Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Circuito dos números

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o significado de Sistema de Numeração Decimal;
  • Compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos;
  • Compreender e utilizar técnicas operatórias para adição com trocas e agrupamentos;
  • Utilizar diferentes maneiras para adicionar números;
  • Representar números adição utilizando o Ábaco, o Quadro de Valores e o Material Dourado;
  • Resolver situações problema de adição utilizando o Ábaco, o Quadro de Valores e o Material Dourado;
  • Compreender a estrutura do gênero texto instrucional: regras do jogo;
  • Utilizar o texto instrucional como forma de registro;
  • Avançar no processo de leitura e de escrita;
  • Desenvolver a capacidade de revisar textos;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos conheçam e saibam representar e efetuar operações por meio do Ábaco, Material Dourado e Quadro de Valores.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.

Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, porque considera alguns direitos de aprendizagem dos conteúdos de Matemática, entre eles, segundo Brasil (2012, p. 27 e 28) o aluno deve:

- Identificar os números em diferentes contextos e funções; utilizar diferentes estratégias para quantificar, comparar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção, nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. Elaborar e resolver problemas de estruturas aditivas e multiplicativas utilizando estratégias próprias como desenhos, decomposições numéricas e palavras.

- Associar a denominação do número a sua respectiva representação simbólica.

- Resolver e elaborar problemas aditivos envolvendo os significados de juntar e acrescentar quantidades, comparar e retirar quantidades, comparar e completar quantidades em situações de contexto familiar e utilizando o cálculo mental.

 

BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Ludicidade na sala de aula. Ano: 1,  unidade 4  . Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação".   Acesso em: 30 de abr. 2014. 

 

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Introduzindo o tema – Apresentação dos recursos

 

O professor deve conhecer a importância dos jogos e das brincadeiras na alfabetização e diante disso, elaborar propostas de trabalho que incorporem o máximo possível de atividades lúdicas. Porque brincar é essencial na aquisição de conhecimentos, no desenvolvimento da sociabilidade e na construção de sua identidade, nessa faixa etária. É fundamental, pois exerce um papel que vai além da diversão. Por meio dos jogos e brincadeiras as crianças desenvolvem habilidades e enriquecem o seu desenvolvimento intelectual.

Portanto, nessa aula serão utilizados três recursos para explorar a estrutura do sistema numeração e os algoritmos associados às quatro operações básicas. Será necessário que o aluno conheça esses recursos: o Ábaco, o Material Dourado e o Quadro de Valores. Com esses recursos as relações numéricas abstratas têm uma imagem concreta, o que facilita a compreensão e o aluno pode ter um melhor entendimento da compreensão dos algoritmos e melhor desenvolvimento do raciocínio. Quando o aluno trabalha com o material concreto envolve mais com a situação didática, pois entende o que está fazendo. Isso aprimora a sua atenção e o seu maior interesse é visível. Dessa forma, aguça sua capacidade de análise e de síntese e de construção de conceitos.

Para um melhor desempenho nessa aula, utilize as aulas sobre cada um desses recursos, encontradas no Portal do Professor, de minha autoria, são elas: “O uso do Ábaco de Pinos nas operações aditivas”; “O uso do Material Dourado nas operações aditivas” e “O uso do Material Dourado nas operações aditivas”.

Se você não tiver condições de aplicar as aulas citadas, apresente cada um dos recursos da forma que achar melhor.

 

1

Fonte: Imagem da própria autora.

 

2

Fonte: Imagem da própria autora.

 

3

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Escreva um número na lousa.

Represente em cada um dos materiais. Os alunos devem perceber o princípio posicional dos números.

Proponha efetuar uma operação. Escreva a operação na lousa.

Represente-a em cada um dos materiais, um por vez.

Chegue à resposta final de cada uma das representações e mostre ao aluno que é a mesma e que o recurso usado foi apenas um caminho para se chegar a essa resposta.

Os alunos devem compreender que a contagem, o agrupamento e o efetuar das operações é a mesma em qualquer um dos materiais utilizados.

É interessante que o aluno experimente mais de uma possibilidade para chegar à solução de um problema.

O uso desses materiais em sala de aula deve promover uma aprendizagem significativa. Mas, para isso, é necessário fazer o uso adequado deles. Tome cuidado para que o aluno simplesmente manipule o material, sem, contudo, ganhar a ideia a respeito do que está sendo representado. As experiências com esses materiais exploratórios devem preceder o trabalho simbólico, para que os conceitos sejam melhores compreendidos.

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Aprofundando o tema – Jogo: Maratona numérica

 

Os jogos devem ser utilizados em sala de aula, pois é uma forma de fazer com que os problemas sejam interessantes e atrativos, pois ao jogar, o aluno é participante ativo do processo de aprendizagem. Além de favorecer a criatividade do aluno na elaboração de estratégias de resolução, permite diagnosticar as dificuldades. A aula se torna mais motivadora e o aluno vai trocando o medo de errar pela vontade de acertar por meio das tentativas.

 

Para jogar:

A turma deve ser dividida em 3 grupos com quantidades iguais de jogadores.

Você vai precisar de  3 mesas colocadas uma ao lado da outra com os seguintes recursos:

- 1 Ábaco de pinos;

- Um Quadro de Valores - C D U (centena, dezena, unidade) e palitos de picolé;

- 1 Material Dourado.

 

4

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Você deverá desenhar na lousa, um placar que constará a quantidade de pontos a cada rodada. Observe o exemplo:

 

5

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Como jogar:

Os grupos deverão se posicionar em fila, cada grupo em frente de uma das mesas.

 

6

Fonte: Imagem da própria autora. Atividade realizada em 2013 com os alunos do 2º ano da Escola de Educação Básica da UFU. Professora Vaneide.

 

Você deverá escrever na lousa uma operação de adição ou apresentar um cartão com a operação (preparado anteriormente).

O primeiro aluno de cada fila deverá se dirigir à mesa à sua frente, armar a operação exposta e resolver a adição no menor tempo possível, com o material daquela mesa (Ábaco, Material Dourado ou Quadros de Valores).

 

7 8

Fonte: Imagem da própria autora. Atividade realizada em 2013 com os alunos do 2º ano da Escola de Educação Básica da UFU. Professora Vaneide.

 

Quando o aluno da vez acertar a representação da adição você deverá marcar o ponto para a sua equipe.

Os alunos que estiveram na mesa tentando resolver a operação devem seguir para o final da fila enquanto os próximos 3 jogadores se aproximam das mesas.

A rodada se encerra quando todos os jogadores já tiverem passado pela mesa escolhida para o seu grupo.

Vá registrando no placar a quantidade de pontos dos grupos.

Finalizada a primeira rodada, verifique junto com os alunos a quantidade de pontos que cada grupo conseguiu representando a adição corretamente e em menor tempo possível utilizando aquele determinado recurso.

O jogo estará terminado ao fim de 3 rodadas, quando cada grupo passará uma vez em cada mesa.

Ganha o jogo quem marcar mais pontos no fim das rodadas.

 

Variação do jogo:

Se você achar interessante, permita que os colegas ajudem os membros de sua equipe.

Varie do jeito que você achar mais produtivo.

 

 

10

Fonte: Imagem da própria autora. Atividade realizada em 2013 com os alunos do 2º ano da Escola de Educação Básica da UFU. Professora Vaneide.

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Produção de texto: texto instrucional

Registro do jogo

 

Essa atividade é importante para que os alunos avancem na habilidade de escrita e de  criação. E também para que compreendam a importância da criação de regras para um jogo. Se você já trabalhou com seus alunos com “texto instrucional”, relembre com eles quais informações devem conter neste tipo de texto. Se ainda não trabalhou com este gênero textual, apresente-lhes a sua estrutura. Leve-os a perceberem que este texto tem a função de nos orientar, por isso as informações são detalhadas passo a passo.

 

Explique aos alunos o que é um texto instrucional e que ele dá instruções, no caso do jogo, ensina como jogar. Mas, que em outros casos, tem a função de usar algum equipamento ou produto.

Explique que todo jogo tem regras e podem ter variações.

Pergunte quais eram as regras do jogo apresentadas pelo professor antes de começarem a atividade anterior. Solicite que relembrem o modo como foi o jogo. Faça esse levantamento junto com os alunos e cuide para não esquecerem alguma regra.

Deixe que expressem também sua experiência e o que acharam do jogo.

 

Divida a turma em duplas e solicite que produzam um texto institucional para ensinar o jogo “Maratona Numérica”.

Instrua a escreverem: o título do jogo, o material que será usado para o jogo e as regras do jogo. Peça que deem um novo nome ao jogo.

Antes de começarem a escrever você deve perguntar: Qual é a primeira regra que o jogador deve saber? Como podemos escrever isso para que o leitor consiga entender de forma clara essa regra?

Mostre a eles que é necessário escrever as regras dentro de um padrão.

Depois de terminados os textos, os alunos deverão trocá-los com outra dupla. A dupla deve ler o texto dos colegas e dizer se entenderam as regras escritas. Poderão marcar as palavras que devem ser mudadas para melhorar o entendimento.

Depois de devolvidos os textos a dupla que criou as regras, os alunos devem considerar, se acharem necessário, a sugestão dos colegas e reescreverem o texto de acordo com os apontamentos.

Professor, você deve ficar atento e observar se são pertinentes as observações dos colegas.

 

Socializando: varal das produções

 

Professor, depois que os textos forem lidos pelos colegas, e realizadas as alterações necessárias, faça uma exposição na sala de aula. Você poderá utilizar o varal, prendendo as produções dos alunos com prendedores. Nos horários de intervalos entre as aulas ou quando terminarem a atividade que estiverem realizando, os alunos poderão ler os textos dos colegas.

A divulgação da produção escrita pelos alunos, além de valorizar o trabalho realizado por eles, possibilita que percebam que escrevem para alguém ler, por isso tem uma função comunicativa, de socializar o conhecimento adquirido.

Recursos Complementares

O vídeo “Construindo o Quadro Valor Lugar”  disponível em:

<http://www.youtube.com/watch?v=KGUpjg2efM8>,  acesso em: 20 de abr. 2014, mostra como construir um Quadro de Valores .

 

O vídeo “Construindo o ábaco alternativo”  disponível em:

<http://www.youtube.com/watch?v=ZSe_mz7WsL0>,  acesso em: 20 de abr. 2014, mostra como construir um Ábaco com materiais alternativos.

 

O vídeo “Material Dourado” disponível em:

  <http://www.youtube.com/watch?v=L6RtTGE1Xmw>,  acesso em: 20 de abr. 2014, dá explicações de como usar o Material Dourado em operações de adição e subtração.

Avaliação

A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar. Deve ter como finalidade acompanhar o desenvolvimento e o desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. Sua prática deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Nesse sentido, você deve observar no decorrer dessa aula se o aluno: compreendeu o significado de Sistema de Numeração Decimal e fazer uso do valor posicional dos algarismos bem como se conseguiu utilizar técnicas operatórias para adição com trocas e agrupamentos. É também importante que se observe se o aluno conseguiu representar números e resolver situações problema de adição utilizando o Ábaco, o Quadro de Valores e o Material Dourado. É necessário, nessa aula que o aluno também demonstre compreensão da estrutura do gênero instrucional: regras do jogo e utilizar o texto instrucional como forma de registro, bem como, avanços na sua escrita e reescrita e no desenvolvimento de sua linguagem oral e atitudes de interação entre seus colegas. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote quais foram as intervenções para eles avançarem no sistema da escrita.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.