20/05/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
vocabulário referente à profissões e à lugares de trabalho;
termos relacionados à profissões e ocupações;
descrever algumas profissões.
não há necessidade de conhecimentos prévios
252Fwww.vocabulary.cl%252Fpictures%252Fprofessions-in-english.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.vocabulary.cl%252FBasic%252FProfessions.htm%3B720%3B995 (acesso em 17.05.2014)
Inicie a aula perguntando aos alunos sobre as profissões dos membros de sua família. Faça as perguntas em inglês e os auxilie com o vocabulário referente às profissões, escrevendo-as no quadro. As perguntas a serem feitas aos alunos são:
Professor, introduza e escreva no quadro algumas estruturas na língua inglesa que servem como respostas às perguntas feitas, tais como:
I am a teacher.
My father/mother is a teacher
I work as a psychologist.
I work at a bank.
I work for a newspaper
I am unemployed at the moment.
I am looking for a job right now.
What do you do? What business are you in? I am a teacher. I am a car dealer. I am a freelance writer. I am a sales representative. I sell computers. I work as a psychologist. I work as a stockbroker. I work at a bank. I work at a small travel agency. I work at a hotel. I work at a transportation company. I work for a newspaper. I work for a film company. I am in real estate. I am in advertising. I have a small business of my own. I am a homemaker. I work at home. I am unemployed at the moment. I am looking for a job right now. I am looking for a job in marketing. I am looking for a job as a driver. I am seeking a position as librarian. I am seeking a position as office clerk. He is looking for a place as a housekeeper. She is looking for a place as a cook. I'd like to apply for a job. I'd like to apply for the position of shop assistant. He was offered the position of salesclerk. She has a position as cashier. |
Fonte adaptada: http://usefulenglish.ru/vocabulary/jobs-professions-occupations (acesso em 17.05.2014)
Professor, com a ajuda de um datashow, ou no laboratório de informática, disponibilize os seguintes vídeos (composto de três partes) aos alunos que podem ser acessados no site: https://www.youtube.com/watch?v=bwTDqG62_Vk&src_vid=1ub9EoVQVvQ&feature=iv&annotation_id=annotation_3556039337 (acesso em 17.05.2014).
Pause o vídeo e peça para que os alunos repitam cada palavra referente ao vocabulário tema da aula.
Verifique a compreensão dos alunos em relação ao vocabulário introduzido, tirando suas dúvidas.
Imagem ilustrativa da tela inicial do referido site
Para essa atividade, os alunos deverão se organizar em duplas ou trios. A tabela a seguir deverá ser recortada, separando as profissões, das atividades e dos locais de trabalho. Cada dupla ou trio receberá um conjunto de profissões, de atividades e de locais de trabalho. Distribua todas as fichas até que não reste nenhuma. Os alunos deverão circular pela sala, encontrando a atividade e o local de trabalho que se associa com cada profissão.
Ao final, projete o quadro abaixo com todas as respostas.
Essa atividade ajuda na interação dos alunos, que deverão circular pela sala, perguntando aos colegas sobre as profissões, atividades e locais de trabalho. As perguntas deverão ser feitas na língua inglesa e o professor deverá acompanhar toda a atividade, ajudando com as possíveis dúvidas.
Job | What do they do? | Where do they work? |
---|---|---|
Accountants | Look after the finances in an organisastion. | They work in an office. |
Bakers | Bake bread. | They work in a bakery. |
Barbers | Shave men's beards and cut men's hair. | They work in a barbers. |
Barmen/women | Serve drinks. | They work in a bar, pub or restaurant. |
Butchers | Prepare and sell meat. | They work in a butchers. |
Chambermaids | Clean and tidy rooms. | They work in a hotel. |
Chefs | Prepare and cook food. | They work in a kitchen. |
Dentists | Look after people's teeth. | They work in a dentists. |
Doctors | Look after people's health. | They work in a hospital or surgery. |
Fishmongers | Prepare and sell fish. | They work in a fishmongers. |
Flight attendants | Look after passengers. | They work in an airplane. |
Hair dressers | Cut and style people's hair. | They work in a hair salon. |
Judges | Judge and sentence people. | They work in a law court. |
Lawyers | Defend and prosecute people. | They work in a law court and in a lawyers office. |
Nurses | Look after patients . | They work in a hospital or doctor's surgery. |
Opticians | Look after people's eye sight. | They work in an opticians. |
Porters | Carry other people's bags and luggage. | They work in a hotel or train station. |
Receptionists | Meet and greet visitors. | They work in reception. |
Sales Assistants | Sell goods and look after customers. | They work in a shop. |
Secretaries | Arrange appointments, type letters and organise meetings. | They work in an office. |
Surgeons | Operate on people who are sick. | They work in a hospital. |
Tailors | Design, make, alter or repair garments, | They work in factories and shops. |
Teachers | Teach people. | They work in a school. |
Technicians | Organise and repair technical equipment. | They work everywhere! |
Vets | Look after people's animals. | They work in a veterinary surgery or vets. |
Waiters/Waitresses | Serve people food and drink. | They work in a restaurant. |
Welders | Weld metal to make things. | They work in factories and construction. |
Fonte da tabela: http://www.learnenglish.de/vocabulary/jobs.html (acesso em 17.05.2014)
O seguinte diálogo deverá ser xerocopiado e entregue aos alunos para compor seu material de estudo e para futuras consultas. Peça para que façam uma primeira leitura silenciosa e, em seguida, escolha dois alunos para encenar o diálogo em voz alta. Após a leitura, separe-os em duplas e peça para que apresentem o diálogo para o resto do grupo.
Se achar pertinente, disponibilize 10 minutos para que possam praticar a leitura, antes de apresentar aos demais. Corrija a pronúncia das palavras, se necessário, e tire as dúvidas em relação ao vocabulário. Essa atividade poderá servir de base para uma atividade avaliativa a ser mais bem detalhada no item Avaliação desta aula.
John has a job interview for a Saturday job | |
---|---|
Interviewer: | So, you've applied for the Saturday position, right? |
John: | Yes, I have. |
Interviewer: | Can you tell me what made you reply to our advertisement? |
John: | Well, I was looking for a part-time job to help me through college. And I think that I'd be really good at this kind of work. |
Interviewer: | Do you know exactly what you would be doing as a shop assistant? |
John: | Well I imagine I would be helping customers, keeping a check on the supplies in the store, and preparing the shop for business. |
Interviewer: | That about covers it, you would also be responsible for keeping the front of the store tidy. What sort of student do you regard yourself as . . . did you enjoy studying while you were at school? |
John: | I suppose I'm a reasonable student. I passed all my exams and I enjoy studying subjects that interest me. |
Interviewer: | Have you any previous work experience? |
John: | Yes. I worked part-time at a take-away in the summer holidays. |
Interviewer: | Now, do you have any questions you'd like to ask me about the position? |
John: | Yes. Could you tell me what hours I'd have to work? |
Interviewer: | We open at 9.00, but you would be expected to arrive at 8.30 and we close at 6.00 pm. You would be able to leave then. I think I have asked you everything I wanted to. Thank you for coming along to the interview. |
John: | Thank you. When will I know if I have been successful? |
Interviewer: | We'll be making our decision next Monday, we'll give you a call. |
Fonte: http://www.learnenglish.de/Games/Reading/ReadInterview.html (acesso em 17.05.2014)
Depois de encenado o diálogo, os alunos, no laboratório de informática, deverão realizar as atividades de compreensão auditiva sobre o tema da aula, disponível no site: http://www.learnenglish.de/Games/Reading/ReadInterview.html (acesso em 17.05.2014). Circule pela sala, observando a realização da atividade e o envolvimento dos alunos. Confira a compreensão dos alunos, solicitando que respondam em voz alta às atividades do site.
Verifique, previamente, se os equipamentos de informática estão em perfeito funcionamento, possibilitando a produtividade e a qualidade das atividades desenvolvidas.
Entregue aos alunos os seguintes anúncios de empregos. Escolha um aluno para a leitura do primeiro anúncio e outro aluno para a leitura do segundo anúncio. Peça para que realizem a atividade a seguir, que se refere a compreensão dos anúncios em questão. A atividade deverá ser feita individualmente. Para a correção, selecione alunos que, até então, não tenham participado da aula. Atente-se sempre para a participação de todos os alunos, criando um ambiente bastante participativo e interativo.
Imagem fonte: http://www.pearsonlongman.com/uk-ireland/pdf/esol/photodict/new_photodict/M04_LPD_WKS_GLB_5650_JOB.pdf (acesso em 17.05.2014)
Fonte adaptada: http://www.pearsonlongman.com/uk-ireland/pdf/esol/photodict/new_photodict/M04_LPD_WKS_GLB_5650_JOB.pdf (acesso em 17.05.2014)
Projete os seguintes textos, que tratam de trabalhos inusitados. Em um primeiro momento, peça para que, pela gravura, infiram o tipo de trabalho a ser descrito em cada pequeno texto. Em seguida, peça para que se revezem na leitura dos três textos. Tire as dúvidas em relação ao vocabulário, mas lembre os alunos de que não é necessário o entendimento de todas as palavras para a compreensão dos textos.
Após a leitura e compreensão dos textos, proponha a seguinte discussão, baseando-se nas questões a seguir:
1. Which job did you find the most extraordinary/usual/exciting/boring/useful?
2. What other extraordinary jobs have you heard of?
3. What kind of person would do things like that for a living?
4. What qualities are required for each of these jobs?
5. Which of these jobs would you be able to do? Why?
6. Which of them you would never agree to even if offered lots of money? Why?
Dependendo do grau de proficiência da turma, a discussão poderá ser realizada na língua inglesa. Incentive, ao máximo, o uso da língua inglesa durante todos os momentos da aula, uma vez que esse deve ser o único momento em que os alunos podem praticar a língua inglesa.
The Most Extraordinary Jobs
1. Pet Food Tester
Yes, it's a thing, and yes it's totally gross.
But as the owner of pet food company Huds and Toke, Mark Gooley, says, "If you wouldn't put it in your mouth, don't you dare expect your dog to eat it."
Mr Gooley eats dog food for a living. He eats everything from doggie treats and chewy bones to liver mixture.
B650%3B366 (acesso em 17.05.2014)
2. Gumologist
A lot of hard work goes into creating the perfect piece of chewy.
Just ask Jesse Kiefer, who works as a Gumologist for Cadbury Schweppes.
Kiefer has to get the flavour just right, which isn't easy with some combos like strawberry and lime - which he says don't complement each other that well.
3. Waterslide Tester
Monday morning definitely seems a lot more enticing if you get to spend your working week slipping down water slides. Especially come summer.
And water slides are usually placed in massive theme parks. Imagine getting to spend your lunch break on a rollercoaster, and eating a hot dog for lunch.
Working holiday, am I right?
Fonte adaptada: http://busyteacher.org/19199-the-most-extraordinary-jobs.html (acesso em 17.05.2014)
Para online listening activities:
http://www.carmenlu.com/third/listening/listening/jobsdia3.html (acesso em 17.05.2014)
Para outras atividades sobre o tema:
http://www.learnenglish.de/vocabulary/jobs.html (acesso em 17.05.2014)
http://usefulenglish.ru/vocabulary/jobs-professions-occupations (acesso em 17.05.2014)
Como primeira sugestão de atividade formal, os alunos deverão, em duplas, elaborar um diálogo na língua inglesa cujo tema esteja relacionado às profissões. Poderá ser a procura por um emprego, um diálogo em que descrevem uma atividade profissional, ou, ainda, poderão elaborar uma entrevista de emprego. Como modelo, os alunos poderão se basear no diálogo da atividade 4. Os diálogos deverão ser apresentados para todo o grupo e encenados. No site: http://usefulenglish.ru/vocabulary/jobs-professions-occupations (acesso em 17.05.2014), há diversas expressões que poderão ajudar na produção do diálogo.
Outra sugestão de atividade formal é a de os alunos pesquisarem sobre profissões ou atividades curiosas/inusitadas pelo mundo, tal como apresentada na atividade de número 7. Poderão trazer vídeos ou gravuras que mostrem detalhes dessas profissões. Dependendo do grau de proficiência da turma, um pequeno parágrafo poderá ser elaborado pelos alunos, contendo a descrição dessa atividade. Compartilhe esse pequeno texto com os demais, divulgando-o em uma plataforma virtual ou mesmo no mural da sala de aula.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
08/12/2014
Cinco estrelasgostei muiiito das atividades....auxiliam em todas as habilidades da língua,.