Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Explorando receitas culinárias: leitura e escrita significativa

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize D Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Compreender as características do gênero em estudo, bem como as principais ideias;
  • Localizar informações no texto;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Fazer os registros nos cadernos;
  • Produzir receitas;
  • Identificar a sequência de um texto;
  • Desenvolver a oralidade;
  • Interpretar e expressar opiniões pessoais;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar os gêneros textuais. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno – UCA.

Estratégias e recursos da aula
 

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

 

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizado pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 

. Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 10 de maio 2014. 

. Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação".  Acesso em: 10 de maio 2014. 

 

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem. 

 

1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Roda de conversa

 

Professor, inicie a aula com a rodinha de conversa, exponha aos alunos o tema que será estudado. Apresente aos alunos uma imagem de pessoas cozinhando e usando uma receita. Para que eles tenham a visualização, você poderá projetá-la utilizando um Data Show ou também,  se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).

 

Fonte: FERREIRA, Sônia Maria. Ensino Fundamental: 2º Ano. Curitiba: Posigraf, 2005, p . 28.

 

 

Professor, explore com os alunos a imagem, questione-os sobre o que eles observaram na imagem.

 

  •  Por que uma das crianças está lendo um papel?
  •  Por que vocês acreditam que precisa olhar neste papel?

 

Professor, após os alunos observarem a imagem explique para eles o que é uma receita culinária, apresente a estrutura de uma receita culinária. Para melhor visualização utilize o Data Show, ou distribua cópias da estrutura da receita para os alunos.

 

 

Fonte: FERREIRA, Sônia Maria. Ensino Fundamental: 2º Ano. Curitiba: Posigraf, 2005, p . 28.

 

 

Professor, distribua para os alunos cópias de uma receita, para que eles possam observá-la e ver se está de acordo com a estrutura que estudaram.

 

 

 

 

Após, os alunos observarem a estrutura de uma receita culinária, peça para que eles coloquem na sequência numerando-a:

 

 

Professor, após os alunos colocarem na sequência a receita, faça a correção coletiva e caso surja dúvidas aproveite o momento para saná-las.

 

Professor, proponha como atividade de casa, que os alunos façam a leitura de uma receita de suco de abacaxi e substitua os desenhos por palavras. Veja a atividade abaixo.

 

 

          Hoje aprendemos sobre receitas culinárias, em casa faça a leitura da receita abaixo, substituindo as imagens pelas palavras, depois transcreva a receita para o caderno Ciências.

 

Receita Enigmática

 

Fonte: Sítio: “Dani Alfabetização divertida. Receita enigmática”. Disponível em: <http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2013/12/trabalhando-com-receitas.html>. Acesso em: 12 de maio 2014.

 

 

 

2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos. 

 

Professor, inicie a aula fazendo a correção coletiva das atividades de casa, veja se os alunos tiveram dificuldade em fazê-la. Veja também se algum aluno tentou fazer a receita em casa com a ajuda da família, pois é possível que por curiosidade eles tentem. Pergunte como foi a experiência em fazer um suco com os familiares.

 

Outros tipos de receitas

 

Professor, após os alunos fazerem a correção e conversarem sobre a receita culinária enviada para casa, comente que existem outros tipos de receitas e atendem a diferentes necessidades dos leitores, como; receita médica, receita de reciclagem de papel, receita de pão caseiro dentre outras.

Apresente algumas imagens, ou se preferir leve outros exemplos de receitas para os alunos identificá-las. Veja alguns exemplos:

 

Imagem 1                                                                                              Imagem 2

 

 

FERREIRA, Sônia Maria. Ensino Fundamental: 2º Ano. Curitiba: Posigraf, 2005, p. 34.

 

 

Professor, após os alunos observarem os tipos de receitas e você explicar sobre cada uma, peça para que eles relacionem cada imagem às suas características.

 

Depois que vimos que há outros tipos de receitas, relacione a imagem a seu significado, de acordo com o número da imagem:

 

      ___  Instruções sobre como preparar papel reciclado.

       ___ Documento do médico que indica o nome de um ou mais medicamento e orienta o paciente sobre sua utilização.

 

Professor, após trabalhar outros tipos de receitas, apresente aos alunos também as receitas poéticas, que têm como objetivo trabalhar os dois gêneros receita e poesia juntos. Mostre modelos de receitas poéticas. Veja um exemplo abaixo.

 

 

Receita para preservar o meio ambiente

(Malu Domingues)

 

Ingredientes:

 

500 unidades de árvores

4 sacos de respeito aos animais

2 kg de preservação dos bens florestais

200 g de respeito a natureza

Grama a gosto

 

Modo de fazer:

Para criar meio ambiente exemplar, acrescente respeito aos animais e a preservação dos bens florestais. Unte as unidades de árvores em um recipiente quadrado, com bastante grama e bem espaçadas. Deixe na geladeira e espere algumas horas.

Retire e cubra com respeito à natureza.

 

Tempo de preparo:  Alguns anos.

Rendimento:Uma floresta bem preservada.

Dicas: Acrescente alguns animais e dê boa vida a eles.

 

 

Criando receitas poéticas

 

Professor, proponha aos alunos que criem uma receita poética, dê sugestões de temas como amizade, alegria, respeito, amor, mãe, dentre outros. Divida a turma em duplas e proponha que cada dupla crie sua receita poética. Passe na mesa de cada dupla para orientá-las no que for preciso.

Após as duplas criarem suas receitas poéticas faça uma roda e peça para que cada um apresente seu trabalho, logo após as apresentações exponha no mural da escola para socialização com os outros alunos.

 

 

Hora de diversão

 

Professor, após trabalhar com os alunos as receitas poéticas, distribua cópias da atividade abaixo para descontração dos alunos, comente que o cozinheiro tem seus materiais de uso quando vai fazer uma receita, peça para observarem o que ele precisa e siga o caminho até chegar no saleiro.

 

O cozinheiro perdeu o saleiro. Trace o caminho que ele precisa fazer para encontrar o objeto.

Pista: No percurso correto todas as palavras estão no singular.

 

 

PRADO, Angélica. Projeto Prosa. Letramento e Alfabetização linguística. 2º Ano. São Paulo: Saraiva. 2008,  p. 206.

 

ATIVIDADE CASA

 

Professor, proponha como atividade de casa para os alunos, que façam uma entrevista com os familiares sobre a comida preferida e traga a receita desta comida  para a próxima aula.

 

 

Estamos estudando sobre receita culinária, escolha uma pessoa de sua casa e peça para que ela lhe conte qual o prato que mais gosta de fazer. Copie a receita e traga na próxima aula para montarmos o caderno de receitas da sala.

 

3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos. 

 

Roda de conversa

 

Professor, inicie a aula com a rodinha de conversa, peça para que cada aluno faça a leitura da receita que trouxe de casa e conte quem ele entrevistou.

Logo após proponha que os alunos façam a revisão relendo a receita para verificar se está completa, ou seja, se está de acordo com a estrutura de uma receita culinária. Peça para que os alunos observem se ela apresenta:

  • lista dos ingredientes;
  •  modo de fazer;
  • título (caso ela não tenha título, dê um a ela. Ex. Queijadinha da Vovó Maria);
  • rendimento.
  • Professor, após os alunos revisarem as receitas, peça que eles passem a limpo em uma folha de papel avulsa e assine-a. Depois faça o desenho do prato pronto para ilustrar a receita.
  • Logo após, proponha que os alunos troquem as receitas para que os outros colegas possam conhecer.

 

 

Construindo um livro de receita da turma

 

Fonte: Sítio: “Espaço Educar. Sugestões, ideias e moldes para o dia das mães”.  Disponível em: <http://1.bp.blogspot.com/-_Mb-Eggkb5Q/UYHJ3hyVSNI/AAAAAAAAsk0/HkA0fdFrApQ/s1600/caderno-receitas-dia-das-m%C3%A3es.JPG>. Acesso em: 12 de maio 2014.

 

 

Professor, após os alunos socializarem seus trabalhos proponha a montagem de um livro de receitas com as receitas que eles trouxeram e passaram a limpo. Monte com os alunos o sumário do livro, caso você não tenha trabalhado com este gênero, aproveite este momento para explicar o que é um sumário. Proponha separar as receitas em doces e salgadas, para a melhor visualização de quem for utilizá-la. Veja o exemplo de um sumário.

 

 

Fonte: Sítio: “CoroFlot. Portfólio Sabrida de Frias”. Disponível em: <http://www.coroflot.com/sabrinadefrias/portfolio1>. Acesso em: 12 de maio 2014.

 

Professor, caso seja possível que a sua escola disponibilize as cópias destas receitas, será interessante para que os alunos levem para casa, caso isso não seja possível, proponha um rodízio do livro de receitas para que todos possam levar para a casa e copiar as receitas que mais gostaram para fazer junto com os familiares.

 

 

 

Fonte: Disponível em: Professora Valéria Jogo da memória do trânsito.  http://professoravaleriaeduc.blogspot.com.br/2013/09/jogo-da-memoria-sobre-o-transito.html Acesso em: 10 de maio  2014.

Recursos Complementares

Sugestão de Link para professor

. Sítio disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/comparacao-receitas-745887.shtml>. Acesso em: 10 de maio 2014.

. Sítio: “Educar para crescer. Aulas de culinária na educação infantil”.   Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/aulas-culinaria-educacao-infantil-635178.shtml>. Acesso em: 10 de maio 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente.  Sugerimos que faça registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos pensando nas soluções para que, efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram: construir conhecimentos sobre o que é uma receita culinária; diferenciar os outros tipos de receitas; bem como as dificuldades e os êxitos apresentados durante a realização das atividades sugeridas. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.