Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Telling the time

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

diferentes formas de perguntar e dizer as horas na língua inglesa 

Duração das atividades
2 módulos de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

não há necessidade de conhecimentos prévios, por se tratar de um conteúdo de nível básico.

Estratégias e recursos da aula
  • recursos multimídia;
  • imagens veiculadas pela internet;
  • aula expositiva;
  • vídeo;
  • atividades online;
  • atividades xerocopiadas;
  • música

 

 

                                                    TELLING THE TIME

 

 

                                                at

Fonte: https://www.google.com.br/search?newwindow=1&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=telling+the+time&oq=TELLING+THE+TIME&gs_l=img.1.0.0l2.837.3312.0.

5008.16.7.0.9.9.2.254.901.3j2j2.7.0....0...1ac.1.43.img..3.13.311._zG0S-TxQfk#facrc=_&imgdii=_&imgrc=fz0GSMYOSXL3CM%253A%3BiqPtzmX2T15MxM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.englishexercises.org%252Fmakeagame

%252Fmy_documents%252Fmy_pictures%252F2012%252Fnov%252Ftelling_the_time1aa.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.englishexercises.org%252F

makeagame%252Fviewgame.asp%253Fid%253D8790%3B1004%3B822 (acesso em 18.05.2014)

 

MÓDULO 1

 

Atividade 1

Distribua o seguinte texto aos alunos e peça para que realizem uma primeira leitura silenciosa. Em seguida, peça para que sublinhem todos os indicadores de tempo (como horas ou períodos do dia) que identificarem no texto. Cada aluno deverá ir ao quadro e escrever os indicadores de tempo encontrados no texto. Verifique se conseguiram identificar todos. Solicite que um aluno leia o texto em voz alta, observando a pronúncia correta das palavras.  

 

Read the short description below:

I usually get up at a quarter past seven - that's seven fifteen in the morning. I have breakfast at eight o'clock and then take the bus to work at half past eight. I usually arrive at work at a quarter to nine. Sometimes, the bus is late and I arrive at about nine. My morning is usually pretty busy and I like taking a coffee break at twenty to eleven if possible. I then work to lunchtime at noon. In the afternoon, I usually have another break at three fifteen. I usually finish work at a quarter to five and arrive home around six in the evening. At night, I usually go to bed at eleven o'clock.

Fonte: http://esl.about.com/library/beginner/bltime.htm (acesso em 18.05.2014)

Indicadores de tempo:

a quarter past seven:

seven fifiteen:

morning

eight o´clock:

half past eight:

a quarter to nine:

nine:

morning

twenty to eleven:

lunchtime

noon:

afternoon

three fifteen:

a quarter to five:

six:

evening:

night

eleven o´clock:

 

Em seguida, projete as seguintes explicações de como se dizer as horas na língua inglesa. Peça que cada aluno se responsabilize pela leitura de uma das regras. Em seguida, volte ao quadro anterior e peça para que os alunos preencham as horas que identificaram no texto. Projete as respostas, possibilitando que os alunos realizem a correção.   

Look at the rules for telling time in English.

In English we use "past" to say times after the hour until half past, or 30 minutes past the hour. We use "to" to say times before the hour from 31 minutes until the full hour.
In English we use o'clock only at the full hour. Example: It's eight o'clock We can also just say the numbers in groups of two. Example: It's seven twenty-five
When speaking about the different times of the day we often use: in the morning, in the afternoon, in the evening Be careful! In English we use at night NOT in the night
 

Fonte: http://esl.about.com/library/beginner/bltime.htm (acesso em 18.05.2014)

Projete, ainda, o texto a seguir que traz explicações de como perguntar as horas em inglês e como responder de maneira mais ou menos formal. 

Continue possibilitando a participação dos alunos com a leitura dos textos projetados ou com a correção dos exercícios propostos, fazendo revezamento nos turnos da fala.  

Asking the time

Here are some phrases you can use when you want to know the time:

  • What's the time?
  • What time is it?
  • Have you got the right time?
  • What time do you make it?

The chart below shows you two different ways to tell someone what the time is.

  more formal less formal
  It's... It's...
3.00 three o'clock three
3.02 just gone three o'clock three oh two
3.03 three minutes past three three oh three
3.05 five past three three oh five
3.09 nine minutes past three three oh nine
3.10 ten past three three ten
3.15 a quarter past three three fifteen
3.20 twenty past three three twenty
3.21 twenty-one minutes past three three twenty-one
3.25 twenty-five past three three twenty-five
3.30 half past three three thirty
3.35 twenty-five to four three thirty-five
3.40 twenty to four three forty
3.45 a quarter to four three forty-five
3.50 ten to four three fifty
3.55 five to four three fifty-five
3.57 three minutes to four three fifty-seven
3.58 nearly four o'clock three fifty-eight
4.00 four o'clock four
 

Fonte: http://www.englishclub.com/vocabulary/time-telling-time.htm (acesso em 18.05.2014)

Se possível, leve para a sala de aula um relógio de verdade e coloque as horas da tabela anterior para que os alunos digam as horas mostradas no relógio. Peça para que um aluno pergunte as horas ao outro, até que todas as horas do quadro sejam perguntadas. Esse procedimento poderá dar mais realidade a sua aula.  

 

Atividade 2

 

No laboratório de informática, acesse http://esl.about.com/library/listening/bltelltime.htm (acesso em 18.05.2014) e peça para que os alunos realizem a atividade online de compreensão auditiva. Os alunos ouvirão, duas vezes, várias pessoas perguntando as horas. Eles deverão escrever as respostas e então clicar na seta do exercício para verificar se responderam corretamente. Chame a atenção dos alunos para as diferentes maneiras de se perguntar as horas na língua inglesa. Escreva-as no quadro.   

Professor: Não se esqueça de previamente verificar, sempre, a condição dos equipamentos eletrônicos, garantindo uma maior qualidade e produtividade das atividades online sugeridas.

 

at

Imagem ilustrativa da tela inicial do referido site

 

Atividade 3

 

Coloque o vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=HrxZWNu72WI (acesso em 18.05.2014) e pause a cada hora apresentada. Peça para que cada aluno se responsabilize por dizer uma das horas apresentadas,  em voz alta. Disponibilize alguns minutos para as respostas, uma vez que se trata de um conteúdo novo para os alunos. Para tornar a atividade ainda mais interessante e complexa, peça para que os alunos deem diferentes maneiras de se dizer a mesma hora, de uma forma mais ou menos formal, conforme apresentadas no terceiro quadro da atividade de número 1. 

at

Imagem ilustrativa do site

 

MÓDULO 2

 

Atividade 4

Entregue aos alunos a seguinte atividade xerocopiada que se refere a um horário escolar. Os alunos deverão observar esse horário e responder às perguntas. Para a realização da correção, os próprios alunos deverão fazer as perguntas dos exercícios aos colegas. 

 

at

Imagem fonte: https://www.google.com.br/search?newwindow=1&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=school+schedule&oq=school+schedule&gs_

l=img.3..0j0i24l2.173.3096.0.4537.15.12.0.3.3.1.209.1414.6j3j3.12.0....0...1ac.1.43.img..2.13.1024.QpIJXNuEdCs#facrc=_

&imgdii=_&imgrc=JWzGHKHKE51QJM%253A%3BaECCGpwl4MiXtM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.victoriaballet.com

%252Fimages%252Fhigh-school.gif%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.victoriaballet.com%252Fday-school%252Facademic-

studies%252Fsecondary-school%252F%3B648%3B451 (acesso em 19.05.2014)

 

A) Look at the 10th grade school schedule. Write answers to que questions with IT`S AT...

a) What time is English on Monday? ................................................

b) What time is Ballet on Wednesday? ...........................................

c) What time is Stretching on Friday? .............................................

d) What time is Canadian Geography on Wednesday? ....................................

e) What time is lunch? ............................................................

f) What time is Art on Monday? ..............................................

g) What time is Civics on Tuesday? ....................................

h) What time is English on Thursday? .................................

 

B) Look at the schedule again. What school subject is at this time? 

a) It´s on Friday at eleven thirty-five. ........................................

b) It´s on Thursday at ten forty-five .........................................

c) It´s on Friday at eleven thirty-five .......................................

d) It´s on Thursday at eleven thirty-five .................................

e) It´s on Tuesday at one o´clock .........................................

 

Atividade 5

                                                        LET´S SING

 

                       at

Fonte: https://www.google.com.br/search?newwindow=1&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=sing+along&oq=sing+along&gs_l=img.1.0.0j0i24l9.503.

5853.0.7614.24.15.7.2.1.2.204.1836.7j7j1.15.0....0...1ac.1.43.img..5.19.1399.fFg_NkpMZTE#facrc=_&imgdii=_&imgrc=q0nhjN4aLa24

cM%253A%3BYzzkn9dvrrn_dM%3Bhttp%253A%252F%252Fstatic.squidoo.com%252Fresize%252Fsquidoo_images%252F-1%252Flens2785532_1235131016sing-along%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.gablelodge.com%252Findex.php%253Fp%253D1_7_Activities%3B250%3B260 (acesso em 19.05.2014)

 

Entregue a letra da música Rock Around the Clock aos alunos e peça para que acompanhem o vídeo, disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=N-qjc17KEsc (acesso em 19.05.2014)

Os alunos deverão cantar e participar ativamente desse momento de descontração. Incentive a participação de todos.  at

Imagem ilustrativa do vídeo no site. 

 

 

Rock Around The Clock Song Lyrics from Bill Haley

Related Links: Buy CD from Bill Haley
 


One, two, three o'clock, four o'clock, rock, 
Five, six, seven o'clock, eight o'clock, rock, 
Nine, ten, eleven o'clock, twelve o'clock, rock, 
We're gonna rock around the clock tonight. 

Put your glad rags on and join me, hon, 
We'll have some fun when the clock strikes one, 
We're gonna rock around the clock tonight, 
We're gonna rock, rock, rock, 'til broad daylight. 
We're gonna rock, gonna rock, around the clock tonight. 

When the clock strikes two, three and four, 
If the band slows down we'll yell for more, 
We're gonna rock around the clock tonight, 
We're gonna rock, rock, rock, 'til broad daylight. 
We're gonna rock, gonna rock, around the clock tonight. 

When the chimes ring five, six and seven, 
We'll be right in seventh heaven. 
We're gonna rock around the clock tonight, 
We're gonna rock, rock, rock, 'til broad daylight. 
We're gonna rock, gonna rock, around the clock tonight. 

When it's eight, nine, ten, eleven too, 
I'll be goin' strong and so will you. 
We're gonna rock around the clock tonight, 
We're gonna rock, rock, rock, 'til broad daylight. 
We're gonna rock, gonna rock, around the clock tonight. 

When the clock strikes twelve, we'll cool off then, 
Start a rockin' round the clock again. 
We're gonna rock around the clock tonight, 
We're gonna rock, rock, rock, 'til broad daylight. 
We're gonna rock, gonna rock, around the clock tonight.
 

Fonte: http://www.spynets.com/lyrics/lyrics_details.php?ID=771 (acesso em 19.05.2014)

Recursos Complementares

Para jogos online, acesse: 

http://resources.oswego.org/games/BangOnTime/clockwordres.html (acesso em 18.05.2014);

http://resources.woodlands-junior.kent.sch.uk/maths/measures.htm (acesso em 18.05.2014)

 

Para mais atividades online:

http://www.teachingtime.co.uk/ (acesso em 18.05.2014);

http://www.bgfl.org/bgfl/custom/resources_ftp/client_ftp/ks2/maths/time/ (acesso em 18.05.2014)

Avaliação
  • Tal como apresentado na atividade de números 1 e 4, os alunos deverão elaborar um calendário semanal, especificando os horários das atividades por eles realizadas. Tendo como base esse calendário, um pequeno texto deverá ser escrito e apresentado oralmente para todos do grupo. A fim de compartilhar sua produção escrita, cada aluno deverá divulgá-la em uma plataforma virtual, previamente criada pelo grupo. Os alunos deverão inserir imagens ou fotos, enriquecendo a atividade avaliativa. Tanto a produção escrita quanto a oral deverá ser avaliada pelo professor. 
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.