20/05/2014
Guilherme dos Santos Martins Dias, Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Álgebra/Geometria |
A fim de desenvolver competências da área 5 da Matriz de Referência Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que é Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações geométricas, bem como a interpretação de gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas (H20) e ainda a utilização de conhecimentos algébricos/geométricos como recursos para a construção de argumentação são propostos para esta aula os seguintes objetivos:
Esta aula, Estudando o círculo (ou ciclo) trigonométrico com o software GeoGebra – Parte 3: determinação do seno no ciclo trigonométrico é continuação das aulas "Estudando o círculo (ou ciclo) trigonométrico com o software GeoGebra – Parte 1: propriedade e determinação do cosseno" e "Estudando o círculo (ou ciclo) trigonométrico com o software Geogebra – Parte 2: Propriedade do cosseno em cada um dos quadrantes", disponíveis no Portal do Professor.
Comentário: Essa aula deve ser desenvolvida em um laboratório de informática com um computador por aluno ou em dupla para possibilitar a interação e acompanhamento das atividades pelos alunos.
O Software GeoGebra – Apresentação:
Nesta aula, o círculo (ou ciclo) trigonométrico será estudado com o auxílio do software GeoGebra. Segundo Humberto José Bortolossi(s.d.), o GeoGebra, criado por Markus Hohenwarter, é um software gratuito de matemática dinâmica desenvolvido para o ensino e aprendizagem da matemática nos vários níveis de ensino (do básico ao universitário). O GeoGebra reúne recursos de geometria, álgebra, tabelas, gráficos, probabilidade, estatística e cálculos simbólicos em um único ambiente. Assim, o GeoGebra tem a vantagem didática de apresentar, ao mesmo tempo, representações diferentes de um mesmo objeto que interagem entre si.
O software encontra-se disponível para download no site <http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm>, acesso em 13 de abril de 2014.
Figura 1: Apresentação do Software GeoGebra.
Fonte: Arquivo do autor.
DEFINIÇÃO DA FUNÇÃO SENO
Professor(a), inicialmente, solicite aos alunos que construam o ciclo trigonométrico e depois um ponto C sobre o primeiro quadrante do círculo.
Comentário: A construção do círculo trigonométrico pode ser encontrada na aula "Estudando o círculo (ou ciclo) trigonométrico com o software Geogebra – Parte 1: Propriedades e determinação do cosseno", disponível no Portal do Professor.
Em seguida, peça para os alunos marcarem a projeção (ponto D) do ponto C sobre o eixo y.
Comentário: Talvez seja necessário retomar o conceito de projeção como sendo o ponto D sobre o eixo y de forma que este eixo e o segmento sejam perpendiculares.
Para fazer esta projeção, comece por traçar a reta perpendicular ao eixo passando pelo ponto C (figura 3). Então peça para os alunos selecionarem a opção Reta Perpendicular (figura 2), no menu de ferramentas, e depois clicarem sobre o ponto e sobre o eixo y.
Figura 2: Como construir uma reta perpendicular.
Fonte: Arquivo do autor.
Figura 3: Reta perpendicular ao eixo y passando pelo ponto C.
Fonte: Arquivo do autor.
Para marcar a intersecção da reta com o eixo, solicite que os alunos selecionem a opção Interseção de Dois Objetos (figura 4), na barra de ferramentas e, em seguida, para clicarem sobre cada um destes objetos, obtendo assim o ponto D (figura 5).
Figura 4: Como selecionar a intersecção de dois objetos.
Fonte: Arquivo do autor.
Figura 5: Construindo o ponto D, que é a intersecção do eixo y e a reta que passa por C e é perpendicular a este eixo.
Fonte: Arquivo do autor.
Em seguida, solicite que os alunos marquem o segmento de reta tendo como extremidades a origem e o ponto C. Para isto, devem selecionar a opção Segmento de Reta (Dois Pontos) (figura 6), e então clicar nestes dois pontos (figura 7).
Figura 6: Como construir o segmento de reta que une dois pontos.
Fonte: Arquivo do autor.
Figura 7: Segmento de reta que possui a origem e o ponto C como extremidades.
Fonte: Arquivo do autor.
Comentário: Para mudar a cor desse segmento, basta clicar com o botão direito sobre o mesmo e em seguida selecionar a opção Propriedades dos objetos, e escolher na barra de atalho a cor desejada. É possível também aumentar a espessura do segmento para que fique mais visível, para isto basta clicar na guia Estilo.
Peça agora para os alunos marcarem o ângulo formado pelo segmento e o eixo x. Para isto, devem selecionar a opção Ângulo na barra de ferramentas (figura 8).
Figura 8: Como medir um ângulo.
Fonte: Arquivo do autor.
Após selecionar a opção ângulo, para medir o ângulo BÂC, basta clicar nestes pontos nesta sequência (primeiramente no ponto B, em seguida no ponto A e por fim no ponto C) (figura 9).
Figura 9: a medida do ângulo BÂC.
Fonte: Arquivo do autor.
Peça agora que façam a projeção do ponto C sobre o eixo dos cossenos (ponto E), utilizando procedimento análogo ao utilizado acima (figura 10). Caso seja necessário, veja a aula "Estudando o círculo (ou ciclo) trigonométrico com o software Geogebra – Parte 1: propriedades e determinação do cosseno", disponível no Portal do Professor.
Figura 10: Projeção de C no eixo dos cossenos.
Fonte: Arquivo do autor.
Questione com os alunos e, caso seja necessário, relembre-os sobre qual é a definição de seno no triângulo retângulo. Espera-se que eles se lembrem de que o valor do seno é dado pela razão entre o cateto oposto ao ângulo agudo dado, pelo valor da hipotenusa.
A partir dessa retomada, apresente as seguintes questões (peça para que registrem, no Word ou no caderno):
- O triângulo CAE é retângulo?
- Dado o ângulo EÂC indicado no ciclo, qual é o segmento que representa o cateto oposto, o cateto adjacente e a hipotenusa?
- Qual é o valor da hipotenusa?
- Calcule então o valor do seno.
Calcular juntamente com eles o seno deste ângulo olhando para o triângulo retângulo ACD.
Questionar:
- Qual é o seno de alfa?
- Então o que é o seno de um ângulo no ciclo trigonométrico?
Para conhecer o círculo trigonométrico:
Ciclo trigonométrico. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/circulo-trigonometrico.htm. Acesso em 11 de maio de 2014.
Círculo Trigonométrico - Trigonometria. Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/matematica/circulo-trigonometrico-trigonometria-677843.shtml. Acesso em 11 de maio de 2014.
Para conhecer os valores do seno, cosseno e tangente no ciclo trigonométrico:
Círculo trigométrico on line. Disponível em: http://odin.mat.ufrgs.br/usuarios/bruno/CONDIGITAL_Cruzeiro_sul/circulo_trigonometrico/. Acesso em 16 de maio de 2014.
A avaliação deverá ser feita de modo contínuo, cumulativa e sistemática em todo o processo, observando a participação efetiva do aluno, individualmente ou da dupla nas atividades propostas.
O professor poderá também, adotar como critério para avaliação: O envolvimento do aluno com as atividades, a motivação em apresentar suas respostas para a turma e a seriedade para a correção dos exercícios.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/05/2014
Cinco estrelasEntender matemática, é dom de Deus!