20/05/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 05 de maio 2014.
Professor, trabalhar com os diferentes gêneros textuais é fundamental no processo de alfabetização e letramento, visto que eles fazem parte do cotidiano infantil e estão por toda parte. Em casa, um dos gêneros presentes no dia a dia das mães são as “receitas culinárias”. Elas possuem um formato diferenciado, sendo: a lista dos ingredientes e o modo de fazer a receita. Este é um formato de “texto instrucional”, que instrui, orienta o leitor, é um diferencial.
Para motivar os alunos sobre o tema, organize-os em uma rodinha e discuta com eles sobre qual é a receita que a mamãe ou outro familiar faz e que eles mais gostam. Pergunte também se existe caderno ou livros de receitas culinárias em casa.
Questione-os ainda:
Professor, depois de discutir sobre o tema “receitas culinárias”, convide-os a irem ao laboratório de informática ou projete utilizando um projetor multimídia o vídeo da Galinha Ruiva. Solicite que observem a conduta de cada personagem e imaginem os ingredientes do bolo que a galinha fez para seus filhotes.
Professor, depois da conversa na rodinha, exiba o vídeo do desenho da Galinha Ruiva, conforme endereço abaixo. Após o desenho discuta com os alunos sobre a história e analise com eles a conduta de cada personagem.
Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=lWFKDJ7sztI>. Acesso em: 12 de maio 2014.
Produção de texto: Elaborando a receita da Galinha Ruiva
Questione os alunos sobre os ingredientes que aparecem no vídeo:
Professor, depois de realizada esta exploração elabore na lousa a receita “O bolo de milho da Galinha Ruiva”, observando a sua estrutura textual. Mas reforce que esta é uma receita inventada por nós e que não sabemos se ficaria boa.
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“O bolo de milho da Galinha Ruiva” Ingredientes
Modo de fazer
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Fonte: imagem: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=lWFKDJ7sztI>. Acesso em: 12 de maio 2014.
Para enriquecer o trabalho solicite como atividade de casa a seguinte atividade:
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1) Trazer de casa a receita escrita em uma folha de papel, do prato que você mais aprecia. 2) Ilustre a receita.
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Professor, retome com os alunos a atividade de casa. Solicite que apresentem para os colegas as receitas que trouxeram e digam se são feitas com sal ou açúcar.
Depois, montem um painel coletivo com todas as receitas e analise com os alunos, quantas receitas são de sal e quantas são de doce.
Lembre-se de identificar o painel, com o título do trabalho e os autores.
Com base nos dados extraídos da atividade anterior monte um gráfico com os alunos ressaltando a quantidade de receitas doces e salgadas trazidas por eles.
Gráfico de receitas doces e salgadas
Fonte: Acervo do próprio autor.
Professor, a partir do gráfico levantado, você poderá trabalhar com diversos conceitos matemáticos: adição, subtração, mais, menos, pouco, muito, dentre outros. Elabore situações problema, a partir dos dados coletados.
Professor, aproveite o momento e discuta com os alunos sobre as receitas saudáveis, ou seja, aquelas que contribuem para melhorar nossa saúde e ainda utilizam ingredientes que muitas vezes são descartados, como o bagaço do milho. Reforce com eles sobre a estrutura de uma receita culinária. Faça isso por meio da receita de bolo do bagaço de milho, exposto a seguir:
Receita - Bolo Bagaço de Milho
Fonte: Sítio: “Sesi Cozinha Brasil”. Disponível em: <http://www.tudogostoso.com.br/receita/7342-bolo-de-milho-rapido.html.>. Acesso em: 12 de maio 2014.
1) Professor leia em voz alta com os alunos e vá explicando as diferentes unidades de medidas utilizadas na receita, explique também sobre o modo de fazer. Reproduza esta receita para cada aluno, para que possam acompanhar a leitura, ou registre na lousa para que eles copiem no caderno de Língua Portuguesa. Depois, peça vez ou outra que um aluno continue a leitura de onde você parou. Assim, você conseguirá além de uma maior atenção, trabalhar a concentração e estimular neles a habilidade de localizar informações no texto.
Fonte: Sítio: “Biblioteca e Arte”. Disponível em: <http://bibliotecaearte.blogspot.com.br/2011/08/ilustracoes-e-imagens-sobre-livro.html>. Acesso em: 12 de maio 2014.
2) Professor, se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os até ao laboratório de informática para pesquisarem sobre receitas culinárias. Oriente-os a procurar na internet uma receita do mesmo prato que ele mais gosta. Para esta atividade auxilie-os com os sítios de busca, caso não estejam familiarizados com estas ferramentas. Assim que encontrar, selecione o texto, copie e cole no editor de texto e peça aos alunos que comparem as duas receitas e modifique a receita da internet de forma que fique igual a primeira. Esta atividade proporciona aos alunos aplicar seus conhecimentos sobre o processo de leitura e de escrita que favorece a identificação de palavras conhecidas. Atenção! Alunos com escrita pré-silábica devem ser agrupados com quem já possui escrita fonética (que faz análises sonoras convencionais). Assim, para maior êxito da atividade agrupe dois alunos para cada máquina.
Fonte: Sítio: “Fotosearch”. Disponível em: <http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/crian%C3%A7a-computador.html#comp.asp?recid=62240284&xtra>. Acesso em: 12 de maio 2014.
Professor, selecione com os alunos algumas receitas pesquisadas por eles, siga os seguintes passos:
Fonte: Sítio: “Aprender é divertido”. Imagens disponíveis em:<http://blogaprenderedivertido.blogspot.com.br/p/projeto-nossas-receitas.html>. Acesso em: 12 de maio 2014.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aperfeiçoaram a leitura e a escrita; conseguiram ler para localizar informações, ampliaram seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita; avançaram seus conhecimentos na aquisição da leitura e escrita convencional; conseguiram conhecer a estrutura de uma receita culinária. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.
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