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O sabor do saber: educando com receitas culinárias

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aperfeiçoar a leitura e a escrita;
  • Ler para localizar informações;
  • Ampliar seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita;
  • Avançar seus conhecimentos na aquisição da leitura e da escrita convencional;
  • Localizar uma informação explícita;
  • Identificar o gênero textual “receita”;
  • Conhecer a estrutura de uma receita culinária;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 05 de maio 2014.

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Aprendendo sobre receitas culinárias

Professor, trabalhar com os diferentes gêneros textuais é fundamental no processo de alfabetização e letramento, visto que eles fazem parte do cotidiano infantil e estão por toda parte. Em casa, um dos gêneros presentes no dia a dia das mães são as “receitas culinárias”. Elas possuem um formato diferenciado, sendo: a lista dos ingredientes e o modo de fazer a receita. Este é um formato de “texto instrucional”, que instrui, orienta o leitor, é um diferencial. 

Para motivar os alunos sobre o tema, organize-os em uma rodinha e discuta com eles sobre qual é a receita que a mamãe ou outro familiar faz e que eles mais gostam. Pergunte também se existe caderno ou livros de receitas culinárias em casa.

Questione-os ainda:

  • Para que serve uma receita culinária?
  • Vocês sabem o que está escrito nelas?

Professor, depois de discutir sobre o tema “receitas culinárias”, convide-os a irem ao laboratório de informática ou projete utilizando um projetor multimídia o vídeo da Galinha Ruiva. Solicite que observem a conduta de cada personagem e imaginem os ingredientes do bolo que a galinha fez para seus filhotes.

Professor, depois da conversa na rodinha, exiba o vídeo do desenho da Galinha Ruiva, conforme endereço abaixo. Após o desenho discuta com os alunos sobre a história e analise com eles a conduta de cada personagem.

 

Galinha ruiva

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=lWFKDJ7sztI>. Acesso em: 12 de maio 2014.

 

Produção de texto: Elaborando a receita da Galinha Ruiva

 

Questione os alunos sobre os ingredientes que aparecem no vídeo:

  • Será que a galinha utiliza ovos em seu bolo?
  • De qual sabor seria o bolo? De milho ou de laranja? Por quê?
  • Quais outros ingredientes poderiam estar no bolo? Leite? Açúcar?

Professor, depois de realizada esta exploração elabore na lousa a receita “O bolo de milho da Galinha Ruiva”, observando a sua estrutura textual. Mas reforce que esta é uma receita inventada por nós e que não sabemos se ficaria boa.

 

Galinha ruiva - bolo

“O bolo de milho da Galinha Ruiva”

   Ingredientes

 

 

   Modo de fazer

 

 

 

 

Fonte: imagem:  Sítio: “YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=lWFKDJ7sztI>. Acesso em: 12 de maio 2014.

 

Para enriquecer o trabalho solicite como atividade de casa a seguinte atividade:

Atividade de casa

1) Trazer de casa a receita escrita em uma folha de papel, do prato que você mais aprecia.

2) Ilustre a receita.

 

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Montado um painel com as receitas

Professor, retome com os alunos a atividade de casa. Solicite que apresentem para os colegas as receitas que trouxeram e digam se são feitas com sal ou açúcar.

Depois, montem um painel coletivo com todas as receitas e analise com os alunos, quantas receitas são de sal e quantas são de doce.

Lembre-se de identificar o painel, com o título do trabalho e os autores.

Com base nos dados extraídos da atividade anterior monte um gráfico com os alunos ressaltando a quantidade de receitas doces e salgadas trazidas por eles.

 

Gráfico de receitas doces e salgadas

Grafico

Fonte: Acervo do próprio autor.

Professor, a partir do gráfico levantado, você poderá trabalhar com diversos conceitos matemáticos: adição, subtração, mais, menos, pouco, muito, dentre outros. Elabore situações problema, a partir dos dados coletados.

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Conhecendo a estrutura de uma receita

Professor, aproveite o momento e discuta com os alunos sobre as receitas saudáveis, ou seja, aquelas que contribuem para melhorar nossa saúde e ainda utilizam ingredientes que muitas vezes são descartados, como o bagaço do milho. Reforce com eles sobre a estrutura de uma receita culinária. Faça isso por meio da receita de bolo do bagaço de milho, exposto a seguir:

 

Receita - Bolo Bagaço de Milho

   Receita de bolo1

   Receita de bolo 2

Fonte: Sítio: “Sesi Cozinha Brasil”. Disponível em: <http://www.tudogostoso.com.br/receita/7342-bolo-de-milho-rapido.html.>. Acesso em: 12 de maio 2014.

1) Professor leia em voz alta com os alunos e vá explicando as diferentes unidades de medidas utilizadas na receita, explique também sobre o modo de fazer. Reproduza esta receita para cada aluno, para que possam acompanhar a leitura, ou registre na lousa para que eles copiem no caderno de Língua Portuguesa. Depois, peça vez ou outra que um aluno continue a leitura de onde você parou. Assim, você conseguirá além de uma maior atenção, trabalhar a concentração e estimular neles a habilidade de localizar informações no texto.

 

Receitas

Fonte: Sítio: “Biblioteca e Arte”. Disponível em: <http://bibliotecaearte.blogspot.com.br/2011/08/ilustracoes-e-imagens-sobre-livro.html>.  Acesso em: 12 de maio 2014.

 

2) Professor, se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os até ao laboratório de informática para pesquisarem sobre receitas culinárias. Oriente-os a procurar na internet uma receita do mesmo prato que ele mais gosta. Para esta atividade auxilie-os com os sítios de busca, caso não estejam familiarizados com estas ferramentas. Assim que encontrar, selecione o texto, copie e cole no editor de texto e peça aos alunos que comparem as duas receitas e modifique a receita da internet de forma que fique igual a primeira. Esta atividade proporciona aos alunos aplicar seus conhecimentos sobre o processo de leitura e de escrita que favorece a identificação de palavras conhecidas. Atenção! Alunos com escrita pré-silábica devem ser agrupados com quem já possui escrita fonética (que faz análises sonoras convencionais). Assim, para maior êxito da atividade agrupe dois alunos para cada máquina.

 

Mulher e crianca no computador

Fonte: Sítio: “Fotosearch”. Disponível em: <http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/crian%C3%A7a-computador.html#comp.asp?recid=62240284&xtra>.   Acesso em: 12 de maio 2014.

 

4º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Colocando a mão na massa

 Professor, selecione com os alunos algumas receitas pesquisadas por eles, siga os seguintes passos:

  • Depois de escolhida a receita,liste os ingredientes necessários para fazê-la;
  • Converse com os alunos e mande um bilhete aos pais para que colaborem com algum ingrediente para a confecção da receita;
  • Agende na escola o dia, o horário e o local para a preparação da receita;
  • Aproveite o momento para trabalhar os cuidados que devem ter na preparação de um alimento, como o uso de: toca, avental e luvas ou a higienização das mãos;
  • Para saborear a receita convide os pais e promova o “Café com receitas”, evento aonde os pais irão experimentar o resultado do trabalho dos alunos;
  • Confeccione com os alunos os convites para os pais, para isso, trabalhe com este “gênero textual”. Lembre-os de quais informações devem conter neste texto;
  • Solicite a colaboração de algumas mães para preparação da receita, pois esta é uma atividade que exige um acompanhamento muito próximo. Se for necessário, divida a turma em equipes e cada equipe deverá ter uma ou duas mães orientando;
  • Registre este momento, para isso utilize uma câmara digital no modo fotografar ou filmar ou se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta câmera na Área de Trabalho.

 

Mao na massa1 Mao na massa 2   

Fonte: Sítio: “Aprender é divertido”. Imagens disponíveis em:<http://blogaprenderedivertido.blogspot.com.br/p/projeto-nossas-receitas.html>. Acesso em: 12 de maio 2014.

Recursos Complementares
  • Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: Diferentes percursos, direitos iguais – Ano 1 – Unidade 7, Brasília: MEC, SEB, 2012.
Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aperfeiçoaram a leitura e a escrita; conseguiram ler para localizar informações, ampliaram seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita; avançaram seus conhecimentos na aquisição da leitura e escrita convencional; conseguiram conhecer a estrutura de uma receita culinária. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.

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