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Temas polêmicos

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar polêmica.
  • Reconhecer a positividade da polêmica.
  • Apresentar um texto com tema polêmico, ressaltando os pontos de vista contrários.
  • Hipotetizar o aparecimento da polêmica em determinados gêneros.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Texto dissertativo-argumentativo.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • discussões orais e coletivas;
  • trabalho em duplas;
  • exposição oral;
  • pesquisa na internet;
  • gravação de minivídeo pelo celular;
  • projetor;
  • quadro.

 

Módulo 1

Atividade 1

O objetivo desta atividade é entender o conceito de polêmica.

 

http://2.bp.blogspot.com/-AgxgIIT_4ss/UjMlXO-bMbI/AAAAAAAA2vk/6ofRKnPXZoc/s1600/confronto.PNG  Acesso em: 18 maio 2014.

 

O professor levará para a sala  de aula papéis recortados, contendo temas polêmicos, conforme sugestão abaixo.

Aborto Eutanásia Lei seca Casamento gay Programas assistencialistas do governo federal
Maioridade penal Cotas raciais Espionagem virtual Liberalização da maconha Copa do mundo no Brasil

 

A proposta é que, em duplas, os alunos sorteiem um tema e anotem tudo que eles souberem em relação ao tema sorteado: desde casos verídicos que envolvam a temática quanto suas próprias opiniões. Veja exemplo abaixo:

Copa do mundo no Brasil

  • Gasto bilionário para a construção de estádios.
  • Déficits em áreas importantes no Brasil: saúde, educação, segurança.
  • Não cumprimento das melhorias de infraestrutura para a copa.
  • Manifestações de repúdio.
  • Etc.

 

Após essas anotações, que podem acontecer por tópicos, cada dupla deverá ter um espaço para socializá-las oralmente. Nesse momento, o professor questionará a cada dupla se o tema que sortearam pode ser considerado polêmico e por quê.

Professor, muito provavelmente, os alunos dirão que o tema é polêmico, porque eles próprios resgatarão seu conhecimento de mundo (no momento em que anotarem tudo o que lembram ou tem relação com o tema) e verificarão que não há um consenso sobre a temática.

 

Atividade 2

O objetivo é entender positivamente a polêmica.

 

https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTQozbGDPAcyx3x3QHRnWMd_A9WTeOo1cS-T5mpvFrGcsqaJz4B  Acesso em: 18 maio 2014.

 

Considerados os temas polêmicos e sua discussão, o professor questionará os alunos:

  • A polêmica pode ser vista sempre como negativa? Por quê?

 

Para responder à pergunta, os alunos, ainda em duplas, gravarão, por meio do próprio celular, um minivídeo com sua posição a respeito da questão. O tempo máximo do vídeo é de dois minutos.

Professor, peça aos alunos, antecipadamente, que levem para a escola seus celulares e respectivos cabos de conexão para a atividade ser bem sucedida. Caso ache melhor, dispense as gravações em vídeo. É possível apenas gravar o áudio ou ainda desistir das gravações para manter a atividade somente pela interação presencial. A ideia do vídeo é que os alunos sintam-se mais à vontade para posicionarem-se sem a intervenção "online" dos colegas.

 

Depois das gravações, o professor (dispondo de cabos  específicos para a projeção das gravações feitas pelas câmeras dos celulares) exibirá para a turma os minivídeos e, ao final de todos os vídeos, o professor conduzirá a discussão contemplada pela pergunta que dá início a essa atividade.

 

Professor, o interessante é deixar os alunos opinarem, respeitando seus posicionamentos, mas, ao mesmo tempo, é preciso conduzir a discussão pela necessidade do entendimento de que os embates que os temas polêmicos causam permitem maior discussão sobre a temática, problematizando-a de maneira mais abrangente e, ao mesmo tempo, pontual. Isso implica um posicionamento mais convicto das pessoas que aderem a uma ou outra opinião. Para além disso, os embates permitem uma reflexão quanto ao necessário respeito às opiniões alheias e à necessidade de a discussão pautar-se fundamentada em argumentos convincentes. É preciso discernir que polêmica não é sinônimo de brigas, mas permite avanços no e para o conhecimento.

 

Ao final da discussão, o professor deverá formalizar com os alunos a noção do que seja um tema polêmico.

Sugestão: Um tema polêmico é um tema que apresenta pontos de vista divergentes. E, nesse caso, a divergência pode ser positiva, porque possibilita maior reflexão sobre o que é discutido, e, por conseguinte, maior certeza da posição assumida.

 

Atividade 3

O objetivo é apresentar um texto com tema polêmico, apresentando os pontos de vista contrários.

 

Essa atividade deverá ocorrer no laboratório da escola com possibilidades de navegação pela internet. É possível também realizar a atividade por meio do celular.

 

Ainda em duplas, os alunos deverão pesquisar na internet por textos que tratem de um tema polêmico. Cada dupla deverá encontrar, pelo menos, 5 textos e salvá-los em pastas específicas.

 

Professor, a busca pelos textos com temáticas polêmicas independem do gênero. A quantidade de 5 textos tem por objetivo fazer que os alunos deparem-se com mais temas polêmicos, certifiquem-se de sua condição polêmica e contabilizem qual o gênero em que a polêmica preferencialmente aparece.

 

Depois, o professor pedirá a cada dupla para escolher um texto, dentre os  demais, para apresentação. A  proposta  é que cada dupla projete o texto escolhido para os alunos, leia-o e discorra sobre a polêmica, apresentando as possíveis divergências sobre a temática. 

 

Ainda, ao final da apresentação, os alunos deverão relatar os gêneros que portam os textos com as temáticas polêmicas que salvaram em arquivo. O professor anota todos os números, para, ao final, fazer uma percentagem acerca dos gêneros que prioritariamente apresentam questões polêmicas. 

 

Professor, o esperado é que a polêmica seja encontrada fundamentalmente em textos expositivo-argumentativos, especialmente nos gêneros artigo de opinião e editorial.

 

Depois do resultado, o professor pode induzir os alunos à reflexão de por que determinados gêneros e não outros portam temas polêmicos.

 

Professor, a discussão deve girar em torno não apenas da função do gênero, m também de sua estrutura e estilo composicional.

Recursos Complementares
Avaliação

Nessa proposta, a avaliação reside no reconhecimento, por parte dos alunos, quanto à noção de polêmica, que envolve, necessariamente, pontos de vista divergentes. Ainda é importante que os alunos entendam a positividade da divergência para a produção de conhecimento.

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