. Também poderá ser utilizado o tablet.
Veja algumas sugestões:
O trabalho com textos online requer de você, professor, uma leitura prévia dos mesmos, para que possa conhecê-los e criar estratégias pedagógicas direcionadas ao conteúdo trabalhado. Se preferir, faça uma montagem com as principais informações obtidas nos sítios acima recomendados.
Professor, a partir da investigação online, solicite aos alunos que apresentem suas descobertas por meio de um texto coletivo, organize a turma em grupos.
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Professor, caso em sua cidade exista uma fábrica de calçados, proponha um trabalho de campo, para que os alunos possam conhecer o espaço, os materiais usados na fabricação de calçados e como são feitos. Para isso, você precisa de autorização dos pais dos alunos e da direção da escola.
Organize com os alunos as orientações para o passeio:
1. Estabeleça as regras do passeio.
2. Elabore um roteiro de observações com perguntas e curiosidades sobre os como são feitos os sapatos, os materiais usados e outras curiosidades.
Professor, cabe a você de acordo com a sua realidade utilizar os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar o trabalho de campo por meio de fotos e construir um mural, elabore também um texto coletivo com a turma para ser divulgado para toda a comunidade escolar.
Sugestões de links para os alunos:
Sugestões de links para os professores:
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; produzir pequenos textos; ler e interpretar textos narrativos; conhecer as diferenças e semelhanças entre os diferentes tipos de sapatos; perceber e comparar finalidade de um texto; identificar materiais necessários para a fabricação dos sapatos; reconhecer o tamanho, estilo e forma do seu sapato e dos outros; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/12/2014
Cinco estrelasParabéns! A aula tem toda uma sequência didática que pode ser adaptada e trabalhada a partir da educação infantil. Fantástica!