Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Inovando e aprendendo com jornal

 

20/05/2014

Autor y Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer sobre o funcionamento da escrita;
  • Ampliar seus conhecimentos na aquisição da leitura e da escrita convencional;
  • Localizar informações explícitas no texto;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Interpretar as notícias de jornais;
  • Conhecer um organograma;
  • Analisar criticamente notícias de jornais;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 05 de maio 2014.

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Educando para formação de cidadãos letrados

 

Conversando com o professor

Professor, esta aula é mais adequada para os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Caso seja para alunos mais novos, algumas adaptações se fazem necessárias.

Em um mundo globalizado como o nosso, o diferencial não é apenas o acesso a informação, mais o uso que se faz dela. E para saber utilizar coerentemente as informações é preciso mais que ser alfabetizado, é necessário formar cidadãos letrados, ou seja, cuja alfabetização tenha se desenvolvido num contexto de letramento. O trabalho com jornais cria esta possibilidade, pois, a criança tem acesso a uma leitura verídica, atual que dá ao professor a chance de estimular um olhar crítico da criança.

Prepare na sala de aula o “Cantinho da Leitura”, use uma caixa ou um baú, assim terá mais mobilidade caso precise modificar o espaço. Dentro dela coloque jornais diversos e deixe a disposição das crianças. Insira na sua rotina o momento “Leitura Cidadã”, onde as crianças poderão ler os jornais e se informar do que acontece no mundo ao qual ela faz parte. Professor é importante que os jornais sejam atualizados, pois, desta forma elas terão acesso a um conhecimento atualizado.

 

Cantinho da leitura

Fonte da imagem: Sítio disponível em: <http://cantinhoartemania.blogspot.com.br/2011/01/biblioteca-cantinho-da-leitura.html>.  Acesso em: 13 de maio 2014.

 

Bau da leitura

Fonte: Sítio: “Flickr: Galeria de tralalá Arte em EVA”. Disponível em: <https://www.flickr.com/photos/tralala_eva/4899146859/>.  Acesso em: 13 de maio 2014.

 

Jornal Folha de São Paulo

Fonte: Sítio: “Hype Science”. Disponível em: <http://hypescience.com/as-pessoas-nao-leem-mais-jornal-impresso-mas-nao-confiem-nas-informacoes-online/>.  Acesso em: 13 de maio 2014.

Professor, após a dinâmica do cantinho da leitura, proponha aos seus alunos a seguinte atividade:

 

   Atividades - aluna

1) Oportunize que os alunos selecionem algum material do baú para ler e permita que eles escolham de acordo com seus critérios.

2) Defina um tempo de aproximadamente de 10 minutos para que o aluno leia e consiga extrair o máximo de informações do jornal.

3) Faça uma rodinha e oportunize aos alunos que desejarem um tempo para falar sobre o que leram, o que os levou a escolher aquele texto e se já haviam ouvido falar sobre o assunto que acabaram de ler.

4) Observe a figura abaixo e faça uma crítica (apresente a sua opinião) sobre ela. Se preferir, responda a seguinte questão: Criança precisa ter um telefone celular? Se você respondeu sim, diga qual o motivo?

 

Criancas com celular - 5 milhoes no Brasil

Fonte: Sítio: “Mobilipédia”. Disponível em: <http://www.mobilepedia.com.br/noticias/materia-sobre-o-aumento-no-uso-do-celular-pelo-brasileiro/attachment/destak-noticia-celular-criancas>. Acesso em: 15 de maio 2014.

 

Observação: este momento deve fazer parte da rotina semanal das crianças, para que elas construam um pensamento crítico e autônomo.

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Conhecendo a estrutura de um jornal impresso

Professor, apresente a seus alunos o jornal impresso, pois, ele é um importante portador de texto. Sabemos que é um veículo eficaz de informação social que atinge um grande número de pessoas ao mesmo tempo. Atualmente, funciona sob uma extensa estrutura organizativa. Observe o organograma a seguir:

Organograma jornal

Fonte: “Blog 3j – O jornal, o jornalista e o jornalismo”. Disponível em: <http://j3brasil.blogspot.com.br/2011/01/como-funciona-um-jornal-impresso.html>.  Acesso em: 15 de maio 2014.

 

Professor, após a exibição do organograma explicativo sobre a organização do jornal, permita que seus alunos comentem sobre ele. Pergunte se alguém já tinha visto um organograma e se conseguem explicar o que ele significa. Certamente muitos alunos farão comentários pertinentes sobre essa estrutura pré-determinada. Leve-os a refletir que apesar de divididos, os setores estão totalmente interligados. Reflita com eles principalmente que, em nossa vida social, muitas vezes estaremos sob a direção de alguém e devemos fazer a nossa parte da melhor maneira possível para que todos sejam beneficiados.

Após a reflexão, você deve retomar a explicação do organograma do jornal. Se preferir, siga o seguinte caminho:

Basicamente, o dono do jornal dialoga diretamente com os diretores: comercial, administrativo, de jornalismo e de circulação.

O Diretor de Jornalismo, por sua vez, comanda o Editor Chefe e, abaixo deste último, estão: o Secretário de Redação, o Editor de Jornalismo e o Editor de Arte e Fotografia.

O Editor de Arte e Fotografia têm como subordinados os: Diagramadores, os Ilustradores e os fotógrafos.

Já o Editor de Jornalismo comanda: os Chefes de Reportagem, os Redatores, os Revisores e os Correspondentes.

Por último, o Chefe de Reportagem comanda os repórteres.

Existem, ainda, figuras que não foram citadas, tais como a do jornalista freelance que, por sua vez, pode trazer pautas inéditas da rua e entrar com alguma matéria específica no jornal.

Todos os jornais são divididos entre “notícias” e “comentários”. As notícias são as informações que devem ser as mais imparciais possíveis. Já os comentários, são as matérias carregadas de opiniões, longe do reinado da imparcialidade.

Conforme vimos no 1º momento desta aula, devemos ser pessoas críticas para podermos ler um comentário no jornal e retirarmos daquela notícia, um aprendizado para a nossa vida.

Dessa forma, cada um com as suas funções bem delimitadas, trabalhando em conjunto, fazem um jornal impresso diário. Existem, ainda, figuras que não foram citadas, tais como a do jornalista freelance que, por sua vez, pode trazer pautas inéditas da rua e entrar com alguma matéria específica no jornal.

Para além do jornal impresso, nos tempos modernos nada impede que um comunicólogo crie seu próprio site ou Blog de jornalismo e, a partir dele, produza e publique artigos, reportagens, notas, notícias, entrevistas, resenhas e outros gêneros, e que ele aborde os editorias de cultura, esportes e tecnologia, entre outros, normalmente, como se faz em um grande jornal.

Bom, com todos esses elementos é possível imaginar a “bagunça organizada” que é o cotidiano de um jornal impresso.

Fonte: Informações retiradas do Blog 3j – O jornal, o jornalista e o jornalismo. Disponível em: <http://j3brasil.blogspot.com.br/2011/01/como-funciona-um-jornal-impresso.html>. Acesso em: 15 de maio 2014.

Atividades - aluna

1) Assim como o jornal é organizado em setores, a escola também. Monte o organograma de sua escola, a começar pelo diretor.

2) Podemos perceber que o jornal impresso só é possível porque existe um grande trabalho em equipe. Em sua opinião, qual é a importância do trabalho em equipe?

 

3º Momento: Aproximadamente 60 minutos.

Trabalhando em equipe

 

Alunos da ESEBA

Fonte: Arquivo do próprio autor. Alunos do 3º ano da escola de Educação Básica da UFU. Professor Rones.

 

Professor, proponha a seus alunos um trabalho onde devem desenvolver o espírito de equipe para criarem e organizarem um jornal impresso.

Eles devem se pautar em suas orientações dadas no 2º momento desta aula. Auxilie-os para serem divididos em redatores, repórteres, fotógrafos, desenhistas e outras funções que julgar conveniente.

Ao término do trabalho, faça uma exposição dos trabalhos por meio de uma banca de jornal montada no horário do recreio, por exemplo. Faça faixas com o nome da banca, como, por exemplo: “Banca de jornal do 3º B” ou “Banca de jornal da Turma do Sol”.  

 

4º Momento: Aproximadamente 60 minutos.

 

Trabalhando a interpretação de texto por meio do jornal online

Professor, é do conhecimento geral que o jornal é uma fonte riquíssima de informações e possibilidades, pois apresenta  aos alunos diversos gêneros textuais, permitindo a exploração do texto de forma mais criteriosa.

Além do jornal impresso, existem outras modalidades de jornal como o jornal online. Ao contrário do jornal impresso, o jornal online não se utiliza papel, apenas dos meios tecnológicos, como o computador, tablet, dentre outros.

Aproveite a reportagem abaixo para trabalhar interpretação de textos por meio das mídias online. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os até ao Laboratório de Informática ou use um projetor multimídia para projetar o vídeo.

 

Rodoviarios em greve

Sítio: “Globo.com/notícias”. Disponível em: <http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/05/rodoviarios-decidem-manter-greve-ate-0h-de-quinta-e-se-dizem-ameacados.html>. Acesso em: 14 de maio 2014.

 

Professor, proponha para seus alunos uma atividade de interpretação de texto da reportagem acima.

Atividades - aluna

1) Qual o assunto principal da reportagem?

___________________________________________________________________________

2) Que grupo entrou em greve?

___________________________________________________________________________

3) O que motivou a greve desta categoria?

___________________________________________________________________________

 

4) A reportagem trabalha com números. Marque com um (X) as situações em que eles aparecem.

A) (   ) Somente datas.

B) (   ) Somente horários.

C) (    ) Datas e horários.

D) (   ) Nenhuma das opções.

 

5) Pesquise e responda: Qual a função de um sindicato?

__________________________________________________________________________

 

6) Procure  no dicionário o significado das palavras:

Depredados: _______________________________________________________________

Impasse: __________________________________________________________________

 

7)      Numere a 1ª coluna de acordo com a 2ª coluna.

1ª coluna                                                                       2ª coluna

(1) Coletivos depredados                                          (    ) Quinto dia da semana

(2) 0h de quinta feira                                                (    ) 158     

(3) 5ª feira                                                               (    )  Previsão de término da greve

Recursos Complementares

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: Diferentes percursos, direitos iguais – Ano 1 – Unidade 7, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aperfeiçoaram a leitura e escrita; conseguiram ler para localizar informações; ampliaram seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita; avançaram seus conhecimentos na aquisição da leitura e escrita; conseguiram interagir com os colegas no trabalho em grupo; conseguiram aprender sobre a estrutura do jornal impresso e interpretarem criticamente notícias de jornal.  Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.