20/05/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 05 de maio 2014.
Professor, vamos utilizar como elemento motivador para o tema desta aula uma obra de arte de um famoso pintor brasileiro. Para isso, reproduza esta imagem para os alunos em uma folha de papel A3 colorida para que a visualização pelos alunos passe a impressão de ser a obra original. Mas, você também poderá utilizar um projetor multimídia para apresentá-la. Conte um pouco sobre Cândido Portinari.
Fonte Sítio: “As pipas do Portinari”. Disponível em: <http://quaseheroina.wordpress.com/2012/07/26/as-pipas-do-candinho/>. Acesso em: 16 de maio 2014.
Peça que observem bem a tela, os personagens, as cores e cada detalhe. Em seguida, apresente aos seus alunos um pouco sobre o autor da obra: Cândido Portinari:
Filho de imigrantes italianos, ele nasceu em 30 de dezembro de 1903, numa fazenda de café, em Brodósqui, interior do Estado de São Paulo. Desde cedo, embora só tenha cursado o primário, manifestou sua vocação artística. Aos 15 anos, foi para o Rio de Janeiro, onde estudou pintura na Escola Nacional de Belas Artes. Em 1928, ao participar da Exposição Geral da Escola, ganhou uma viagem para Paris, cidade onde morou por dois anos. Nesse período, a saudade se tornou sua maior fonte de inspiração, tanto que ele passou a retratar o povo brasileiro de uma maneira bastante inovadora. Em 1931, ao retornar ao Brasil, além de participar de uma fase de mudanças nos conceitos estéticos e culturais, começou a obter reconhecimento internacional. Em 1948, por motivos políticos, se auto exilou no Uruguai. Pintou cerca de cinco mil obras, de pequenos esboços a gigantescos murais, entre as quais é possível encontrar muitos quadros com temática lúdica, que retrata a singeleza das brincadeiras infantis, vivenciadas por ele mesmo. Curiosamente, Cândido Portinari faleceu no dia 6 de fevereiro de 1962, vítima de intoxicação causada pelas próprias tintas que usava.
Fonte: Sítio: "Colégio Pequeno Príncipe". Foto e biografia disponíveis em: <http://www.ppavante.com.br/cont_ex.php?informacao=C11&id=820>. Acesso em: 16 de maio 2014.
Fazendo arte com guache
Propicie um momento de releitura da tela. Coloque a disposição das crianças: papel, cores variadas de tintas e pincéis de tamanhos diferentes para que possam expressar sua impressão particular do momento representado pelo autor.
Professor, se possível, convide o professor de Artes (se na sua escola houver esse profissional), para colaborar com você na realização desta atividade.
Fonte Sítio: “Banco de imagens”. Disponível em: <http://www.meubancodeimagens.com/tag/banco-de-imagens>. Acesso em: 16 de maio 2014.
Professor, peça que cada um escreva em um papel um adjetivo para a 1ª tela apresentada nesta aula “As pipas do Portinari”, ainda no 1º momento. A tarefa pode ser discutida em duplas. Em seguida, oriente-os a pregar o papel no quadro para que todos visualizem. Organize os alunos em uma roda e deixe que cada dupla justifique seu adjetivo. Faça intervenções perguntando:
Escolha um aluno para ser o escriba (explique para eles que escriba é quem faz as anotações e que este termo existiu a muitos anos atrás, na antiguidade, quando os reis tinham pessoas (servos) que tinham esta função, lembrando que era um cargo de grande honra, pois a maioria da população não sabia ler e escrever. É necessário que sejam anotadas todas as hipóteses levantadas pelas crianças.
Professor, se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Câmera na Área de Trabalho para que possam gravar o áudio das hipóteses, assim ao final é possível perceber se alguma informação deixou de ser anotada. Conduza a discussão de forma que se concentrem no foco do trabalho: a ação do ar sobre a pipa: Como conseguem fazer as pipas voarem?
Fonte: Sítio: “Fotosearch”. Disponível em: <http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/id%C3%A9ias.html#comp.asp?recid=57628944&xtra=->. Acesso em: 16 de maio 2014.
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Pesquisando o tema 1) Professor, solicite que seus alunos pesquisem sobre a ação do ar sobre os objetos. Oriente-os a usar a ferramenta de busca da internet. Defina um tempo para a pesquisa para que consigam focar no tema. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não fizer, agende um horário no laboratório de informática para realizar a pesquisa. 2) Professor a internet apresenta inúmeras opções sobre um mesmo tema, desta forma, após a pesquisa agrupe os alunos em grupos de até 6 alunos para que entre eles socializem as informações obtidas. 3) Propicie um momento para a socialização das informações para o restante da turma. |
Professor, após a socialização do resultado da pesquisa, apresente o texto a seguir e discuta sobre as informações contidas nele. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Mas você poderá também utilizar um data show para projetá-lo. Em seguida, realize as atividades que se seguem.
O ar em nossa vida: comprovando a existência do ar
Podemos sentir o ar quando ele está em movimento. Aquela substância que atravessa nossas narinas quando respiramos se chama ar. O ar não pode ser tocado, e geralmente não apresenta cor, cheiro, nem gosto. Ele é formado por diversos gases. O gás nitrogênio é o que se apresenta em maiores quantidades; depois, temos o gás oxigênio e o gás carbônico.
Os principais gases encontrados no ar.
Além dessas substâncias e de outras, que estão em menor quantidade, o ar também apresenta gotículas de água, poeira, e até mesmo partículas de vírus, bactérias e outros micro-organismos.
Quando respiramos, nosso nariz filtra as partículas e micro-organismos que podem fazer mal ao nosso corpo. Eles, quando se juntam ao muco ali produzido, formam a famosa meleca de nariz.
Quando respiramos, esse ar vai para os pulmões, retirando dali o gás oxigênio, essencial para a nossa sobrevivência (inspiração). Depois, também pela respiração, nosso corpo libera gás carbônico e outros componentes do ar que não foram utilizados (expiração).
A entrada e saída do ar.
O ar também é importante por vários outros motivos. Graças a ele:
- Quando em movimento, podemos ter uma sensação agradável de frescor;
- Podemos falar, já que os sons são formados pelo contato do ar com as pregas vocais;
- Os ventos permitem a dispersão de sementes;
- Pode ocorrer a queima, por exemplo, de uma vela (coloque uma vela acesa em um recipiente fechado e observe o que ocorrerá em pouco tempo, como na imagem);
- As chuvas podem ser distribuídas;
- Velejadores podem velejar sem precisar de remos ou motor;
- Podemos encher bolas, pneus, boias e balões.
Sem ar, acaba o oxigênio, e a vela se apaga.
Quando a qualidade do ar não está boa, podemos desenvolver problemas de saúde. As doenças provocadas pelos micro-organismos são um exemplo. Nesse caso, elas geralmente ocorrem quando esses seres vivos não foram filtrados pelo nariz, ou foram para dentro do corpo pela boca. A fumaça liberada por carros e indústrias também podem provocar problemas, como alergias e intoxicação.
Por esses motivos é que merecemos um ar de qualidade!
Por Mariana Araguaia - Bióloga, especialista em Educação Ambiental - Equipe EScola Kids.
Sítio: “Escola Kids”. Imagens e conceitos disponíveis em: <http://www.escolakids.com/o-ar.htm>. Acesso em: 16 de maio 2014.
1) Com base na figura abaixo escreva os gases que compõem o ar atmosférico? E qual aparece em maior quantidade?
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2) Numere a 1ª coluna de acordo com a 2ª.
( ) Nariz (2) Entrada de ar nos pulmões.
( ) O ar (3) Filtra as partículas e micro organismos.
( ) Inspiração (4) Saída de ar dos pulmões.
3) É certo ou errado?
Fonte Sítio: “Portal Escolar”. Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/-GotwkLZuypw/UgKf6cUVC6I/AAAAAAABdh0/FE7GkTiJahI/s1600/Atividades+Ar+Atmosfera+ci%C3%AAncias+Press%C3%A3o+atmosf%C3%A9rica++exerc%C3%ADcios+para+imprimir+(2).jpg>. Acesso em: 16 de maio 2014.
Professor, neste último momento desta aula, permita que seus alunos percebam por meio de experiência a existência do ar em suas vidas. Para isso, comece o momento exibindo para seus alunos o vídeo abaixo que ensina como fazer pipa. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os até ao Laboratório de Informática ou use um projetor multimídia para projetar os vídeos.
Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=CNYQ59pmKIw>. Acesso em: 16 de maio 2014.
Professor, após a exibição do vídeo, permita que eles possam na prática, verificar o que acabaram de aprender. Leve para a sala de aula: papel sulfite, cordão, papel de seda, papel crepon, cola e varetas.
Fonte: Sítio: “Só Atividades”. Disponível em: <http://www.soatividades.com/wp-content/uploads/2013/07/0152-dia-pais-desenho-soltando-pipa-p.png>. Acesso em: 16 de maio 2014.
Professor, aproveite este momento para trabalhar com texto instrucional, pois as situações vivenciadas possibilitam uma aprendizagem significativa. Explore com os alunos a estrutura deste gênero textual e a sua função comunicativa. Questione-os sobre os materiais que vão utilizar para confeccionarem a pipa e registre o texto na lousa.
- 2 folhas de papel de seda que também pode ser substituído por papel crepom, manteiga ou espelho. Só é necessária uma folha, mas é bom ter duas no caso de estragar a folha tem uma reserva para tentar fazer a pipa novamente.
- Cola branca
- 2 varetas de bambu
- Uma linha 10 de algodão 1
- Jornal para fazer a rabiola
Veja a imagem acima e siga o passo a passo que ensina como fazer pipa abaixo:
Fonte: Sítio: “Poliglota”. Disponível em: <http://opoliglota.com.br/2013/01/05/como-fazer-pipas-e-papagaios.html>. Acesso em: 16 de maio 2014.
Prontas as pipas, exponha-as no pátio da escola para valorizar e divulgar o trabalho dos alunos.
. Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: Diferentes percursos, direitos iguais – Ano 1 – Unidade 7, Brasília: MEC, SEB, 2012.
. Sítio: "Nova Escola". Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/>. Acesso em: 16 de maio 2014.
Professor, a avaliação deve ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: reconheceram que o ar existe e que ocupa lugar, reconheceram a dependência dos seres vivos em relação ao ar (respiração), conseguiram analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolveram a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica; conseguiram interagir com o grupo e aperfeiçoaram a leitura e a escrita; aprenderam fazer pesquisas; aprenderam sobre o artista Cândido Portinati; aprenderam a fazer pipas. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso, registre em seu caderno de plano de aula.
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