Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


IMPERATIVE – PART 2: BE CAREFUL!

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Use the imperative form of the verbs (Usar a forma imperativa dos verbos);

·        Discuss about dangerous situations in daily life (Discutir sobre situações perigosas do dia-a-dia);

·        Give opinion about people’s behaviour towards some dangerous situations. (Emitir opiniões sobre o comportamento das pessoas em algumas situações perigosas).

Duração das atividades
2 módulos/aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

·        Esta aula não demanda conhecimentos sistemáticos específicos.  

Estratégias e recursos da aula

Módulo 1

 

ATIVIDADE 1

Esta aula tem como tema os cuidados que os adolescentes e jovens adultos devem tomar no dia-a-dia, para evitar situações de risco ou perigo. O ponto gramatical central desta aula é o imperativo, que já foi objeto de estudo em uma aula anterior, intitulada “IMPERATIVE – PART 1: WHO DOES THE CHORES AT HOME?”, disponível no Portal do Professor.

Para introduzir o tema, mostre o cartoon abaixo (figura 1) e cheque o vocabulário com os alunos.

 

 

Figura 1 – A message to a son

Cartoon 1

Fonte: http://www.glasbergen.com/wp-content/gallery/teen/toon1036.gif. Acesso em 07 de maio de 2014.

 

TRADUÇÃO: “Querido Andy – Como vai? Sua mãe e eu estamos bem. Nós estamos com saudades e esperamos que tudo esteja bem com você. Estamos ansiosos por vê-lo novamente, na próxima vez que seu computador quebrar e você descer para comer alguma coisa. Com amor, mamãe e papai.”

 

Para verificar a compreensão e discutir sobre o cartoon, faça as perguntas abaixo:

 

1.      Where is Andy? (Onde está Andy?)

2.      What is he doing? (O que ele está fazendo?)

3.      Why are Andy’s mom and dad texting him? (Por que a mãe e o pai do Andy estão mandando uma mensagem para ele?)

4.      Their message is very formal. Is this formality common in computer language? (A mensagem deles é muito formal. Esta formalidade é comum em linguagem de computador?)

5.      When is Andy supposed to see his parents? (Quando os pais de Andy esperam vê-lo?)

6.      How long do you spend in front of a computer? (Quanto tempo você passa em frente a um computador?)

7.      Do your parents complain about that? (Seus pais reclamam disso?)

8.      Why is spending long hours in front of a computer dangerous? (Por que é perigoso passar muitas horas em frente ao computador?)

 

ATIVIDADE 2

 

Se o professor ainda não trabalhou o modo imperativo, apresente suas formas afirmativa e negativa no quadro, ou, se preferir, mostre a figura abaixo (figura 2). Se já trabalhou, basta relembrar.

 

Figura 2 – Imperative form.

Imperative form

Fonte: Arquivo da autora.

 

Voltando ao cartoon, pergunte aos alunos o que eles diriam para o Andy. Peça para que usem o imperativo para formarem suas frases.

 

Comentário: Padrão de resposta esperado: Don’t stay long hours in front of the computer. Come downstairs. Turn off the computer. Stop playing games. Eat something.

 

ATIVIDADE 3

 

Seguindo a mesma linha de raciocínio da atividade anterior, apresente as figuras abaixo e explique aos alunos que essas figuras mostram situações perigosas que devemos evitar. Os alunos devem observar atentamente cada figura e formular frases para cada uma delas, dizendo o que deve e o que não deve ser feito em cada situação apresentada. Para isso, eles vão usar o imperativo (afirmativo e negativo). As frases deverão ser escritas no caderno.

Durante o exercício, vá assessorando os alunos na elaboração das sentenças e, assim que terminarem, peça para que compartilhem suas respostas com o colega do lado. Compartilhar as respostas, neste momento, é uma forma de enriquecer a discussão, variando as opiniões sobre os temas abordados nas figuras. Só então, corrija o exercício oralmente, dando oportunidade a todos de falarem, pelo menos uma ou duas frases.

 

Figura 3 – Dangerous situations

a) Driving and texting b) No helmet

c) Out of line d) Candy e) Loud music

Fontes das figuras:

a)      http://www.newswise.com/images/uploads/2011/09/12/drivingandtexting.jpg. Acesso em 07 de maio de 2014.

b)      http://portalcidadeluz.com.br/condutores-e-passageiros-sem-o-capacete-isso-e-comum-em-guadalupe/. Acesso em 07 de maio de 2014.

c)      http://quemaguentadotcom.files.wordpress.com/2013/11/pedestre-1.jpg. Acesso em 07 de maio de 2014.

d)      http://aspecialdayguide.com/markseavey.htm. Acesso em 07 de maio de 2014.

e)      http://www.fortytwotimes.com/3507/children-who-listen-to-loud-music-are-more-likely-to-do-drugs-binge-drink-and-have-unsafe-sex-study/. Acesso em 07 de maio de 2014.

 

Módulo 2

 

ATIVIDADE 1

 

Esta atividade é semelhante à primeira atividade do módulo 1. Ela traz um cartoon (figura 4), que satiriza sobre o ato de dirigir passando mensagens no celular.

 

Mostre a figura e trabalhe o vocabulário com os alunos.

Figura 4 – Text driving

Cartoon 2

Fonte: http://www.glasbergen.com/wp-content/gallery/teen/toon711.gif. Acesso em 07 de maio de 2014.

 

Leve os alunos à reflexão sobre os dizeres do cartoon:

 

“Tudo bem se eu passar mensagem atrás do volante. Eu tenho um aplicativo que dirige o carro.”

 

Para iniciar a discussão do tema, faça perguntas oralmente, como as sugeridas abaixo.

 

Look at the cartoon and answer the following questions.

1.      Do you know anyone who uses the cell phone while driving? (Você conhece alguém que usa o celular enquanto dirige?)

2.      Is this practice common in our city? (Esta prática é comum na nossa cidade?)

 

Após coletar as respostas dos alunos, diga aos alunos para lerem as sentenças abaixo. Eles deverão marcar T (true) para as afirmativas que eles supõem que sejam verdadeiras e F (false), para as que eles acham que são falsas.

 

Comentário: O professor pode escrever as sentenças no quadro, para serem copiadas no caderno. Elas trazem fatos sobre dirigir usando o celular.

 

Write T for TRUE or F for FALSE:

 

1.      Driving using the cell phone is a medium offense. (Dirigir usando o celular é uma infração média.)

2.      If you drive using the cell phone you can lose 5 points in your driving license. (Se você dirigir usando o celular, você pode perder 5 pontos na carteira.)

3.      The fine for driving using a cell phone in Brazil is R$127,69. (A multa por dirigir usando celular, no Brasil, é R$127,69.)

4.      According to the National Safety Council, in the United States, 15% of all car accidents happened because of the use of cell phone. (De acordo com o Conselho de Segurança Nacional, nos Estados Unidos, 15% de todos os acidentes de carro acontecem por causa do uso de celulares.)

5.      Drivers who use cell phones while driving can’t see approximately 50% of what is happening around them. (Motoristas que usam celulares enquanto dirigem não conseguem ver aproximadamente 50% do que acontece ao seu redor.)

 

Fontes das informações: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/aumenta-gravidade-de-multa-por-dirigir-falando-ao-celular/31856. Acesso em 07 de maio de 2014.

http://canaltech.com.br/noticia/celulares/Estudo-25-dos-acidentes-de-carro-sao-causados-pelo-uso-de-celulares-no-volante/. Acesso em 07 de maio de 2014. 

 

ATIVIDADE 2

 

Para esta última atividade, sugiro que o professor fuja do tema trabalhado até aqui (situações perigosas) e aborde um tema mais leve e prazeroso, como o que traz esta linda canção abaixo, que é recheada de imperativos. Esta música foi escrita por Edith Lindeman (letra) e Carl Stutz (melodia) em 1953 e foi regravada diversas vezes por vários cantores. A versão atual é de Little Shoes Big Voice. Comece a atividade, distribuindo cópias do exercício abaixo aos alunos. Ele contém a letra da música, da qual foram retirados os verbos. Os alunos deverão assistir ao vídeo e completar a letra, usando os verbos da tabela.

O vídeo encontra-se no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=_8aAZeBfw9Y (acesso em 07 de maio de 2014) e a letra encontra-se no endereço: http://www.metrolyrics.com/little-things-mean-a-lot-lyrics-kallen-kitty.html (acesso em 07 de maio de 2014). Após completarem a letra e checarem o significado, exiba o vídeo novamente para que os alunos possam cantar juntos.

 

Watch the video and complete the lyrics, using the verbs from the box.

 

BLOW

CALL

GIVE

HAVE

SAY

SEND

TOUCH

 

Little Things Mean A Lot

 

________ me a kiss from across the room
________ I look nice when I'm not
________ my hair as you pass my chair
Little things mean a lot

________ me your arm as we cross the street
________ me at six on the dot
A line a day when you're far away
Little things mean a lot

Don't ________ to buy me diamonds or pearls
Champagne, sables, and such
I never cared much for diamonds and pearls
'cause honestly, honey, they just cost money

________ me a hand when I've lost the way
________ me your shoulder to cry on
Whether the day is bright or gray
________ me your heart to rely on

________ me the warmth of a secret smile
To show me you haven't forgot
For now and forever, that's always and ever
Honey, little things mean a lot.

Recursos Complementares

Outra música que enfoca o imperativo é “Love me tender” do Elvis Presley. O vídeo e a letra podem ser encontrados no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=-Y-bd3aDMGA. Acesso em 07 de maio de 2014.

Explicações sobre o uso e diversas atividades usando o imperativo podem ser acessadas em: http://www.englishgrammarsecrets.com/imperative/menu.php. Acesso em 07 de maio de 2014.

Avaliação

A avaliação qualitativa deverá ser feita ao longo do processo de aprendizagem, observando a participação e o interesse dos alunos em todos os momentos da aula: ao emitir opiniões sobre o tema, ao trocar ideias com os colegas e ao cuidado na produção escrita. Caso o professor queira fazer uma avaliação quantitativa, a atividade 3 do módulo 1 poderá ser pontuada.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.