20/05/2014
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Texto dissertativo-argumentativo.
Estratégias e recursos:
O objetivo desta atividade é entender o conceito de polêmica.
http://2.bp.blogspot.com/-AgxgIIT_4ss/UjMlXO-bMbI/AAAAAAAA2vk/6ofRKnPXZoc/s1600/confronto.PNG Acesso em: 18 maio 2014.
O professor levará para a sala de aula papéis recortados, contendo temas polêmicos, conforme sugestão abaixo.
Aborto | Eutanásia | Lei seca | Casamento gay | Programas assistencialistas do governo federal |
Maioridade penal | Cotas raciais | Espionagem virtual | Liberalização da maconha | Copa do mundo no Brasil |
A proposta é que, em duplas, os alunos sorteiem um tema e anotem tudo que eles souberem em relação ao tema sorteado: desde casos verídicos que envolvam a temática quanto suas próprias opiniões. Veja exemplo abaixo:
Copa do mundo no Brasil
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Após essas anotações, que podem acontecer por tópicos, cada dupla deverá ter um espaço para socializá-las oralmente. Nesse momento, o professor questionará a cada dupla se o tema que sortearam pode ser considerado polêmico e por quê.
Professor, muito provavelmente, os alunos dirão que o tema é polêmico, porque eles próprios resgatarão seu conhecimento de mundo (no momento em que anotarem tudo o que lembram ou tem relação com o tema) e verificarão que não há um consenso sobre a temática.
O objetivo é entender positivamente a polêmica.
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTQozbGDPAcyx3x3QHRnWMd_A9WTeOo1cS-T5mpvFrGcsqaJz4B Acesso em: 18 maio 2014.
Considerados os temas polêmicos e sua discussão, o professor questionará os alunos:
Para responder à pergunta, os alunos, ainda em duplas, gravarão, por meio do próprio celular, um minivídeo com sua posição a respeito da questão. O tempo máximo do vídeo é de dois minutos.
Professor, peça aos alunos, antecipadamente, que levem para a escola seus celulares e respectivos cabos de conexão para a atividade ser bem sucedida. Caso ache melhor, dispense as gravações em vídeo. É possível apenas gravar o áudio ou ainda desistir das gravações para manter a atividade somente pela interação presencial. A ideia do vídeo é que os alunos sintam-se mais à vontade para posicionarem-se sem a intervenção "online" dos colegas.
Depois das gravações, o professor (dispondo de cabos específicos para a projeção das gravações feitas pelas câmeras dos celulares) exibirá para a turma os minivídeos e, ao final de todos os vídeos, o professor conduzirá a discussão contemplada pela pergunta que dá início a essa atividade.
Professor, o interessante é deixar os alunos opinarem, respeitando seus posicionamentos, mas, ao mesmo tempo, é preciso conduzir a discussão pela necessidade do entendimento de que os embates que os temas polêmicos causam permitem maior discussão sobre a temática, problematizando-a de maneira mais abrangente e, ao mesmo tempo, pontual. Isso implica um posicionamento mais convicto das pessoas que aderem a uma ou outra opinião. Para além disso, os embates permitem uma reflexão quanto ao necessário respeito às opiniões alheias e à necessidade de a discussão pautar-se fundamentada em argumentos convincentes. É preciso discernir que polêmica não é sinônimo de brigas, mas permite avanços no e para o conhecimento.
Ao final da discussão, o professor deverá formalizar com os alunos a noção do que seja um tema polêmico.
Sugestão: Um tema polêmico é um tema que apresenta pontos de vista divergentes. E, nesse caso, a divergência pode ser positiva, porque possibilita maior reflexão sobre o que é discutido, e, por conseguinte, maior certeza da posição assumida.
O objetivo é apresentar um texto com tema polêmico, apresentando os pontos de vista contrários.
Essa atividade deverá ocorrer no laboratório da escola com possibilidades de navegação pela internet. É possível também realizar a atividade por meio do celular.
Ainda em duplas, os alunos deverão pesquisar na internet por textos que tratem de um tema polêmico. Cada dupla deverá encontrar, pelo menos, 5 textos e salvá-los em pastas específicas.
Professor, a busca pelos textos com temáticas polêmicas independem do gênero. A quantidade de 5 textos tem por objetivo fazer que os alunos deparem-se com mais temas polêmicos, certifiquem-se de sua condição polêmica e contabilizem qual o gênero em que a polêmica preferencialmente aparece.
Depois, o professor pedirá a cada dupla para escolher um texto, dentre os demais, para apresentação. A proposta é que cada dupla projete o texto escolhido para os alunos, leia-o e discorra sobre a polêmica, apresentando as possíveis divergências sobre a temática.
Ainda, ao final da apresentação, os alunos deverão relatar os gêneros que portam os textos com as temáticas polêmicas que salvaram em arquivo. O professor anota todos os números, para, ao final, fazer uma percentagem acerca dos gêneros que prioritariamente apresentam questões polêmicas.
Professor, o esperado é que a polêmica seja encontrada fundamentalmente em textos expositivo-argumentativos, especialmente nos gêneros artigo de opinião e editorial.
Depois do resultado, o professor pode induzir os alunos à reflexão de por que determinados gêneros e não outros portam temas polêmicos.
Professor, a discussão deve girar em torno não apenas da função do gênero, m também de sua estrutura e estilo composicional.
Para leitura do professor:
Nessa proposta, a avaliação reside no reconhecimento, por parte dos alunos, quanto à noção de polêmica, que envolve, necessariamente, pontos de vista divergentes. Ainda é importante que os alunos entendam a positividade da divergência para a produção de conhecimento.
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