Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


IMPERATIVE – PART 1: WHO DOES THE CHORES AT HOME?

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        List the household chores (listar as atividades domésticas);

·        Discuss about sharing the household chores (Discutir sobre a divisão de tarefas de casa);

·        Use the imperative forms of the verbs (Usar a forma imperativa dos verbos);

·        Role play a situation using the imperative (representar uma situação usando o imperativo).

Duração das atividades
2 módulos/aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

·        Conhecer a estrutura do presente simples dos verbos.

Estratégias e recursos da aula

Módulo 1

 

ATIVIDADE 1

 

Esta aula tem como tema as tarefas domésticas e tem como objetivos trabalhar o infinitivo dos verbos e despertar nos alunos a consciência sobre a necessidade de compartilhar as tarefas de casa.

 

Para introduzir o assunto, mostre a figura 1 e explique que ela traz uma charge. A charge é um estilo de ilustração com a finalidade de satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com um ou mais personagens envolvidos. Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social em que o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira (http://pt.wikipedia.org/wiki/Charge; acesso em 05 de maio de 2014). Faça, então, as seguintes perguntas, para trazer o assunto para debate.

 

Figura 1 – Wondermom

Wondermom

Fonte: http://api.ning.com/files/kF*sijNveAeIzvnxMfl-Dpb*2BMIOGQp9ijYtGA7IeuLBH1rV4bw1t-RwfNNhQmu0468pt*Lh4YdzuN0TxA1wQbczFniS9jY/wondermom.jpg. Acesso em 05 de maio de 2014.

 

1.      Who is the woman in the charge? (Quem é a mulher da charge?)

2.      What is she carrying in her hands? (O que ela está carregando nas mãos?)

3.      What does “Mom’s got it under control” mean? (O que “Mom’s got it under control” quer dizer?)

4.      Do you know any mom like that? (Você conhece alguma mãe como esta?)

5.      Is your mom a Wonder Woman? (Sua mãe é uma Mulher Maravilha?)

6.      Who does the household chores in your house? (Quem faz as tarefas domésticas em sua casa?)

7.      Do the people in your family share the chores? (As pessoas da sua família dividem os afazeres domésticos?)

8.      Does your family have the aid of a housemaid? If so, how often does she go to your house? (A sua família tem a ajuda de uma empregada doméstica? Se tem, com que frequência ela vai até sua casa?)

9.      Do you think that housemaid is a profession in extinction? (Você acha que empregada doméstica é uma profissão em extinção?)

 

ATIVIDADE 2

 

Com esta atividade, os alunos irão aprender os nomes das principais tarefas domésticas. Distribua cópias da figura 2 para cada aluno e peça para que observem os desenhos e escrevam o número correspondente à tarefa doméstica que eles representam.

 

Figura 2 – Household chores

Household chores

Fonte: http://www.kids-pages.com/folders/worksheets/Daily_Routines/page3.htm. Acesso em 05 de maio de 2014.

 

Corrija o exercício oralmente e, em seguida, pratique a pronúncia das expressões. Caso o professor prefira usar um áudio para praticar a pronúncia, ele pode acessar o endereço http://www.esl-lab.com/vocab/v-chores.htm (acesso em 05 de maio de 2014), onde se pode encontrar a pronúncia dessas e de outras expressões relativas a atividades domésticas.

 

ATIVIDADE 3

 

Esta tarefa trabalha a escrita, bem como a reflexão sobre a divisão de tarefas domésticas em casa. O professor diz aos alunos que eles devem escrever catorze sentenças – uma para cada expressão que apareceu na atividade anterior. Nestas frases, eles vão relatar quem realiza cada um dos afazeres domésticos em sua casa. Dois exemplos são apresentados como modelo.

Comentário: Chame a atenção dos alunos para a correta conjugação dos verbos no presente simples.

 

Write sentences using the expressions in activity 2, telling who does the household chores in your house. Follow the examples given below.

 

Example 1 – I make my bed in the morning. (Eu faço minha cama pela manhã.)

Example 2 – My dad takes the rubbish out. (Meu pai leva o lixo para fora.)

 

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.

 

A correção das sentenças pode ser feita no caderno durante a execução da tarefa e, posteriormente, os alunos devem ler algumas sentenças para o grupo.

 

Módulo 2

 

ATIVIDADE 1

 

A atividade seguinte é um jogo de memória, que tem como objetivo reforçar a aquisição do vocabulário novo. A figura 3 traz uma tabela que contém as atividades domésticas e os desenhos correspondentes. Tire cópias da figura, sendo uma cópia para cada dois alunos. Corte cada figura de forma a obter um conjunto de dezoito quadrados. Divida a turma em pares e distribua um conjunto (dezoito peças) para cada dupla.

 

Comentário: Se a turma for grande, o professor pode dividi-la em trios ou grupos de quatro alunos.

 

Os alunos devem embaralhar as peças e colocá-las viradas para baixo sobre a mesa ou carteira. Cada jogador vira duas peças de cada vez. Se o desenho e a expressão forem correspondentes, ele pega as peças para si. Caso contrário, ele vira as peças viradas para baixo novamente, sem mudá-las de lugar, e passa a vez para o outro jogador. O objetivo do jogo é memorizar as posições das peças para conseguir formar o maior número de pares. Quem obtiver mais peças é o ganhador.

 

Figura 3 – Memory game table

Memory game table
Fonte das figuras:  http://www.kids-pages.com/folders/flashcards/Household_Chores/page1.htm. Acesso em 05 de maio de 2014.
 

ATIVIDADE 2

 

Agora os alunos irão assistir a um vídeo, em que uma adolescente arruma seu quarto, e está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-hR9CIIRLbw (acesso em 05 de maio de 2014). Diga aos alunos para observarem o que ela faz e colocarem as tarefas listadas abaixo na ordem em que elas foram executadas pela garota do vídeo.

 

Watch a girl tiding her room and number the tasks given below according to the order they appear in the video.

(   ) throw the rubbish away

(   ) separate the dirty clothes from the clean clothes

(   ) vacuum the floor

(   ) put the old clothes in bags to be donated

(   ) keep the jewelery away

(   ) put the shoes in the closet

(   ) hang the clothes in the closet

(   ) make the bed

(   ) clean the table

(   ) put the books on the shelf

 

ATIVIDADE 3

 

Esta atividade contém uma conversa entre uma mãe e seu filho. A mãe entra no quarto do filho e se depara com uma situação semelhante à mostrada na figura abaixo (figura 4). Apresente a figura aos alunos e distribua cópias do diálogo entre Sarah e Teddy.

 

Figura 4 – Untidy bedroom

Untidy room

Fonte: http://sossolteiros.virgula.uol.com.br/wp-content/uploads/2013/07/quarto_bagunca_sos_solteiros.jpg. Acesso em 05 de maio de 2014.

 

Sarah has a son, Teddy. This is his bedroom. It’s a real mess!

Sarah: Teddy, turn off the computer and clean your bedroom.

Teddy: But mom, I can’t.

Sarah: Yes, you can. Don’t leave the clothes on the bed or on the floor. Don’t put the computer on the bed. It’s dangerous. Put it on the table. Don’t eat or drink in the bedroom. Don’t throw paper on the floor. Throw the rubbish away. Hang the clean clothes in the closet. Put the dirty clothes in the hamper. Make your bed. Clean the table and vacuum the floor.

Teddy: But mom ...

Sarah: No buts! Do it now!

Fonte: Texto produzido pela autora.

 

A seguir, explique aos alunos que a forma imperativa do verbo é usada para pedir, dar ordens ou dar conselhos. Escreva no quadro a estrutura do imperativo, como exemplificado na figura 5:

 

Figura 5 – Imperative form.

Imperative form

Fonte: Arquivo da autora.

 

Agora, peça aos alunos que leiam o texto e extraiam dele todos os verbos que estão no imperativo afirmativo e negativo. Isto deve ser feito oralmente.

 

Comentário: Padrão de resposta esperado: turn off; clean; don’t leave; don’t put; put; don’t eat; don’t drink; don’t throw; throw; hang; make.

 

ATIVIDADE 4

 

Em seguida, peça a alguns alunos para dramatizarem a situação da atividade 3. Diga a eles que não precisam se prender às falas do texto. Agora que eles já sabem o vocabulário relativo às tarefas domésticas, eles podem criar suas próprias falas.

 

Comentário: Este ponto gramatical continua a ser explorado numa segunda aula intitulada: IMPERATIVE – PART 2: BE CAREFUL!

 

Recursos Complementares

Para diversas atividades usando o imperativo, acesse:

sitehttp://www.englishgrammarsecrets.com/imperative/menu.php (acesso em 05 de maio de 2014);

sitehttp://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=4594 (acesso em 05 de maio de 2014);

sitehttp://www.e-grammar.org/imperative/ (acesso em 05 de maio de 2014).

Para sugestões de jogos para ensinar o imperativo, acesse:

sitehttp://classroom.synonym.com/english-games-teach-imperatives-2849.html. Acesso em 05 de maio de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser qualitativa ao longo do processo de aprendizagem, observando a participação e o interesse dos alunos em todos os momentos da aula, tanto nas atividades individuais (dar opiniões, assistir ao vídeo, produzir frases escritas e orais), como nas atividades de duplas (jogo de memória e dramatização). 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.